10 vídeos para melhor compreender a infância

Por Juliana Sada, do Centro de Referências em Educação Integral

Propiciar o desenvolvimento integral de uma criança, tendo o cuidado de garantir que todas as suas dimensões receberão atenção e estímulo é tarefa árdua. São necessários esforços dos educadores, da família e de todos que convivem com os meninos e meninas. O desafio demanda ainda esforços dos gestores públicos e de pesquisadores.

Para apoiar educadores e familiares que desejam se aprofundar, saber mais da infância e estar mais preparados para estimular os pequenos em seu caminho de aprendizagem, o Centro de Referências de Educação Integral, em parceria com Instituto Alana e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, importantes organizações no tema, selecionou 10 vídeos para melhor compreender essa etapa do desenvolvimento.

1. Os primeiros mil dias das crianças
O período da gestação até o segundo ano de vida é visto como fundamental pelo pediatra José Martins Filho. Para ele, afeto e cuidado são determinantes para uma vida adulta melhor. Isso afeta não só as crianças, mas também toda a sociedade.

https://www.youtube.com/watch?v=90D56DzIz1Q align:center]

2. Super-Cérebro: a importância da primeira infância para o desenvolvimento
As experiências vividas nos primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento saudável ao longo da vida. Veja o que a família, comunidade e gestores públicos têm a ver com isso.

https://www.youtube.com/watch?v=y6Y_tpf5LEk align:center

3. Criança, a alma do negócio
Refrigerantes, brinquedos ou roupas. Com linguagem infantil e atrativas, as propagandas têm como alvo os pequenos para conseguir aumentar as vendas. O documentário “Criança, a alma do negócio” mostra o efeito da publicidade na infância e adolescência. (Versão completa)

[video:http://vimeo.com/106861648 align:center

Para ver as dicas dos outros 7 videos, clique aqui e confira!

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 10 videos para melhor compreender a infancia

    Li na folha a redaçao nota 1000 da candidata do Enem.Gostei de vê-la chamando atençao para as crianças alemãs tentando convencer os pais a ser nazistas graças a propaganda. Tambem notavel o fato de lembrar que somos livres para imitar atitudes de porcos baseando-nos na sugestao dos desenhos da Pepa.Com meu  notavel espirito de porco,vejo o pastor Malafaia,do show “piada em pé”,dizer que a propaganda forma gays e que não existe “mensagem cromossomica” para orientaçao sexual.Vi tambem o Mauricio de Sousa e sua Monica que “vende” qualquer coisa  até maus habitos alimentares esperneando a respeito de sua mina de ouro regulada.Criar filho com bula é sinal dos tempos e cada vez mais ficamos convencidos que um Bifinho vale um Danoninho.Exceto na India onde a Vaca gosa de total liberdade de expressao,pode cagar na cara de qualquer um e ser bem tratada.Parece coisas de cinema.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador