Médicos Populares declaram apoio a candidaturas progressistas no segundo turno

Jornal GGN – Em nota, a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares criticam propostas como a PEC 241, afirmando que elas ameaçam as bases fundamentais do direito à saúde pública gratuita e universal.

Eles também dizem que as eleições municipais deixaram evidentes os contornos do retrocesso em relação à saúde pública, falando na necessidade de unidade no campo progressista para o segundo turno do pleito municipal, em especial nas capitais. Para a entidade, é necessária que todos os defensores do Sistema Único de Saúde se unam contra os retrocessos do governo de Michel Temer.

Leia a nota abaixo:

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e o segundo turno das eleições Municipais de 2016

O atual cenário da política Brasileira é de resistência às medidas que tentam desmontar o SUS e todos os direitos sociais. Após o Golpe contra a Democracia Brasileira que retirou a Presidenta eleita Dilma Rousseff do assento presidencial, sabíamos que o que estava por vir ainda seria pior. As propostas da PEC 241, PEC 243 e dos Planos Populares de Saúde demonstram como o Direito à Saúde pública gratuita, universal e de qualidade está sendo ameaçado em suas bases fundamentais.

Nestas eleições municipais os contornos do retrocesso estão absolutamente evidentes. As derrotas de candidaturas de esquerda historicamente comprometidas com o SUS em todo o país no primeiro turno foram muitas, e desastrosas. O cenário para 2017 deverá ser de luta e de resistência para evitar o colapso do SUS e defender a vida das pessoas. Contudo, para a disputa do segundo turno que ocorrerá em algumas cidades, especialmente em Capitais, urge a necessidade de que o campo progressista se unifique. Apenas a unidade no campo da esquerda, contaminando outros setores da sociedade na defesa intransigente dos direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros ao longo dos anos será capaz de evitar mais retrocessos pelo país.

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, que congrega Médicas, Médicos e estudantes de Medicina de todo o País, organizada em mais de uma dezena de Estados é composta por uma diversidade de posições políticas do campo progressista e, diante deste cenário se pronuncia abertamente em apoio às candidaturas que unificam este campo nas seguintes Capitais: Rio de Janeiro com Marcelo Freixo (PSOL), Belém com Edmilson Filho (PSOL), Recife com João Paulo (PT), e Aracaju com Edvaldo Nogueira (PCdoB). É preciso barrar a sanha golpista e manter minimamente gestões de Prefeituras comprometidas com os direitos sociais. O apoio da Rede a estas candidaturas não significa cheque em branco para tais candidatos e manteremos nossa coerência em continuar lutando por um SUS de qualidade qualquer que seja o resultado. Nos demais municípios onde haverá segundo turno, orientamos os membros da Rede ao apoio das candidaturas que expressem o máximo de unidade do campo progressista, com vistas a barrar o avanço do golpe, e que este debate se faça pelos núcleos da Rede.

As nossas cidades não estão à venda. O Direito à Saúde do Povo Brasileiro não será servido em balcão de negócios. A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares conclama a todos e todas as defensoras do SUS para a resistência unificada contra os retrocessos perpetrados pelo Governo Ilegítimo e Golpista de Michel Temer.

Secretaria Nacional da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

10 de Outubro de 2016

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Seus empregos públicos estão

      Seus empregos públicos estão com os dias contados. Agora vão trabalhar mais e por muito menos para a máfia dos planos de saúde e hospitais particulares. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador