Estudantes são protagonistas da comunicação em suas escolas e comunidades

Por Juliana Sada, do Centro de Referências em Educação Integral

Comunicação, cultura, protagonismo juvenil e educação. É em torno dessas áreas que se constrói a Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural (RPTV). O projeto, encabeçado pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular em Currais Novos (RN), visa a formação de crianças e adolescentes para a produção e veiculação de conteúdos audiovisuais em um canal da televisão a cabo, além de levar cultura para escolas e comunidades.

O embrião da iniciativa foi uma parceria entre a ONG e a secretaria estadual de educação do Rio Grande do Norte que possibilitava a exibição de filmes, debates e a realização de oficinas em escolas públicas. A partir dessa experiência e com a possibilidade de ocupar espaço na televisão a cabo é que se criou a Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural.

Local: Currais Novos, Rio Grande do Norte
Início e duração: De 2010 até os dias atuais.
Responsáveis: Centro de Documentação e Comunicação Popular (CECOP).

Prestes a completar cinco anos, o projeto atende hoje diretamente vinte crianças e adolescentes, de 12 a 18 anos. Com apoio de educadores, o grupo recebe capacitação para realizar as diferentes etapas da produção audiovisual e produz os conteúdos para a emissora educativa. As atividades acontecem diariamente no período do contraturno escolar.

Clique aqui para conhecer essa experiência na integra.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador