Nordeste tem as melhores escolas públicas no Enem

Da Agência Brasil

O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje (5) as notas preliminares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 por escola e revelou que as dez melhores escolas públicas do Brasil estão no Nordeste. Ao todo, 15.640 instituições de ensino tiveram os dados divulgados, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o Enem.
 
A Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, no Ceará, está no topo do ranking. Segundo o Inep, são escolas de grande porte – com mais de 90 alunos – que tem indicador de permanência alto, onde mais de 80% dos alunos cursaram todo o ensino médio, e têm alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo.

 
Segundo o ministro da Educação, Renato Janine, o Inep está propondo pela primeira vez rankings alternativos à listagem pelas maiores notas. “A primeira da lista não é necessariamente melhor, porque existem fatores externos que podem determinar isso. E do ponto de vista da prestação de serviço, se você quer mostrar às famílias qual a melhor escola para o seu filho, às vezes a primeira da lista pode ser muito pequena, e não ter vaga, ou ter uma política restrita de aceitação de alunos. Então, não é uma informação de serviço muito boa. Queremos aproximar o resultado do mundo real e ver a contribuição efetiva das escolas”, disse.
 
Janine explicou que o Ministério da Educação está valorizando três fatores nesse ranking. O primeiro é o porte das escolas. “Elas têm geralmente uma nota menor porque lidam com uma complexidade de alunos, que é o mundo real. A escola grande prepara melhor o aluno para o mundo real, mesmo que ela pontue abaixo. Não podemos ignorar que uma escola pequena facilita o trabalho do professor, mas também forma um aluno menos apto a lidar com a complexidade crescente do mundo atual”, disse o ministro.
 
O Inep divide as escolas de um a 30 alunos, de 31 a 60 alunos, de 61 a 90 alunos e com mais de 90 alunos.
 
O segundo fator determinante é o de permanência do aluno na instituição. Segundo Janine, há escolas que excluem alunos que não apresentam bom rendimento e absorvem os bons alunos por processos de seleção para o 3º ano. “Você excluir um aluno que está tendo notas ruins aumenta a nota da escola, mas também não é verdadeiro. Não está dando um desenho real de como a escola formou seus alunos, porque ela subtraiu informação”, explicou.
 
O instituto divide as escolas pelo fator de permanência, entre aquelas que têm menos de 20% dos alunos que fizeram todo o ensino médio na instituição, e as que têm de 20% a 40%, de 40% a 60%, de 60% a 80% e de 80% ou mais.
 
O fator determinante para o ministro é o nível socioeconômico. “Uma escola com alunos mais pobres, ou mesmo miseráveis, vai ter uma nota inferior. Mas essa escola pode estar fazendo um trabalho educativo mais importante. Ela pode talvez melhorar esses alunos mais do que aquela que  já recebeu o aluno com muita formação e com nível socieconômico alto, apenas dando um pequeno avanço nele”, explicou.
 
O sistema de divulgação do Enem por escola está disponível no site do Inep.
 
Veja abaixo o ranking das dez melhores escolas públicas dentro dos critérios do Inep (grande porte, indicador de permanência de mais de 80% e que atendem alunos de nível baixo ou muito baixo:
 
Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, do Ceará
Escola de Ensino Fundamental e Médio Dep. Cesário Barreto Lima, do Ceará
Escola de Referência em Ensino Médio Coronel João Francisco, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Souto Maior, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Barão de Exu, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Padre Antônio Barbosa Júnior, de Pernambuco
Colégio Estadual Pedro Calmon, da Bahia
Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, de Sergipe
Escola de Referência em Ensino Médio Senador Nilo Coelho, de Pernambuco
Escola de Referência em Ensino Médio Manoel Guilherme da Silva, de Pernambuco
Redação

9 Comentários

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  1. Notícias boas o Brasil tem em

    Notícias boas o Brasil tem em larga escala para ser divulgada. Infelizmente, ante a realidade, que é a de se mostrar apenas o que existe de pior, pouco importam matérias que tratem de ações positivas do Governo.

    A vinda dos médicos estrangeiros para o Brasil, tão necessária para as comunidades das periferias das cidades, ou dos lugares longínquos, onde jamais as pessoas conseguiam um atendimento dos profissionais de saúde, embora tenha sofrido por pare da oposição uma guerra cruel, ao ponto de pessoas humilharem no aeroporto um médico cubano por ser negro, enfim, mostou-se esse programa muito eficaz, não apenas quanto à felicidade das populações atendidas, mas também pelas declarações de todos os médicos que aqui permanecem, todos satisfeitos por poderem dar de si o que as pessoas deles esperam. Os resultados estão sendo contados todos os dias, mas não há uma matéria nos grandes meios de comunicação capaz de apresentar esses dados, reais, de um programa bem sucedido.

    Hoje em dia os tucanos não podem mais dizer que Lula fez oposição agressiva aos governos de FHC, porque o que vimos assistindo de parte da oposição, combinada com a imprensa golpista, e até da PF e de setores do judiciário, é algo inimaginável. 

     

  2. Qua! Qua! Qua !
    O Pardal mandou esta.
    De 170 do ITA 70 ficaram para alunos do Ceara.
    Eh melhor transferir o ITA e o IME para o nordeste-norte!
    Kkk
    Serah que o nordestino eh um homem forte!
    Somente ou o resto do Brasil eh meia boca?
    Na verdade tenho bons amigos nas terras por onde andei e o norte e nordeste eh de mata qquer brasileiro, se deixarem vai aparecer mil Lulas daqui a segunda geracao. Muito bom saber destas verdades..
    Viva o nordestino e um dos pilares da nossa casa chamada Brasil.

  3. é proposital,…

    Aqui, no sul maravilha, os governadores de direita ( tucanalhas, demos e afins, …), querem mais e que o povo fique burro e despolitizado, ….  terceirizam a formação das crianças para a #globogolpista ….

  4. É simples, a influência da Folha,ESP e Veja não chega ao ….

    É simples, a influência da Folha,ESP e Veja não chega ao nordeste, logo os alunos continuam pensando!

    1. Também acho que é por aí,

      Também acho que é por aí, rdmaestri. Lugares menores promovem maior colaboração, menos competição desleal. Além do que não estimula o “VIPismo”, o individualismo e o elitismo. Por isso gente que não fica gastando energia em posar de superior, que acha bobagem o estabelecimento de liderança do tipo “como fazer amigos e influenciar pessoas”, podem naturalmente se dedicar ao trabalho. E quando são alçados à posição de líderes, isso acontece de forma natural. Ou se quer estudar para ser o VIP da elite ou se quer estudar para saber e contribuir. São objetivos diferentes e a gente tem que fazer uma opção.

      Na minha opinião é que nem a história de ganhar dinheiro: se você quer ganhar dinheiro não se dedique a produzir um bom trabalho, dedique-se ao trabalho de convencer os outros de que o seu é um bom trabalho. Agora, se você se dedicar ao trabalho e não a ganhar dinheiro, vai produzir um bom trabalho. Ficará rico com esse bom trabalho? Não sei se essa é a preocupação de quem se dedica a produzir bons trabalhos…

  5. Ganharam do Norte e Centro-Oeste

    Veja abaixo o ranking das dez melhores escolas públicas dentro dos critérios do Inep (grande porte, indicador de permanência de mais de 80% e que atendem alunos de nível baixo ou muito baixo:

     

    No sul e no sudeste não há escolas que se encaixem nesse perfil ( nível sócio econômico baixo ou muito baixo ), a não ser no semi-árido mineiro, aquela porção do sudeste que é atendida pela SUDENE e uma meia dúzia do Espírito Santo.

    Quem quiser tirar a dúvida, baixe a planilha  do MEC e divirta-se.

     

    http://estaticog1.globo.com/2015/08/04/enem2014_nota_por_escola.xlsx

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