O professor Leonardo Lazarte e o Ensino a Distância na UnB

Sugerido por alessandroduarte

Do Software Livre Brasil

Professor Leonardo Lazarte é um dos destaques do FISL15

 por Mariel Zasso

 

Professor do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento da UnB, Leonardo Lazarte é vanguardista quando se trata de tecnologia no Brasil.

Um dos pioneiros na difusão e implantação de sistemas de EAD no Brasil, na primeira metade da década de 2000, desde a década de 1990 tem promovido a utilização de software livre em áreas diversas, como na implantação da Internet no Brasil

Foi um dos fundadores do ambiente de aprendizagem Aprender, da UNB, que conta hoje com quase 80 mil usuários, e trabalhou na implantação do Moodle na UNB. Coordenou também, juntamente com Nelson Pretto, o grupo de trabalho sobre Educação no projeto brasileiro Sociedade da Informação (MCT).

No CDTC, o Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento implantado em 2004, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ITI, vem articulando iniciativas de Conhecimento Aberto, como os Recursos Educacionais Abertos, e os Arquivos Abertos, dentre outros. Coordenou pelo Brasil a criação da Escola Virtual do Mercosul. Atualmente é também Coordenador de TI do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, e continua dando aulas de Matemática na UNB.

Na entrevista abaixo, para o canal Conexão EAD, ele conta um pouco sobre o processo de implantação dos ambientes EAD da UNB e como isso mudou a forma de interação entre professores e alunos. Vale a pena conferir!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome