OMS pede mais esforços contra o suicídio

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Mais de 800 mil pessoas se matam a cada ano, o que equivale a uma morte por suicídio a cada 40 segundos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados hoje. Em seu primeiro informe sobre este assunto, a organização destaca que 75% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda.

Os métodos mais comuns utilizados são o envenenamento com pesticidas, o enforcamento e o uso de armas de fogo. No estudo é ressaltado que reduzir o acesso a esses elementos pode ajudar a prevenir muitas mortes.

Também destaca que outro fator chave para combater o suicídio é o firme compromisso dos governos para estabelecer planos destinados à prevenção. Atualmente, somente  28 países têm estratégias nacionais com esse objetivo.

O Dr. Shekhar Saxena, diretor do departamento de saúde mental da OMS, apresentou outros detalhes deste estudo em uma coletiva de imprensa em Genebra.

“O suicídio é mais comum entre as pessoas maiores de 50 anos, mas é também uma causa importante de mortes entre jovens. A segunda causa de morte na faixa de 15 a 29 anos. A nível global, mais homens cometem suicídio que mulheres. Não obstante, a mensagem do estudo é que o suicídio pode ser prevenido e cada comunidade deve adotar medidas para diminuir esses índices”, declarou o especialista.

A OMS também fez um apelo aos meios de comunicação para que informem responsavelmente sobre o tema e evitem uma linguagem sensacionalista e a descrição explícita dos métodos utilizados para o suicídio.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O suicídio pode ser um alívio

    O suicídio pode ser um alívio para muitos. No caso dos doentes terminais é um direito: devem ser assistidos para alcançar morte rápida e indolor.

  2.  
    “PARA ONDE VAI UM

     

    “PARA ONDE VAI UM SUICIDA?

    Cada espírito é uma história.
    Alguns suicidas sentem-se presos ao corpo de tal modo que, leva-os a ver e sentir os efeitos da decomposição; outros vão para as regiões umbralinas (região destinada a esgotamento de resíduos mentais); outros ainda, como conta no livro “Memórias de um suicida”, tornam-se presas de obsessores, que as vezes, também foram suicidas, entidades perversas e criminosas, que sentem prazer na prática de vilezas, e que continuam vivendo na Terra ao lado dos homens, contaminando a sociedade, os lares terrenos que não lhes oferecem resistências através da vigilância dos bons pensamentos e prudentes ações. Esses infelizes unem-se, geralmente, em locais pavorosos e sinistros da Terra, afinados com seus estados mentais como: florestas tenebrosas, catacumbas abandonadas dos cemitérios, cavernas solitárias de montanhas muitas vezes desconhecidas dos homens e até antros sombrios de rochedos marinhos e crateras de vulcões extintos. Eles aprisionam, torturam por todas as formas, desde maus tratos físicos e da obscenidade, até a criação da loucura para mentes já torturadas por sofrimentos que já lhes são pessoais, etc.” Vale dos Saicidas, resumo.

  3.  
    E dizem que não há crime

     

    E dizem que não há crime perfeito;

      Pra ser perfeito nem precisa planejar, mediante trilhões de mortes sem solução- e nem interesse pra solucionar

         E mesmo um suicídio a cada 40 segundos é questionável.

                Há gato na tuba nessa conta.

                  Se vc for assinante Net,assista o canal 139 — ID  Discovery.

                Assista uns 5/6 casos dos 24 diários –*—Fatos REAIS.

                      E depois conversamos.

  4. – 99% dos que tentam o

    – 99% dos que tentam o suicídio e não conseguem, se arrependem. Vale à pena pedir ajuda (CVV: Disque 144. Faz um ótimo trabalho!). Vale á pena ajudar ! O suicídio é clinicamente considerado um desfrcho a um processo agúdo de depressão. O indivíduo acredita que o ato o livrará dos problemas e não consegue perceber “UMA VIDA DE ALTERNATIVAS” que se encontra à sua disposição ! 

    –  Caso perceba alguém nessa posição, ajude ! Se não conseguir, solicite auxílio !! Tenha Confiança e divida-a com aqule que necessita !!!…

  5. Umbral.

                   Os nossos irmãos ,em desalinho, em desespero , tentam com a morte , a fuga do problema que ele acha insolúvel. Ledo engano, pois a vida inesgotável , continua e do outro lado o problema aumenta , pois foi acrescentado um ingrediente imperdoavel; o suicídio. O desespero, a falta de fé e esperança no Criador são atos imperdoaveis ,por hora, e estes fatalmente serão encaminhados ao Umbral. Até que a Infinita bondade venha resgatá-los.

  6. Bah, mas essa OMS não está

    Bah, mas essa OMS não está entendo nada sobre o assunto. Quer dizer que se tirar a corda o cara não se mata; se esconder o pesticida, idem, e, se as armas de fogo não estiverem ao alcance, também? Quem quer se matar sempre encontrará a maneira para tal. Não seria melhor que a tal OMS, que de saúde (mental, pelo menos) está por fora, se preocupasse com os motivos e as razões que levam ao suicídio? Talvez, valorizando o humano dos sistemas que exploram as pessoas até o limite da sanidade? Haja paciência com esses de sempre. Sem contar que, do ponto de vista filosófico, a morte e a vida se equivalem no entendmento e aproveitamento do livre arbítrio. Ou, agora, a decisão pessoal também será considerada crime hediondo?

    1. Concordo plenamente com seu
      Concordo plenamente com seu comentário. Como o próprio texto diz, 75% dos casos ocorrem em países de baixa e média renda.

      Pessoas “suicidas” são muito mais sensíveis que uma pessoa comum, por isso basta uma depressão para o pensamento vir a tona, para não falar em casos mais graves como esquizofrenia.

      Muitos aqui apelam para o “outro lado da vida” para repelir quem pensa em suicídio, mas digo que isso é um conto de fadas comparado ao sofrimento que a mente pode ser afetada aqui mesmo na Terra.

      Evoco aqui o caso de pessoas com câncer: tem gente que quer viver cada segundo que lhe resta, enquanto outras não aguentam o tranco e se pudessem faziam eutanasia. Isso demonstra que sofrimento físico associado ao psicológico é terrível. Apenas sofrimento físico, nem tanto.

  7. Suicídio

    Todos os comentários revelam que o assunto suicídio é um tabu e sua prevenção muito inibida. Pelos menos estamos falando a respeito e não fingimos que o problema não existe.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador