Uso consciente da água: escolas aliam aprendizagem e sustentabilidade

Por: Juliana Sada do, Centro de Referências em Educação Integral

A ideia da água como um recurso escasso e da necessidade de se preservá-la não é nova. Há décadas o tema está presente em debates ambientalistas e também nas aulas de ciência. No entanto, nem sempre a prática escolar condiz com o discurso. Ou seja, apesar de muito se falar da necessidade de uma postura sustentável, o cotidiano, normalmente, é de desperdício.

No entanto, há escolas que se esforçam para mudar este panorama. No horizonte, além de reduzir o consumo de água, está o objetivo de fornecer uma educação mais significativa às crianças a partir do bom uso dos recursos naturais e a construção de posturas mais sustentáveis.

“Queremos que as crianças tenham uma preparação para essa questão da água, ensinamos a não desperdiçar, mas também a cuidar do local onde se está”, argumenta a gestora da escola de educação infantil Ponto de Partida, Carmen Farias. A instituição, localizada na Zona Oeste de São Paulo, trata do tema da sustentabilidade há cerca de vinte anos com ações simples como a reutilização de materiais e o cuidado com jardins e hortas.

Clique aqui e conheça essa experiência na integra.

Redação

4 Comentários

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  1. Economizem água seus trouxas.
    Economizem água seus trouxas. O beduíno que governa São Paulo continuará vendendo grandes quantidades dela bem baratinho para os clientes vips que deram dinheiros eleitorais para a quadrilha tucana.

    1. Nossa! Eu não digo?

      Que essa polaridade paulistana PT x PSDB é um atraso. Além de empobrecer a discussão política nacional, cria aberrações, indivíduos politicamente dementes, autênticos fascistas de ” esquerda”. Um exemplo acabado está aí acima. Ele chama crianças que recebem educação ambiental de “trouxas”. A besta deve achar educação ambiental desnecessária, em pleno século XXI, numa metrópole beirando um colapso de abastecimento de água; comportamento mais obscuro, impossível.

      Ele vê o desgovernador beneficiando, com preços baratos, clientes abonados e, obviamente, cobrando  caro dos mais pobres para assegurar o lucro da Sabesp. Então, na sua mente deformada politicamente na polaridade PT x PSDB, doentia até, entende que são “trouxas” os que pagam mais pela água e recebem educação para economizar; acha que se economizarem, são “trouxas”, deviam esbanjar o que pagam caro, não vê que verdadeiro trouxa é ele. Sujeito assim não pensa, peida suas “idéias”, o cara fede quando “pensa”.

      1. Atraso é a Sabesp vender
        Atraso é a Sabesp vender ar/água caro para a população em geral na periferia de São Paulo e grandes quantidades de água bem baratinho para clientes “diferenciados” nos bairros nobres paulistas. Quem criou esta polarização em São Paulo foi o PSDB e não o PT.

        1. O que tem a educação ambiental a ver com a polarização?

          Por que você chamou as crianças de “trouxas”? Por que você acha “trouxas” os que vão economizar água por ser cara para eles? Você deve achar alguma “esperteza”, que recomenda para a população da periferia, em esbanjar  água cara, para que esta não sobre para os privilegiados. Isso é coisa de malandro agulha, ou melhor, de malandro galinha, daqueles que tomam no cu e saem cantando, que assumiu uma posição “firme”, na polarização que acha a essência da vida. Você não consegue responder nenhuma das questões que lhe fiz, tudo que faz é resmungar que a polarização existe e culpar o outro lado por ela. 

          Educação ambiental diz respeito a um problema mundial, ultrapassa as fronteiras internacionais, mas você acha que o mundo se resume a PT x PSDB. Isso é doença.

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