Brazil Conference traz Janot, Ciro Gomes e João Feres Júnior em Harvard

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A segunda edição da Brazil Conference at Harvard and MIT ocorre nesta sexta (22) e sábado (23). O encontro é uma iniciativa dos estudantes brasileiros dessas duas instituições e, este ano, traz como tema central a busca de soluções para diversos problemas encontrados atualmente no Brasil.
 
Com o objetivo de aproximar ainda mais as discussões à realidade brasileira, de envolver alunos de graduação no Brasil nos debates da Conferência, e de criar embaixadores jovens que instigarão discussões em universidades no Brasil sobre as ideias e os temas lá discutidos, a Conferência deste ano contará com uma novidade: o Programa de Embaixadores da Brazil Conference.
 
Entre os debatedores, participam o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o empresário Jorge Paulo Lemann, o cientista políico João Feres Júnior, entre outros. Além dos palestrantes, o programa selecionou três. da graduação de universidades públicas ou privadas brasileiras.
 
Acompanhe, ao vivo, aqui.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. duvideodó

      Como já disse aqui, o Ciro tem meu voto desde que foi limado em 2010 e mesmo assim sempre demonstrou lealdade à causa progressista.

      Mas por ter assitido tudo que o Ciro já falou, duvido que fale alguma coisa quanto à conduta de Janot. O Janot protege o Aécio, e o Ciro é sempre muito brando com o Aécio – pudor que não tem com Lula.

      Duvideodó!

      Ainda assim tem o meu voto – legislativo é outra história.

      1. Também duvido e acho mesmo

        Também duvido e acho mesmo que nem vai se expressar contra o golpe como faz aqui no Brasil. E está nesse grupo discutindo o Brasil em Harvard, onde já estiveram o Moro,  o procurador beato e a Marina, é,  para mim, SUSPEITÍSSIMO. Desconfio que naquele local não estão buscando pluralidade de opinião, pelo menos no caso brasileiro. Estão expondo e investindo em quem, nestas bandas, possa ser útil .à causa do império.

        Muitos de nossos políticos  mostraram a sua verdadeira natureza depois de nos enganar por muito tempo. Estou mais atenta.

        O Ciro não tem meu voto.

        1. suspeito?

          Ciro em Harvard é naturalissimo. Estudou lá com outro que você aparentemente colocaria como suspeito, Roberto Mangabaira Unger. Até hoje eu não entendo direito como funciona esse troço que tem nos seus quadros apenas o maior intelectual de esquerda vivo ao mesmo tempo que dá formação a promotores estrangeiros sem sentir constrangimento.

          Se tiver com tempo explane a verdadeira natureza do Ciro. Gostaria muito de completar em relação ao que já sei dele.

           

           

          1. Sei que ele estudou por lá e

            Sei que ele estudou por lá e que o irmão, o Cid, também iria. E isso sempre me intrigou. Não há centros de referência na Europa do interesse de nossos estudiosos políticos? Só Harvard? Eram as indagações que sempre fazia. Mas tenho pouca informação.   Neste grave momento brasileiro, os palestrantes escolhidos pela Universidade, a partir do que é informado pela imprensa, sāo todos do mesmo ninho. O Ciro parece ser exceção. Mas será mesmo? 

            Aguardo suas informações. Isso é importante para pessoas que como eu só tem dúvidas.

             

             

             

             

          2. certezas

            No momento em que os coleguinhas de plano real foram virar gente grande, ele foi estudar com o Mangabeira Unger e Harvard é onde ele estava, há já muito tempo. Podia estar rico, mas insiste em politica. Ele era do partido dos intocáveis e saiu! O Mangabeira é muito estranho também, porque tal como o Ciro, não se contém em criticar os países centrais, e fala do que trava o país de fato – o que incomoda gente para dedéu (acho que o nassif já o entrevistou). O pensamento do Ciro deriva do pensamento desse cara, mas com a vivência da politica real. 

            Não tenho as certezas que elegantemente me imputa, mas politicos a gente tende a avaliar pelas posições em oportunidades concretas. Por ver as que estão para trás e as atuais é que darei o meu voto a esse cara. Acertou quase todas. Quase: concordava com a reeleição, e elogiou Cardozo, o que me revira o estômago até hoje. Tudo que Cardozo faça na AGU jamais desfará o que se omitiu no MJ.

            As críticas a Lula – meu herói total – não são de agora. É que agora as críticas do Ciro aparecem, e os sectários não param para tentar entender. Foi hilário ver o Paulo Moreira Leite chamar o Ciro achando que só haveria bordoada para um lado. Todo o mundo erra. E ele também errará se for PR, sei lá rebotando o Cardozo na Justiça ou o Mercadante na casa civil haha.

          3. lembrei

            no programa do pdt foi esperto

            ele plantou a projeção da inflação na mente de quem escutou aquilo: a previsão é que cairá para 6%. o crédito desta queda, mesmo por meios questionáveis, é de dilma. e foi o pdt que falou isso.

            e cutucou.. assim não há justificativa possível para manter a selic onde está com essa previsão. só serve a especulador.

            quem mais faz este discurso em horário politico?! eu queria ter visto o ciro em debate triturar o serra, e por isso torço para ver ambos candidatos – principalmente porque vamos poder chamar os tucanos de golpistas que são (pelo direito ao prazer). 

          4. Profesor

            Mangabeira Unger era professor…não estudante. Alias, ele fez historia na Universidade por ser o professor mais jovem a ingressar.

          5. Povinho esperto …
            O

            Povinho esperto …

            O Mangabeira sendo, como dizem, um brilhante pensador de esquerda, ao tornar-se o mais jovem professor de lá foi neutralizado. Deixou de ser um ativista, um militante e virou fonte de consulta de doutrinadores. Como desviar jovens “promissores”, livrando-os de ideologias indesejáveis? Conhecendo a fundo o pensamento de um teórico.

  1. Tá na moda brasileiros

    Tá na moda brasileiros discutirem o Brazil em Harvard? Não foi lá que os concurseiros do Paraná fizeram sua pós? Fora do ninho do golpe acho que só sobrou o Ciro. Janot, Ayres Britttttttto e Lemann são notórios golpistas. Já o outro que cientista político, não sei dizer.

    1. Sócio da Verônica

      e o Lemann, se não me engano, é sócio da Verônica Serra (não a Dantas) na sorveteria. E ainda tem aquela fundação que começou a financiar movimento pró-golpe. Que gracinha!!!!

  2. e Janot annuncia o fim da Lava Jato !

     

    Nassif tem razao: ele é o controlador do Golpe.

    Em uma apresentação mediocre Janot anuncia que vai acabar a Lava Jato.

    Lamentavel que um tecnico do medio escalao possa derrubar a republica, usando meios legais e ilegais.

    Missão cumprida. Thau, thau !

     

  3. O Ciro terá o meu voto…

    No dia em que falar um A sobre Aécio Neves. Ou seja, no dia de são nunca.

    Pergunte ao Ciro sobre o Aécio, e ele dirá: “O Aécio é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo!”

  4. Como se diz em inglês…

    Thanks, but no thanks!

    “… criar embaixadores jovens que instigarão discussões em universidades no Brasil sobre as ideias e os temas lá discutidos”

    Muito obrigado. Podem ficar com esses “pseudo embaixadores”. Não precisamos de mais golpistas neoliberais por estas bandas. Os que temos aqui já nos bastam.

  5. Fosse honesta a tal conference, convidados só os honestos.

    Deveríamos também encontrar alguns americanos que valorizassem mais o Brasil que os EUA, como Doroty Stang, e convidar também algum golpista corrupto como o janót, desse mesmo EUA, para vir aqui no Brasil debater algumas interferências descaradas na soberania os EUA.

    Claro que os interesses do Brasil estariam em primeiro lugar. Ou essa cambada pensa que vão repetir indefinidamente a história SUJA de sempre?

     

  6. Vamos ver o que o Ciro Gomes vai aprontar. Ele poderia ser o líd

    Vamos ver o que o Ciro Gomes vai aprontar. Ele poderia ser o líder que o país necessita no momento, mas ultimamente ele tem conseguido arruinar tudo. Se ele fosse mais humilde e tivesse bom senso poderia se unir às forças que estão resistindo ao golpe e tomar a dianteira desse processo de resistência. 

  7. dobradinha “Harvard”

    O Mangabeira Unger, professor de lá, o puxou dentro da turma de debatedores, elevando-o a nível de estadista, enquanto o Ciro o “oferece” como Ministro em futuro (bem futuro….se for) Governo.

    Poderiam conversar aqui no Brasil mesmo, não é? Para que fazer tudo em ingrés?

  8. Estou assistindo Brasil e as

    Estou assistindo Brasil e as instituições. 

    _____________________________________________

    (O GGN está gravando a íntegra deste encontro desde o início)? 

    Espero que sim. Será rico em mostrar os canalhas.

     

     

     

    1. Que pena, acabou…
      Agora é

      Que pena, acabou…

      Agora é Open Bar, segundo o dono do pedaço que convidou duas vezes, e deu endereço da tribuna.

  9. Que horror….
    Mesmo depois

    Que horror….

    Mesmo depois do horror da votação do congresso o horror continua…

    Boa parte país e parte de suas liderança perderam totalmente a noção da sensatez e do ridículo.

     

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador