Capa da Veja com Crivella: a Globo terceirizou o serviço, por Alexandre Tambelli

por Alexandre Tambelli

Veja e Rede Globo e a inusitada situação de não terem outra opção senão torcer para o Freixo no Rio de Janeiro. A capa da Veja com o Crivella fichado e preso.

É interessante imaginar a situação de uma direita midiática capitaneada pela Rede Globo que precisa apelar para uma capa da Veja com o Crivella fichado e preso: o candidato da direita contra a esquerda na eleição municipal do Rio de Janeiro.

Alimentaram tanto furor destes fundamentalistas religiosos contra o PT e as esquerdas em geral, contra a lucidez, contra a moderação, contra o diálogo, a favor da disseminação de ódio, de preconceitos, etc. e de repente, não mais que de repente, um deles pode chegar ao posto de Prefeito do Rio de Janeiro.

E o eleitorado teleguiado da Rede Globo e Veja, não evangélico, votando no Crivella para evitar de se instalar no Rio de Janeiro uma “facção do Foro de São Paulo, uma Ditadura bolivariano-comunista radical”.

No quintal da Rede Globo a ascensão da Universal do Bispo Edir Macedo, inimigo fidagal da Globo e dono da emissora concorrente: a Record.

Agora, pensemos:

Alimentar uma briga direta com a Record com todas as denúncias de offshores, triplex em Paraty, dívidas milionárias com a Receita, Escândalo Brasif/FHC, etc.?

Não dá.

A Globo terceirizou o serviço para a capa da Veja, certo?

No G1 a manchete é assim: “Revista publica fotos da prisão do Crivella há 26 anos, ele nega.” – A revista em questão é a Veja. Parece que a Globo se omite de referendar a notícia, sem querer se omitir de fato de noticiá-la. 

Loucura imaginar que a Globo e a velha mídia ficaram sem candidato no Rio de Janeiro. A direita de lá no segundo turno não é aliada da Globo.

Agora, em seu quintal a Globo ameaçada pela Record.

Uma coisa é falar mal do Prefeito Freixo, destruir a reputação do PSOL por qualquer coisa, como a Globo sempre faz com os petistas, brizolistas e contra o PT, outra será fazer a mesma coisa com o Prefeito Crivella da Record e ainda comprar briga com os evangélicos neopentecostais, certo?

E tem o detalhe para não ser esquecido.

A Igreja Católica. Ela não está muito satisfeita de ver o Crivella na liderança nem o quer como Prefeito. E como lembrou o Marcelo Auller, tem o episódio do chute da Santa – http://marceloauler.com.br/o-discreto-troco-de-dom-orani-t…/ . Eita muro desgraçado, da Rede Globo. Situação inusitada esta, não é verdade?

Para quem acredita que já viu de tudo na Política, o mundo nos ensina que tudo tem sua primeira vez ou que o mundo dá muitas voltas.

Quem não se precavê se estrumbica aos poucos, bebe do próprio veneno.

PS.: Você tem uma população no Rio de evangélicos que não garantiria a vitória de Crivella se tivesse sido posto em prática Jornalismo no lugar de uma disseminação diária de ignorância e ódio contra tudo o que for de esquerda e progressista neste país.

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. A Dilma processou a Veja mas

      A Dilma processou a Veja mas o processo foi “sorteado” e caiu, como sempre, nas mãos de gilmar dantas sic mendes e ai vc já sabe a sentença ne

  1. Talvez seja melhor que

    Talvez seja melhor que Crivela da Record ganhe as eleições no RJ, assim pelo menos fazemos a Globo provar do seu veneno demoníaco porque mexer com crivela o bispo macedo vai mandar seus “jornalistas” fazerem reportagens contra a Globo.

  2. Um repórter da Jovem Pan

    Um repórter da Jovem Pan entrevista Roberto Jefferson. Pergunta ao delinquente o que ele teria a dizer como Memória do Cárcere, referindo ao livro de Graciliano Ramos. O Pilantra, pra variar, faz de sua fala um discurso político para a guerilha carioca.

    Bob Jefferson diz que era uma coisa incrível ver que a cada sexta ou domngo aparecia na carceragem um mulher, que não sabe se é pastora, para pregar o Evangelho. Ela conseguia reunir um monte de presos, e trazia muitos ensinamentos para quem cometeu erros. Depois, eu estendia um pano branco, onde a gente comia sandiches e tomava refrigerantes. Eram hora muito agradáveis, siz ele. Num determinado momento ele diz que não entende esse prconceito com a Igreja Universal. 

    Mas, Bob Não ficou só nessa aí. Ele vai a uma comparação com Freixo e o PSOL. Esculhamba o partido de Freixo, dizendo que quando aparece no presídio é para causar confrontos, tumultos, etc.

    O jornal O DIA publicou o vídeo, que apresenta bem os microfones da Jovem Pan. 

    É uma emissora, usando o malandro para fazer política, ao mesmo tempo em que o traíra e sem pudor dá seu ponta pé para se reeleger com os votos dos neopentecostais. 

    Daqui pra frente todo mundo quer tirar uma casquinha dos evangélicos. Quem parece ter começado esse jogo foi Garotinho, que, segundo Benedita, ele nunca foi evangélico.

  3. Ausência de liderança na Rede Globo

    Desde o falecimento do Roberto Marinho a Glogo está a deriva. Os filhos, que não são uma sombra do pai, tercearizaram o comando das organizações para malucos como Ali Kamel, Bonner, Merval, Waack etc. E vão colher os frutos amargos desta falta de norte na condução das empresas.

    Se olharmos atentamente, os governos do PT nunca foram uma ameaça para as organizações Globo. Pelo contrário, na medida do possível ajudaram e muito as organizações. Não vamos esquecer que a Globo foi a principal beneficiária de eventos como a Copa e as Olimpíadas. Além disso, a frase do Dirceu que disse no começo do governo Lula que a televisão oficial do governo era a Globo mostra o grau de respeito/temor que o partido tinha pela emissora.

    No entanto, a Globo, a meu ver mais por questões viscerais de seus atuais lideres do que por questões racionais, decidiu patrocinar a derrubada do governo do PT. Talvez na doce ilusão de que a este se sucederiam governos ainda mais amistosos à emissora, se é que isto é possível dada a amabilidade absoluta com que os governos PT trataram a globo. Só que, como diria o Garrincha, faltou combinar com os adversários e até mesmo com os aliados de ocasião. De forma que apeado, mais provável temporariamente, o PT do governo, o tabuleiro fica aberto para forças, tanto à esquerda quanto à direita, muito mais hostis à globo. Além disso, no afã de destruir o PT, a Globo destruiu também muitos dos seus aliados históricos, como as grandes empreiterias, que possivelmente perderam a confiança na emissora como a sua proteção ideológica. Se olharmos atentamente, o grande capital nacional sempre teve na globo a sua empresa de propaganda ideológica favorável e também por isso sempre colocaram milhões na emissora. No entanto, uma parte expressiva do capital nacional perdeu a confiança na emissora e em algum momento esta perda de confiança será transformada em ações concretas do tipo patrocinar outras empresas de mídia mais confiáveis.

    Outro ponto importante, é que o próprio PT começa a repensar sua relação com a grande mídia nacional, principalmente com a Globo, e quando o partido retornar ao poder, e existe grande chance de isto acontecer muito em breve, a conversa vai ser outra. 

    Na minha singela opinião, a Globo deu um grande tiro no pé ao patrocinar este golpe. Quem viver verá.

     

  4. Não gosto nem um pouco

    deste bispo, mas gosto menos ainda da Veja e da Globo. Não sou carioca, mas caso votasse lá no RJ/RJ pensaria até em votar no Crivella só pra ver o circo pegar fogo. Tá mals o carioca para optar entre um e outro.

    1. Não culpe os que são mantidos

      Não culpe os que são mantidos na ignorância para serem induzidos como boiada. É inútil e pouco inteligente. O “quanto pior, melhor” nunca foi e nem será alternativa que nos tire deste buraco. Só uma educação que incentive o pensamento crítico será capaz de nos tirar destas trevas, em que a maioria é incapaz de reconhecer as segundas intenções daqueles que apoiam.

    2. Freixo

      Eu não vou deixar de votar em quem acho que é o melhor candidato no momento por causa da Veja e do Globo. Aliás não leio nem um nem outro. Logo para mim eles não existe, toda pessoa consciente deveria fazer o mesmo e não levar em consideração o que eles dizem.

  5. guerra de famiglias: crise de hegemonia

    ->Uma coisa é falar mal do Prefeito Freixo, destruir a reputação do PSOL por qualquer coisa, como a Globo sempre faz com os petistas, brizolistas e contra o PT, outra será fazer a mesma coisa com o Prefeito Crivella da Record e ainda comprar briga com os evangélicos neopentecostais, certo?

    não! não ta certo, não.

    sabe por quê? porque uma Esquerda organizada pela base é muito mais difícil de destruir. na verdade, o poder popular só pode ser destruído pela repressão armada ou… por ele mesmo.  pela traição, pela burocratização.

    vivemos uma perigosíssima crise de hegemonia. são verdadeiros “bondes” disputando o Brasil, que vêem como uma “boca” a ser conquistada. este é o projeto da plutocracia brasileira: o Brasil como “boca”. literalmente: tráfico de drogas, armas, órgãos, pessoas e recursos minerais e financeiros.

    o colapso financeiro gerou o colapso econômico, que gerou o colapso político, que gerou o colapso institucional, que gerou colapso do governo. avançamos em pleno colapso do Estado em direção a um colapso do regime.

    a hora de agir é agora. olhai para a Síria. somos nós amanhã. 

    abraços

    p.s.:

    “Até o Crivella tem direito a um advogado e que não pode ser considerado culpado antes de sentença penal condenatória transitada em julgado. Por isso não irei reproduzir a capa da Veja.”

    Luciana Boiteux – candidata a vice na chapa de Marcelo Freixo

    “Há um momento de crise da esquerda, indiscutivelmente. Mas aqui no Rio a gente mostra o contrário. Vencemos o PMDB e chegamos ao segundo turno. Porque nos aproximamos do trabalho de base que a esquerda tinha perdido. Fazer o jovem participar da política foi uma vitória da nossa campanha.”

    Marcelo Freixo

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=Gc3Z0KeDJto%5D

    .

    .

  6. O inimigo de meu inimigo é meu amigo?

    Acho que não. Não há espaço para inocentes. A última que foi inocente, foi afastada. Se Freixo ganhar e não for muito esperto, vai ser detonado. Governar o Rio será uma operação de guerra. Guerra fria que exigirá o máximo de atenção e astúcia. Há interesses de que tanto Freixo e Crivela sejam detonados, mas como Freixo também conta com outros inimigos poderosos que dão as cartas no Rio – a máfia dos empresários de ônibus e a milícia – parece ser uma tarefa mais fácil.

    O projeto de poder dos crentes é algo tão aterrador, como literalmente seria o retorno à idade média, que eu acho de uma estupidez sem tamanho qualquer um que se julgue progressista não apoiar Freixo. Mesmo que seja petista com dor de corno e querendo que os psolistas se lasquem, para reforçar a esquerda que a direita gosta.

  7. Crivella X Freixo/PIG
    Voto útil em Crivella. Além de deixar de ser a mão que apedreja, tornando-se vidraça, colocará em evidência a opção pela manutenção das desigualdades inerentes aos falsos profetas. Ainda, caso seja fustigado pela Globo ou seus satélites, terá um oponente à altura, a Record. Somente com a quebra do acordo de cavalheiros entre os grupos que controlam a mídia nativa, poderemos ampliar as expectativas que em algum momento façamos uma reforma na lei de concessão de rádio e televisão, desmontando o oligopólio que, unificado em sua construção narrativa de mundo, nos remete a uma pseudodemocracia. Freixo, se eleito, viraria poodle amestrado nas garras dos Marinhos e outros quetais.

    1. Cuidado com o que anda fumando

      Ahh sei! Voto útil em Bolsonaro, Serra, Caiado… para depois, com a terra arrasada, volte a esquerda triunfante. Senhor, tende piedade, ele não sabe o que diz

  8. Rede globo e PSOL, um amor

    Rede globo e PSOL, um amor antigo. 

    http://www.esquerdadiario.com.br/rede-globo-e-profundamente-elogiada-pelo-senador-randolfe-do-psol

    ” A Rede Globo é uma empresa de superlativos (…) é motivo de regozijo para todos nós brasileiros (…) quando temos um patrimônio superlativo, isso tem que ser reconhecido pelo Brasil e espalhado com motivo de orgulho (…) tem um papel que temos que reconhecer de integração nacional (…) através de um Jornal Nacional, da sua tele-dramaturgia, propagandear, ampliar espaços, torna essa rede de televisão um elemento fundamental para discutir os destinos do país. Porque como diria o bom e velho Gramsci, o papel da cultura, é o papel da superestrutura da sociedade. Hoje não tenho dúvida que o papel cumprido pela Rede Globo é indispensável na formação da cultura e na formação da opinião pública nacional. Por isso, em momentos como os de hoje, de crise que o país atravessa, de crise política, de crise moral, de crise econômica, é fundamental e indispensável o papel de uma rede de televisão que cumpra o papel fundamental de integração nacional e que estabeleça espaços de debates públicos. Além de tudo isso, a existência de uma emissora dessa natureza mostra o quanto para nós é fundamental a democracia e um dos principais valores da democracia, que é o valor da liberdade de expressão, o valor da liberdade de investigação característico do jornalismo investigativo. Este é um valor que é indissociável de qualquer regime democrático. Isto tem sido e tem que ser reconhecido por nós como um patrimônio defendido pela Rede Globo”.

  9. Santa ingenuidade

    Santa ingenuidade batman!

    Quer dizer que estão apoiando o freixo por falta de opção? 

    Conta outra, estes caras estão mirando 2018. Freixo e o PSOL são a melhor saída para desmobilizar o PT que voltara com tudo em 2018.

    A Lucianta Genro disse “viva a lava jato”. Viva a operação que esta destruindo a esquerda brasileira.

    O PSOL esta afundando antes de subir.

    1. Vagalume!

      Vagalume!

      Não precisa ser um apoio ao Freixo, apenas uma busca de que se tenham mais abstenções, votos nulos, votos brancos e que o Freixo possa ganhar com uma votação inexpressiva.

      E a Globo poderá ser uma oposição forte ao Governo Freixo. Utilizar do argumento que o Freixo venceu sem a legitimidade necessária, nada de novidade aqui.

      Agora, a Veja tem um leitor que é eleitorado possível de Freixo ou de Crivella? Com o massacre diário à esquerda e ao PSOL por tabela, claro que favorável ao Crivella.

      É só imaginar o que se comenta do Jean Wyllys no público alvo da Veja

      A Revista entrou na briga por causa da Globo. Os neopentecostais não são um motivo de posicionamentos contrários a eles por parte da Veja, quando estes são uma ponte para atacar, indiretamente o PT e os petistas e as esquerdas, certo?

      Malafaia em 2012 e o “Kit Gay” – Kit anti-homofobia – do Haddad Ministro da Educação na campanha do Serra, é um exemplo típico. E as inúmeras tuitadas dos fundamentalistas neopentecostais falando mal do PT, de Dilma, de Lula, etc.  

      Por que a Veja entrou nesta disputa eleitoral no Rio de Janeiro, se a Globo tem sua própria revista semanal Época?

      Continuarei afirmando que a Globo terceirizou o serviço.

      E terceirizou porque eles agem em conjunto. É uma parceria que vem de um bom tempo e que não tem tido mais limites éticos, no desespero aplicam a fórmula idêntica a de 2014 com a capa da Dilma e Lula sabiam de tudo!

      Esses grupos de mídia da velha mídia enredaram por um caminho sem volta. Cometem erros e mais erros e não conseguem mais sair dessa teia.

      O que acontece é uma loucura.

      Pensar que a Veja leva o público que ela formou:

      Os anti-bolivarianos, anti-petistas, os mais ferrenhos adversários de programas de transferência de renda, das esquerdas, etc. a esta surpresa de Capa?

      Se a capa fosse do Freixo estava normal a coisa, o contrário é para se pensar.

      É um embaralhamento total da cabeça desse público, muitas das vezes, teleguiado e de pouca capacidade de raciocínio.

      Abraço,

      Alexandre!

  10. O PSOL não tem base

    O PSOL não tem base popular.

    É um esquerdismo europeu, de classe média intelectualizada.

    Não é um partido popular.

    1. guerra de famiglias: crise de hegemonia

      sai desse brejo, Vagalume. faz a tua luz piscar. e vai, vai, vai…

      não é PSOL, não é PT. é a batalha contra o fundamentalismo. é o começo da grande luta de resistência contra a ditadura que já está aqui.

      é possível! e vai ser desse jeito: nas ruas, nas praças, na rede, na raça.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=BjLU1U1NvYw%5D

      .

  11. Lá ,muito antes.

        Há muito tempo a terceirização das comunicações ,no que tange a denegrir , implodir ,escafeder imagens ,foi imposta pelo império global. Começou lá atrás com o conluio globo-fôlha.

  12. Na análise de SWOT de globo e

    Na análise de SWOT de globo e de suas empresas satélites (veja, estadão, fs), eles sabem que a maior ameaça interna aos seus negócios escusos são a rede record, seus bispos políticos e suas legiões de neopentecostais. Pois, ninguém melhor que eles para saber que a união do poder midiático-financeiro+Político-financeiro+massa-sem-discernimento é bombástico numa pós-democracia. O Freixo eles emparedam depois, aí veremos como o Freixo reagirá como um Brizola ou como um cesar maia, marcelo alencar dentre outros. 

  13. Como conheci o Marcelo Freixo

    Que convencido e petulante é esse que escreve este comentário?

    Sequer viu na vida o Marcelo e está aqui contando como foi que o conheceu.

    Bem… não custa nada “escutar” o topetudo.

    – Corria o ano de 2006/2007… “frequentava” um blog sobre o Rio de Janeiro, onde havia uma certa liberdade para comentar assuntos diversos. Naturalmente, a segurança era um dos assuntos mais controvertidos e debatidos. E, falou em segurança no Rio, falou em direitos humanos.

    Havia um grupo com o qual me indispunha sempre e que tratava pejorativamente qualquer defensor dos DH como: “esse pessoal dos Diireitos Humanos”.  Vivia às turras com êles, mas agora gostaria de agradfecê-los publicamente pois foi, graças a eles que tomei conhecimento, pela primeira vez de um tal de “Freixo” que era o demônio.

    Não o conhecia, mas pela estridência de seus detratores me dei conta logo de que era um nome para prestar atenção. Alguém que conseguia despertar o ódio em adeptos do “porrada, esfola, mata”, dos que tratavam favelados como sinônimos de bandidos e merecedores de extermínio, deveria ser alguém em quem eu devesse prestar mais atenção. 

    Enfim, nunca vi o Marcelo Freixo, nunca conversei com ele, mas tenho muita confiança em quem me fez conhecer o seu nome. Tenho a infinita certeza de que eles não se enganaram. Um ódio assim, partindo de quem partiu, jamais seria em vão.

  14. Comentário republicado

    Prezados leitores,

    Concordo com o articulista, que afirma ter a Globo terceirizado as críticas e ataques violentos contra Marcelo Crivella. Entretanto não sei se é por temer uma represália da Record, que detém trunfos poderosos contra a emissoras da família Marinho, como mostrado no artigo. 

    O portal Intercept Brasil publicou uma pequena reportagem e entrevista com o juiz Breno Melaragno, tratando justamente do fato noticiado pela revista semanal da Abril e sobre o crime cometido por Marcelo Crivella. Recomendo aos leitores daqui que leiam a entrevista.  Lá eu postei o comentário que reproduzo abaixo.

    “A entrevista esclarece os pontos nebulosos, mostrando que o crime cometido por Marcelo Crivella foi de pequeno potencial ofensivo e sujeitaria o autor a pena branda, como pagamento de cestas básicas às vítimas. Pela pequena gravidade, o crime já está prescrito. Na entrevista é mostrado esquema de se manipular, ocultar ou desaparecer com inquéritos, usando de estruturas de poder político e econômico/corrupção (pressão e ‘compra’ dos inquéritos pelos interessados, já que pagando bem sempre há delegados dispostos a se corromper).

    “A entrevista esclarece os pontos nebulosos, mostrando que o crime cometido por Marcelo Crivella foi de pequeno potencial ofensivo e sujeitaria o autor a pena branda, como pagamento de cestas básicas às vítimas. Pela pequena gravidade, o crime já está prescrito. Na entrevista é mostrado esquema de se manipular, ocultar ou desaparecer com inquéritos, usando de estruturas de poder político e econômico/corrupção (pressão e ‘compra’ dos inquéritos pelos interessados, já que pagando bem sempre há delegados dispostos a se corromper).

    Mas a entrevista/reportagem não problematiza o porquê de só agora, quando se tem a certeza da prescrição do crime, a revista ‘Veja’ faz uma reportagem sobre o assunto. Também não é feita nenhuma menção às recentes matérias publicadas pelo jornal O Globo, visando enfraquecer a candidatura de Crivella no segundo turno.

    A repórter deve saber que na campanha de 2014 a TV Globo cedeu uma reportagem de mais de 9 min á campanha de Luiz Fernando Pezão, na qual Edir Macedo, tio de Crivella, assim como seus comparsas da IURD se refestelam numa paradisíaca praia do litoral sul fluminense, discutindo as técnicas para se tomar dinheiro dos pobres e incautos fiéis; naquele dia nem Pezão nem qualquer locutor disseram nada no programa eleitoral, que se resumiu a divulgar a reportagem cedida pela TV Globo. O efeito da divulgação da reportagem foi devastador para Crivella, que dali em diante caiu exponencialmente nas intenções de voto e foi derrotado de forma esmagadora por Pezão, no segundo turno.

    No contexto atual, de golpe de Estado e da anti-política, tanto a mídia (Globo à frente) como as oligarquias plutocráticas tinham preferência por Pedro Paulo, Índio da Costa e Bolsonaro, nesta ordem. Como nenhum deses candidatos foi ao segundo turno, o PIG/PPV e as oligarquias procuram enfraquecer os dois que disputam o segundo turno, de modo que qualquer um que venha a se eleger fique sob o jugo desse poder real. Tanto Freixo quanto Crivella estão sendo enquadrados pelas oligarquias e pelo PIG/PPV; isso se dá porque nenhum deles é, de fato, inimigo figadal dos verdadeiros donos do poder nem o candidato preferido desses poderosos. O único político que até hoje enfrentou e derrotou a Globo em seus domínios foi Leonel Brizola. E convenhamos: Marcelo Freixo nem de longe se parece com a sombra do gaúcho que se radicou e fez carreira política no Rio. Crivella é forte na periferia, onde ele e sua igreja manipulam e fazem lavagem cerebral com os incautos fiéis. Mas se todo o PIG/PPV e as oligarquias se voltarem contra o bispo licenciado da IURD, ele não resiste a uma semana de ataques coordenados.”

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador