Unesp é primeira universidade estadual de SP a aprovar cotas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) informou nesta sexta-feira (26) que o Conselho Universitário da instituição decidiu aprovar a inclusão de metas para estudantes de escolas públicas, afrodescendentes e indígenas em seu vestibular.

Com isso, a instituição torna-se a primeira universidade estadual de São Paulo a adotar o sistema de cotas na seleção dos seus alunos. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) devem tomar uma posição sobre o assunto ainda neste primeiro semestre.

A decisão da Unesp foi definida em reunião do conselho na noite de quinta-feira para discutir as propostas do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior (Pimesp), apresentado pelo Conselho de Reitores (Cruesp) das universidades em parceria com o governo estadual. Embora a confirmação da Unesp não cite a palavra cotas, o projeto anunciado pelo governador Geraldo Alckmin, em dezembro de 2012, garantia a ideia de reserva de vagas.

Com a decisão da universidade, ao menos 50% das matrículas em cada curso e em cada turno deverão ser ocupadas por alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas publicas. Dentro dessa meta, o percentual de negros, pardos e indígenas deverá ser de no mínimo 35% – valor verificado para a população do Estado no Censo de 2010. A medida já deve valer para o vestibular 2014.

No entanto, a instituição ainda não definiu como será o ingresso desses estudantes cotistas na universidade. Em nota a Unesp afirma que o Conselho Universitário solicitará ao Cruesp informações mais detalhadas sobre uma das estratégias propostas para atingir as metas: o Instituto Comunitário de Ensino Superior (Ices).

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. cotas

    Ao adotar o sistema de cotas a Unesp mostra que a política educacional do Governo do Estado de São Paulo é um fracasso. 

    ps: o atual secretário da educação foi reitor da Unesp. Vejam, nem ela confia em sua capacidade como secretário

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador