Temer desmonta metade do Conselho Nacional de Educação a pedido de Mendonça Filho

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A pedido do ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), o presidente interino Michel Temer (PMDB) exonerou, nesta terça-feira (28), 12 dos 24 membros do Conselho Nacional de Educação que tinham sido nomeados por Dilma Rousseff.

Na visão de Mendonça, o “desaparelhamento” tem apoio de pareceres da Advocacia Geral da União e da subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, que entenderam haver “desvio de finalidade” nas nomeações feitas por Dilma em maio, “antes do prazo”.

Temer revogou a nomeação de quatro conselheiros da Câmara de Educação Básica e de três membros da Câmara de Educação Superior. Além disso, foi revogada a recondução de três membros da Câmara de Educação Básica e dois conselheiros da Câmara de Educação Superior.

Mercadante denuncia “golpe”

O ex-ministro Aloizio Mercadante emitiu uma nota repudiando a medida adotada por Temer contra o CNE. Segundo Mercadante, trata-se de um “golpe em um órgão de estado, responsável por discutir de forma técnica, democrática e plural as políticas nacionais de educação. Mais uma vez este governo demonstra incapacidade de distinguir entre instituições de estado e interesses de governo.”

Leia na íntegra a nota do ex-ministro Aloizio Mercadante:

“A decisão do governo interino e provisório de revogar nesta terça-feira, 28, a indicação de 12 membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) é um golpe em um órgão de estado, responsável por discutir de forma técnica, democrática e plural as políticas nacionais de educação. Mais uma vez este governo demonstra incapacidade de distinguir entre instituições de estado e interesses de governo.

Para evitar qualquer tipo de interferência política no CNE, os 24 conselheiros do órgão são resguardados por mandatos de quatro anos. Em abril, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, publicou portaria com lista de 39 entidades civis de educação, que fizeram indicações para as vagas do Conselho.

Essas entidades puderam encaminhar ao gabinete de Mercadante lista tríplice com indicações para ocupar as vagas da Câmara de Educação Básica e da Câmara de Educação Superior do CNE. Respeitando a participação social, a presidenta eleita Dilma Rousseff, apesar de ter a prerrogativa legal de livre indicação para metade das vagas do CNE, adotou o critério republicano de acolher os nomes das listas técnicas encaminhadas pelas entidades civis ao Ministério da Educação.

Única exceção foi a indicação do doutor Gersem José dos Santos Luciano, indígena do povo baniwa e professor da Universidade Federal do Amazonas, para ocupar vaga na Câmara de Educação Básica. A indicação do acadêmico se deve ao entendimento da importância da escolarização indígena e da diversidade nas discussões educacionais.

Fortes manifestações das entidades de educação devem ser esperadas frente a mais essa ação arbitrária do governo interino e provisório, que vem comprometendo os avanços educacionais conquistados nos últimos anos. O centro da questão é um governo ilegítimo que aguarda o afastamento definitivo de uma presidenta eleita com mais de 54 milhões de votos para colocar em prática uma política de retrocesso, representada pela Proposta de Emenda à Constituição que estabelece os gastos mínimos com educação corrigidos pela inflação do ano anterior.

Na prática, essa medida econômica representa o fim do Plano Nacional de Educação: uma conquista para a educação brasileira, resultado de ampla participação social, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado sem vetos pela presidenta Dilma Rousseff. No nosso governo, o PNE ocupa papel estratégico nas políticas de acesso, permanência e qualidade da educação.

O que se constata na gestão do governo provisório e interino de Michel Temer é o completo abandono dessa estratégia. A proposta econômica de Temer não prevê se quer o mínimo constitucional para educação, que no caso da União é de 18% da receita bruta.

Nos últimos cinco anos, o governo Dilma investiu R$ 54 bilhões acima do mínimo exigido pela Constituição Federal. Com a retirada da DRU, a partir dos governos Lula e Dilma, a educação teve um ganho de R$ 96 bilhões a mais no orçamento.

São esses recursos que permitiram o piso nacional dos professores com ganho real de 47% acima da inflação. Foram essas medidas que permitiram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, com bolsa para 300 mil professores alfabetizadores em todas as escolas do Brasil.

Esses recursos também ajudaram a financiar o Pronatec e ajudaram a impulsionar o ProUni, o Fies, o Ciências Sem Fronteiras e a expansão da rede federal de educação. Foram os governos Lula e Dilma que colocaram a educação como prioridade e que possibilitaram a mudança na vida de milhões de brasileiros, especialmente os mais pobres.

Assessoria Mercadante

ENTIDADES CONSULTADAS PARA A ELABORAÇÃODAS LISTAS TRÍPLICES PARA AS CÂMARAS DO CNE:

1. Academia Brasileira de Ciências – ABC
2. Academia Brasileira de Educação – ABE
3. Academia Brasileira de Letras – ABL
4. Academia Nacional de Medicina – ANM
5. Associação Brasileira de Avaliação Educacional – ABAVE
6. Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED
7. Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA
8. Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio
9. Associação Brasileira de Ensino de Direito – ABEDi
10. Associação Brasileira de Ensino de Engenharia – ABENGE
11. Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC
12. Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB
13. Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia – ANPEC
14. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES
15. Associação Nacional de História – ANPUH
16. Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE
17. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED
18. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF
19. Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS
20. Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG
21. Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD
22. Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação – ANFOPE
23. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE
24. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensinos – CONTEE
25. Conselho Nacional dos Secretários de Educação – CONSED
26. Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – CONIF
27. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB
28. Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular
29. Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas
30. Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação
31. Sociedade Brasileira de Física – SBF
32. Sociedade Brasileira de Matemática – SBM
33. Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP
34. Sociedade Brasileira de Química – SBQ
35. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
36. União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES
37. União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME
38. União Nacional dos Estudantes – UNE
39. União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Na visão de Mendonça, o

    “Na visão de Mendonça, o “desaparelhamento” tem apoio de pareceres da Advocacia Geral da União e da subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, que entenderam haver “desvio de finalidade” nas nomeações feitas por Dilma em maio, “antes do prazo””:

    Ah, bom, que otimo saber que houve ENTREVISTAS PREVIAS com os exonerados pra saber quem era aparelho e quem nao era, nao eh?  Foram gravadas no escondido, talvez?

    Oh, perdoem me.  Eu tou usando analise de espiao.  O governo Temer nao tem nenhum.  Eh uma cagada apos a outra, so isso.  Nenhuma Inteligencia.  Nada.  Zero.

  2. Não vai ter orçamento

    Não vai ter orçamento mesmo…

    Para que pensar o que NÃO EXISTIRÁ?

    Estão mostrando ao que veio, dizendo CLARAMENTE o que vieram fazer e

    quem não souber ler NÃO PODERÁ DIZER QUE FOI ENGANADO…

  3. “ministro da educação e cultura” de um golpista corrupto.

    Mendonça Filho (Educação e Cultura)

    Além de juntar os Ministérios da Educaão e da Cultura, pastas de grande importância para o país, e provocar uma redução do potencial de atuação de cada uma individualmente, o governo golpista de Michel Temer quer deixar a cargo do deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) a responsabilidade por essas áreas. O partido do novo ministro golpista é o DEM, responsável por ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação pedindo o fim da política de cotas do governo federal. Por unanimidade, o STF julgou improcedente a ação.

    O deputado é um dos citados na lista da construtora Odebrecht, apreendida pela Polícia Federal na 23ª fase da Operação Lava-Jato, batizada de “Acarajé” e realizada no dia 22 de fevereiro de 2016. A lista traz nomes de políticos que foram candidatos em 2014 e receberam repasses da empreiteira, uma das envolvidas nos esquemas de corrupção investigados pela Lava Jato.

    Mendonça Filho responde também por irregularidades na prestação de contas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na condição de presidente estadual do DEM pernambucano. Os processos envolvem prestações de contas não apresentadas à Justiça.

    É ou não é a cara da Educação e da Cultura de um governo golpista?

  4. Quais foram os corruptos que quebraram a Sudene e o Bandepe?

    Dom Egídio Bisol disse o que o povo gostaria de dizer

    Administrador 11 de setembro de 2013 Geral

    Por Machado Freire 

    http://www.alvinhopatriota.com.br/dom-egidio-bisol-disse-o-que-o-povo-gostaria-de-dizer/ 

    Precisamos fazer uma homenagem ao bispo de Afogados da Ingazeira que, na sua sinceridade, falou pelos sertanejos, tapando de uma vez a boca dos puxa-sacos e mentirosos que se arvoram em dizer que o sertão é um “céu aqui na terra.”

    Nosso atraso – como bem lembrou o bispo Egídio Bisol – é de mais de 30 anos, como eu sempre tenho reclamado.

    Estamos atrasados em tudo, menos na corrupção e na safadeza que campeiam no Brasil e aportaram no sertão gerando ladrões e bandidos.

    Ainda tentam negar a existência da zona de plantação, abastecimento, comercialização, recepção e exportação, de maconha, cocaína armas, e do crack.

    Essa epidemia acontece exatamente porque os governos -desde os tempos da ditadura, abandonaram o Sertão e passaram a sangrar o Bandepe, Banco do Brasil, Caixa e a Sudene para se tornarem mais ricos e terem a oportunidade de comprar as eleições, em todos os níveis.

    Quem viveu e lutou como eu e outros poucos companheiros, se sente bastante aliviado e a certeza do dever cumprido, como cidadão e cristão, quando ouve e ler informações (depoimento sério e verdadeiro) do bispo de Afogados da Ingazeira.

    Tomara que a juventude sertaneja caia na real e faça valer os seus direitos de cidadania e não se deixe levar na conversa mole de algumas figuras oportunistas que chegaram (só Deus sabe como ) ao poder e dele não querem sair porque estão se dando muito bem obrigado, em detrimento da maioria do nosso povo que amarga uma seca que é mais do que uma indústria de votos.

     

  5. É sempre bom lembrar:

    “Mendonça Filho (PE) recebeu R$ 250 mil das empreiteiras Odebrecht e Queiroz Galvão alvo da 7ª fase da Operação Lava Jato. Entre os doadores de sua campanha aparece também Armínio Fraga cotado para ser Ministro da Fazenda de Aécio Neves (PSDB). E foi citado em grampo feito pela Policia Federal em 2009 na Operação Castelo de Areia. Mendonça Filho teria recebido  doações da Cavo que pertence ao grupo Camargo Corrêa.”

  6. “A pedido do ministro da

    “A pedido do ministro da Educação Mendonça Filho (DEM), o presidente interino Michel Temer (PMDB)…”

    …nomeará Alexandre Frota para o CNE.

    Parece brincadeira, mas desse interinato pode-se esperar qualquer absurdo. A nuvem de gafanhotos que usurpou o poder popular está insaciável. Estão dizimando tudo o que veem pela frente. 

    Nunca na História deste país, a mediocridade se fez tão presente no centro do poder. Inacreditável.

  7. Só fica no Governo ou junto

    Só fica no Governo ou junto dele quem Serra permitir. Ou por ser agente direto dele, ou por concessão a algum aliado no mesmo Governo, como o próprio “presidente” Temer.

    1. Quem manda mais?

      Serra ou Cunha? Só sei que o Temer não é… que sina! Reclamou de ser “vice decorativo” e agora é “presidente decorativo”…

  8. Espero que haja renovação

    A revogação está dentro das normas. Alguém avisa os ptistas que golpe é quando não há base legal constitucional.

    Alguém sabe quem são os exorenados?

    Enfim, na minha opinião, CNE precisa de uma reformulação, sim. Consultei o perfil de cada um dos 24 membros, e apesar dos bons currículos, tem apenas 3 mulheres, um nipo-brasileiro, um negro (uma das 3 mulheres). Acredito que para um conselho deveríamos exigir pelo menos 50% de mulheres, e que não haja predomínio claro de homens velhos e brancos.

    A cor da pele não dita qualificação.

    Deve-se selecionar melhor os conselheiros para que haja melhor representatividade da sociedade brasileira.

    Afinal, é um conselho, tendo funções normativas, deliberativas e de assesoria ao Ministro da Educação que tem atribuições executivas.

    1. Para defender esta coisas

      Para defender esta coisas feitas pelo governo interino tem que ter repostas LÚCIDAS E INTELIGENTES, sem essa conversa para boi durmir que o futuro será melhor…

      Com redução de recursos vai ARRASAR TODA QUALIDADE QUE A EDUCAÇÃO VINHA ARDUAMENTE SENDO CONQUISTADAS…

      Ser petista NÃO É PEJORATIVO, essa cabeça feita pela midia GOLPISTA aqui NÃO COLA!

    2. É assustador, no contexto

      É assustador, no contexto atual, topar com um comentário como o seu, totalmente sem embasamento na realidade.

      Se você tiver o nome dos demitidos e sua condição de ocupantes de um “aparellho”, por favor, no dê notícia disto. Caso contrário, corre porque você vai perder o Jornal da Globo.

  9. Esse Temer golpista e esse

    Esse Temer golpista e esse que quer se intitular de ministro da cultura são semelhantes a uma tempestade que causa grande mal, mas enfim vai embora. A nossa democracia foi maculada, sangrada, com uma cicatriz imensa que a história vai revelar ponto a ponto. Estamos sofrendo, não temos governo, mas temos esperança que um dia os golpistas irão tombar um a um para o bem do Brasil…

  10. SATANÁS E DIABOS NÃO SÃO BEM

    SATANÁS E DIABOS NÃO SÃO BEM ESPÍRITOS E OS DEMÔNIOS SOMOS TODOS NÓS!

                                 VIVA JESUS!

     Boa-tarde! queridos irmãos.

    Um dos mais graves problemas do cristianismo é a confusão que os teólogos primitivos fizeram com os espíritos, anjos, diabos, demônios, satã, satanás, Espírito Santo, lúcifer etc., cuja existência nós não negamos, mas apenas discordamos das interpretações erradas que lhes foram atribuídas, pois os teólogos fizeram uma confusão dos diabos com eles, misturando-os com questões mitológicas, das quais, inclusive, os autores sagrados receberam influência, colocando-as na própria Bíblia. Veja-se, por exemplo, o capítulo 12 do Apocalipse.
    Essa salada teológica enfraquece a crença nas verdades cristãs, e é um prato cheio para os materialistas fazerem suas chacotas contra o espiritualismo, com o objetivo de desacreditá-lo e reforçar suas ideias ateias. Por isso, a exemplo da doutrina espírita, os demais seguidores do Mestre dos mestres deveriam estudar e esclarecer esses assuntos em defesa do cristianismo. Os padres e pastores formados em curso superior de teologia e Bíblia sabem o significado verdadeiro dos termos que estamos abordando, mas agem como se nada soubessem sobre essas questões! Lúcifer (eosforo em grego) passou para o latim como o substantivo “luce” (luz) e o verbo “ferre” (transportar), que, literalmente, significam porta-luz, aurora, estrela da manhã. Não se trata bem de um Espírito, mas de uma metáfora da inteligência. Também Paris é chamada de Cidade Luz, ou seja, cidade da inteligência, da cultura. Lúcifer é símbolo da inteligência de anjos (espíritos), a qual comandou a rebelião deles contra Deus. Lúcifer simboliza também a nossa inteligência voltada para o mal, contra o amor, contra Deus, isto é, a favor do chamado pecado. Mas disso podemos concluir que no céu nem tudo é um mar de rosas, nem tudo é paz, o que reforça a ideia atual entre os teólogos de que o céu não é um lugar geográfico como se pensava antigamente. E, na verdade, essa palavra céu na Bíblia é no plural: céus, que quer dizer Universo, cosmos. E Jesus disse que o reino dos céus está dentro de nós mesmos, isto é, onde estiver o Espírito, encarnado ou desencarnado e em qualquer parte do Universo, daí céus. Assim é que o Pai Nosso em latim da Vulgata Latina (primeira tradução da Bíblia para o latim, por São Jerônimo, lá pelo ano de 400) diz “Pater noster qui es in coelis” (céus).
    E diabo (opositor) e satã ou satanás (adversário), na prática, substituíram a palavra lúcifer. São opositores ou adversários de Deus, do bem, do Eu Superior (Espírito) que nós somos, opositor e adversário que são o nosso ego ou eu menor, corporal, que se opõe ao espírito. Indevidamente, diabo e satanás passaram a significar também Espíritos maus.
    Assim também aconteceu com a palavra demônio (“daimon” em grego, plural “dimones”), que, originariamente, na Bíblia e outras obras gregas antigas, significa alma ou espírito humano desencarnado e não necessariamente um espírito mau. De fato, se demônio é alma, há almas boas também e até santas. Por que Jesus só tirava demônios maus das pessoas, pois, demônios bons não atormentam ninguém, então as pessoas passaram a entender que todo demônio é mau.

    Esse erro é um dos mais graves do cristianismo, pois devemos entender as palavras bíblicas de acordo com o significado delas na época em que os textos bíblicos foram escritos!

                               José Reis Chaves

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/satanas-e-diabos-nao-sao-bem-espiritos-e/#ixzz4X3y6qMPQ
     

     

                         VAMOS TRABALHAR NO INFERNO?

     

                                                   VIVA JESUS!

    Bom-dia! queridos irmãos.

    O convite é sério, embora possa não parecer. Você irá entender após a história que vou narrar com as minhas palavras e que pertence à literatura espírita. Vamos lá.

    Conta-se que um Espírito chegou às elevadas esferas da espiritualidade para adentrar as regiões celestiais dos bem-aventurados, da qual ele se fizera merecedor, segundo os seus cálculos. Vestia-se com uma túnica branca resplandecente de luz. De tão elevado se apresentava que os seus pés não tocavam o chão, volitava.

    Dirigiu-se ao Emissário divino responsável por aquelas paragens celestiais e solicitou a permissão para entrar naquele local de bonança indescritível. O emissário, porém, de olhar arguto e com longa experiência, disse ao postulante àquelas paragens de luz que antes precisava fazer algumas perguntas a ele para confirmar o direito ao qual se julgava merecedor. O candidato à felicidade indescritível não se fez de rogado e colocou-se à disposição das indagações a ele endereçadas.

    Perguntou-lhe então, o Emissário, se ele tinha incorporado as grandezas do amor, e a resposta foi afirmativa. Em seguida foi-lhe perguntado sobre o dom da sabedoria que também recebeu a mesma resposta. Indagado sobre o exercício da caridade e da paciência, o candidato confirmou suas experiências. Sobre a fé não havia nenhuma dúvida, ele sempre confiara na Providência Divina. No combate aos vícios, o postulante não deixava nada a desejar.

    Entretanto, ao Emissário divino, algo estava errado com aquele candidato ao paraíso. Num momento de inspiração fez uma pergunta muito direta ao interessado: você, meu irmão, que se veste de roupas muito alvas, por acaso já trabalhou no inferno?

    “Como?!” – indignou-se ele. “Então eu poderia ter trabalhado em tal lugar e manter-me na pureza em que me apresento nessa ocasião?!”.

    O Emissário divino percebeu que tinha acertado na mosca! Incontinente respondeu à indignação daquele Espírito: “Meu irmão, Jesus, o lírio de Deus, trabalhou junto ao inferno moral da Humanidade, e da Terra partiu sem nenhuma mácula! Seremos nós melhores do que Ele?”

    Mas não se dando por satisfeito, completou: “O sol, todos os dias, apesar de estar a uma distância de 150 milhões de quilômetros, lança seus raios aos mais infectos pântanos da vida sem macular-se! Por que haveríamos nós de nos comprometermos por trabalhar no inferno dos homens necessitados de nossos préstimos?”

    E continuou a esclarecer: “É isso que está faltando para você adquirir o direito a regiões celestiais. Quem conhece o amor, precisa descer ao planeta para amar aos semelhantes, mesmo que tal decisão represente trabalhar no inferno! Quem possui a sabedoria, precisa descer ao inferno da ignorância para ensinar os que sabem menos! Quem possui a fé sólida, precisa socorrer aos aflitos do mundo no inferno da incredulidade em que vivem. Por isso, meu amigo, é preciso descer ao inferno daqueles que estão em situação piores do que a nossa e socorrer sempre! Boa viagem de regresso!”

    Por isso que no início fiz o convite para trabalharmos no inferno. Não sei quanto a você que me lê, mas já ouvi muitas vezes as seguintes frases: “Não aguento mais o inferno dessa vida! Essa mulher é um verdadeiro inferno que me acompanha! Não sei onde estava com a cabeça para casar com o inferno desse homem! Esses filhos são um inferno a trazer-me problemas para resolver! Nesse emprego parece que vivo em um inferno! Esse patrão existe para fazer da minha vida um inferno!”

    Ora, se é trabalhando no inferno que nos candidatamos às regiões elevadas da espiritualidade, vamos aproveitar se já estamos nele!

    Sua esposa, seu marido, seu emprego, seus filhos, seu patrão, seus parentes se constituem em inferno para você? Ótimo! Estamos tendo a oportunidade de galgar nossos degraus para regiões felizes onde moram a felicidade e a paz verdadeiras.

    Se você, de alguma forma, sente-se no inferno em qualquer lugar onde a Providência Divina o colocou na atual existência, e, se ela nunca se engana, agarre a oportunidade com as duas mãos. Está aí o convite para você se fazer merecedor de regiões elevadas da espiritualidade superior. Se for bem-sucedido poderá apresentar-se ao Emissário divino que irá liberar sua entrada aos páramos de luz!

    Curta seu inferno meu amigo, ele é o prenúncio do céu!

                                        Ricardo Orestes Forni

     

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/vamos-trabalhar-no-inferno/#ixzz4QYjKOik1

     

     

     

     

     

  11.                     SOFRER OU

                        SOFRER OU NÃO SOFRER, EIS A QUESTÃO

     

                                                   VIVA JESUS!

     Bom-dia! queridos irmãos.

    O sofrimento é uma realidade na vida de todos nós, podemos encontrar em O Livro dos Espíritos a indicação direta ao nosso planeta, caracterizando-o como um planeta de provas e expiações, nos indicando que o sofrimento é uma presença em torno dele, o próprio Cristo disse-nos que a felicidade não é deste mundo, alertando-nos para as dificuldades que encontramos na existência terrena.
    Por que sofremos tanto? Haverá alguma forma de o diminuirmos ?
    Para responder a estas duas perguntas temos que tentar perceber um pouco o sofrimento, como ele nasce, onde vive, do que se alimenta e como se extingue.
    Será que o sofrimento vive no planeta em si ou ele faz parte da existência psicológica da humanidade? Quando me aleijo a dor aparece, eu trate-me ou não, consoante a necessidade da situação, e esta desaparece, mas muitas das vezes o sofrimento daquela experiência fica em nós demonstrando que a dor e o sofrimento são coisas totalmente diferentes. Poderei sofrer com a dor ou não, mas independentemente dela o sofrimento muitas vezes aparece, ou melhor, maior parte das vezes é psicológico e nem se dá qualquer alteração física.
    Quem cria o sofrimento ? Meu filho tem um acidente que eu desconheço, não tenho qualquer sofrimento sobre esta situação, mas se eu tiver conhecimento, aparece a preocupação e logicamente o sofrimento. Meu Pai vai ser operado e estou preocupado, então aparece o sofrimento com a preocupação do futuro. No meu ver o sofrimento nasce na mente humana por diversos motivos, mas é lá que ele nasce e vive.

    A vivência do sofrimento dá-se pelo período que eu o alimentar em minha mente, a operação de meu Pai irá decorrer sem que o tempo pare, poderei esperar calmamente sem que tenha que sofrer para isso, como tal, necessito de me despreocupar. Muitas pessoas sofrem de medo ao andar de avião, as companhias como “truque” colocam filmes cômicos para que as pessoas possam rir e esquecer um pouco sua preocupação, anulando seu sofrimento.
    O sofrimento nasce com o pensamento, vive em nossa mente enquanto o alimentarmos com o medo, preocupação ou indignação, estes são os seus “pratos” favoritos, alimentando-se deles como um belo banquete, e estes estão ligados a um futuro que foge à nossa capacidade de gerir, nos deixando em uma insegurança psicológica. Quando pensamos que temos o controle de nossa vida em nossas mãos, uma segurança psicológica ilusória, porque pode mudar a qualquer segundo, nós não sofremos, até temos uma sensação de poder que somos fortes na vida e que ela corre como queremos.
    Mestre Jesus diz-nos que com Ele o fardo é mais leve, ou seja, o sofrimento é menor, como assim? Ouvimos dizer constantemente que não há enganos na reencarnação, estamos com as pessoas certas, no sítio certo, a passar pelo que necessitamos, e sabemos que o futuro nos reserva a construção do presente, trazendo as recompensas ou as formas de educação. Nossa vida é “Orquestrada” pela Lei Natural ou Universal, perfeita como seu Criador, nosso Pai, o Amor em si. Estar com Jesus é confiar nestas Leis, depositando nossa vida neste fluxo Universal; funciona como o boiar na água, basta cair de costas e relaxar, mas quem não confia nisso afunda.
    Para confiarmos neste “fluxo” Universal temos que cair de costas e deixarmo-nos boiar, abdicando do desejo de controlar nossa vida e colocando de lado a sensação de poder que controla ilusoriamente a nossa existência; isto não faz com que nossas vidas fiquem descontroladas, pelo contrário, ficamos mais atentos podendo responder às situações presentes calmamente. Nós só desejamos controlar a vida quando queremos saciar nossos desejos terrenos, não nos sendo suficiente o que nos é “oferecido”, perdendo de vista as oportunidades que se apresentam por estarmos embrulhados na escuridão mental dos desejos que alimentam o nosso Ego.
    Quando tento ir contra a corrente natural da vida, não será isto, a indignação interior contrária a resignação, que o Mestre nos aconselha? Se não me sinto indignado ou insatisfeito, não sinto o desejo ou necessidade, nem impelido à busca das satisfações dos desejos psicológicos egoístas ou materiais. A Fé é estar presente, sabendo que não há erros na existência e que ninguém ficará para trás. Confiar neste  fluxo existencial que está sob o jugo de Deus e que é feito à Sua Perfeição.

    No século XXI, após estarmos preparados, a Doutrina Espírita trouxe-nos as explicações aos acontecimentos que aos nossos olhos pareciam mais atrozes, como o desencarne infantil ou as guerras, sem o desenvolvimento do conhecimento, e, consequentemente, o aumento da consciência, não conseguimos compreender a existência na Terra e combater interiormente os impulsos que nos levam ao sofrimento, na verdade, o combate aos impulsos é a quietude, a aceitação ou resignação, como queiramos chamar. Não precisamos fazer nada, apenas não fazer, tal como, não me enervar, não desejar, não me indignar, não me irar etc. etc…
    … Portanto, sentemo-nos no cadeirão da resignação, bebamos um chá de Fé e, em silêncio interior… soframos menos. Por que será esta simplicidade tão difícil para nós?

                                        Bruno Abreu

     

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/sofrer-ou-nao-sofrer-eis-a-questao/#ixzz4gKuhiuR6

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador