Nova droga pode reduzir dano cerebral após AVC

Jornal GGN – Uma droga experimental testada em roedores tem tido sucesso em reduzir o dano cerebral causado por AVC (Acidente Vascular Cerebral), principalmente na contenção das sequelas causadas pelas hemorragias e problemas relacionados, como amenizar problemas de hipertensão arterial e até melhorar habilidades motoras. A pesquisa, publicada nesta sexta-feira (25) na revista Stroke, foi feita pelo instituto de medicina da USC (Universidade do Sul da Califórnia).

A droga experimental chamada 3K3A -APC reduziu danos cerebrais nos testes realizados em roedores, o que pode ser um novo caminho para tratamentos em seres humanos. O remédio teve efeito tanto isoladamente como combinado com terapias anticoagulantes. Após os sucessos dos testes em ratos, os pesquisadores devem iniciar os procedimentos para obter autorização para realizar testes em pessoas. A previsão é que os primeiros experimentos sejam realizados em voluntários já em 2014, nos EUA (Estados Unidos).

Atualmente, os tratamentos com anticoagulantes são considerados os melhores para conter efeitos negativos do AVC. Mas sua limitação está no fato de que devem ser aplicados em no máximo três horas após as hemorragias para que sejam eficazes. Segundo Berislav V. Zlokovic, um dos autores do estudo, apenas uma pequena fração das pessoas que sofrem um AVC chegam ao hospital a tempo de serem submetidas aos anticoagulantes.

Engenharia genética

A droga 3K3A -APC é uma variante geneticamente modificada de uma proteína presente no corpo humano, que desempenha papel na regulação da coagulação do sangue e de inflamações. Os testes envolveram o uso do anticoagulante tradicional usado nos tratamentos pós-AVC em combinação com a nova droga experimental. Os remédios foram injetados nos roedores quatro horas após o acidente vascular cerebral. Além disso, os animais também receberam novas doses, em intervalos regulares de até sete dias após o AVC.

Os pesquisadores mediram, então, a quantidade de dano cerebral, os níveis de hemorragia e a capacidade motora dos roedores até quatro semanas após o AVC. O resultado foi que, nessas condições, a terapia feita apenas com o tradicional anticoagulante não reduziu os danos cerebrais ou melhorou a capacidade motora. Já quando combinada com a 3K3A -APC, o resultado foi redução do ano cerebral em mais do que a metade, com a eliminação de hemorragias e a melhora significativa da capacidade motora.

“Cientistas de todo o mundo estão estudando potenciais terapias de AVC, mas muito poucos têm o robusto pacote de dados pré-clínicos que 3K3A -APC tem”afirma Kent Pryor, diretor de operações do laboratório responsável pelos testes. “Os resultados dos estudos têm sido muito promissores”, complementa.

Com informações do MedicalXpress.com

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Atualmente, os tratamentos

    “Atualmente, os tratamentos com anticoagulantes são considerados os melhores para conter efeitos negativos do AVC. Mas sua limitação está no fato de que devem ser aplicados em no máximo três horas após as hemorragias para que sejam eficazes.” Essa informação é errônea. Os Anticoagulantes citados NUNCA são administrados em casos de AVC hemorrágicos pois pioram/aumentam a hemorragia. São apenas usados em caso de AVC isquemico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador