A extraordinária incompetência do TSE de Luiz Fux, por Luis Nassif

A entrevista do subprocurador eleitoral Humberto Jacques ao Estadão traz uma informação relevante

O que pode ser feito em parceria com o WhatsApp?

Melhorar as ferramentas da checagem de fatos no WhatsApp. No sistema mexicano, você envia a mensagem recebida via WhatsApp a uma agência de checagem, que apura aquilo e devolve o desmentido para todo mundo que enviou aquela mensagem. Isso é uma boa prática para que se produza contrainformação sobre ruídos em WhatsApp.

É fantástica a naturalidade que o Humberto Jacques se refere a uma ferramenta, já existente, e ao fato de só agora o TSE saber dela. Ou seja, no final das eleições, sem prazo para corrigir os fakenews, o subprocurador entra em contato com o WhatsApp e fica sabendo da ferramenta.

O que o Ministro Luiz Fux fez, no período em que ameaçava com os raios do Olimpo, os geradores de fakenews? Inclusive, chegou a ameaça-los de busca e apreensão, antes que soltassem suas ficções – o que caracterizaria censura prévia.

Fux se valeu exclusivamente de jogadas retóricas: criação de uma força tarefa sabe-se lá para quê; ameaças verbais etc. Não tomou nenhuma iniciativa óbvia – como conversar com as redes sociais ou saber da experiência de outros países. Nem ele, nem sua sucessora.

Agora, fica-se sabendo pelo douto Humberto Jacques, que existia uma solução simples, já testada, ao alcance da mão.

Será útil para, no dia seguinte às eleições, enviar uma mensagem a todos os usuários: vocês foram enganados, mas Inês é morta!

 
Luis Nassif

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sabemos bem o que está

    Sabemos bem o que está acontecendo: o golpe continua, até a derrota do PT, não importa que para isso empossem um monstro na presidência da república, mais do que nunca, bananeira. É irrelevante se Fux está sendo chantageado, ameaçado pelos militares ou participa alegremente da destruição de democracia. 

  2. Dá para confiar?

    Outra coisa que eu gostaria que o TSE ajudasse a explicar: por que todas as pesquisas eleitorais feitas até poucos dias antes do 1o. turno indicavam Dilma, Requião e Suplicy na dianteira entre as candidaturas ao Senado, e Bolsonaro perdendo de Haddad e Ciro numa simulação de 2o. turno? Esses favoritos ao Senado levaram uma tunda nas urnas, e agora Bolsonaro desponta como um “já ganhou”. Problema de metodologia de pesquisa, eleitorado imprevisível ou o quê?

  3. Voto útil – um palpite

    Tenho a impressão de que o que aconteceu foi o seguinte:

    Veja que essas anomalias aconteceram mais entre os embates para o Senado, onde são eleitos dois candidatos.

    Vamos supor que o candidato A é o franco favorito (Suplicy, Dilma, Requião) e o candidato B é, entre os oponentes de A, o mais cotado — ou seja, está em segundo lugar. O candidato C, nas prévias, tem pouca chance.

    Para o Senado, são dois votos. Então, se você apoia o candidato A, dá seu primeiro voto a ele, e o segundo, a quem mais puder impedir que B fosse eleito. Aí você joga o segundo voto em C, acreditando que suas possibilidades são mínimas mas que vale a pena fazer crescer só para que B não seja eleito.

    Ora, quem vota em B não vai querer que A se eleja. Aí o eleitor de B vota em B e em C, para impedir que A chegue lá.

    O eleitor de C vai votar em C e em aquele que possa impedir que o franco favorito vença, e aí dá seu voto em B.

    Resultado: no final, A fica só com os votos dos eleitores de A, B fica com os eleitores de B e de C, e C fica com seus próprios eleitores mais os de A e B. Portanto, C fica em primeiro lugar e B em segundo.

    Por outro lado, o que não sei explicar é como vários deputados considerados favoritos acabaram dando lugar a excrescências como vários com patentes militares ou policiais. 

  4. Como assim

    Como assim incompetência??????

    O candidato que eles vetaram está preso e o que eles apoiaram está quase eleito!

    Vai entender…

    Luciana Mota

  5. Fux não é aquele que mata no peito? Ah, ta…

    Outro dia falei aqui sobre a existência de um tribunal eleitoral no brasil que so serve para punir…. petistas! Da uma chamada em um aqui, outro ali, mas nada mais substancial. Mas se essas fakes news viessem da campanha eleitoral do Haddad, provavelmente ja teria perdido o direito à sua candidatura. Inês esta nas ultimas, mas ainda não bateu a caçoleta!

  6. Prezados Camaradas
    Prezado

    Prezados Camaradas

    Prezado Nassif

    O sujeito dá 250 entrevistas por dia, precisa pentear a peruca, besuntar tônico capilar naquela careca enrrugada, consultar o extrato do banco para ver se a grana das mordomias imorais entrou na conta

    Ele teria tempo de se dedicar ao trabalho, com todas essas atividades

    Mais um parasita que vai abanar o rabo para o Bolsonaro 9porque, se o Haddad ganhar, aí vai rosnar e mostrar os dentes, sacana sem-vergonha)

  7. Quem está adorando essa
    Quem está adorando essa conversa de fake news no zap é a grande imprensa e seus donos. É como se a degeneraçao do debate publico nao tivesse partido deles. Criaram ate “agencias de checagem”, como se a essencia do jornalismo nao fosse a propria apuraçao, que eles negligenciam intencionalmente ou nao.

    Sao decadas e decadas de desinformaçao, manipulaçao e mentira. E o resultado está ai: raiva dos Direitos Humanos, e raiva da politica, resumidas no anticomunismo retardado como salvaçao da patria. Nao era pra ser tao dificil assim compreender que isso tem orelha, pé e rabo de ideologia, logo, é ideologia.

    Porem, triste mesmo – irritante, até – foi ver a demora pra reagir das forças progressistas na “batalha da comunicaçao”…

    Depois das “jornadas de 2013”, das eleiçoes de 2014, da campanha do impeachment…acham que só na reta final do segundo turno vao reverter um processo de décadas?!

    Meu deus…

    As pessoas já estao saturadas, tampando o ouvido e cantarolando; uns partiram pro Fla x Flu escancarado, outros tantos não querem saber mais de nada, querem ver é o circo pegar fogo.

    Outros tantos mais têm é raiva de quem sabe.

  8. Não seria mais adequado o

    Não seria mais adequado o título A EXTRAORDINÁRIA CUMPLICIDADE DO TSE DE LUIZ FUX?

    Aguardo o dia em que o Fux mata no peito deixará de usar peruca para aderir ao quepe militar. Toffoli não usa quepe mas tem um militar por trás com toda indumentária a sua disposição. Já Rosa Weber e a Carminha devem curtir uma farda.

    Estou curiosa para saber qual indumentária o Gilmar Mendes usará depois que um general deputado pediu sua cabeça no Estadão. Com certeza Barroso aderirá ao coturno para alardear sua preferência.

    Chego até a arrepiar.

    De vergonha, de raiva, de indignação.

  9. Os responsáveis pelo Facebook no Brasil devem ser investigados!

    Deveria ser feita uma campanha internacional responsabilizando o Youtube, o Facebook e o Whatsapp pela ascenção do nazismo brasileiro. 

    Esses aplicativos e tecnologias possibilitaram a formação de bolhas impenetráveis de mentiras, os algorítmos foram utilizados de forma a propagar o discurso de ódio. O Youtube atual é um palanque da direita e o Whatsapp simplesmente está 100% intoxicado!

    O caso do Brasil é muito mais grave que o de Trump… aqui será o laboratório dos limites desse tipo de tecnologia no mundo globalizado.

    JÁ QUE NOSSA GUERRA ESTÁ QUASE PERDIDA… DEVEMOS ALERTAR O MUNDO SOBRE OS PERIGOS DESSES APLICATIVOS PARA A DEMOCRACIA.

    ESSAS EMPRESAS DEVERIAM SER PROCESSADAS!!!

    O RESPONSÁVEL PELO FACEBOOK NO BRASIL DEVE SER INTERROGADO E INVESTIGADOS!!!

  10. Necessário é vídeos de
    Necessário é vídeos de declarações de personalidades mundiais tipo atores de Hollywood,políticos de direita de Países de primeiro mundo (escrever isto e ainda dizer q são tipo o PSDB e DEM brasileiros, nossa percepção é rasa e superficial)dizendo o q acham de Bolsonaro, isto nos acordará e fará sairmos da bolha,brasileiros dão mais valor aos de fora do q de dentro(prevalece a máxima”santo de casa não faz milagres”), precisa ser bombardeado isso na propaganda p mexer com os Bolsonaristas q são na maioria manipulados e impulsivos emocionais!

  11. FRAUDE DE URNAS ELETRÔNICAS
    MAIS DO QUE FAKE NEWS O STF E O TRE DEVERIAM ESTAR PREOCUPADOS EM CONTER AS FRAUDES QUE PODEM ACONTECER NAS URNAS ELETRÔNICAS NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES. ESSE CRIME CIBERNÉTICO JÁ FOI DENUNCIADO A INTERPOL O BRASIL SEMPRE FAZENDO BONITO. VAMOS TOMAR PROVIDÊNCIAS PRA NÃO PAGARMOS MICO INTERNACIONAL MAIS UMA VEZ.

  12. Mas essa descoberta também
    Mas essa descoberta também poderia ter sido feita pela campanha do Haddad. Ou o pt não tem contra informação. Não acredito que eles não tenham feito contato com o wattssap para tentar encontrar um antídoto a essa esculembacao de notícias falsas. Por Que teve que esperar pelo STE?

  13. A pergunta que nunca poderá

    A pergunta que nunca poderá se calar: Como indivíduos como esse consegue passar e ser admitido em concurso público?

  14. As tais forças tarefas no

    As tais forças tarefas no Brasil tem como única finalidade encher os bolsos dos “tarefeiros”, vide a farsa jato.

  15. Somente?

    Somente incompetência? Depois do que fizeram com Lula, favorito absoluto, sem provas porque sem crime? Se a fábrica de fake news fosse do PT e da campanha de Haddad a “competência” aparecia num passe de mágica.

  16. Está tudo dominado pela máfia demotucana!
    A justiça se tornou um lugar de se fazer a mais suja politicagem. Esse picaret, safado, vagabundo, com um discurso de merda, há tempo vem rasgando a Constituição e advogando contra o PT. Se fosse seus adversários políticos que estivessem fazendo isso, já teria impugnado suas candidaturas. O fascísta incorre em diversos crimes com essas práticas, inclusive pedófilia.

  17. Má fé e relações promíscuas
    A justiça virou um lugar de se fazer a mais suja politicagem. Esse picareta, safado, com uma conversa mole para boi dormir, há tempo vem rasgando a Constituição e advogando contra o PT. Se fosse seus adversários políticos que estivessem fazendo isso, já teria impugnado suas candidaturas. O facista incorre em diversos crimes com essas práticas, inclusive pedofilia.

  18. Como ousam denegrir um ungido pela seita ?

    Só para lembrar: quem nomeou o Fux foi a Dilma.

    Antes de ser nomeado ele passou pelo crivo do mais estratégico dos homens, o apóstolo José Dirceu.

    Obviamente tudo isso com o conhecimento do deus Lula.

    Sendo assim, o Nassif está blasfemando por um ungido pelo pai, filho e espirito santo petista.

    Admitir o erro, algum erro ? Jamais !!

    Sei que causa constrangimento lembrar disso mas deixem de ser hipócritas ! Estão parecendo o Haddad que insiste em “esquecer” os seis anos de tragédia do governo Dilma. Obra do PT, assim como a composição do STF !

    Depois não entendem porque o antipetismo vai dar a presidencia de bandeja ao outro !

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador