Veja como evitar que o trabalho acabe com seu corpo

Jornal GGN – Uma lista elaborada pelo Business Insider mostra 18 situações comuns em ambientes de trabalho que não são nada saudáveis para o corpo. Os tradicionais hábitos sedentários de algumas pessoas, somados a condições de trabalho estressantes e atitudes típicas de uma sociedade constantemente conectada e que não se preocupa com a ergonomia de móveis, máquinas e equipamentos, está criando uma geração adoecida ocupacionalmente.

Veja a seguir os principais motivos pelos quais você pode estar “destruindo” seu corpo no ambiente de trabalho:

Permanecer muito tempo sentado

Ficar sentado por longos períodos é terrível para o corpo. Dores são o menor dos problemas: a posição do corpo, sentado por horas, pode levar a uma morte precoce. Nessa posição, o corpo está submetido a maiores riscos de distúrbios musculares e esqueléticas, obesidade, diabetes, câncer e doenças cardíacas.

Má postura

Se seu trabalho exige que você fique sentado a maior parte do dia, então é melhor que você tenha um dispositivo que permita que você o faça de maneira a endireitar sua má postura. Senão, você está “contribuindo para um conjunto de doenças crônicas no longo prazo, incluindo artrite e bursite”.

Reuniões motivacionais

A fim de obter trabalhadores entusiasmados com a missão da empresa, os empregadores podem submeter a equipe a exercícios físicos ou reuniões motivacionais. Mas pesquisas mostram que forçar as pessoas a se sentir positivas em momentos de insegurança pode acabar destacando o quão infelizes elas são e, finalmente, torná-las ainda mais deprimidas.

Má qualidade do ar em seu prédio

Organizações de saúde chamam isso de “síndrome do edifício doente”. O ar no interior de um edifício pode ser de até cem vezes mais sujo que do lado de fora, e deixar as pessoas expostas a uma variedade de gases nocivos e de produtos químicos. Há poluentes no ar condicionado, como partículas tóxicas e bactérias perigosas – e tudo pode permanecer no ar, especialmente em edifícios que não passam por manutenções frequentes.

Exposição excessiva a impressoras e fotocopiadoras

Fotocopiadoras são uma fonte de ozônio potencialmente mortal se o filtro não é alterado periodicamente. Até mesmo pequenas quantidades podem causar dor no peito e irritação. As impressoras a laser também são ricas dessa substância. As partículas de toner também podem entrar em seus pulmões e na corrente sanguínea, o que pode levar a problemas do pulmão e outras doenças.

Passar muito tempo usando um laptop quente

Qualquer pessoa pode apresentar problemas de pele, por causa do calor, caso use um laptop em seu colo em vez de mesa ou suporte. Para os homens, ainda é pior: o calor do aparelho pode aumentar a temperatura interna dos testículos, o que afetaria a contagem de esperma.

Trabalhar mais de dez horas por dia

Pesquisadores europeus descobriram que as pessoas que trabalham dez horas (ou mais) têm um risco 60% maior de problemas cardiovasculares, incluindo infarto e angina.

Olhar para a tela do computador por muito tempo

Mesmo que as telas de computador não emitam radiação, a tensão de olhar por longos períodos de tempo pode causar danos à visão, embora muitos deles sejam temporários. Além disso, também é comum a ocorrência de dores de cabeça ou enxaquecas.

Ficar exposto em demasia à luz

O excesso de iluminação pode causar muitos mais problemas do que uma dor de cabeça todos os dias. A exposição à luz mexe com nossos relógios internos. Os problemas de saúde podem incluir um nível particularmente elevado de fadiga, estresse, pressão alta e aumento do risco de certos carcinomas.

Ficar entediado

A sensação de tédio pode realmente encurtar a sua vida, de acordo com alguns pesquisadores. Um estudo da University College de Londres mostrou que aqueles que se queixam de tédio tendem a morrer mais jovens, e aqueles que relatam altos níveis de tédio têm muito mais probabilidade de morrer de doenças cardíacas ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). Esse sentimento deixa você mais sujeito a acidentes de trabalho.

Teclados sujos

O teclado pode ser um terreno fértil para bactérias se não for mantido limpo. Microbiologistas descobriram que teclados podem ter até cinco vezes o número de bactérias que pode existir em um banheiro, e podem incluir ainda os perigosos E. coli e outros coliformes – comumente associados com intoxicação alimentar –, juntamente com o Staphylococcus, que provoca uma série de infecções.

Germes em áreas de alto tráfego

O teclado não é a única fazenda bacteriana no escritório. Maçanetas de portas, válvulas de torneiras, botões de elevador e da impressora e outros equipamentos podem armazenar bactérias. Os micróbios estão em toda parte, e alguns podem até matá-lo.

Digitar demais

Quantidades excessivas de digitação são uma causa bem conhecida de síndrome do túnel do carpo (STC), que é a tensão do pulso dolorosa que pode ir até seu braço. O problema pode ficar ruim o suficiente para causar danos permanentes do nervo e perda de massa muscular.

Trabalhar com prazos apertados

Você fica estressado quando tem que cumprir um prazo restrito, o que pode afetar a sua aprendizagem e memória, de acordo com a Science Daily. Esse tipo de estresse de curto prazo pode ser tão ruim quanto um que dure semanas ou meses.

Manter o mouse na mesma posição

Se o mouse permanece no mesmo lugar durante todo o dia, você pode estar propenso a ter LER (Lesões por Esforço Repetitivo), o que ocorre quando os tendões são mais forçados do que deveriam por longos períodos de tempo. A lesão acontece principalmente por causa da repetição de movimento, geralmente desconfortável, prolongada, pressionando contra superfícies duras.

Usar demais o smartphone

Pessoas que usam muito seus smartphones para ler texto e e-mail estão propensas à fadiga muscular e a uma lesão similar à LER. Os efeitos podem ficar tão ruins que a dor pode atingir todo o caminho até o pulso, o que pode ser totalmente debilitante para as mãos.

Comer fast food no almoço

Mesmo que você tenha bons hábitos alimentares no geral, comer tranqueira de vez em quando tem seus efeitos negativos. Uma porção de fast food geralmente tem cerca do dobro das calorias de um outro alimento similar do mesmo tamanho. Além disso, esse tipo de alimento possui grande quantidade de gordura oxidada, o que aumenta o risco de problemas cardíacos.

Com informações do Business Insider

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador