Gestão Doria diminuirá verbas de OSs da saúde

doria_corujao_leon_rodrigues_ascom_pmsp.jpeg
 
Foto: Leon Rodrigues/ASCOM PMSP
 
Jornal GGN – A prefeitura de São Paulo irá diminuir a verba para 12 organizações sociais de saúde (OSSs) que administraram 730 unidades de saúde na cidade, incluindo hospitais, postos de saúde, pronto-socorros e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais).
 
De acordo com a Folha de S. Paulo, reunião realizada pela Secretaria da Saúde no começo do mês determinou uma redução de 7,2% nas verbas, sendo 5% relacionado ao valor dos salários dos profissionais e manutenção, e outros 2,2% da estrutura administrativa. 
 
A justificativa para o corte é congelamento de 25% do orçamento da secretaria. Foram repassados R$ 4 bilhões para as OSSs no ano passado, sendo que as organizações deveriam ter enviado até ontem (23) uma proposta de diminuição dos gastos.

 
“Creio que vá haver demissões e isso vai piorar muito a assistência nas unidades”, diz Fermina Lopes, presidente do Movimento Popular de Saúde da Zona Leste. Pacientes de AMAs da região disseram que funcionários das unidades falaram que elas serão fechadas e os plantões serão reduzidos. 
 
A gestão do prefeito João Doria também suspendeu pelo menos 50 obras por causa do congelamento, incluindo a construção de seis Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também um hospital. 
 
O Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) acredita que os cortes irão prejudicar o atendimento para a população e os profissionais da saúde.
 
 “A qualidade do serviço oferecido vai cair. Vão fazer os profissionais trabalharem ao extremo. Já a população tende a ficar mais doente e pacientes vão esperar mais tempo ainda”, diz o presidente da entidade, Eder Gatti. 
 
Ele pontua que, com a crise econômica, muitas pessoas ficaram sem planos de saúde e terão de procurar a saúde pública. Além disso, as OSSs já trabalham com condições mínimas. “Vamos exigir explicações em reunião esta semana.”
 
De acordo com a reportagem do jornal Agora, funcionários das AMAs na zona leste não sabiam informar sobre eventuais mudanças nas unidades. Nestes locais, os pacientes reclamavam da demora e diziam que tinham de esperar mais de duas horas para serem atendidos. 
 
Já a Secretária da Saúde afirma que o atendimento não será prejudicado e que o corte é necessário porque a arrecadação caiu. A gestão municipal diz que a ideia é usar os recursos de maneira “mais inteligente”, admitindo que poderá ocorrer remanejamento de equipes. 
 
Assine
 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Minha dentista trabalha pruma

    Minha dentista trabalha pruma IABAS na zona norte. Está faltando coisas básicas pra ela trabalhar. Aí ela, ótima profissional e muito humano,um dia antes ligava pro paciente pra informar a ele que era pra não ir, pois não poderia fazer o tratamento, pra evitar da pessoa gastar um dinheiro que não tem pra condução ou até pra não perder um dia de serviço. Descobriram e a advertiram. Disseram pra ela que ela não pode fazer isso. Aí ela, pasma, perguntou o motivo. E a razão a deixou mais pasma ainda  = mesmo que não tenha material nenhum, quando o paciente se senta na cadeira, isso entra como atendimento e aí a IABAS recebe e a estatística fica ótima pra prefeitura. Ou seja, ao invés de cortar verba, um governo sério iria impedir esses cambalachos que fazem pessoas sofrer por pura maldade. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador