Usuários de drogas da ‘nova cracolândia’ em SP são impedidos de montar barracas

Atualizado 15h30
 
Nova ação da política anticrack promovida por Doria e Alckmin aconteceu na manhã deste domingo (11). Seis horas após a intervenção, a PM liberou os usuários que passavam por revista a reocuparem a praça
 
Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – A prefeitura e o Estado de São Paulo promoveram uma nova ação na manhã deste domingo (11), por volta das 6h para dispersar usuários de drogas na região central da cidade. Com o auxílio da Guarda Civil Municipal a da Polícia Militar, o perímetro a volta da praça Princesa Isabel foi isolado e os dependentes químicos que mantinham barracas no local foram dispersados e alguns deles, considerados traficantes, presos. O local ficou conhecida como a “nova cracolândia” depois da ação do dia 21 de maio que dispersou usuários de crack da antiga cracolândia. 
 
Seis horas após a ação, a PM liberou os usuários que passavam por revista a reocuparem a praça, localizada a 400 metros da cracolândia. Os dependentes foram proibidos de levar elementos para a construção de barracas, como lonas e atacas. 
 
Segundo a Folha de São Paulo, não houve enfrentamento, mas alguns dependentes atearam fogo em lixos e colchões para tentar obstruir as atividades. As administrações de Alckmin e Dória anunciaram que não irão mais permitir a montagem de barracas por usuários em qualquer ponto central da cidade. No dia 21, os dois governos receberam críticas por realizarem as atividades sem a consolidar uma estratégia mais ampla com os responsáveis pela área da saúde e assistência social, e sem realizar o cadastramento prévio dos usuários, uma das promessas do novo programa anticrack de Doria.
 
 
 
 
Uma ação da Polícia Militar no início da manhã deste domingo (11) prendeu dois suspeitos de tráfico e retirou todos os barracos e usuários de droga que ocupavam havia 21 dias a praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo. O local ficou conhecido como a nova cracolândia da cidade, com a presença de quase mil pessoas. A compra e venda de drogas ocorria livremente no espaço.
 
Por volta das 6h, policiais, com o apoio de integrantes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), isolaram os quarteirões em torno da praça e iniciaram a operação. Dependentes químicos colocaram fogo em barracas e colchões ao perceberem a chegada dos PMs. Não houve confronto, e os usuários se espalharam para outros pontos da região central da capital. Alguns dos viciados reclamavam com os guardas-civis por não poderem acessar as barracas para recuperar itens pessoais. “Perdi celular, relógio, documentos. Estava tudo dentro da barraca”, diz Isaias dos Santos, 61.
 
Esta foi a a segunda ação em menos de um mês para dispersar a cracolândia. No último dia 21, uma ação policial prendeu traficantes e desobstruiu vias nas quais funcionavam uma feira de drogas a céu aberto sob o comando de uma facção criminosa. A ação naquele domingo (21) foi arquitetada pela Polícia Civil e executada em parceria com a Polícia Militar. Apenas poucos secretários municipais da gestão de João Doria (PSDB) foram avisados daquela operação, sendo que os responsáveis pela área da saúde e assistência social só ficaram sabendo um dia antes.
 
Naquele dia, o novo programa anticrack de Doria não estava pronto. Uma das promessas era o cadastramento prévio dos usuários, para que recebessem encaminhamentos corretos, como tratamento médico. Sem isso, em meio a ações atabalhoadas e discursos oficiais dissonantes, o que se viu nos dias seguintes foram viciados espalhados pelas ruas e a formação de uma grande concentração deles na praça Princesa Isabel, a 400 metros do perímetro da cracolândia original.
 
Agora, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) e a gestão Doria dizem que a estratégia será diferente. Segundo eles, após a ação deste domingo, não serão mais permitidas as montagens de barracas por usuários de drogas, isso na própria praça Princesa Isabel como em outros pontos da região central da cidade. A promessa também é de não permitir o retorno dos usuários para o antigo ponto de concentração e alvo da ação de 21 de maio. “Esse é um trabalho permanente. Isso não vai resolver do dia para a noite”, disse Alckmin.
 
Neste domingo, porém, apenas uma hora após a entrada de policiais na praça, usuários se juntaram para consumir drogas na rua Largo Coração de Jesus, a cerca de 400 metros dali, onde antes era a antiga cracolândia. Sem barracas, o chamado “fluxo” de usuários se estabeleceu na rua Helvetia na esquina com a alameda Barão de Piracicaba, palco da antiga feira da droga. Usuários fumavam pedras de crack sob o olhar de guardas-civis.
 
Questionado sobre isso, Doria disse que o poder público não pode impedir as pessoas de circular. “Isso é um direito das pessoas. Não pode impedir que as pessoas circulem pela cidade. Nós não vamos permitir a instalação de equipamentos financiados pelo PCC que domina a distribuição de entorpecentes e acabou o shopping center [de drogas] que existia até recentemente”. “Não há menor hipótese da rua Helvetia e Dino Bueno voltarem a ter o status que já teve no passado. A hipótese é zero”, completou o prefeito. Ele e Alckmin deram entrevista logo após a ação, no centro de SP.
 
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, a ação deste domingo teve como objetivo a busca de armas e drogas e, principalmente, desmontar toda a estrutura de barracas de lona que se ergueu na praça nas últimas semanas e vinha sendo usada para venda e uso de crack. “A GCM está orientada a retirar novas barracas que forem montadas no entorno”, disse o secretário.
 
Foram apreendidos cerca de dois quilos de crack, R$ 1.600 reais em dinheiro e três celulares. Dois suspeito de tráfico foram presos. A prefeitura deslocou 24 caminhões e 162 pessoas para a varrição e limpeza na praça.
 

 

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O governo estadual e a

    O governo estadual e a prefeitura, ambos nas mãos dos tucanos, não querem cuidar dos viciados e não deixam que eles cuidem de si mesmos com ajuda dos cidadãos que doam barracas e cobertas. O desejo de uma “solução final” de inspiração nazista me parece muito evidente: os tucanos querem matar os viciados de fome e de frio. Sendo assim, é impossivel entender a omissão do MP e do MPF.

  2. Dois suspeitos

    Meu coração empedernido já não se comove com notícias da cracolândia.

    Dispersar os usuários é tão fácil quanto abrir caminho num formigueiro.

    Não ouço nem vejo nenhuma autoridade dizer que dispersou os traficantes.

    São “dois suspeitos” presos no meio de mais de 1000 usuários.

    A pergunta que fica é:

    “Já está chovendo crack?”

    Porque  de que outro  modo apenas  “dois suspeitos” podem abastecer de drogas  mais 1000 usuários?

  3. Comentário.

    Na falta de planos de governo e com notícias que vão desde o uso de verba da educação para pagamento de aposentados – o que é proibido – até o acordo de troca de medicamentos em quase vencimento por incentivos fiscais – desovando estoques que seriam incinerados e mantido o seu valor original, passando por cima do uso de licitações -, os governos de Doria e de Alckmin somente tem esta ação – contra os mais frágeis – como ação pública.

    Os tucanos em São Paulo agem de modo parecido (não igual, frise-se) no caso da continuidade do apoio a Temer e no caso da Cracolândia: enquanto no primeiro caso eles vão agir de acordo com as circunstâncias a posteriori (a chapa seria julgada; tucano só desembarcaria da base se ela fosse condenada), no segundo eles agem e esperam o impacto, pra ver o que podem ou não fazer, mas também a posteriori (neste caso, também contam com a opinião pública como termômetro; se tivessem apoio irrestrito à selvageria da PM, não teriam “pegado leve” agora).

    Deve ser mais fácil negociar com o Marcola, certo?

     

  4. O jeito  GUGU  de  Doria

    O jeito  GUGU  de  Doria  governar  é  isso :  aprender   com a  História !  Nos  Estdos  Unidos  não foi o ” remédio ” ?  Criaram a Lei Seca,  proibiram a bebida e  logo logo acabaram  com a criminalidade e curaram todos os viciados :  na porrada ! 

    Temos  que reconhecer ;  são  muito  “ixpertos ”   !!

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador