Queiroga informa dados incorretos de vacinados no país

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou Fake News sobre a quantidade de brasileiros vacinados, durante um evento com empresários

Reprodução

Jornal GGN – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou Fake News sobre a quantidade de brasileiros vacinados, durante um evento com empresários, nesta segunda (03). “Hoje já temos imunizados com as duas doses cerca de 18% da população brasileira”, afirmou.

Os dados levantados pelas Secretarias de Saúde de todo o país, contudo, mostram que menos da metade desta porcentagem foi alcançada: 7,49% da população recebeu a segunda dose.

Nem os números de imunizados com a primeira dose são tão altos como anunciou o ministro da Saúde. De acordo com o levantamento das secretarias, 31.875.681 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19.

Para a imunização completa, a segunda dose foi aplicada em menos da metade desse número total – 15.869.985 pessoas.

Ainda, Queiroga falou que “mais de 70 milhões de doses de vacinas já foram distribuídas”, o que também é incorreto. Segundo os dados da própria pasta que comanda, o Ministério da Saúde, foram distribuídas menos de 70 milhões, especificamente 64 milhões de ampolas do imunizante.

Ao comentar uma vez mais sobre o atraso da segunda dose, que paralisou a vacinação em 7 capitais do país, o ministro culpou a China: “Eventual atraso de uma segunda dose de um imunizante feito aqui no Brasil, que não decorre da responsabilidade do Instituto Butantan, e sim de retardo na chegada de IFA ao país”, disse, afirmando que ocorreu por “questões logísticas próprias da indústria chinesa”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora