Secundaristas organizam protesto contra reforma de Temer

Levante poderá acontecer em todo país, em resposta a mudanças previstas para começar em 2018

Jornal GGN – Milhares de pessoas confirmaram presença no ato contra a reforma do ensino médio, previsto para acontecer nesta segunda (26), a partir das 17h, em São Paulo, no Vão Livre do MASP – Av. Paulista.

A manifestação aponta para um novo levante organizado por secundaristas contra retrocessos na educação e que deve acontecer não só em alguns estados, como no ano passado, mas por todo o Brasil, em resposta à reforma anunciada pelo governo Michel Temer (PMDB) que impõe aumento de carga horária para até 1.400 horas anuais (hoje de 800 horas) e flexibilização do currículo escolar, o que, para críticos do ensino, contraria a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Rede Brasil Atual
 
Em São Paulo, reforma na educação deve reacender ocupações
 
O estado deve ser sacudido por mais ocupações nas escolas estaduais. E pelo jeito, não será o único. Estudantes marcam manifestação para segunda-feira no Masp
 
por paulodonizetti
 
Democratize – O alvo da vez é a reforma no ensino médio, anunciada pelo governo de Michel Temer (PMDB) esta semana. A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.
 
Além disso, a reforma tem como matéria o aumento da carga horária, ampliada progressivamente até atingir 1,4 mil horas anuais. Atualmente, o total é de 800 horas.
 
Considerado um retrocesso, a medida do governo federal foi duramente criticada durante a semana, principalmente nas redes sociais.
 
Alunos, professores e pais não foram sequer consultados sobre a matéria, incluindo os próprios sindicatos dos professores das redes estaduais.
 
Com a polêmica, o governo federal recuou e publicou o texto da MP com alterações, mantendo a obrigatoriedade das aulas que inicialmente seriam deixadas de lado. Mesmo assim, o texto é repleto de polêmicas.
 
E a polêmica reforma já tem sinais de esgotamento: alunos da Escola Estadual Domingos Mignoni, localizada em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, tentaram ocupar a escola nesta sexta-feira (23). Após uma assembleia realizada pelos secundaristas, a decisão foi de adiar a mobilização para a segunda-feira (26), onde uma nova assembleia será realizada para determinar a ocupação ou não em definitivo.
 
A primeira onda de ocupações, ocorrida em São Paulo no ano passado, começou de forma semelhante, quando estudantes ocuparam uma escola estadual em Diadema, cidade que faz parte da Grande São Paulo. A partir dai, em questão de meses, mais de 200 escolas foram ocupadas pelos secundaristas, causando a derrota do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que no final do ano passado foi obrigado pela opinião pública a abrir mão da reorganização escolar, que fecharia mais de 90 escolas estaduais em São Paulo.
 
A mobilização secundarista teve continuidade em outros estados, como Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Ceará.
 
Agora, com uma causa em comum, todos os estados devem viver novamente uma mobilização secundarista ainda mais forte.
 
Protestos também estão sendo marcados por organizações estudantis contra a medida de Temer na Educação. Para a segunda-feira, um ato convocado por um grupo autônomo e sem ligações partidárias já conta com milhares de confirmações no Facebook. A manifestação terá concentração no vão livre do Masp, às 17, na Avenida Paulista.
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “causando a derrota do

    “causando a derrota do governador Geraldo Alckmin (PSDB)”.. Nada indica que o Psdb foi derrotado, derrubou uma presidente eleita, lidera em Sao Paulo, derrotará o PT em Minas. Em breve Lula será encarcerado. Cerra destruiu a política externa brasileira e a Petrobras está sendo vendida…

    A direita nunca perde!!!!

    So cabe a esquerda gritar e perder suas lideranças… Uma a uma…

    1. O desempenho do candidato em

      O desempenho do candidato em BH não se deve ao partido, se deve a ser extremamente ligado aos evangélicos e não  está definido, não esquecendo que a concorrência é fraquissima. 

    2. O desempenho do candidato em

      O desempenho do candidato em BH não se deve ao partido, se deve a ser extremamente ligado aos evangélicos e não  está definido, não esquecendo que a concorrência é fraquissima. 

  2. Confesso que não li a MP na

    Confesso que não li a MP na integralidade, mas se a esquerda e os secundaristas estão contra, por dedução, infere-se que a Reforma é boa.

    1. Não, a reforma é péssima

      A medida provisória do governo golpista para reformulação do ensino médio é um imenso retrocesso e uma ameaça ao nosso futuro como nação soberana e justa. É preciso derrotar a MP do golpe no ensino médio.
      No lugar da MP precisamos fazer pressão na Câmara para aprovar o Projeto de Lei 6.840/2013 que foi amplamente discutido e é apoiado por vários partidos. O PL 6.840/2013 foi debatido na Comissão Especial do Ensino Médio que teve como presidente o Deputado Federal Reginaldo Lopes. Nestes artigos discuto mais a esse respeito e apresento várias informações sobre o PL 6.840/2013 e sobre a MP do golpe:
      http://angelo.blog.br/2016/09/24/aprovar-o-pl-6-840/
      http://angelo.blog.br/2016/09/23/governo-golpista-mente-sobre-a-reforma-do-ensino-medio/

  3. Só um idiota mais que

    Só um idiota mais que perfeito não se alegra com essa saudável explosão da juventude. Mas, sempre o mas !, o que entristece é que no próximo domingo haverá também “protesto”  contra Haddad e Erundina, os únicos de quem São Paulo poderia esperar algo de bom. Cidade esquisita ou cidade doente?

  4. Educação Pública

    O governo Temer trabalha em silêncio pelo desmonte da Educação Pública, em menos de 4 meses , Mendonça Filho suspenseu programas de alfabetização e ensinio integral, sugeriu cortes de 45% nos repasses as Universidades  Federais e revogou a realização do novo sistema de avaliação da educação básica.

  5. Nassif;
    Graças a Deus uma

    Nassif;

    Graças a Deus uma parte expressiva da  Juventude Brasileira está se posicionando de forma corajosa e muito coerente.

    Tenho participado das manifestações Fora temer, e o que sinto é uma juventude vibrante e corajosa.

    Cabe a nós avançados na idade,  aos professores e  profissionais da educação cerrar fileira com esta moçada.

    Ainda há esperança em toda esta treva.

    Genaro

     

  6. A extrema direita, “a

    A extrema direita, “a oposição ao Brasil” como disse o ex candidato à presidência vem atuando em  rolo compressor, ataque incansável a pessoas, às leis e à Constituição. O golpe tem várias frentes. Todavia essa reforma da educação, por tão despropositada e incompetente deve ser apenas uma  manobra diversionista  frente ao cerne real do golpe, as machadadas a esmo na área econômica.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador