Sete experiências educativas que discutem sustentabilidade

Por Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral

Tema muito caro à agenda de educação integral, a discussão de sustentabilidade é fundamental para o pleno desenvolvimento dos estudantes, na medida em que convida a comunidade escolar e cada indivíduo que a compõe a repensar seu papel no território e o impacto de suas ações – coletivas e individuais – na comunidade e no cotidiano de cada um.

É com essa proposta que nasceu a Virada Sustentável, que acontece anualmente em São Paulo, articulando organizações, escolas, empresas, poder público e indivíduos a repensarem suas ações a fim de construir uma sociedade mais inteligente e que garanta equidade a todos. Este ano, o evento aconteceu de 28 a 31 de agosto com atividades variadas pela cidade, com contações de histórias, shows, exposições, passeios, vivências comunitárias e outras sensibilizações.

Em entrevista ao Portal Aprendiz, André Palhano, coordenador da iniciativa, ressaltou que o tema está muito além da abordagem de valorizar e resguardar o meio ambiente. “Claro que tem ecologia, mas têm cidadania, erradicação da pobreza, redução de desigualdade, empoderamento, uso do espaço público, cultura de paz, direitos humanos e diversidade.”

Nessa perspectiva,  reconhecendo a importância da discussão, o Centro de Referências em Educação Integral escolheu sete experiências de escolas e projetos educativos que têm a sustentabilidade – em diferentes perspectivas – como eixo fundamental de suas atuações.

Clique aqui e confira as experiencias listadas pelo Centro de Referências em Educação Integral

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador