Reforma do Ensino Médio deve ser implementada em 2019, diz Mendonça Filho

mendonca-filho_2.jpg
 
Jornal GGN – Sancionada na manhã de hoje (16) pelo presidente Michel Temer, a reforma do Ensino Médio deve estar implementada em todo o Brasil a partir de 2019, segundo Mendonça Filho, ministro da Educação. 
 
“Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019”, afirmou o ministro. 

 
Entre as principais mudanças na reforma estão a ampliação da carga horário, a formação técnica dentro da grade do ensino médio e a flexibilização do currículo. Mendonça Filho ressaltou o ensino médio é diferente em cada Estado,  e que isso exigirá discussões com órgãos estaduais para a implementação da reforma. 
 
“A lógica é preservar as peculiaridades e valorizar o protagonismo dos sistemas estaduais”, disse Mendonça. O ministro também afirmou que os Estados receberão apoio financeiro e técnico para adotar o novo Ensino Médio, sendo que R$ 1,5 bilhão já foram disponibilizados para este ano e para 2018 para aumentar as matrículas no ensino integral.
 
Atualmente, 6% dos alunos do ensino médio estão matriculados no ensino integral, e o governo planeja dobrar esse número em três anos. 
 
“Eles estarão acentuando seu protagonismo e a área de conhecimento que já é da sua vocação, para que possam decidir sua trajetória. Ninguém vai fazer uma escolha definitiva sobre o curso, como faz no vestibular”, afirmou o titular da pasta da Educação sobre a possibilidade dos estudantes escolherem a área de conhecimento que pretendem aprofundar. 
 
Mendonça Filho também explicou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adequado às mudanças da reforma. “Nenhuma mudança ocorrerá de forma repentina e, sim, obedecerá a esse ritmo de ampliação do ensino médio”, afirmou o ministro, que acredita que o novo formato irá promover a igualdade entre alunos da rede pública e de escolas particulares. 
 
0gif-tarja-mensagens.jpg
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “não será

    “não será repentino”,…quantas audiencias publicas este rapaz fez mesmo, sobre o programa dele?

    ah, ta.

    e foi por medida provisoria né?

    ah, entendi. ele tá só falando bobagem mesmo. fez um treco por medida provisoria, sem consultar nenhum especialista …e acha q vai implementar em 2019, em outro governo.

    e se ele der uma olhada no site do senado verá q o povo brasileiro não apoia a esculhanbação e ele e frota planejaram….

    o bando de golpistas não chegará nem em 2018. o ridículo e  vergonha já assombram suas familias.

    não via levar 21 anos de novo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador