Ex-diretor rebate ministro da Saúde sobre cartão do SUS

Do Viomundo

Ex-diretor da Saúde rebate ministro: “Está desinformado; cidadão pode ter mais de um número de cartão SUS, não é fraude”

O sistema foi implantado pelo governo Dilma e qualquer brasileiro pode abrir o seu de forma rápida, desburocratizada, pelo celular. É só baixar o aplicativo Cartão SUS digital

por Conceição Lemes

Na entrevista à Folha de S. Paulo, publicada nessa terça-feira, 17 de maio, o ministro da Saúde do governo golpista, o deputado federal licenciado Ricardo Barros (PP-PR), foi questionado sobre a implantação do cartão SUS em todo o país.

Resposta de Barros:

O cartão SUS existe, mas há 300 milhões de cartões. Ele está replicado para muita gente, mas tem gente com mais de um cartão, com cartão fraudado.

O médico Giliate Coelho Neto, ex-diretor do Departamento de Informática do SUS (DataSUS), rebate a suspeita: “O ministro está desinformado. O cidadão pode ter mais de um número de cartão, isso não é fraude”.

Os vários cartões ainda são consequência do modelo antigo de geração de números.

Cada unidade de saúde, sem se comunicar com a base de dados do Ministério da Saúde, ia criando os seus cartões.

Porém, desde 2014, esse é um problema superado. Com a introdução de uma nova tecnologia, todos os números foram agregados em um só. “Hoje, para se criar novos números, é preciso estar conectado com a base nacional”, explica. “Daí não haver mais a possibilidade de vários cartões.”

TODO BRASILEIRO PODE TER O CARTÃO SUS

Para quem ainda não conhece, esse cartão é a identificação única do cidadão no SUS. É disponibilizado até para quem não tem ou não sabe o seu CPF. Por exemplo, recém-nascidos, moradores de rua, estrangeiros, entre outras pessoas.

O cartão SUS:

1) Facilita o acesso do cidadão quando procura o sistema público de saúde.

2) Permite ao atendente localizar o cadastro do paciente com mais facilidade, agilizando o atendimento.

3) Possibilita ao cidadão acompanhar o seu histórico de internações e exames no SUS.

4) Armazena informações sobre a saúde do paciente. Por exemplo, alergias, medicamentos em uso, resultados de exames e avaliações médicas.  Esses dados podem auxiliar os profissionais de saúde durante o atendimento, principalmente nos casos de urgência.

Segundo Giliate Neto, o Cartão SUS já está implantado pelo governo federal e qualquer brasileiro pode abrir o seu de forma rápida e desburocratizada pelo celular. É só baixar o aplicativo Cartão SUS digital – está disponível para Android e IPhone — e fazer o seu cadastro.

Mais de 20 sistemas nacionais de informação do Ministério da Saúde já estão conectados com o Cartão SUS, entre os quais, Farmácia Popular e e-SUS, que é o prontuário eletrônico.

– E se a pessoa tiver vários cartões, não há risco mesmo de fraude? – alguns leitores talvez insistam.

“Não importa se o cidadão tem um ou vinte números, pois o sistema atual do Cartão SUS agrega, em tempo real, todas essas informações e as vincula a um único número master”, atenta Giliate Neto. Master é o número principal, primário, que agrega todos os outros.

“Portanto, nessa questão não há risco de fraude”, reforça o ex-diretor do DataSUS.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais de um Cartão SUS? Fraude? Possível ter?

    De tudo que li, informado pelo ex-Diretor, é possível concluir que a única fraude neste caso chama-se Ricardo Barros, um dos deputados federais da gang do Cunha…PT Saudações!

  2. esse  ladrao que entrou ai no

    esse  ladrao que entrou ai no SUS   quer queimar o filme  de quem  trabalhou para organizar o  SUS  nesses ultimos tempos que  melhorou e muito o atendimento  do paciente.  Sao  dispeitados  e nao vejo  porque  mais de um cartao  vai gerar  distorsoes  se ninguem  recebe  dinheiro pelo  cartao do SUS  e  no caso de  remedios  como o  ex  diretor  ja disse  todos os numero  estao  agregados num so. portando nao tem como haver  fraude. 

  3. Outro artigo imperdível de Conceição Lemes

    PACTO DE MINISTRO INTERINO COM ENTIDADES MÉDICAS AMEAÇA ASSISTÊNCIA DE 45 MILHÕES DE BRASILEIROS ATENDIDOS PELO MAIS MÉDICOS

    17 de maio de 2016, por Conceição Lemes no Viomundo

    Desde o início do Programa Mais Médicos, no segundo semestrede 2013,várias entidades médicas se posicionam contra a atuação de profissionais estrangeiros no Brasil, especialmente os cubanos.
    A Associação Médica Brasileira (AMB), por exemplo, apoiou o senador Aécio Neves (PSDB) à presidência da República, em 2014, fez oposição cerrada ao governo Dilma e aderiu ao golpe, inclusive com cartas de
    apoio. Não à toa na reunião que tiveram com o deputado federal Ricardo Barros (PP-RR) no final de semana de 7 e 8 de maio de 2016, portanto antes do afastamento de Dilma, defenderam a saída dos médicos
    estrangeiros do Programa Mais Médicos. Ricardo Barros se comprometeu com as entidades a atender a
    reivindicação. Àquela altura, já era tido como ministro interino da Saúde do governo usurpador de Michel Temer. Porém, no decorrer da semana passada, os prefeitos começaram a chiar. Eles são os grandes demandantes do Mais Médicos. Muitos deles não conseguem ter médicos com os meios próprios. E o
    programa representou, pela primeira vez, a possibilidade de atender com qualidade grande parcela da população que antes não tinha qualquer atendimento. […]

    (Texto completo no Viomundo)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador