Serviço de acolhimento traz referências claras da Educação Integral

Nos anos de 1990, o Brasil viveu o nascimento de políticas sociais voltadas exclusivamente para crianças e adolescentes. Nada mais justo, uma vez que estas também são pessoas dotadas de opinião e de saber. Promulgado em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um dos marcos da legislação brasileira na tentativa de respeitar os direitos desses sujeitos. Nesse período, nasceram muitos espaços com foco nos direitos da criança e do adolescente. Exemplo disso são os abrigos, que servem como acolhimento de jovens que, por algum motivo, estão em situação de rua ou em vulnerabilidade social.

palhacosNo Bairro do Limão, zona norte da cidade de São Paulo, um abrigo tem feito a diferença pela região. Trata-se da Casa De Expedições, abrigo que vem desenvolvendo um trabalho com crianças e adolescentes em situação de rua e/ou vulnerabilidade social desde 2005.

O principal objetivo da iniciativa é fazer com que os meninos e meninas que lá chegam tenham consciência de sua história. Para isso, o espaço utiliza como estratégia de trabalho, o resgate da memória do adolescente por meio do projeto nomeado de “Expedições de Mim”, que segue em três premissas: o passado, o presente e o futuro. O passado serve como elemento de resgate da história do adolescente, que é convidado a resgatar e perceber sua história, de sua família, fazendo-o entender como chegou até o abrigo. O tempo presente é utilizado no abrigo para que o sujeito entenda o porquê de estar naquele lugar. Já a palavra futuro aparece como linha condutora para o jovem pensar como, a partir de sua história e de seu momento atual, ele pode traçar seu futuro e planejar seus projetos de vida.

Veja detalhes dessa experiência aqui.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador