Médica cubana consegue asilo nos EUA

Sugerido por Dê

Do Pragmatismo Político

Médica cubana conclui seu plano e consegue asilo nos EUA

Depois de abandonar o Mais Médicos, pedir socorro ao DEM e conseguir um emprego na Associação Médica Brasileira, a cubana Ramona Rodríguez finalmente tem o que queria: resposta positiva dos EUA ao seu pedido de asilo político. Ela já desembarcou em Miami, na Flórida

A médica cubana Ramona Rodríguez, que abandonou o programa Mais Médicos, pelo qual atuava no Pará, foi socorrida pela liderança do DEM, partido com o qual conseguiu até hospedagem em Brasília, e conseguiu um emprego na Associação Médica Brasileira, que pediu asilo político por ela ao governo brasileiro, finalmente concluiu seu plano esta semana e desembarcou em Miami, na Flórida, Estados Unidos.

Segundo a AMB, ela comunicou seu pedido de demissão no domingo 30 e embarcou para os Estados Unidos, onde chegou nesta segunda-feira 31 pela manhã. Segundo a entidade, “a partida para os Estados Unidos (que foi feita de forma independente pela própria médica) motivou-se pelo apoio do governo americano a profissionais da saúde cubanos em situação de instabilidade com o regime político da ilha”.

“Respeitamos a decisão pessoal da doutora Ramona. Enquanto ela esteve conosco, procuramos mostrar que os médicos brasileiros nada têm contra os médicos estrangeiros. Nosso posicionamento em relação ao Programa Mais Médicos está relacionado com a forma que médicos cubanos são contratados e vivem no país, com uma situação de trabalho que é análoga à escravidão”, disse o presidente da AMB, Florentino Cardoso.

Ramona causou polêmica ao deixar o Mais Médicos no início de fevereiro. Na época, já havia sido divulgada sua intenção de ir para os Estados Unidos, onde tinha um namorado. O fato foi negado por ela e pelo DEM. Agora, porém, a história se concluir e fica no ar se ela tinha, desde quando saiu de Cuba para trabalhar no Brasil, a intenção de desembarcar em Miami.

Em balanço do programa divulgado nesta terça-feira 1º, a presidente Dilma Rousseff anunciou que, em abril, mais 3.745 profissionais vão se integrar ao Mais Médicos e começar a atender a população, atingindo 100% dos pedidos feitos pelos municípios quando o programa foi lançado. O Mais Médicos conta hoje com profissionais atuando em mais de 70% do total de municípios do país – 9.490 médicos em 3.025 municípios e 31 distritos indígenas.

“Até agora, milhões de pessoas já foram atendidas pelos médicos do programa, formados no Brasil ou no exterior. Na última semana, foi divulgada uma pesquisa feita com os brasileiros atendidos pelos médicos formados no exterior e o resultado nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Porque quase 70% consideram o atendimento ótimo ou bom. Duas em cada três aprovam a decisão de trazer médicos formados fora do Brasil para melhorar o atendimento nos nossos postos de saúde. A aprovação é ainda maior na região Nordeste, onde 72% das pessoas concordam com a decisão”, disse a presidente, em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta.

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Segundo a AMB, ela comunicou

    “Segundo a AMB, ela comunicou seu pedido de demissão …”

    Não seria o caso de se investigar a contratação da médica pela AMB.

    Pelo que sei, a profissional tinha uma autorização específica para trabalhar no país. Como é do conhecimento geral, a doutora abandonou seu emprego concedido pelo Brasil no bojo de acordo internacional. Sendo assim, creio eu, dona Ramona passou a ser turista sem direito a trabalhar no país. Nesse caso, como a AMB registrou a profissional no Ministério do Trabalho. Isto se chegou a registrar e assinar a carteira da moça.

    Uma batida feita por fiscais do ministério seria  bem interessante. 

  2. Doação de Cuba aos EUA

    Mais uma doação do povo cubano à saúde dos americanos, financiada por médicos brasileiros.

    Não é a primeira, nem será a última.

    Como se sabe, os EUA vivem de filantropia.

  3. Quem tem culpa pela invasão

    Quem tem culpa pela invasão cubana no país é a própria classe médica não deram resposta a necessidades do povo, levam na cabeça.

    O mesmo vale para a tomada de poder pela esquerda na AL, se hoje a esquerda esta no poder no continente antes de tudo é pela inaptidão politica da direita.

    Quando a classe médica atuava como as antigas guildas medievais, o país carecia de médicos, quando impediam a construção de mais cursos de medicina estavam dando chance para que tudo que estamos passando fosse ujma realidade.

    Não adianta agora chorar a invasão tem que dar opções práticas para a soluçõeas dos problemas da nação.

    O direitista depressivo faz apenas propaganda gratuita para a esquerda, veja e siga o exemplo da  luta do povo Venezuelano que sofre com uma ditadura.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=PK9zxKq_9BI%5D

    1. ONU: ação de combate à fome

      ONU: ação de combate à fome na Venezuela é exemplar

      Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) destacou que esforços do país na área são “um exemplo mundial” a ser seguido; “O que a Venezuela faz se chama segurança alimentar”, disse Raul Benítez, diretor latino-americano da organização

      http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/135654/ONU-a%C3%A7%C3%A3o-de-combate-%C3%A0-fome-na-Venezuela-%C3%A9-exemplar.htm

       

       

      1. Direita quer o golpe na

        Direita quer o golpe na Venezuela, acusa Maduro

        http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/134943/Direita-quer-o-golpe-na-Venezuela-acusa-Maduro.htm

        presidente Nicolás Maduro afirmou às jornalistas brasileiras Mônica e Marlene Bergamo que a “extrema direita tenta tapar o golpe dizendo que são apenas protestos”; ele acrescenta: “não são. É um golpe que assumiu uma modalidade perversa de violência na rua”; sobre denúncias de tortura, afirma: “Falso. Mentem descaradamente”; número de mortos nas manifestações subiu para 39 neste sábado

        1. O regime esta cassando

          O regime esta cassando mandadto de deputaos da oposição e vc apoiando uma ditadura apesar de dizer o contrário.

          Ditaduras nunca mais!!

          1. Então você condena a cassação

            Então você condena a cassação do Zé Dirceu…

            Finalmente admitiu que cassar o Zé foi um absurdo. Nem que seja dentro desse seu conceito equivocado de que é errado cassar o mandato de um deputado em qualquer situação.

            Há situações onde a cassação se justifica sim, mas quando há crime e PROVAS de culpa. A cassação de Zé Dirceu foi feita sem a menor base, sem prova alguma e principalmente, por um crime que nem existiu.

            A história da deputada venezuelana eu não conheço, mas ver você ir contra a cassação do Zé Dirceu… não tem preço.

    2. Tirando o termo “invasão”

      Tirando o termo “invasão” concordo com algumas colocações. “Se a cadeira está vazia, vem alguém e nela senta.”

  4. Não tem nada demais.
    A médica

    Não tem nada demais.

    A médica cubana apenas utilizou a missão do Mais Médicos para fazer uma jogada e ser aceita nos EUA.

    Está cheio de latino americanos, inclusive muitos brasileiros, que tentam de tudo para entrar nos EUA, achando que vai ser sua terra prometida.

    Alguns morrem tentando atravessar o Rio Grande nado ou o deserto do Novo México a pé.

    A tal doutora não fugiu de Cuba, ela deu é um jeito para entrar nos EUA, da mesma forma que muitos outros “latinos” (como os americanos nos chamam) iludidos.

  5. Que se vá………….

    Foi oportunista e soube manobrar para sair de Cuba fazendo ponte com o Programa mais Médico!

    Criticá-la,,,,, não, a não ser pela papagaiada do Dem e comparsas.

    Sobre o Programa, ela sabia de antemão como eram as regras, e mesmo porque não são só médicos de Cuba que fazem parte.

    Considero que a saída de cubanos da Ilha, deveria ser liberada, se é que são impedidos.

    Contudo, vejo que a situação política deles, já se tornou ultrapassada, e em grande parte devido ao boicote do império, que a até hoje, não engoliram este enclave socialista em seu quinta, e fizeram tudo para baní-lo, sem no entanto conseguir, ou então liquidá-lo! Os motivos, vai saber…….

    O fato é que esta ilha, dá um banho em matéria de assistência social a sua população, ao contrário de muitos “paraisos” capitalistas!!! Verdade seja dita!!!!!!

     

  6. Vá com Deus e seja feliz no seu novo carrão

    Vá com Deus, dona Ramona Rodríguez. Que a senhora ganhe muito dinheiro nos Estados Unidos e volte ao Brasil para fazer turismo e tomar um uísque de boa qualidade. A senhora deve estar cansada de tanto tomar rom cubano e cerveja brasileira, não é verdade? Nós compreendemos.

    PS: o pessoal do PSDB vai levar a Senhora no aeroporto. Bata uma foto no portão de embarque e a envie para o blog do Nassif. Nós, internautas, vamos morrer de felicidade pelos mais diferentes motivos.

    1. Pero

      Mas ela não poderá trabalhar nos EUA como médica, a não ser q faça, creio, dois anos de curso. Portanto não é tão mole assim. Pode ser q com a alarde q foi feito no Brasil ela consiga algo q dê mais grana q ser diarista.

  7. Peraí, e ninguem lembra da

    Peraí, e ninguem lembra da expropriação promovida por Cuba nos salarios dos seus médicos voluntarios ?  Se fosse um desconto civilizado a coisa poderia ser diferente. 

    1. prefiro falar das fortunas

      prefiro falar das fortunas retiradas todos os meses pelas multis que aqui estão…… é um dinheiro nervoso….que não acaba mais!!!

  8. É bom que ela fique de vez no

    É bom que ela fique de vez no país que escolheu, em troca do seu próprio! Caso Cuba algum dia receba a visita dessa médica, tenha a certeza de que é uma “agente” contratada pela CIA! O mundo inteiro sabe que Cuba é impedida de vender e comprar produtos no mercado internacional e seus 60 mil médicos espalhados pelo mundo “vendem” de forma espontânea e consciente seus excelentes serviços como se fossem comodities. Funcionam como as indústrias e empresas de países capitalistas que vendem produtos de consumo.

  9.  
    Dos envolvidos com essa

     

    Dos envolvidos com essa senhora cubana, não dá para avaliar qual deles é o mais sem vergonha.

    Orlando

  10. A afirmação da AMB está errada

    Afirma a AMB: “apoio do governo americano a profissionais da saúde cubanos em situação de instabilidade com o regime político da ilha”. Grande balela. O governo americano tem é um programa de incentivo a que médicos cubanos se evadam. Não é por outra razão que a Da. Ramona conseguiu asilo tão rapidamente.

    Pode ser consultado o texto, “AMB se inspira nos EUA e quer estimular deserção de cubanos”. O programa americano denominado Cuban Medical Professional Parole Program (http://www.state.gov/p/wha/rls/fs/2009/115414.htm), tem o objetivo específico de incentivar a deserção de pessoal da área de saúde cubana que esteja trabalhando (ou estudando, só para fingir que não é claramente um programa de deserção, já que pouquíssimos são aqueles que estudam medicina ou emn área conexa fora) fora de Cuba. No site oficial é informado que a aceitação do profissional pelo programa pode demorar de 4 a 6 semanas, excetuado casos em que a checagem por motivo de segurança exija mais tempo.

    O programa foi criado no governo Bush e mantido por Obama, com o indubitável objetivo de contrapor-se à política cubana de auxílio a países com carências na área medico, e também como forma de obter divisa. É pois, mais uma arma do chamado soft power, usado contra Cuba.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador