Pesquisa revela que quase 40% das meninas não se consideram tão inteligentes quanto meninos

Sugerido por Vânia
 
Da Folha
 
Tarefas do lar tiram tempo de estudo de meninas, aponta pesquisa
 
SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO
 
11/10/2013 – 03h50
 
Quase 40% das meninas brasileiras discordam que são tão inteligentes quanto os meninos. E mais de 10% delas não se orgulha e nem se sente feliz por ser menina.
 
Os dados são da ONG britânica Plan International, que entrevistou 1.948 meninas de seis a 14 anos nas cinco regiões do Brasil.
 
O estudo mostra que as garotas se enxergam de modo diferente dos meninos –e que são tratadas de maneira desigual por suas famílias.

 
Entre as entrevistadas, 76,8% disseram que lavam a louça em casa, mas que só 12,5% de seus irmãos meninos fazem a mesma tarefa.
 
“Eu arrumo a minha cama e a dos meus dois irmãos”, conta L., 14, uma das meninas atendidas pela Plan em São Luís do Maranhão.
 
Ela diz que gasta uma hora e meia todos os dias com as tarefas do lar. No tempo que sobra, ela estuda “bastante”, pois quer ser médica.
 
“As meninas se ocupam mais de tarefas do lar e acabam tendo menos tempo que os meninos para brincar ou estudar”, explica Célia Bonilha, assessora de gênero da Plan. “Isso pode ser muito prejudicial na escola.”
 
Segundo a pesquisa, 76,3% das brasileirinhas revelaram que são cuidadas principalmente pela mãe. O pai está presente nos cuidados de uma em cada quatro delas.
 
“O ‘cuidar’ ainda é tido como atividade especialmente feminina”, diz Bonilha.
 
Os dados mostram ainda um possível quadro “mascarado” de violência em casa.
 
Apesar de a maioria das meninas dizer que se sente “bem” em casa, cerca de 60% delas não quiseram responder se recebem castigos.
 
“O fato de não responderem não significa que não saibam a resposta. O silêncio diz muito”, analisa Bonilha.
 
A ideia da pesquisa é mobilizar a sociedade para o Dia Internacional das Meninas, comemorado hoje, e também subsidiar políticas públicas.
Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador