Hoje , dia 19/09/2013 , Paulo Freire completaria 92 anos.
Lembro-me como se fosse hoje o meu encontro com Paulo Freire: minha mãe professora primária convidou-me para participar de uma reunião pedagógica na escola pública estadual que lecionava porque um grande educador e crítico do ensino vigente iria palestrar.
Eu já havia ouvido falar a respeito de Paulo Freire que no início da década de 80, no século XX, era bem conhecido, mas não havia lido nenhum de seus livros, porque eu era uma jovem, recém formada no colegial que sequer imaginava , naquela época, embarcar na área educacional.
Mas fui ao encontro de Paulo Freire com minha mãe.
Homem simples , muito informal , sentou-se em círculo junto às professoras e disse que não se tratava de palestra, mas sim de um bate-papo, uma troca de experiências entre educadores.
Não me lembro do que foi dito especificamente, porque além dos 30 anos que separam-me do episódio, minha memória já dá indícios de estar superlotada, de modo que anda deletando muitas coisas para abrir novos espaços. No entanto, lembro-me de ter ficado orgulhosa da profissão da minha mãe tamanha ênfase Paulo Freire deu a ela,sobretudo, da importância política, afinal estávamos ainda em plena ditadura militar e civil e a educação era uma forma de alcançar a tão sonhada democracia.
Saudades do Paulo Freire, saudades da minha mãe. Educadores que acreditaram que o processo de ensinar/aprender é transformador e emancipador, sobretudo, aquele voltado para as classes trabalhadoras.
Utópicos, sonhavam com um país que garantisse o direito para todos, apostando positivamente na diversidade das ideias, dos credos, das raças e dos gêneros.
Deixaram sementes que brotaram, os brotos cresceram,floresceram e frutificaram e produziram novas sementes que estão a brotar.
Feliz aniversário Paulo Freire!
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O desservico que Paulo Freire
O desservico que Paulo Freire prestou a essa nacao nos vamos pagar por no minimo mais quatro geracoes.
Falta o argumento
Infâmia e vilania não são benvindas aqui.
Falta argumento à sua acusação, o que a torna ainda mais covarde.
Como se não fosse suficiente faze-la a alguém que não pode se defender.
Paulo Freira e’ (foi) um
Paulo Freira e’ (foi) um subintelectual marxista e molestador ideologico de criancas cujo obra aplicada deixou o Brasil sempre disputando as penultimas posicoes em qualquer ranking internacional da area….
Aqui apenas um exemplo da grande “obra” de Paulo Freire onde 2+2= 3, 4 ou 5 dependendo do “universo do educando”……
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/11/121127_educacao_ranking_eiu_jp.shtml
Brasil fica em penúltimo lugar em ranking global de qualidade de educação
Atualizado em 27 de novembro, 2012 – 09:52 (Brasília) 11:52 GMT
Brasil ficou em penúltimo lugar em ranking global que mede qualidade de sistemas educacionais
O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores.
A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.
Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição.Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong.
Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Além disso, critérios como a quantidade de alunos que ingressam na universidade também foram empregados.
Ranking Pearson-EIU
Para Michael Barber, consultor-chefe da Pearson, as nações que figuram no topo da lista valorizam seus professores e colocam em prática uma cultura de boa educação.
Ele diz que no passado muitos países temiam os rankings internacionais de comparação e que alguns líderes se preocupavam mais com o impacto negativo das pesquisas na mídia, deixando de lado a oportunidade de introduzir novas políticas a partir dos resultados.
Dez anos atrás, no entanto, quando pesquisas do tipo começaram a ser divulgadas sistematicamente, esta cultura mudou, avalia Barber.
“A Alemanha, por exemplo, se viu muito mais abaixo nos primeiros rankings Pisa [sistema de avaliação europeu] do que esperava. O resultado foi um profundo debate nacional sobre o sistema educacional, sérias análises das falhas e aí políticas novas em resposta aos desafios que foram identificados. Uma década depois, o progresso da Alemanha rumo ao topo dos rankings é visível para todos”.
No ranking da EIU-Person, por exemplo, os alemães figuram em 15º lugar. Em comparação, a Grã-Bretanha fica em 6º, seguida da Holanda, Nova Zelândia, Suíça, Canadá, Irlanda, Dinamarca, Austrália e Polônia.
Cultura e impactos econômicos
Tidas como “super potências” da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam o ranking, e na sequência figura uma lista de destaques asiáticos, como Hong Kong, Japão e Cingapura.
Alemanha, Estados Unidos e França estão em grupo intermediário, e Brasil, México e Indonésia integram os mais baixos.
O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos, e por isso apresentam um cenário com um atraso estatístico frente à realidade atual.
Mas o objetivo é fornecer uma visão multidimensional do desempenho escolar nessas nações, e criar um banco de dados que a Pearson chama de “Curva do Aprendizado”.
Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo.
Daí o alto desempenho das nações asiáticas no ranking.
Nesses países o estudo tem um distinto grau de importância na sociedade e as expectativas que os pais têm dos filhos são muito altas.
Comparando a Finlândia e a Coreia do Sul, por exemplo, vê-se enormes diferenças entre os dois países, mas um “valor moral” concedido à educação muito parecido.
O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.
Há ainda menções às consequências econômicas diretas dos sistemas educacionais de alto e baixo desempenho, sobretudo em uma economia globalizada baseada em habilidades profissionais.
Copia e Cola não é argumento
Aonde está a relação entre o artigo e Paulo Freire? De onde você sacou que o sistema brasileiro de ensino é calcado na obra de Paulo Freire? Antes fosse, com certeza teríamos melhores índices.
Quem é incapaz de demonstrar aquilo que afirma, apela para o preconceito.
Você leu este trecho do artigo que colou?
Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo.
Parece evidente que não…
Boa lembrança
Sonia,
Muito boa sua lembrança. Tive também o prazer de conhece-lo pessoalmente no início dos anos 80. Uma grande figura humana, um enorme carisma aliado a uma simplicidade extrema.
Claro e decidido e comunicador como poucos. Sinto que sua pedagogia, carece da sua presença, já que o considero uma parte fundamental dela.
parabéns filhas filhos de Paulo Freire
Fantástica lembrança!
Cerimônia na Faculdade de Educação da USP
Haverá uma solenidade para homenagea-lo hoje, às 19:30 hs na FEUSP.
Foto: Reprodução
Mestre
Saudades do Mestre. Que sua visão de uma educação libertadora e conscientizadora continue como ideal de todo profissional em sala de aula.
Valeu Sonia
Obrigada pela lembrança. Gostei muito do seu depoimento. Paulo Freire permanece sendo um dos maiores pensadores brasileiros. Ele elaborou idéias profundas, transformadoras, aparentemente simples, mas que encerram enorme complexidade do ponto de vista epistemológico.