Frota tenta violar a educação nacional, por Luiz Claudio Tonchis

Por Luiz Claudio Tonchis

É óbvio que não tem nada de mais que o truculento e desagradável “ator” de filmes de sexo explícito Alexandre Frota queira apresentar propostas para a Educação de nosso país. No entanto, soa muito estranho que o polêmico “Bady Boy” seja recebido pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), na última quarta-feira (25/04), como se a celebridade na área da pornografia fosse, também, uma referência na área educacional.

Pois bem, a reunião contou com outros representantes do movimento “Revoltados Online”, famoso pelo combate às ideologias políticas de “esquerda”, um dos principais responsáveis pelo massacre ao PT nas redes sociais e que, de certa forma, contribuiu para “legitimar” o impeachment da presidente Dilma, que levou Michel Temer, interinamente, ao mais alto cargo da República.

Frota publicou nas redes sociais que “foi bem recebido” por Mendonça e que o ministro teria ficado de “analisar” as propostas apresentadas. “Pude colocar algumas ideias para ajudar um país que eu amo”, redigiu o ator no seu Instagram junto com a fotografia da reunião. “Tenho certeza que iremos ajudar o país que eu amo”, é a legenda de outra foto, uma selfie juntamente com o Ministro. Repetitivo e nada criativo, sim, com esse “país que amo”.

Em uma entrevista ao Huffpost Brasil, Frota revelou que foi ao Ministério mostrar que o grupo apoia o projeto de “Escola Sem Partido”, que prevê o fim da “doutrinação de esquerda” nas escolas. “Nossa preocupação era justamente colocar ao ministro a importância desse projeto. Mostrar que a voz das ruas apoiam (sic) esses ministério (sic) para que a gente não tenha uma escola partidária, com o comunismo implantado nas salas de aulas (sic), para que nossas crianças possam ser livres com uma Pátria Educadora de verdade e não o que vinha sendo pregado até agora, uma coisa de doutrina. Saí de lá com a certeza que ele vai fazer um bom trabalho.”

A procuradora Beatriz Kicis, que acompanhou o ator na visita ao Ministério, declarou: “Não é uma lei da mordaça, é evitar a doutrinação. Hoje só se defende Lula e Dilma e chamam impeachment de golpe. Tem que proibir de colocar a sua verdade como sendo verdade. Queremos que seja feita uma limpeza na nossa Educação porque degringolou (sic) nos últimos 13 anos. Nossa luta é pela Educação.” Ela acrescentou ainda que já está provado que ideologia de gênero nas escolas “faz mal” para a cabeça dos jovens, das crianças e dos adolescentes. “Essa coisa de dizer para criança que ela não tem sexo definido, que pode usar qualquer banheiro, faz um mal terrível.”

Mas é desonesto dizer que as escolas praticam doutrinação política ou ideologia de gênero. É muita falta de informação, ou melhor, é má intenção, explícita. Remete-nos ao deputado Bolsonaro que ficava ostentando, nas redes sociais, um livro editado em Portugal como se fosse do nosso MEC. E muita gente, talvez pela falta de informação, se deixou manipular e acreditou nisso.

Então, essa sugestão de Frota e Revoltados Online é um golpe contra a Educação. Significa uma repressão aos professores que têm um pensamento crítico, progressista ou simplesmente livre; será uma violência aos nossos educadores. Todo professor consciente sabe que só pode falar o que fala, tratar de conteúdos críticos nas aulas, porque não estamos mais vivendo sob a opressão de uma ditadura.

O bom professor, principalmente da área de humanas, pelas características das disciplinas, não doutrina, mas ensina o exercício da reflexão. O poder do pensamento, da análise, da crítica, do questionamento que, por isso mesmo, é uma ameaça aos poderosos e seus sistemas de verdades dogmáticas, prontas, impostas.

O professor cumpre um currículo definido pelos sistemas de ensino. Nenhum currículo e nenhum livro indicado pelo MEC contém “doutrinações ideológicas”. Mas ensina, sim, o que é “esquerda”. E também ensina o que é “direita”. O bom aluno sabe que a esquerda inclui progressistas, social-liberais, ambientalistas, socialdemocratas, socialistas, democrático-socialistas, libertário-socialistas, secularistas, comunistas e anarquistas. E que a direita inclui capitalistas, neoliberais, econômico-libertários, conservadores, reacionários, neoconservadores, monarquistas, teocratas, nacionalistas, fascistas e nazistas.

A escola não pode abrir mão, como quer Frota, das conquistas nas lutas por igualdade e respeito às diferenças, que têm sido constantes em vários setores da sociedade. O ambiente escolar é um lugar privilegiado para isso, que se apresenta como um lugar de mudança, de falas diversas, um universo em transformação, voltado a um devir que nos espera cotidianamente. As discriminações de gênero, étnico-raciais e por orientação sexual, são dilemas que, para serem resolvidos, precisam ser desnaturalizados e esse processo de desnaturalização passa, necessariamente, pela informação séria que instrumentaliza professores e outros profissionais da Educação no desenvolvimento de projetos voltados ao respeito da pluralidade (característica fundamental da Escola) e enfrentamento a todo tipo de preconceito que possa vir a se apropriar das falas e atitudes das pessoas dentro dos espaços escolares. E saiba Frota que ninguém se torna gay porque foi induzido pela escola. Mas a escola ensina o respeito à diversidade, a pluralidade.

O bom aluno vai saber distinguir se a proposta que Frota defende para a Educação nacional é retrógrada, ultrapassada e reacionária. Infelizmente, muitas pessoas são levadas por pensamentos prontos. Perderam a noção de como se forma e se mantém a Sociedade. Perderam a noção do que seria Ética e Política de verdade. Não imaginam que um projeto transformador de país precisa de um projeto de Educação transformadora. Aliás, esse é um bom assunto para ser discutido em sala de aula.

 

Referência:

Castro, Grazielle, “Alexandre Frota é recebido pelo ministro da Educação e pede fim da ideologia de gênero e do ‘comunismo’ nas escolas”, 25/05/2016, http://www.brasilpost.com.br/2016/05/25/frota-ministerio-educacao_n_10131954.html.

 

Luiz Claudio Tonchis é Professor e Gestor Escolar, trabalha na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, é bacharel e licenciado em Filosofia, com pós-graduação em Ética pela UNESP e em Gestão Escolar pela UNIARARAS e pela Universidade Federal Fluminense (MBA). Escreve regularmente para blogs, jornais e revistas, contribuindo com artigos em que discute questões ligadas à Política, Educação e Filosofia.

Contato:  [email protected]

Redação

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bizarro mesmo é o “ministro”

    Bizarro mesmo é o “ministro” ter chamado. Eles foram, se acharam, deram seus pitacos. Mas o “ministro” não sabe o que está fazendo ali, nem qual o seu papel. Quanto à procuradora, devia procurar ler alguma coisa. Até gibi serve

  2. Eu fico mais chocada com o

    Eu fico mais chocada com o discurso dessa procuradora endossando o Escola sem partido do que com o imbecil do Alexandre Frota.

    1. Você já ouviu falar do olavismo cultural?

      Ela é uma das “olavetes” mais ativas. São os seguidores do astrólogo fiofósofo, o sábio de c*, o propagador de ideias anais que se auto”exilou” na Virginia, EUA, para fugir de processos no código 171 aqui no país. Lá ele conseguiu apoio de organizações “desinteressadas”, para articular sua rede de extremistas de direita no Brasil.

      Ela é procuradora, mas não se sabe bem em que horas cumpre seu expediente, pois é mais vista organizando manifestações partidarizadas do que cuidando de interesses públicos específicos do seu cargo, para os quais está autorizada a exercer. Ninguém sabe a hora em que ela trabalha como procuradora. Ponha o nome dela na busca das redes sociais, para encontrar cenas assim: 

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=N3o3hAWiiOo%5D

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=jeGytrcJPBo%5D

      Protesto na casa do Fachin.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=nlCqbA2bz-k%5D

      Assediando deputado no Congresso.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=Ul2x6AgFhvE%5D

  3. Parece que  próxima visita de

    Parece que  próxima visita de  Alexandre Frota,pretende ser  chez  Michel Temer. Nada formal,uma visita doméstica,um jantar,conversar sobre amenidades,sobre a dura vida de cineasta,sobre sua extensa e rica cinematografia. A ereção aos pináculos  da sociedade,a difícil penetração nos meios restritos onde encontrou resistência e contração,mas nada que uma decidida investida  não o colocasse  inteiramente nas entranhas do seu objetivo. Enfim,  histórias edificantes que conquistam  os assistentes por onde quer que vá.

  4. Vai aqui meu sentimento de

    Vai aqui meu sentimento de repulsa e meu manifesto de solidariedade a todos os que dedicam e dedicaram a sua vida ao trabalho de educar o nosso povo, Da mais humilde professorinha leiga das comunidades ribeirinhas nas lonjuras amazônicas, ao maior dos catedráticos deste país. Qualquer um destes sem exceção deveria ter prioridade em ser recebido pelo “ministro da educação”. Porem, o compromisso do “ministro” parece ser outro. Não acredito que o senador Cristovam Buarque, e tantos outros educadores, com ou sem cargo público que apoiaram o golpe estejam se sentindo confortáveis. (O adjetivo “confortável”, assim como toda a linha ponderada desta minha manifestação, tem o objetivo de me manter com um mínimo de linha e serenidade, afinal, estamos falando de educação. Meu sentimento verdadeiro é ainda manter a possibilidade de diálogo, agora mais nescessario do que nunca. Confesso porem que este nível de sarjeta que estamos assistindo a dias está mais apropriado para textos escatológicos e de axincalhe. A reversão está difícil mas se ainda houver uns tantos com caráter neste país, uma reação ainda é possível.

  5. Nacionalistas

    Sou nacionalista e não sou de direita…..sou de esquerda….Um NAcionalista de esquerda……Muitas vezes os marxistas  tem miopia nessa área…..

  6. Sem partido mas sem… ideologia?

    Gozado chamarem de “Escola Sem Partido” uma escola que pretende doutrinar para o capitalismo liberal.

     

  7. Foi premeditado para agredir os intelectuais brasileiros
    Pra mim está claro que receber esta escória intelectual, foi uma forma de esbofetear os intelectuais que lutaram contra o golpe. Eles estão fazendo o que querem, inclusive com requintes de deboche. Mas é sempre bom lembrar que os verdadeiros golpistas estão lá no STF, dando respaldo a tudo isto.

  8. Caro Nassif
    Meusdeuses
    Eles

    Caro Nassif

    Meusdeuses

    Eles são os vencedores do golpe, eles convocam quem fez  o golpe junto.

    Frota, Olavo de Carvalho, Reinaldo Azevedo, entre outros tranqueiras, são os donos da vez.

    O PT agora não é só oposição é anti golpista, é inimigo.

    Qual a diferença dessa promotora com o Moro?! Nenhuma.Caçam o povo, movimentos sociais, conquistas sociais etc etc

    Saudações

     

     

  9. Bem, só temos uma coisa a

    Bem, só temos uma coisa a constatar,  depois dessa aliança, diga-se de passagem, pornográfica,  entre Alexandre Frota, o ator pornô  e o MP, o monstro,  aécio mais uma vez ficou para trás, não foi o primeiro a ser comido. MP, o primeirão.

  10. …e mal pagos.

    Quando um ministro da educação recebe um claramente sub alfabetizado ator, integrante de filmes pornográficos, para ouvir dele, o ator, sugestões para a área da educação é porque estamos mesmo irremediavelmente fodidos. 

  11. Frota

    Se um ator pornô, declara que estuprou uma mulher e não foi devidamente julgado.

    É recebido pelo ministro de educação (com minúscula mesmo) ao qual apresenta um projeto para o ensino  que será considerado por  este.

    É de  se esperar que estupradores (lembro o fato inominável do Rio) se sintam a vontade para sair às ruas fazer o que dê na telha.

    Todo por 5 minutos de fama (?).

    Eu não vou perguntar onde está a justiça por que a gente sabe que “está podre”.

    Mas cadê os cidadãos de respeito?

    Vamos manifestar de todas as formas possíveis nosso repudio a tanta barbárie.

  12. ANALFABETOS POLÍTICOS

    Para a alfabetização política do dito  “ator” e da desinformada procuradora, sugiro a urgentíssima leitura o livro de autoria do mestre Paulo Freire  “Pedagogia da Autonomia” – Saberes necessários à prática educativa”.

  13. Ideologia na escola

    Nasci em 1965. entrei no 1o. ano no auge do governo militar – Médici / Geisel – 1972. Na escola era obrigado a se dizer que o comunismo é um regime repressivo, impositivo e antidemocrático, que impede toda e qualquer liberdade. Que te obriga a morar onde ele quer, que te obriga a trabalhar onde ele quer, que te nega qualquer possibilidade de progredir na vida. Que os comunistas são maus e isto servia para assustar e amendrontar criancinhas , ao ponto de devora-las. Certo que já tinha sofrido com a repressão na porta de minha casa, na privação da presença de meu pai por alguns dias para que ele indicasse o paradeiro de um companheiro que teria sido cassado , mas que , antes de preso , conseguira fugir para Cuba. Portanto já tinha uma dose de vacina no meu corpo.

    Isto não me impediu de em abril de 1975, já na 4a. série do primário, vencer a escolha de melhor composição acerca do heroísmo da “Revolução de 1964” ao nos salvar do comunismo. Esperto, meu pai me orientou a expor tudo o que o ensino público me enfiava goela abaixo, mas para meu bem e não por uma doutrinação de inspiração nazifascista.

    Para o 2o. grau, fui matriculado, contra minha vontade e para minha irresignação e revolta, em um colégio elitista, católico e portanto de extrema direita , que nada tinha a ver com minha formação política. Nos primeiros dias, já livre das amarras do militarismo que se enfraquecera nos anos anteriores, tive alguns embates interessantes. EM um deles , com um padre que lecionava formação humana ( vocês podem imaginar o humano que eles queriam formar, não é? ) e que em dado momento, próximo a páscoa, discorria sobre a doutrina de Jeshua ben Youssef, no qual ele exaltava a natureza pacífica, de amor, de compartilhamento, de solidariedade, de humildade, de honestidade do movimento , eu o indaguei assim: Ué , igualdade, amor, compartilhemento, ora , mas isto não comunismo? A aula acabou e eu tive a minha segunda passagem pela coordenadoria pedagógica para ser doutrinado.

    Em suma: Tive meu período escolar totalmente voltado para a direita. Estes que hoje convivem a política, ou seja , a minha geração, também e nem assim deixei de ser comunista. Aliás , sou anarquista, acho que a corrupção , o clientelismo e o fisiologismo são fatores decorrentes do poder. Logo, é inerente ao Estado.  

    Nunca fui picado pela peçonha da direita – certo que muitos foram – mas nunca me deixei levar por discursos mentirosos e totalmente contraditórios com o que vejo no mundo. Então, porque que a geração atual tem que ser manipulada? Cada um ( menos pessoas que se dedicam a atividades militares) tem um cérebro para refletir, pensar e se formar como tal ( militares não tem cérebro, devem ter algum tipo de esterco no lugar da massa cinzenta , tanto que o fedor que exalam ao morrer é muito parecido com o de bosta).

    Então meu caro, trate de prover o ensino com toda base ideológica possível e ensinar o aluno a pensar ( não a raciocinar, isto serve para a matemática cheia de axiomas e exatidões inquestionáveis, por isto se presta simplesmente a ciência da construção e não as ciências sociais e humanas) , que se terá uma população independente em suas escolhas.  

  14. Na boa, esse governo Temer só

    Na boa, esse governo Temer só fez merda até agora.

    Esses caras são sem noção.

    Hoje li uma notícia que o Temer vai trocar todos os ministros que estão envolvidos na lava jato para não contaminar o governo.

    Putz ! Nesse caso o governo interino Temer vai acabar, porque até o “dono” tem rabo preso.

    Vou te contar !  

    Já estou achando que o país tinha que passar por esse turbulência para saber quem é quem neste país.

    Está todo mundo nu, do politico mequetrefe que votou o impeachment pela mulher, amante, cachorro … até o STF, passando pela PRG, PF, PIG

    Viva a teimosia da Dilma, que não renunciou e nem vai, para facilitar a vida desses golpista e jogar toda a sujeira para debaixo do tapete e colocar um ponto final nessa patranha

    Esse golpista vão ter que sair do armário e mostrar a cara.

    Valeu Dilma !

    ///////

    Qualquer outro politico profissional já teria renunciado, não aguentaria a pressão que a Dilma está aguentando. Tenho dúvidas se o Lula aguentaria.

     

  15. Cara,na boa essa do ator

    Cara,na boa essa do ator porno foi um tiro no …. dos trouxinhas…eles sumiram! está super estranho no meu face…tipo entraram em depressão profunda!,até minha cunha que eu tinha deixado de seguir por excesso de coxinhinismo….hoje fui xeretar no seu face…fui obrigada a compartilhar um post muito louco,sobre a bravura da Dilma! que ela postou!

  16. Representativo
    Nada mais representativo desse governo golpista que se instalou do que a visita do AF ao ministro Mendoncinha. Vocês queriam o quê? Que ele recebesse o Chico Buarque?

  17. Ministro recebendo Frota e falar em educação foi algo icônico.

    A visita de Frota no Ministério da Educação foi algo icônico e antológico, pois demostrou o total desprezo do governo provisório pelos cargos que ocupam, como pelo absurdo simbólico que representou a visita.

    Frota é um contra-exemplo da educação que qualquer pai ou mãe, por mais estúpidos que sejam, desejariam para um filho, ou seja, foi um TAPA NA CARA nos pais e mães deste país, isto quer dizer que um representante do PCC pedir uma audiência para falar de segurança pública com o Ministro da Justiça ele será recebido, pois a lógica do governo é se pede uma audiência eles recebem.

     

  18. Quanto será que valeria a

    Quanto será que valeria a participação de um subcelebridade nos protestos com finalidade de derrubar o governo de uma repúbliqueta latino americana? De que forma os golpistas honrariam seus compromissos com terceiros? Sei lá, quem sabe apareça no enrêdo de algum remake de Bananas, do Woody Allen?

  19. Isso é pensado e é proposital

    Isso é pensado e é proposital para se alcançar um objetivo, que pode ser até ganhar mais popularidade com intenções políticas eleitoreiras dentre os grupos que acreditam nessas ideias, olha que têm muitos. Não é de hoje que  há uma espécie de hoaxing, aliás, começou como hoaxing na internet dissiminado por e-mails e depois ganhou dimensão quando as redes sociais ganharam popularidade . Há repetição de certos assuntos para confundir a população, já foram”os dolares de Cuba”, “Forum de São Paulo”,”Bolivarianismo no Brasil”, “auxílio reclusão”, “Friboi” , “Pt implantar o comunismo no Brasil” etc e o mais recente “Lei Rouanet” e agora volta a “Doutrina Marxista nas escolas”. Não tenho dúvidas que há comentáristas profissionais enchendo caixas de comentários de blogs e jornais pela internet, o  que consegue fazer com que outras pessoas  repetem esses baboseiras sem ao menos estar a par do assunto. Quando leio a respeito desse assunto, que estão tentando combater a “doutrinação marxista nas escolas” imagino como piada, pois nas escolas públicas male male se consegue passar um conteúdo mínimo para que os alunos consigam ao menos atingir 600 pontos no ENEM, o que dirá fazer doutrinação marxistas. Para esse povo que acredita nisso, talvez, porque qualquer reação dos alunos ou professores contra os baixos salários e a má qualidade do ensino e da infraestrura escolar seria doutrinação marxista. A contradição dessa turma é tamanha que vivem falando que o PT ou a esquerda quer implantar uma ditadura, que estão sufocando os meios de comunicação e liberdade de expressão, ué!!! mais a procuradora que acompanhou o Frota diz que “tem que proibir de colocar a sua verdade como sendo verdade”. Isso é o que? Censura. Isso é coordenado também, olha a notícia fresquinha desse mesmo assunto: http://extra.globo.com/noticias/viral/menina-defende-capitalismo-em-questao-de-prova-leva-nota-zero-mae-questiona-escola-sem-partido-19380565.html

  20. Neste compasso, breve, este País não terá professores!

    Quem vai querer investir em uma carreira já tão desprezada, em todos os sentidos, que tem um ator pornô otário como conselheiro,  de um Ministério da Educação?

    E esta procuradora, que não é especialista da área de educação, avalizando tudo isso, para dar um ar de seriedade às propostas apresentadas?

    Por que o Temer não o escolheu para Ministro da Cultura?

    Aí, eu queria ver o que os ARTISTAS fariam…

    Ou, ainda, por que este atorzinho não foi ao Ministério da Cultura com suas propostas para que também se proibissem textos, peças, filmes…? Aos ARTISTAS, jamais ele encararia… mas, na educação, ele pensa que qualquer um pode meter a mão…

    E ainda querem calar os Chicos, as Marias… Para dar voz aos Alexandres …

    A qual fundo de poço eles pretendem levar o País?

    Se o Brasil já é um dos últimos do mundo no rancking de qualidade educacional, com o pornô otário de conselheiro educacional, o Brasil sai do Planeta…

     

  21. As porcarias dos vídeos da

    As porcarias dos vídeos da Frota, quero dizer, da Fruta, não têm “ideologia de gênero”? Deve ser por isso que são umas porcarias pornográficas.

  22. Comentário de Alexey

    Comentário de Alexey Dodsworth Magnativa Via Facebook:

    “Professores ultrapassam suas funções e tentam fazer a cabeça de alunos para que sigam suas ideologias e visões de mundo? Sim, muitos fazem isso e estão errados. Mas o erro de uns não autoriza ninguém a tratar a classe dos professores com desconfiança, como se todos fossem uns “fazedores de cabeça”.

    O projeto de lei que Frota defende é um Cavalo de Troia sofisticado. Com o bonito nome de “Escola sem Partido”, atrai a simpatia de várias pessoas. Quem não quer uma escola sem partido? Eu mesmo não gostaria de filho meu tomando aulas com um professor que tenta fazê-lo votar no PT, PSDB, PSOL, ou em qualquer partido que seja, mesmo que seja um que eu goste. Não é função dele utilizar a sala de aula pra fazer proselitismo político. Só que se o professor faz isso, ele pode e deve ser chamado à atenção.

    Ocorre que o projeto, do jeito que está escrito, fala do respeito à liberdade religiosa do estudante, obrigado o professor a uma neutralidade impossível. Anotem o que estou dizendo: se este projeto inconstitucional passasse e o professor de ciências fosse ensinar darwinismo, os pais poderiam argumentar que aquilo contraria o que a Bíblia ensina [o criacionismo]. Respeite minha liberdade de crença! Não enfie essas ideias na cabeça de meu filho! Se você ensina darwinismo, então ensine criacionismo também para ficar “mais imparcial”.

    Não existe “neutralidade ideológica” quando se ensina ciências. Um professor de ciências tem que ensinar ciência. Não se pode cobrar dele que equipare teorias científicas a mitos de criação das religiões. Estes mitos da criação, aliás, estão previstos nas aulas de estudos da religião da Base Curricular Comum. Os alunos vão aprender os diferentes mitos, mas não como “fatos científicos”.

    As pessoas adoram evidências anedóticas para sustentar suas teorias da conspiração. Citam o professor aloprado X ou Y da cidade A ou B que ao invés de dar aula fica fazendo pregação política. Claro que este professor existe, mas ele é regra? E por que os pais não reclamam com a coordenação? Sabiam que não é com o MEC que se deve reclamar, e sim com a Secretaria Estadual ou Municipal de Educação, além da coordenação do colégio? Os pais participam da escola dos filhos? Se não, deveriam.”

     

  23. jabuti-parlamentarismo ?

    Sabemos que o nível de várias “lideranças” golpistas nunca foi razoável.
    Mesmo os mais, digamos, célebres, p.e. Hélio BicudoJanaina Paschoal, ocuparam histericamente a cena mas pareciam agarrados a alguma tática, alguma estratégia.
    E agora? Frota com Mendoncinha. Secretária das Mulheres comandada pelo “espírito santo”. Bolsonaros e Feliciano forçando aparição em “beijaço” LGBTs…Parece tudo provocação! Um deboche às políticas que avançaram (no mundo!) nos últimos anos.

    Gostaria aqui de partilhar uma pergunta vai além da provocação no MEC:

    estaria essa tática de deboche misturada com leviandade vinculada a alguma criação de clima de desordem – como especularam alguns comentaristas – não sei onde – vislumbrando um caminho do golpe, ou, mesmo um “golpe dentro do golpe”… Essa história do “pseudo-parlamentarismo” ou “jabuti-parlamentarismo” – “sem Lula”, “sem PT”, “sem Dilma”, “sem movimentos sociais”, “garantido pelas Forças Armadas” – como pensam passar isso… ? Esse foi o acordo PSDB-PMDB ?
     

    1. Tá passando do ponto das Forças Armadas intervirem.

      Os militares são cidadãos e muitos deles que são cochinhas estão vendo que foram enganados, estão tão p… da vida como a maioria dos ex-cochinhas e ex-trouxinhas e atuais escondidinhos estão.

      Este governo passou do ponto, e quem sai da estabilidade é fácil repetir mais erros um em cima do outro.

  24. A Escola.

    A escola Pública do PT não consegue encinar as criança a lêr e escrever. Hoje a juventude pobre com até 20 anos é burra e analfabeta.

     

  25. A culpa não é do Frota
    Casualmente após Mendonça Filho, o “ministro” da educação, ter recebido o notório estuprador Alexandre Frota, acontecem dois estupros coletivos: um no Rio de Janeiro e outro no Piauí.
    O que estes fatos têm em comum? O mais evidente é a cultura do estupro; outro é a boçalidade de ter “orgulho” do que foi feito: os 33 que estupraram a menina de 16 anos postaram um orgulhoso vídeo sobre seu feito em rede social, bem como os do Piauí. Já o Frota jactou-se de um estupro ao vivo, em um programa de tevê (http://www.revistaforum.com.br/2015/03/02/em-rede-nacional-frota-confessa-estupro-e-povo-aplaude/). O “ministro”, por seu lado, jactou-se de ter recebido o Frota para dele receber conselhos sobre educação.
    A culpa é dos golpistas e, em especial, do temer que nomeou este rapaz para seu ministério de notáveis.
    Espero que a hora destes vira-latas (com todo o respeito aos vira-latas, que não merecem ser comparados) chegue logo.

    1. Ele não tem nada de inocência, é bandido igual.

      O neto segue os passos do avô, aquele general ministro que estava à direita do Geisel, que foi obrigado a defenestrá-lo para um pijama inglório em 1977, pois estava atrapalhando os planos do general presidente. Seu “netinho” provavelmente se articula com as ligações ultradireitistas herdadas de família.

  26. Frota e Educação (Ciência) Me Parecem Inconciliáveis.

    Frota e Educação (Ciência) me parecem inconciliáveis. Advindo dos golpistas, trata-se de mais um achincalhe, como o Amado Batista, recentemente “relatando” para [In]Feliciano. Grotesco. Na verdade, me preocupa ou ojeriza muito mais artigo do deputado do PSDB, claro, Izalci Lucas, autor de Projeto de Lei que trata (?) das diretrizes da educação e da proibição de professores utilizarem as aulas para impor ideias políticas ou religiosas (Sic!). Elo de Acesso aqui. Este infeliz projeto deste obscuro golpista vem na esteira dos ataques ao grande educador Paulo Freire. E não é “pensado” aqui, e sim na matriz de mão branca. Quanto a esta procuradorazinha, é só mais uma teleguiada porra-louca sem nada para se ocupar, talvez faça parte do grupo neo-hegeliano. É isso que os golpistas têm a oferecer.

  27. Comentário.

    Bom esse governo golpista, que juntou religioso, estuprador, pequenas tropas de assalto, corruptos (não era por causa deles o impíchim?), gente da pior espécie. Gente perigosa, no entanto. “Quando ouço falar em cultura, puxo logo o revólver.”

    Quando este governo fala em cultura, mostra logo o Alexandre Frota.

    O erro mais grosseiro aparece numa foto, de muitas semanas, com manifestantes carregando faixa contra o Paulo Freire.

    Claro, ensinar pessoas a aprender a escrever em 45 dias não é digno de observação.

    E pensar que o método é para adultos, e não para crianças. Este detalhe é fundamental.

  28. E os procuradores, hein……

    Como que é ? “… que prevê o fim da “doutrinação de esquerda” nas escolas.” Ah, bom.

    “É pau, é pedra, é o fim do caminho…

    É a lenha, é o dia, é o fim da picada…”

     

     

  29. “Frota tenta violar a educação nacional”

    QUAL EH A HISTORIA QUE A CLASSE MEDIA QUER OUVIR NA SALA DE AULA? SERA QUE EH A DO VENDEDOR DE PIZZA QUE BATE NA PORTA DE DOIS HOMENS ENTEDIADOS…E ACABAM COMENDO FROTA?  A DA MULHER VESTIDA DE ENFERMEIRA DANDO TRATAMENTO A RAPAZES…E LOGO SE AUTO-DENOMINANDO RAINHA DOS BAIXINHOS?

    O DEFICIT NA EDUCACAO  DA CLASSE MEDIA NO BRASIL EH O VERDEIRO PROBLEMA, NAO A DOS MAIS HUMILDES. ESSA CLASE IGNORANTE E AGRESSIVA QUE BATE PANELA, REVELA ALGO MUITO ALEM DA SUPERFICIALIDADE, MAS  CULTURA DO CLASSISMO, DO MACHISMO, DA IGNORANCIA PROFUNDA E DO DESPREZO AO OUTRO. E SOBRETUDO A MA FE DE TRATAR A OPINIAO ADVERSA COMO ENEMIGO A SER EXTERMINADO..

    OS PANELEIROS ONDE SE ESCONDEM? NAO VAO BATER PANELAS, OU JA PERCEBERAM O RIDICULO DO QUAL SAO RRESPONSAVEIS?

  30. Vi no post do Almeida que

    Vi no post do Almeida que Alexandre Frota é neto de Silvio Frota. DNA terrível. Pelo que já li, Geisel tirou Frota da ‘sucessão’ presidencial pois pelo radicalismo dele o Brasil poderia entrar no caminho que seguia a ditadura argentina da mesma época, ou seja, exterminar qualquer pessoa que parecesse ter um traço de esquerda, como ter o vermelho e o negro do Stendal na biblioteca [rs] 

    Brinco com a minha mulher de que é bom a gente começar a reler a origem das espécies, o anticristo de Nietzsche, esses ‘esquerdistas malditos rs’ antes que elas sejam proibidas. Ela fala que exagero, mas nunca substime a burrice. Ela afeta todo mundo – vide Trump nos EUA. 

  31. Há uma contradição intrínseca

    Há uma contradição intrínseca nesta demanda da direita: querem impor a ideologia da não ideologia e a política da não política.

  32. Nível educacional já começa

    Nível educacional já começa ser debatido

    Basta de Paulo Freire, chega de educação comunista! Com o Governo de Redenção Nacional, o país começa o debate de alto nível sobre o futuro do ensino brasileiro, com o Ministro da Educação mostrando a que veio e o que esperar da sua pasta daqui para frente.

    Nos próximos dias o MEC emanará as diretrizes para todas as escolas do país substituírem Freire por Frota,   acostumando os jovens estudantes com seu destino inescapável nas mãos dos homens bons. Será uma revolução na educação brasileira, um expoente, somente alcançado com a elevação de Michel Temer à condição de mandatário maior da nação, marcando mais uma vez sua gestão como a mais qualificada de todos os tempos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador