Governo Alckmin fecha escolas e reforma presídios no ABC

Do ABCD Maior

Alckmin fecha escolas e reforma prisões do ABCD
 
Por: Renan Fonseca
 
Enquanto o ABCD perde seis escolas estaduais e outras 30 não terão aulas noturnas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) investe na reforma dos CDPs (Centros de Detenção Provisória) regionais. As unidades prisionais de Santo André, São Bernardo e Mauá, com superlotação que ultrapassa três vezes o limite da população carcerária, receberam investimento para reparos estruturais, sem qualquer previsão de ampliação. Nas últimas manifestações de rua contra a reorganização escolar, a população levantou o bordão “fecha escolas, ergue prisões”, como forma de criticar as políticas públicas do Estado.
 
Especialistas em segurança e educação ouvidos pelo ABCD MAIOR argumentam que, ao abandonar a educação formal, o Estado contribui para o aumento da população prisional. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, no ABCD a unidade de São Bernardo é a que possui a maior superlotação. Com capacidade para 844 pessoas, atualmente 2.401 estão instaladas do CDP que fica no Bairro Cooperativa. Em Santo André, o CDP na Vila Palmares comporta 534 prisioneiros, porém, a unidade registra 1.874 indivíduos. O terceiro centro de detenção, em Mauá, tem quase 1.500 pessoas, sendo que a capacidade é de 624.

 
MÃO DE OBRA DO CRIME
 
A tendência é que a situação não se altere. “Historicamente, nossas prisões são depósitos de gente. Quando o jovem não tem acesso à boa educação, à cultura e ao lazer, perde formação e oportunidades de se inserir no mercado de trabalho”, analisou a professora da UFABC (Universidade Federal do ABC) Alessandra Teixeira, doutora em Sociologia e pesquisadora do Observatório de Segurança Pública da Unesp. De acordo com ela, o adolescente prejudicado pela precariedade da educação pública acaba absorvido pela criminalidade. “O jovem vira mão de obra para o crime organizado, e o primeiro contato que ele terá com a carceragem será o CDP”, salientou.
 
Para Alessandra, construir ou fechar prédios não pode ser indicador de política pública. “As verbas para a Segurança e Educação são diferentes. Mas, ao fechar escolas, o governo contribui para um ciclo que gera a mão de obra para o crime organizado. Assim que o jovem ingressar na cadeia, os grupos criminosos vão captar essa pessoa, que poderia ter uma possibilidade de evitar essa situação se tivesse acesso a uma boa formação escolar”, reforçou a professora. “O jovem sem acesso à educação e a população prisional são o mesmo público”, reforçou.
 
ÁGUA DE CHUVA
O governo estadual, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, informou que “o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santo André está em reforma para a ampliação da captação de água da chuva e armazenamento em reservatório de 5 mil litros, confecção e instalação de um novo portão de entrada da unidade, reforma de cela destinada à pessoas com necessidades especiais, setores de subportaria e portaria passando por adaptação para melhor acessibilidade e instalação de mictórios e lavatórios nas torres de vigilância. Os custos somados tem valor estimado de R$ 39.442”.
 
Já o CDP de Mauá “está em obras para a alteração dos portões de acesso aos pavilhões habitacionais, com custo estimado em R$ 5.100,00”. No caso de São Bernardo os valores e detalhamentos da
 
Na Educação e na Segurança, Estado falha em transparência
 
O coordenador do curso de Pedagogia da Fundação Santo André, Sebastião Porto, também é um dos críticos das medidas adotadas pelo governo Alckmin. A reorganização escolar, conforme o docente, foi feita sem transparência e participação da população e especialistas em educação. “Claro que sempre precisamos reorganizar e melhorar nossas escolas. Mas isso tem de ser feito ouvindo pais, alunos, professores e especialistas na questão. Isso não acontece no governo de São Paulo”, argumentou o professor, que já foi funcionário da Secretaria da Educação estadual.
 
Porto também acredita que o processo de precarização da educação de base pode contribuir com o aumento da criminalidade. “Concordo com os movimentos de rua. Esse link existe, é evidente”, salientou. O professor chama atenção também para a falta de compromisso do Estado com os professores da rede básica. “Ao fechar escolas e salas de aula, o governo do Estado deixa de lado o professor, o profissional que participou de uma atribuição de aulas para trabalhar mais próximo de casa e agora se vê obrigado a se deslocar para mais longe”, explicou.
 
LIGAÇÃO ÓBVIA
“A ampliação do acesso à escola pública é um acontecimento recente no nosso País. Por outro lado, temos uma das maiores populações carcerárias e esses fatos estão ligados”, sustentou. “Essa ligação é quase óbvia. Temos uma educação deficitária que não consegue trabalhar uma série de valores e princípios. Isso tem um reflexo na população carcerária.”

 

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que Alckmin deveria

    Acho que Alckmin deveria fechar as escolas e reformar os presídios com celas especiais para ele e seus comparsas corruptos curtirem a vida trancados e longe da vida pública, que tanto lhe faz mal. 

  2. Essa noticia é a cara do Alckmin!

    Fechar escolas e desativar cursos noturnos em lugares de maior precariedade é de uma falta de compromisso com o social, com a educação e com a população modesta, que nenhuma outra medida supera essa atitude. Eita elitizinha mesquinha.

  3. Caro Nassif
    Ainda entendo que

    Caro Nassif

    Ainda entendo que os governos tucanos, estão atrás de alguma forma, de diminuir o número de alunos das escolas estaduais, no Pro Uni.

    A melhoria dos governos tucanos da educação, é acabar com o ingresso desses alunos,  nas faculdades.

    Saudações

  4. O projeto e a forma tucana de

    O projeto e a forma tucana de governar são exatamente estes: investir em presídios e fechar escolas. Em MG não foi diferente; basta que os jornalistas investiguem a tuação dos governos Aécio Cunha e Antônio Anastasia para fazer essa constatação. Além de privatizar serviços públicos, dentre os quais o fornecimento de energia elétrica e gás, os governos tucanos têm o propósito de privatizar o sistema penitenciário. Uma maravilha, para as empresas que vão explorar o ‘serviço’, não é mesmo?

  5. Governo Alckmin fecha escolas

    Escolas estaduais estão sendo fechadas no estado inteiro. Outras escolas estão tendo seus cursos noturnos fechados. Em Campinas sei de jovens que trabalham durante o dia e fazem o secundário à noite e não sabem o que fazer, pois o curso noturno será fechado e sua “nova” escola seria muito distante, impossível de ser frequentada.

    Nada ou muito pouco se vê na “grande” imprensa sobre isso. Vemos essa cambada tucana agindo com desfaçatez e empenho em destruir qualquer possibilidade de migração social. É inacreditável. 

  6. A lógica dos tucanos é sucatear as escolas públicas

    A lógica dos tucanos é sucatear as escolas públicas para que os alunos de baixa renda ingressem em escoas particulares. É a tara que esses malandros tem em privatizar tudo. Fechar escolas públicas é uma forma sutil de empurrar esses alunos para a boca dos tubarões do ensino privado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador