Governo de SP corta metade das vagas de ensino técnico

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O governo do estado de São Paulo cortou pela metade um programa educacional, muito explorado por Geraldo Alckmin durante a sua campanha à reeleição. Visando oferecer ensino técnico aos alunos da rede estadual, o programa Vence abriu 10 mil vagas neste ano. Antes, eram 20 mil.
 
Da Folha de S. Paulo
 
SP corta 10 mil vagas de programa que dá ensino técnico a alunos estaduais
 
O governo de São Paulo reduziu à metade um programa que visa dar ensino técnico aos alunos da rede estadual.
 
Chamada Vence, a iniciativa foi uma das mais citadas na área da educação e emprego pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante a campanha à reeleição ao cargo no ano passado.
 
Tradicionalmente, eram abertas 20 mil vagas por semestre para alunos da rede estadual fazerem curso técnico em instituições parceiras.
 
Nesta quinta-feira (29), a Secretaria da Educação enviou documento para as instituições avisando que seriam apenas 10 mil novas vagas, “em razão da rearticulação das ações governamentais para a gestão 2015-2018”.
 
Com arrecadação em baixa devido ao fraco desempenho da economia, Alckmin contingenciou neste mês 3% do Orçamento deste ano.
 
Segundo uma instituição que participa do programa, as inscrições para este semestre já estavam encerradas e foram feitas contando que seriam 20 mil novos participantes. Agora, metade dos alunos terá de ser dispensada.
 
As escolas de ensino técnico credenciadas recebem do governo um valor por aluno para oferecer o curso gratuito ao estudante.
 
Entre as áreas de conhecimento, estão administração, enfermagem e informática.
 
Criado em 2012 na própria gestão Alckmin, o programa tem o objetivo de ampliar a possibilidade de emprego dos estudantes.
 
Também é apontado pelo governo como forma de melhorar o ensino médio, pois pode motivar os alunos e ampliar seus conhecimentos.
 
Em agosto passado, em um dos primeiros compromissos públicos após a oficialização da candidatura para reeleição, Alckmin visitou um colégio que integra o programa, para elogiar a iniciativa.
 
Procurada na noite desta quinta-feira (29), a Secretaria da Educação informou que outras 10 mil vagas devem ser abertas ao longo do ano.
 
Se isso se confirmar, serão 20 mil no ano, montante que era aberto por semestre.
 
A pasta disse ainda que, devido ao horário em que foi questionada, não era possível detalhar a medida.
 
FEDERAL
 
No fim do ano passado, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) também anunciou ações que devem reduzir um programa federal de auxílio a estudantes.
 
O Fies (programa de financiamento estudantil a universitários) passou a ter uma nota de corte, o que diminui o público apto ao programa.
 
A União também enfrenta dificuldades orçamentárias.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Governo de São Paulo” é o

    “Governo de São Paulo” é o Alckmin do PSDB né? ….

    É que quando é o Governo Federal,  há nome e sobrenome. “Dilma do PT”.

    Fica a dica.

  2. O governo federal não cortou

    O governo federal não cortou vagas, mas aumentou a nota de corte, o que faz com que o sujeito tenha de se preparar melhor para conseguir uma bolsa, no BRASIL INTEIRO, já o des-governo de São Paulo reduziu à metade número de vagas, uma medida francamente discriminatória. Quem quiser curso técninco que pague, mesmo sendo pobre e gênio.  UM descalabro !!! FORA ALCKMINTIROSO, ESTELIONATÁRIO ELEITORAL !!!

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  3. Quando o problema é com o

    Quando o problema é com o Governo de São Paulo e a mídia não tem com omitir, porque quando tem, omite, ela dá um jeito de introduzir o Governo Federal para minimizar o “estelionato eleitoral” do sr. Alckmin. Assim está sendo com esse corte de vagas. Assim está sendo quando se trata da falta de água. ,Inclui-se todo o nordeste no problema. E para se ter essa manipulação o Governo direciona toda a verba publicitária para essa mídia golpista…. 

    1. Quando ouvi comentarios de

      Quando ouvi comentarios de que é em tudo a seca inclusive no nordeste eu fiquei sem entender,qual é novidade haver seca no nordeste!.não assisto televisão mais tem que ser muito otário e muito mal carater tentar encobrir a falta de investimento no abastecimento de São Paulo,apesar de 10 anos de alerta.com a seca no semiarido brasileiro.que para mim a unica novidade dessa seca é que não vemos mais a devastação da fome e sede nas pessoas e animais.

  4. Perfeito Marco.  E lembrando

    Perfeito Marco.  E lembrando que o foco do Governo Federal estará – ao menos é o que está posto – no Ensino Médio.  Será que o corte ocorreu em função disto?  O Alckmin do PSDB resolveu investir menos em Educação depois da reprimenda ao Governo Federal quando anunciou cortes nesta rubrica …

  5. CORTES DO GOVERNADOR

    Em 2013 já tinha cortado os exames médicos. Professores vão fazer Perícias em cidades há mais 300 km de onde moram. O SPPREVI faz e impõe suas leis contra os aposentados.  Assim é esse desgoverno Geraldo Aidimim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador