Símbolo do combate à Covid-19 no Amazonas, Dra. Rosemary morre em Manaus

Durante toda a pandemia de Covid-19 foi uma das bússolas do Amazonas na interpretação dos dados no Estado

Foto: Secom

Símbolo do combate à Covid-19 no Amazonas, Dra. Rosemary morre em Manaus

por Mário Adolfo Filho

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto, morreu em Manaus na tarde desta sexta-feira, 22/01, em consequência da Covid-19. Ela estava internada desde o início do ano, quando testou positivo para o novo coronavírus no dia 5 de janeiro.

Rosemary era a ‘cara’ do Governo do Amazonas durante a pandemia. Atuou desde o início no combate à doença e foi quem anunciou o primeiro caso no estado. Desde então passou a fazer boletins diários mostrando o patamar da pandemia nas cidades do Amazonas.

Rosemary estava estável e em tratamento domiciliar, mas precisou ser internada após ter o estado agravado. Ela foi intubada e acabou não resistindo.

A morte da diretora da FVS choca a população do Estado. Sempre tentou alertar que o descuido dos amazonenses levaria o estado a enfrentar dias cada vez mais difíceis, mas acabou sucumbindo e morrendo durante a batalha.

Perfil

Rosemary possuía graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal do Amazonas (1994). Atuava como diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde. Já foi professora auxiliar nível I do Centro Universitário Nilton Lins, Farmacêutica-bioquímica da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e colaboradora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Teve experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Análises de situação de saúde, controle de doenças de transmissão vetorial, malária, dengue, anopheles darlingi, dinâmica de transmissão, epidemiologia e doenças infecciosas, sistemas de informação em saúde.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador