A despedida do Secretário de Educação da prefeitura de SP

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Cesar Callegari

Prezados Colegas,

Queridos Amigos,

Informo que neste 13 de janeiro deixei a Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo, onde há 2 anos vinha exercendo o cargo de Secretário a convite do prefeito Fernando Haddad.

Foi um privilégio!

Privilégio por poder viver com máxima intensidade uma causa de vida: a EDUCAÇÃO.

Privilégio por ter liderado uma equipe valente: mulheres e homens capazes de unir paixão e competência técnica, consciência social e compromisso político, sabedoria, criatividade e ousadia. Gente de bravura que inspira a coragem necessária para enfrentar as urgências educacionais da cidade e do país.

Com eles demos início a uma das maiores transformações já vividas na maior rede municipal de ensino do Brasil, com seus 920 mil alunos, 85 mil educadores, mais de 3 mil escolas, orçamento de R$ 10 bilhões, muitos desafios e imensas possibilidades.

Fomos à luta!

Demos fim à aprovação automática dos alunos, uma “deseducação” que tantos males vêm causando à educação brasileira. Trata-se de uma medida que se insere no contexto de uma ampla reforma curricular do ensino fundamental, implementada com grande responsabilidade pelas escolas e que é única no Brasil. Com ela, de modo original, enfrentamos problemas crônicos a partir da organização de novos ciclos – Alfabetização, Interdisciplinar e o Autoral. Dessa forma, foram ampliados os caminhos para um maior compromisso dos alunos e suas famílias com seu trabalho educacional, maior respeito aos professores e escolas produzindo melhorias já significativas no ambiente escolar. Conhecidas ferramentas, como as avaliações bimestrais, os boletins com notas, a lição de casa e o apoio pedagógico complementar, foram retomadas num moderno sistema de gestão pedagógica e avaliação para a aprendizagem. Passamos a dar mais ênfase ao protagonismo juvenil e, nesse final de ano, 61 mil estudantes surpreenderam e emocionaram professores e familiares com seus TCAs – Trabalhos Colaborativos de Autoria. Estabelecemos novas bases para a educação especial e para a educação de jovens e adultos, assim como notáveis avanços normativos no currículo e na qualidade da educação infantil.

Em apenas 2 anos criamos 41 mil novas vagas em creches e pré-escolas, quase a metade do tamanho da fila que encontramos ao chegar em 2013. Não vacilamos em dar prioridade à matricula de crianças em extrema pobreza, mesmo enfrentando muita oposição. Entregamos 60 novas escolas e iniciamos a construção de outras 177. Nomeamos e contratamos 10 mil professores e outros profissionais que eram necessários e 324 escolas passaram a ter atividades de tempo integral. Um avanço sem precedentes! A alimentação escolar de São Paulo é hoje um caso exemplar no Brasil: fornecendo 2 milhões de refeições por dia, ousamos na qualidade e passamos a adquirir somente sucos naturais, alimentos com menor teor de açúcares e gorduras e, pela primeira vez, a merenda passou a contar com produtos orgânicos da agricultura familiar. Um avanço já reconhecido pelo MEC e pela FAO/ONU. Abrimos os CEUs para uma maior participação da comunidade e implementamos grandes programas de cultura, esportes e de incentivo à leitura, o “Quem Lê Sabe Porque”.

A formação de professores passou a ser política prioritária. Criamos um novo sistema de formação de educadores – o CEU-FOR – e com ele a instalação de 32 polos universitários UAB hoje com já em pleno funcionamento: as melhores universidades públicas do país a serviço da formação e aperfeiçoamento de educadores. Criamos uma nova revista – Magistério – e nos integramos às ações formativas do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa. E para enfrentar problemas como bulling, atos violentos e conflitos nas escolas criamos os NAAPAs, núcleos de apoio à aprendizagem, com psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros profissionais. Algo também inédito!

Os esforços para melhorar as condições de trabalho e salário dos profissionais da educação devem ser permanentes. Mas o Governo Municipal concedeu em pouco mais de um ano aumentos acumulados de 25% e estabeleceu um dos maiores pisos salariais do Brasil.

Esses e outros avanços precisam se consolidar e tenho confiança de que isso haverá de acontecer. Muito ainda precisa ser feito. A política tem suas circunstâncias e meandros. Mas ela será sempre republicana quando for forte a Educação de um povo.

Por tudo isso, só tenho a agradecer e creditar todo o mérito à minha equipe, ao prefeito Fernando Haddad, que sempre nos apoiou, aos educadores de São Paulo e a vocês amigos e colegas pela força e incentivo.

A partir de agora passo a intensificar minhas atividades de conselheiro junto ao Conselho Nacional de Educação e, nessa condição, permaneço à disposição de todos.

Recebam o meu abraço

Cesar Callegari

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        1. Meu caro, eu leio FOREIUNG

          Meu caro, eu leio FOREIUNG AFFAIRS, revista bimensal, há 50 anos e tenho muitos anos encadernados. Veja não leio desde 1980, quando atacaram minha empresa com grosseria. Algumas vezes leio PIAUI e adoro POINT DE VUE.

          De resto só jornais, os quatro nacionais todo dia e TV nacional Globonews e Tv Cultura.

           

      1. Como em todos os partidos, há

        Como em todos os partidos, há pessoas de excelente nivel e de baixissimo nivel, Callegari fica no primeiro grupo.

      2. Tenho divergências com AA,

        mas não o meça pela tua prórpria régua. AA tem sua visão de mundo independente de partidarismo, pelo menos é o que eu noto por aqui.

        Inclusive eu, que defendo o governo progressista não sou partidário, defendo o que penso ser o melhor para o país. O que eu não admito é a demonização de um partido ou de um governo por puro e simples ódio. Se eu não gosto desse ou daquele partidpo é pelo conjunto da obra, mas evito ter esse ódio e esse rancor que só fazem mal a qualquer ser humano.

  1. Que carta bonita!  Carregada

    Que carta bonita!  Carregada de verdades;  é possível fazer política pública de qualidade: reunem-se os meios, as metodologias, e os bons aparecem querendo contribuir. E como contribuem; basta que tenham espaço e apoio!

    Finalmente alguém deu um basta a esta aprovação automática, uma insensatez.

  2. Por motivos desconhecidos que

    Por motivos desconhecidos que escapam da literatura médica ele ainda não foi internado com camisa-de- força.

             Painel Folha

            CONTRAPONTO

    Cabe mais um?

    Desde que foi convidado para assumir a Secretaria de Direitos Humanos da prefeitura paulistana, na segunda-feira, o senador Eduardo Suplicy (PT) tem demonstrado desconforto com a situação de Rogério Sottilli, que perdeu o cargo com sua nomeação.

    Ontem, depois de uma reunião entre a dupla, os dois almoçaram com o prefeito Fernando Haddad. Entre outros assuntos, o trio tratou do futuro de Sottilli. Ainda receoso, o senador sugeriu ao prefeito:

    –Fernando, se pudéssemos ter dois secretários à frente da pasta seria muito positivo!

  3. Esperamos: novo tempo

     “Nomeamos e contratamos 10 mil professores e outros profissionais que eram necessários e 324 escolas passaram a ter atividades de tempo integral. Um avanço sem precedentes! A alimentação escolar de São Paulo é hoje um caso exemplar no Brasil: fornecendo 2 milhões de refeições por dia, ousamos na qualidade e passamos a adquirir somente sucos naturais, alimentos com menor teor de açúcares e gorduras e, pela primeira vez, a merenda passou a contar com produtos orgânicos da agricultura familiar. Um avanço já reconhecido pelo MEC e pela FAO/ONU. Abrimos os CEUs para uma maior participação da comunidade e implementamos grandes programas de cultura, esportes e de incentivo à leitura, o “Quem Lê Sabe Porque”.”

    So fiquei sabendo dos detalhes do trabalho da SE paulistana porque essa carta foi reproduzida aqui, na integra. Em qual veiculo as pessoas têm esse tipo de informação ? O paulistano esta cada vez mais mal informado e reproduzindo a massa ma-informada também. 

  4. Problemas de comunicação

    Já souberam de alguma iniciativa do governo Haddad pela mídia? Aparte as ciclofaixas e outras amenidades, ninguém sabe o que o governo do Haddad fez e está fazendo para São Paulo. Ah! Se fosse prefeito tucano! Já estaria elevado à santidade!

  5. Mais uma grande perda pra

    Mais uma grande perda pra Educação de SP mas, se não me engano, O Callegari já tinha a intenção de voltar ao CNE onde continuará seu importante trabalho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador