Sob Temer, MEC paralisa programa de combate ao analfabetismo e culpa governo Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – É destaque na Folha desde domingo (28) que o programa Sistema Brasil Alfabetizado, que combate as taxas de analfabetismo entre jovens e adultos, está suspenso desde que o interino Michel Temer (PMDB) assumiu o poder em função do afastamento de Dilma Rousseff (PT) por conta do impeachment.

De acordo com o jornal, embora o Ministério da Educação sob Mendonça Filho (DEM) negue a paralisação de parte dos trabalhos, a interrupção do programa foi confirmada pela própria pasta a uma cidadão por meio da Lei de Acesso à Informação. O setor disse que, “até o momento”, não há “previsão de reabertura do Sistema Brasil Alfabetizado para ativação de novas turmas.”

Hoje, o Brasil acumula 13 milhões de pessoas que não sabem decifrar nem um bilhete simples, o equivalente a 8,3% da população com 15 anos ou mais, apontou a Folha. Era esse o público alvo do programa criado em 2003, durante o governo Lula, e executado por Estados e municípios com verba federal.

A Folha entrou em contato com prefeituras e governos estaduais que relataram “um bloqueio no sistema da pasta que impede o cadastro de alunos – o que inviabiliza o início de novas turmas. (…) Atualmente, só os alunos cadastrados antes desse bloqueio do sistema estão frequentando as aulas. De acordo com o ministério, são 168 mil no atual ciclo, iniciado em outubro do ano passado.”

O número atual de alunos é um verdadeiro golpe no programa, que vinha atendendo cerca de 1 milhão de pessoas por ano, segundo dados de um levantamento feito em 2013.

“A Folha indagou a todos os governos do Nordeste, onde estão 54% dos analfabetos do país, sobre a situação do Brasil Alfabetizado. Sete dos nove Estados da região responderam, e relataram, no mínimo, expressiva queda de atendimento desde o bloqueio do programa e, nos piores casos, o fim dos cursos de alfabetização.”

Documento deste ano feito por um grupo que incluiu o Ministério da Educação aponta uma taxa de alfabetização de 47% a 56% dos alunos.

O MEC, que não está convencido da eficácia do programa – a taxa de alfabetização entre os alunos é de 47% a 56% – afirmou ao jornal que o programa sofreu cortes porque já existia um contingenciamento no orçamento de 2016 no valor de R$ 120 milhões, e que os mesmos programas já haviam sofrido corte na ordem de R$ 112 milhões em 2015.

Já a assessoria do ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante “atribuiu problemas orçamentários da pasta à situação política e criticou o que chamou de desmonte da área. Ele disse ter mantido ações no Brasil Alfabetizado em 2016, mesmo com restrições financeiras. Segundo a equipe do ex-ministro, questões orçamentárias do MEC estavam ligadas à espera pela aprovação da alteração da meta fiscal no Congresso.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que patetico

    O PMDB foi o principal socio do PT, a vice presidencia pertenceu a eles durante todos esses 13 anos.  É muita cara de pau alegar herança maldita de um governo do qual você foi o principal aliado. Inclusive, o PMDb tinha tanto poder que, se quisesse, poderia chantagear e fazer o PT mudar suas politicas. Tanto poderia como fez. Aposto que a guinada neoliberal do governo Dilma foi influencia do PMDB.

    O pior de tudo é que muita gente vai engolir o discurso do PMDB e aceitar usar a Dilma pra bode expiatorio universal.

    1. Em termos tecnicos…

      Ate eu aceito.  O fato eh que Dilma desmontou a economia do Brasil quando aceitou o aumento dos juros.

      NAO.  Nao ha como escapar disso nao.

      E o pior esta por vir com Temer.  O Brasil vai virar uma fabrica de favelas de novo.

  2. O que mostram as pessoas que aparecem nos vídeos?

    Que a classe média e o povão são alfabetizadas e politizadas pela Globo.

    E o governo Temer fez recentemente uma homenagem ao grande golpista CRISTOVÃO BUARQUE. Veja o que diz a insuspeitável (pelo menos para esse caso) Folha de São Paulo.

    Saiu na Fel-lha:
    (Postado no Conversa Afiada)
     

    “Temer suspende ação contra o analfabetismo””

    “Com uma das piores taxas de analfabetismo da América do Sul,” “Governo” do Traíra, através de seu “ministro” da “Educação” interrompeu a ação do programa Brasil Alfabetizado que visava atingir 13 milhões de brasileiros, o equivalente a 8,3% da população – os que não sabem decifrar nem um bilhete simples.

    Criado em 2003, o programa, segundo a Fel-lha, era elogiado por sua dimensão e capilaridade.

  3. E o GOLPISTA….

    cristovão buarque tropeçando cada vez mais nas palavras para explicar o inexplicável.

    Na verdade deria ter o sobrenome como charque, daqueles que afasta até rato esfomeado.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador