A disputa acirrada entre Dilma e Aécio e o papel de Marina no 2º turno

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – As primeiras pesquisas sobre o segundo turno presidencial divulgadas nesta quinta (9) pelo Datafolha e Ibope apontam Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) numa situação de empate técnico graças à margem de erro de dois pontos. O placar é o mesmo nos dois institutos: Aécio teria, se a eleição fosse ontem, 51% dos votos válidos ante 49% de Dilma. No cenário com brancos, nulos e indecisos, esse grupo somaria 10% das intenções de voto; Aécio teria 46% e Dilma, 44%.

Após a arrancada de Aécio no dia 5 de outubro, as campanhas tucana e petista esperavam que o ex-governador mineiro aparecesse logo nas primeiras pesquisas com uma vantagem bem maior sobre a candidata à reeleição. Os estudos mostram, no entanto, que a disputa será acirrada, no voto a voto. A edição desta sexta (10) da Folha destacou que essa é a primeira vez desde 1989 que um candidato da oposição larga numericamente à frente do candidato da situação, no segundo turno.

Na expectativa de inflar mais rapidamente o volume de votos, Aécio ainda aguarda o anúncio de Marina Silva (PSB) sobre um possível apoio ao projeto de governo tucano. Terceira colocada na disputa, com 21% dos votos válidos, Marina tende a apoiar Aécio, mas quer que ele cumpra uma série de exigências. Informações dão conta, porém, que o mineiro não está disposto a se curvar diante da pessebista.

Enquanto o acerto de contas tramita, no Ibope, Aécio já angariou dois em cada três dos eleitores de Marina, sem a ex-ministra do Meio Ambiente mexer um dedo. Dilma, por sua vez, fica com apenas 18% deles. No Datafolha, o resultado é quase o mesmo: dos eleitores que declaram ter votado nela no primeiro turno, 66% já optam por Aécio agora, muito em função do desejo de mudança disseminado na campanha inicial, e outros 18% escolhem Dilma. Outros 10% deste grupo se diz indeciso. E apenas 6% afirmam que pretendem votar branco ou nulo agora.

Os números do Datafolha ainda colocam em xeque a validade do eventual apoio condicional de Marina a Aécio. Isso porque, para 67% dos eleitores de Marina, o apoio dela a Aécio ou Dilma seria “indiferente” na escolha do segundo turno. Para apenas 16%, o apoio da pessebista “poderia” levar a votar no indicado. Para 13%, o apoio teria efeito inverso: não o faria votar no indicado.

Reprodução: Folha

Perfil do eleitor

No Ibope, Aécio colhe seus melhores resultados na Região Sul, onde lidera por 61% a 33% dos votos totais. No Sudeste, ele também está à frente, mas com vantagem menor: 48% a 38%. No Norte/Centro-Oeste, há empate técnico: 46% para Aécio e 43% para Dilma. No Nordeste, a candidata do PT venceria por 59% a 32% se a eleição fosse hoje.

A intenção de voto no candidato do PSDB cresce à medida que aumenta a renda dos eleitores: 33% entre os que ganham até um salário mínimo, 36% entre os que recebem de um a dois mínimos, 51% na faixa de dois a cinco e 63% acima disso. Com Dilma, a progressão é inversa: 58%, 52%, 39% e 29%, respectivamente.

Rejeição

Ainda segundo o Ibope, Dilma tem a maior taxa de rejeição: 41% afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Outros 33% descartam Aécio, e 18% afirmam poder votar em todos. Os números do Datafolha são semelhantes.

Favoritismo

Dilma é vista como favorita para vencer a eleição por 49% dos entrevistados pelo Ibope. Outros 40% dizem acreditar que o candidato do PSDB será o vencedor. A avaliação do governo permaneceu estável: 39% o consideram ótimo ou bom, 33%, regular, e 27%, ruim ou péssimo. Os números do Datafolha não fogem desse retrato.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. carioca desonorário

    O papel de Marina parece que será o de pagar mico, voltar atrás na exigência e colar em Aécio com fim da maioridade penal e tudo.

    O eleitor que seguiu Marina até o dia 6, que quer mudanças, deve votar naquele que tudo mudará pára pior, satisfazendo a sanha mercadista e rentista. 

    Aquele que pensar um pouco não vota nesse carioca desonorário de jeito nenhum

  2. Marina Silva não é o fiel da

    A mídia diz que Marina Silva é o fiel da balança no 2o. turno. Ela será tão fiel ao PSDB quanto foi fiel ao PT? Ha, ha, ha….

  3. Números, números e mais

    Números, números e mais números! Podemos acreditar nestes aqui depois daqueles apresentados na Bahia, em São Paulo e no Rio Grande do Sul? Estes institutos de pesquisa já não dobram mais ninguém!!

    1. É o oposto.. Eles distorcem
      É o oposto.. Eles distorcem em certo grau uma parte considerável do eleitores influenciando suas intenções.

      O comum no entanto é enfiarem a cabeça num buraco como um avestruz fingindo que nada acontece.

      Enquanto isso…

  4. Bolsa cai e dólar sobe após pesquisas mostrarem Aécio na frente

    Não vi hoje o jornal Valor e nem o site Infomoney informando que a Bolsa cai e o dólar sobe após pesquisas mostrarem Aécio na frente de Dilma. Será que o mercado mudou de lado e agora quer Dilma?

  5. “Mudança” pode ser para pior

    “Mudança” pode ser para pior ou melhor, certo? Então, o eleitor de marina e aécio vai ter mudança, só que pra pior.

    1. Muito pelo contrário, Marina

      Muito pelo contrário, Marina não pode ficar neutra! Se ela é oposição como afirmou a campanha inteira, o mais certo é apoiar o Aécio!

  6. Passo ao larga desses

    Passo ao larga desses prognósticos eleitorais. Observo de camarote essas análises e projeções dos estatísticos e cientistas políticos. Nenhum deles tem o peito de declarar: “olha, a coisa está confusa. Tanto pode dar Zé como Cazuza”. Não, se obrigam a mirabolantes testes de raciocínio para justificarem suas sapiências.

    A estratificação por regiões, por exemplo, não dizem nada. Nelas, regiões, subsistem estados com eleitorados expressivos, a exemplo de São Paulo, Rio de janeiro e Minas, convivendo com outros bem aquém. Mais importante, ACHO, são os estados. 

    Por exemplo: será que o RS repetirá o primeiro turno? Seus votos anularão a eventual vantagem do PR e SC? Ou pelo menos amenizarão? Como se comportarão Rio e Minas? 

    Se a direção de campanha do PT se fiar, se amparar apenas na maioria do NE para compensar o resto incide em grave equívoco. Tem que ir com gás para as outras regiões. A disputa é voto a voto.

    Um chute bem chutado: Rio de Janeiro será a grande supresa positiva para Dilma. 

  7. Privatização

    Nassif, gostaria de sugerir para você uma pauta sobre os 93 Bilhôes de dólares arrecadados com as privatizações e que não sabemos onde foram parar.

  8. “”Pessoal deste grupo de

    “”Pessoal deste grupo de WhatsApp, chegamos na reta final e estamos a pouquíssimos dias de poder mudar de verdade o Brasil. E é claro que eles estão assustados. Então, nesta hora, vai vir a pancadaria, vão vir as ofensas, as calúnias. Eu convido você para acessar aeciodeverdade.com sempre que você tiver qualquer dúvida sobre qualquer tema. Vamos rebater as mentiras com a verdade”.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=BfwvS0U6HgQ%5D

    1. vi o vídeo.o mantega foi

      vi o vídeo.o mantega foi muito bem.

      o nauFraga inisiste na falta de crescimentom e mente quando diz que a europa cresce,

      não dá números, obviamente porque não os possuí – por inexistentes..

      mas pelo que sei, 60 por cento dos jovens espanhóis não conseguem emprego.

      surpeendentemente a mirian não perturbou o  ambiente.

  9. Dilma, anuncia logo a Equipe Econômica !!!

    Debate constrangedor ontem entre Armínio e o Inacreditável na Globonews. Ele só pode estar sacaneando a Dilma. Era um economista consciente da responsabilidade de ser possivelmente o próximo Ministro da Fazenda debatendo com um despreparado que só ficava citando números e falando de história do Brasil de 20 anos atrás.

    Não tinha visto o horário eleitoral no primeiro turno. Vi ontem o início do programa do PT. Um rapaz dizendo que o PSDB é preconceituoso com nordestino. Desliguei a televisão. Será que ela espera ser reeleita daqui a três semanas com uma campanha patética, repetindo historinha de 20 anos atrás? Parece eleição para grêmio estudantil de faculdade de terceira linha.

    Outra coisa, o candidato não é o FHC. Alguém tem que avisar a campanha da Dilma sobre isso. Se essa tática funcionasse, ela teria liquidado a fatura no 1º turno.

    O que ela pretende em relação à área econômica, em relação ao crescimento quase nulo do PIB ao longo de seu governo?

    Ninguém sabe, o PT continua pregando apenas para os convertidos. Se for verdade que o Aécio levou 2/3 da Marina, então a campanha dele tem trabalhado bem, e com a ajuda da péssima campanha dela (até o momento) existe alguma chance do modelo econômico que o Lula manteve no período 2002-2007 seja preservado nos próximos 4 anos, ainda que seja por um Presidente da oposição.

    PS: Com essa campanha, mesmo que ela ganhe, o cenário para os próximos 4 anos será dramático, nem de longe haverá a boa vontade que ocorreu em 2010/2011.

    1. E assim falou Zaratustra!
      Meu

      E assim falou Zaratustra!

      Meu caro, 

      Só com imbuído de muito bom humor é possível ler tuas participações. A realidade, vista do alto das tuas tamancas políticas-ideológicas, é manipulada para, quem sabe, enganar os trouxas. 

      Constrangedor mesmo, é esse teu alienado comentário. O debate da Globonews foi de um não só guru, mas operador do mercado, cujas idéias hoje estão anacrônicas e as ações perpetradas quando no Poder tidas como catastróficas. 

      O PSDB, é sim, preconceituoso com o nordeste. Se não fosse, porque não emitiu, ou emite, nota de desagravo contra os ataques de seus seguidores aos nordestinos? Quem cala, consente, já dizia minha avó. Não o faz, ou fez, porque não quer desagradar os seus eleitores do sudeste? 

      O candidado não é FHC! Grande sacada! Claro que não é. Entretanto, o é um de seus pupilos que promete resgatar a tragédia que foram os anos FHC. Sacou?

      Por que serão dramáticos os próximos 4 se a Dilma ganhar, mãe Dinah? Arauto do quanto melhor, pior. 

       

      1. J B costa, me ilumine com o seu saber

        Dois pequenos esclarecimentos:

        1) Como você avalia a gestão Dilma nos quisitos inflação e crescimento;

        2) Quem você acha que deve ser o Ministro da Fazenda em um governo Dilma.

  10. A verdadeira disputa e que

    A verdadeira disputa e que precisa ser radicalizada por Dilma é contra a Mídia Oligopolista. Espero que agora tenha se dado conta do erro fundamental da sua gestão que foi não fazer o enfrentamento desse oligopólio que vem funcionando como partido político ilegal no país desde 2003. A manutenção teimosa de José Eduardo Cardozo e o malfadado Ministro Bernardo (até esqueci o sobrenome…) das Comunicações fazem parte deste erro estratégico e que poderá custar sua reeleição. O antipetismo foi plantado, adubado e está sendo agora colhido como consequência disso. 

  11. a hora chegou!
    Agora vamos ver com Aecio cai tambem nas pesquisas ou no dia 26 tera uma surpresa.
    Nao se sustenta.
    Um programa do PSDB sem sustentacao
    Um gago.

  12. Tá na cara que as pesquisas sao fajutas.

    Continuaçao do que fizeram no primeiro turno. Estao querendo criar a percepçao de que Aécio ganhará. 

    1. Concordo com vc. E acrescento

      Concordo com vc. E acrescento a fraude das pesquisas. e EXPLICO:

             Dilma têm 99,5 por cento,Aécio,05,Indecisos? Nenhum;

      .Minha pesquisa foi deste blog, que deve coincidir com  a sua.

                  Infelizmente,umas 130 milhões de pessoas,ou mais, votam e NÃO frequentam ester blog.

                        Entendeu ou preciso desenhar?

       

      1. Nem desenhar vc sabe

        Nao passa de um troll buscando atençao. Fique calminho, tá? E beba menos, faz mal. Vc nao tem idade mais para beber tanto… 

        1. Muito obrigado por sua

          Muito obrigado por sua preocupação sobre minha saúde;

            Vc sabe que não sou troll porque sou mais antigo do que vc neste blog e na vida;

             Eu estava reservando pra escrever no fora de pauta.Mas não quero holofote do que comentarei agora.

                  Vc acha válido a proppanda do PT pra desqualificar AECIO igualzinho fez com Marina, ou apoia exposição de governo que o PT não tem?

                     Vc acha que é válido acusar um cara que governou 15anos passados,nas eleições de agora?

                     Vc acha que o efeito ”arraza quarteirão ” que se deu com Marina irá funcionar again?

                          E supondo que funcione, vc aprova esse métodomo sem apresentar conserto que Dilma fez em 4 anos?

                           Espero uma resposta sensata( se houver)

          E não fazer igual ao PT que quando não tem resposta, te4nta desqualificar a pessoa

                       É a única resposta que o governo dá. Tentar desqualificar os outros e não responder nem uma vírgula por sua incompetência e roubos a granel

                     Eu gostaria, gostaria mesmo, de uma resposta coerente que me fizesse pensar.

                          Vc é capaz de da-la?

          1. Minas Gerais: o Aécio desmascarado

            Como pode um político após 08 anos de mandato sofrer uma tão aviltante derrota? O que os que votaram em Dilma e em Marina disseram? Basta Aécio você não nos representa. Assim ao se ouvir a decisão das urnas de Minas teremos o mais fiel e justo julgamento do político Aécio.  Quem o conheceu em Minas já disse: Aécio você nunca mais. O Brasil acredita em Minas.

          2. Liçaozinha de Lógica

            Quando se parte de premissas equivocadas, a conclusao nao é verdadeira. 

            E vá ver se estou na esquina, tá? Nao tenho paciência para as suas bobeiras nao. 

  13. acirrada sempre foi e sempre

    acirrada sempre foi e sempre será,

    mas o modelo dilmisa de governar

    sobrepor-se-á ao

    modelo de exclusão e de desmpprego

    e juros altos

    e financeirização da economia

    do projeto tucano aético.

  14. Marina obviamente apoiará

    Marina obviamente apoiará Aécio Neves, fato, neutralidade não combina com Marina depois do discurso oposicionista que ela promoveu nos debates!

  15. Marina obviamente apoiará

    Marina obviamente apoiará Aécio Neves, fato, neutralidade não combina com Marina depois do discurso oposicionista que ela promoveu nos debates!

  16. Marina desde o início deixou

    Marina desde o início deixou bem claro que quer mudança, e apoiar Dilma ou ficar em cima do muro não significa mudança. Logo…

  17. Trabalho de militancia

    Acho que Dilma consegue angariar votos trabalhando com a militancia nas ruas, afinal ela precisa de 8,5 pontos percentuais dos votos válidos.

  18. A disputa dilma e aecio
    Todos dois estão errados,isso pra mim não vai me atingir.deus cobra a falta de serviço dos dois e gastando dinheiro por gastar pra gastar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador