A três dias da eleição, Marina propõe 13º salário do Bolsa Família

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A três dias da eleição, a candidata Marina Silva (PSB) aproveitou a exposição no debate da Rede Globo para propôr o pagamento de 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família. A ideia, até então, não havia sido discutida por Marina em entrevistas ou mesmo e seu programa de governo.

“No nosso governo vamos dar o 13º salário para aquelas pessoas que hoje recebem o Bolsa Família e isso vai melhorar a condição de vida das pessoas”, disse Marina. “Porque a pior coisa que há é chegar na época do Natal e não ter como sequer dar uma ceia ao seu filho”, acrescentou.

Embora reconheça os avanços sociais resultados do programa de transferência condicionada de renda, Marina vinha criticando a perpetuação do Bolsa Família sem uma “porta de saída” para os assistidos. A ideia dela era discutir “políticas sociais de terceira geração”, ou seja, políticas que garantissem a ascensão social e independências do assistidos.

Marina negou que a ideia de pagar um 13º salário para o beneficiário do Bolsa Família seja uma sacada de última hora, com vistas a tirar votos da rival Dilma Rousseff (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto com vantagem sobre os demais postulantes.

Marina justificou que o “tema era estudado ainda quando Eduardo Campos era vivo. Ele ia apresentar essa proposta na última entrevista que deu ao Jornal Nacional [um dia antes da morte], mas preferiu esperar e fazer cálculos profundos para analisar esse tipo de suporte.”

No debate da Globo, Marina não especificou de onde sairiam os recursos para fazer esse pagamento extra. Mas segundo ela, o projeto é viável a partir do combate à corrupção e ajustes fiscais.

De acordo com a Reuters, o coordenador de campanha da candidata, Walter Feldman, o custo do pagamento do 13º terceiro corresponderia a quase 1 bilhão de reais a mais dos atuais cerca de 12 bilhões de reais destinados no programa.

Ainda durante o debate, a pessebista reforçou que o programa Bolsa Família ainda previsa ser estendido a cerca de 4 milhões de pessoas.

Criado em 2003 durante o governo Lula, o Bolsa Família atinge hoje cerca de 50 milhões de pessoas.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

70 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Proposta de décimo terceiro no Bolsa Família

    Desespero de Marina Silva, diante da queda nas pesquisas

    Não tem outra explicação, em outras palavras populismo…

  2. E o dinheiro saira da cartola, claro!

     Sentiu o baque das pesquisas, sentiu que o ‘tripé’ não interessa tanto, que Banco Cenrtal não fala ao povão, veio com essa carta demagoga. Essa não engana nem seus seguidores mais esclarecidos.

  3. Algum tempo atrás madei um

    Algum tempo atrás madei um projeto para o governo falando disso, agora a Marina vai direto ao assunto, não sei ,mas ela pode tirar proveito e votos onde a Dilma surfava. 

    1. A Marina está falando que vai

      A Marina está falando que vai pagar um 13º Salário para o pessoal do Bolsa Família, se a Dilma tivesse me escultado não perderia votos nessa reta final!

      Rio de Janeiro, 14 de maio de 2012
      Presidência da República: Dilma Rousseff

      PROJETO – MÃE CORUJA

      Prezada Presidenta Dilma Rousseff o seu governo fez mais um belo gol ao lançar o projeto Brasil Carinhoso, pois alimentar as nossas criancinhas que passam fome não tem preço. Outra boa medida, que vossa excelência poderia tomar (lançar) seria cobrar das mães e pais, que voltem estudar, pois quanto mais educação, mais famílias estruturadas e bem preparadas para o futuro. Esse novo programa poderia ser chamado de Mãe Coruja, onde a mãe ou o pai, que voltarem para os bancos escolares, essa família teria uma renda extra de R$ 60,00, por mês, isso para muitos faria uma enorme diferença, principalmente onde a miséria está presente, esse dinheiro seria depositado no final do ano, como um 13 salário para essas famílias que estudam unidas, isso seria um ótimo presente para esses brasileiros, que durante um ano todo, se esforçaram para servir de exemplos para os seus filhos. Já pensou na alegria dessas famílias no Natal, já que poderão fazer um ceia digna e comparar uma lembrancinha (presentinho) para os seu filhos? Isso é um sonho, e com certeza o saudoso Betinho de quem sou fã , ficaria muito feliz também com essa bela iniciativa.

      Responder

      1. Gostamos da proposta…

        Excelente CLAUDIO,

        Vou levar a sugestão para o programa de governo como sendo um 14º para a mãe e um 15º para o pai (se os dois estudarem ou fazerem um curso profissionalizante). E seria dentro de nosso grande projeto de geração de emprego e renda que será doravante a digna ´porta de saída´ para os beneficiários do BF. 

        Conforme pensamos não queremos que a mães de hoje, sejam avós da BF mas que tenham um amparo emergencial para a edificação de um futuro com dignidade. 

        É isso que a MARINA com sua genial intuição já compreendeu, existe gente boa e bem intencionada em todos os partidos.  Vamos governar com o que há de melhor e suas boas propostas.

         

    2. Olha a virada da Marina aí, gente!

      Pronto, agora vai! Essa de prometer 13° pro bolsa-família elege qualquer um! Até o Serra ganhou em 2010 prometendo isso!

      1. Mas… funcionou de alguma forma.

        Da garagem de meu prédio, ao voltar do Mercado, ouvi a empregada de minha vizinha do primeiro andar, comentando sobre esse 13o salário. Estava animada! 

    1. Jorge, obrigado pelo link

      Eu me lembrava que o Serra tinha feito a mesma apelação de última hora, prometendo o tal de 13º para o Bolsa Família, que le combatia até pucos meses antes.

      Promessas desesperadas em cima da hora para jogar para a platéia não valem nada porque carecem de credibilidade.

      Marina é o Serra de ontem, amanhã (hoje).

      Ficou confuso?

      Tanto faz, é tudo água do mesmo volume morto.

  4. O desejo dos neoliberais é desmontar o programa isso sim

    O desejo dos neoliberais é desmontar o programa isso sim, vc não me engana Marinonete

  5. .

    Todo o debate foi em torno ou acerca de programas e projetos do governo. Ora com críticas, ora com promessas de melhoras, a discussão provou que os candidatos da oposição concluiram a campanha passando um atestado de falta de idéias, projetos e, consequentemente, competência para governar.  

  6. GOLPE PUBLICITÁRIO DIVERSIONISTA

    Mais um golpe publicitário. E, diante desta nova tática diversionista, cabe reiterar os questionamentos acerca dos motivos pelos quais a candidatura estribada no PSB esconde as informações relativas ao financiamento e à utilização do jatinho sinistrado, bem como acerca dos contratantes das palestras que renderam mais de um milhão e meio de reais à candidata que ascendeu à cabeça da chapa do referido partido.

    Da mesma forma, é importante insistir no debate acerca das evidências de semelhança entre as políticas elitistas e anti sociais ditadas direita golpista através de seus principais instrumentos partidários, que são hoje o PSB e o PSDB, partidos que almejam medidas econômicas recessivas, que visam o favorecimento dos danosos interesses do capital globalizado e que ameaçam promover a redução de direitos trabalhistas.

    É hora de perseverar no debate objetivo dos temas políticos relevantes, para evidenciar mais e mais o diferencial entre a consistência coerente do projeto de futuro defendido hoje pela candidatura à reeleição, e o terrorismo midiático caracterizado pela produção de factóides que constitui a estratégia da direita golpista.

  7. 28º salário

    Nassif,

    No caso dela ,do mimeirim aviador,do Fidelix, do pastor Everaldo “da família e tenho dito” podem propor até mesmo o 28º salário para todos, tanto faz como tanto fez. 

    A acreana finalmente mostrou-se por inteiro, é uma oportunista malandra que tem como divindade o $$$$, mente ao dizer que passou fome, uma impostora.

    Tentou montar uma arca de Noé, na qual sempre caberia mais um, e assim implodiu, carregando pro buraco os expertos Setubal, o aloprado Gianetti e muitos outros, toda aquela tropa de malandros com os pés sangrando depois de tantos tiros nos pés.   

    Ou a oposição dá espaço para novas vocações políticas, ou então….

     

  8. Marina propõe o óbvio,que

    Marina propõe o óbvio,que nonguém sabe porque o PT ainda não fez.

            Eu sou contra o bolsa família,mas já que ele existe é evidente que deveria  ter o décimo terceiro salário.

                  Erra rotundamente o PT e Marina erra tbm ao considerar tal fato como desespero final pra chegar ao segundo turno,— nunca foi prioridade na sua campanha,

                 Bolsa família sem 13 salários, é um programa manco,

                      E sobretudo erra o tal Santana ,marqueteiro considerado como mago.

                    ”Mago ” no time do Barcelona é fácil.Quero ver ser mago no time do Palmeiras.

                    Até o mago Valdívia foi rebaixado  pra ”pequeno gafanhoto”

                             Ser marqueteiro de favorito é o sonho de qulquer EMBUSTE.

               Que o diga o ”mago” Paulo Coelho”

                     A pior literatura e a mais vendida ,por um brasileiro, de todos os tempos.

  9.   Prefiro ela falando isso a

      Prefiro ela falando isso a ficar naquele chororô cínico, naquele “mãããããe, a Dilma me bateeeeeu…”

  10. Salto No Escuro

    Nassif: a contagem regressiva de Marina é esta —

    Hoje, a 3 dias: 13º no Bolsa Família.

    A 2 dias: férias para pobres no Caribe, com tudo às custa do erário público.

    A 1 dia: viagem a Marte, pela NASA/Itau, em 120 prestações mensais de R$50,00. (Itau Prime)

    No dia: anjo que quiser mudar de sexo será atendido pelo SUS.

    No dia seguinte, confirmada sua vitória, o grand finale: “Deus Está Morto!”.

  11. O mais surpreendente da

    O mais surpreendente da proposta de Marina, que ninguém contestou, são os motivos que Marina postulou para o uso do dinheiro do 13º, as festas natalícias, isto é surpreendente pois os evangélicos não festejam o Natal!

    Por razões de doutrina religiosa os evangélicos de maneira correta associam a festa do Natal a uma festa pagã celebrada durante o solstício de inverno, que no hemisfério norte ocorre por volta do dia 21 de dezembro.

    A Igreja Católica, adotou um sincretismo religioso com as religiões pagãs do norte da Europa, coisa que os evangélicos não reconhecem como data do nascimento de Cristo.

    Mai uma vez Marina num ato de demagogia simplesmente nega a suas origens religiosas, ela poderia falar que o 13º serviria para melhorar o orçamento, ou até mesmo permitir que as pessoas que ganham o bolsa família possam sair um fim de semana de férias. Poderia dizer qualquer coisa, porém contrariando a sua própria fé (e o pastor ficou quieto) alegou as festas natalinas como motivo do 13º.

    Pode-se até sugerir que Marina ou ainda é católica e se apresenta como evangélica, ou é uma Druida da Floresta Amazônica que adota uma religião Animista, o que explicaria a sua inclinação para a conservação total das matas e florestas.

        1. sei, posta links sobre

          sei, posta links sobre estudos dizendo isso ou aquilo, cita testemunha de jeova e ja acha que pode falar tamanha idiotice?

          Se orienta rapaz.

          Va a qualquer igreja evangelica AD ou qualquer outra similar para ver o que irao lhe dizer…

    1. Populismo pra você, mané mauricinho!

      O problema não é a proposta em si, mas o fato de estar fazendo faltando apenas 3 dia pras eleições!

      Nasce de novo, mas nos EUA e vai votar no Partido Republicano do Alabama!!!

      =)

  12. esquecam Marina
    Esta fraquinha.
    Deixar ela viver, cozinhando com palavras, pode ser uma boa tatica para o segundo turno do que enfrentar a estrutura do PSDB e as bravatadas do canditado Aecio/FHC.

  13. Bala de prata a

    Bala de prata a favor?

    Necas… foi patético desespero já que os trackings mostram Aécio avançando e tendo em vista que ficar fora do segundo turno causaria sua hibernação como candidata viável (e da sua Rede) por uns 20 anos.

  14. Aumento de custos, aumento

    Aumento de custos, aumento dos investimentos, fim do fator previdenciário, redução de impostos, reforma tributária em fevereiro…

    Eleição é coisa séria…

  15. Agora acho que estou

    Agora acho que estou entendendo porque o programa de Marina era um “Arrasa quarteirão”. Arrasou um quarteirão: o dela mesma.

  16. Essa proposta da Marina de dá

    Essa proposta da Marina de dá 13° ao BF, parece a mesma proposta desesperada do Serra nas eleições passadas que disse que iria aumento o salário mínimo.

    Na reta final neguinho promete tudo.

  17. Os debates.

    Sou de opinião que o PT nas próximas eleições e, se possível nessa, caso haja segundo turno, impor uma condição: Só participar de debates  que sejam realizados até UMA SEMANA antes do último horário político. O que acontece é que o PT  não consegue direito de resposta, haja vista o papel vergonhoso do Ministro Gilmar Mendes. Ontem massacraram Dilma e não há mais condições de defender-se das inverdades proferidas. Debate exatamente após o último horário político já se traduz em armadilha.  

  18. Essa eleição será a última

    Essa eleição será a última grande chance da Marina.

    Oportunidade como esta, e com ajuda do infortúnio ela nunca mais terá.

    Não tenho dúvida, a Marina vai virar uma Heloisa Helena, Ciro Gomes e tantos outros, que pleitearam o cargo mais não conseguiram chegar lá.

    Por incompetência, burrice ou sei lá mais o que.

    Na minha opinião, a “magia” em torno da Marina, o maior símbolo nacional da sustentabilidade e do verde, já era.

    Ela não tem mais cacife para disputar a 3ª eleição com chance de vitória como aconteceu com o Lula.

    E vida que segue !

    1. Essa a tua ´negritude´

      que tanto ostenta, da boca prá fora, pois o que vejo é que o limite dela são os interesses partidários.

      Nos EUA quando surgiu a oportunidade da eleição de OBAMA, obteve o apoio de mais de 90% dos afro-americanos, inclusive de suas lideranças mesmo que ativistas do partido republicano. Até o General Powell serviçal do reacionarismo dos Bushes optou por apoiar o ineditismo da eleição de OBAMA.

      Diziam então, na defesa de ´cotas raciais´, que no Brasil jamais um preto chegaria a disputar a presdiência com reais chances, e quando surge a figura com o simbolismo de MARINA com todo o seu prestígio mundial que representaria ao mundo uma evidência da capacidade dos afro-brasileiros, vejo ativistas, subordinados e subalternados, apresentando os mesmos preconceitos racistas da elite branca que não aceita uma mulher afro-brasileira na presidência.

      É isso, nada melhor que o tempo, senhor da razão, para mostrar quem é quem.

      No dia 26/10 o Brasil apresentará ao mundo uma nova realidade e uma novo jeito de se fazer política e de ter as pessoas como sujeito de sua história.

    1. Outra vez essa estorinha

      Outra vez essa estorinha furada do extrato do bolsa família.  Conta outra cidadão que essa é muito velha. Já está mais do que provado que esse extrato é fraude.

    2. Fraude

      Isso é uma fraude, como você, por sinal.

      http://www.boatos.org/politica-2/imagem-que-mostra-extrato-de-r-2-600-bolsa-familia-e-falsa.html

      Boato – Enquanto você trabalha, acorda cedo e estuda para concursos, pessoas ganham R$ 2.600 no Bolsa Família.

      Um dos programas mais atacados pelas pessoas que são defensoras da meritocracia e contra o atual governo brasileiro é o Bolsa Família. De acordo com esse opositores (normalmente, defensores de políticos de extrema direita ou, no mínimo, centro-direita), o programa é, nada mais, do que uma forma de sustentar vagabundos e criar um curral eleitoral.

      Graças a esse pensamento, qualquer mensagem que apareça na web atacando o Bolsa Família acaba repercutindo. Esse é o caso de uma foto de um extrato relativo ao mês de maio de 2014. A imagem mostra uma pessoa que recebeu, somando os benefícios do Bolsa Família, o Bolsa Família Jovem e o Cartão Família Carioca, R$ 2.600. Leia o texto que acompanha a mensagem, que tem rodado em redes sociais e WhatsApp.

      Bom dia a você trouxa que acorda cedo pra trabalhar,que gera empregos,que estuda pra concurso. Segue extrato fresquinho,desse mês mesmo.  

      Meu querido leitor, antes de sair xingando os vagabundos sustentados pelo governo, analise os fatos. Um simples cálculo mostra que é humanamente impossível alguém receber esses valores. Salvo se houver fraude. Raciocine comigo:

      O Cartão Família Carioca, de acordo com a prefeitura do Rio de Janeiro, paga entre R$ 20 e R$ 400. Isso não importa o número de filhos que a pessoa tenha ou quanto ganha por mês. O máximo a ser pago é R$ 400 ao mês. Detalhe: a renda média da família tem que ser de, no máximo, R$ 108 por pessoa.

      O Bolsa Família pagava em maio, R$ 32 por gestante ou criança ou adolescente de até 15 anos matriculada em escola pública. O limite é R$ 175 por família. Também paga R$ 38 mensais por adolescente de até 17 anos que está na escola (o Bolsa Família Jovem). O limite é de R$ 84. Detalhe: a renda média da família teria que ser de, no máximo, R$ 70 por pessoa (ou seja, nesse caso até poderia passar os limites se a família ganhar um valor menor que esse).

      Agora pegue a calculadora. Na situação descrita, o máximo que a pessoa poderia ganhar seria, em maio de 2014 e por gestantes a matriculados na escola, no Bolsa Família, R$ 160 e, no Bolsa Família Jovem, R$ 76. Se a família ganhar abaixo de R$ 70 por pessoa, poderia ter um complemento para se chegar a essa renda. Mas aí, a família teria que ter nada menos do que dez integrantes para chegar aos R$ 660 descritos no extrato. Isso se ninguém estiver matriculado em escola.

      No Cartão Família Carioca, a situação é mais surreal. Para receber os R$ 1.802 (para complementar os R$ 2.600), a família teria que ter, no mínimo, 24 integrantes. E claro, romper o limite de R$ 400 do programa.

      Com isso, chegamos à conclusão de que a única hipótese de alguém receber um valor assim é por meio de fraude. E encontramos fraudes, mas não no pagamento e sim na imagem. Note que o número “1” à frente do “138” do Bolsa Família Jovem é diferente em relação ao tamanho do dígito seguinte. E note também que R$ 38 é justamente o pagamento por um adolescente na escola.

      O mesmo acontece com o “1” à frente do Cartão Família Carioca e o “6” à frente do valor do Bolsa Família. Se você ainda não acredita em mim, olhe essa outra versão do boato, retirada do Blog do Branquinho. Nela, os valores estão diferentes. Será que, de uma postagem para outra, o benefício aumentou?

      Resumindo: os valores descritos no extrato de R$ 2.600 no Bolsa Família são impossíveis de serem logicamente atingidos. E claro, o extrato não passa de uma manipulação de imagem. Em tempo: pesquisando na web, achamos essa reportagem do O Globo que fala de um benefício de R$ 1332, que é pago a uma família de 19 pessoas. Achou muito? Experimenta alimentar 18 filhos então.

  19. Marina encampou e presidiu o

    Marina encampou e presidiu o primeiro projeto político no Brasil com pretensões de vanguardismo que morreu antes de emergir para a vida; que foi sem nunca ter sido. 

    Morreu pelas contradições, pela arrogância, pelo isolacionismo, pelo cabotinismo, pela autossuficiência e por último, mas não menos importante,  a incompetência política camuflada por retórica presunçosa, mas vazia.

    Marina foi num decrescendo do infinito ao nada em um átimo. Esmigalhou seus sonhos e devaneios pelo pisoteio errático, e nada de sonhático. Provas deu ao longo dessa campanha de uma coisa: não estava, nunca esteve preparada para enfrentar o desafio a que se propõs dado que efetivamente nunca se colocou à altura do mesmo.

    Agora, já na seara do desespero, adiciona mais uma contradição em forma de demagogia baratíssima no rol das tantas em que incidiu.

    1. Calma JB…

      As eleições serão no dia 26/10… e agora vamos ter o mínimo de igualdade pelo menos no horário para mostrar a realidade nacional e responder às agressões e mentiras do marqueteiro na boca e campanha da Dilma.

      Mas o que você qualifica como ´incompetência política´ é não ter a linguagem felina da Dilma?

      Alguém que está a quatro anos no governo mais dois anos de pré-campanha como a mãe do PAC, a grana do Caixa 2 de 12 estádios da Copa e da refinaria (ou não teve?), a grana da Petrobrás, da eletrobrás, dos aereportos, dos correios e mais 12 minutos de TV e Rádio (a que custo aquele monte de partidos apoiadores?) e chega hoje a 47% é isso que considera ´competência´ ?

      Ou é o tamanho da desvalorização da petrobrás, as obras inacabadas, as Deltas, os Yousselfs e Paulos que significam competência.

      Afinal, quem teve 2 minutos de TV a cada 2 dias; algumas centenas de voluntários; e chega apenas 7 pontos atrás para disputar o segundo turno é a incompetente?

      É esse o projeto político que morreu? Fora as qualificações preconceituosas, ela que não estava preparada para o desafio ou o PT que não estava preparado para um desafio fora do preferido em face do PSDB?

      Agora, meu caro. Como diz a aprendiz de Lula, ´nem que a vaca tussa´, pois a porca vai torcer o rabo!

      Não vamos ter que defender governo do FHC. Nem privatizaões. Nem disputar qual o pior mensalão. Vamos falar de futuro. Vamos falar de superação do passado. Vamos falar de um mundo fraterno e sustentável. Vamos falar em reformas das podres estruturas que sustentaram os governos Dilma, Lula, FHC.

      grande abraço.

  20. não faltam tres dias para as eleições…

    As eleições serão no dia 26/10, portanto, até lá teremos bastante tempo e podemos concluir estudos para apresentação de novas propostas ao programa de governo, afinal, até hoje a DILMA não apresentou nenhuma.

    Aliás, a doutrina que impera no Programa de Governo e expressa na pág. 4 é que não se trata de um documento acabado: “Ainda é – e pretende continuar sendo, durante sua execução – uma construção aberta às novas contribuições e à participação da sociedade”

    Além do 13º salário, temos um grande projeto de geraçao de emprego e renda que será doravante a grande ´porta de saída´, pois, o propósito do governo é que as atuais mães do BF não sejam também avós do BF e não fiquem dependentes desse programa social mas que sejam partes ativas em outros programas de desenvolvimento social.

    Agradecemos ao CLÁUDIO e seu comentário (13:13hs) sugerindo e justificando o 13o salário para as famílias. O fato é que existem boas idéias e bons propósitos em todos os partidos, inclusive no PT. “Vamos governar com os melhores” faz parte do lema desse governo de um novo ciclo com ações estratégicas em todas as áreas e setores.

    1. Sério que não faltam 3 dias

      Sério que não faltam 3 dias pra eleição? Domingo agora eu vou fazer que então na seção eleitoral?  jogar baralho??

    2. E fala sério, sua candidata

      E fala sério, sua candidata está cada mais parecida com o Serra. Lembro de 2010 quando ele nos últimos dias de campanha, prometeu dobrar o valor do bolsa família

      Desespero tá igualzinho

    3. Mas ela é que nem o Serra,

      Mas ela é que nem o Serra, mente com a maior cara de pau. Pelo amor de Deus! Quando se vê no aperto, fala qualquer coisa, faz promessas que nem estavam em seu (dela) programa (aquele programa que é uma colcha de retalhos, copiado de programas alheios). Demagogia devia ter limites;

       

       

       

       

       

       

    4. Se vocês…

      … depois de quase 20 milhôes de votos e 4 (quatro) –     repetindo, QUATRO   –    anos não conseguiram legalizar um partido que qualquer pastorzinho de suburbio organiza e legalizar, como é que vão preparar, como é mesmo? “estudos, propostas etc e tal” até 26 de outubro?

      Bom sono prá você também…

  21. Conversando com um amigo que

    Conversando com um amigo que já usou uma droga ilicita,de cor branca,ele me explicou que os efeitos são falar bastante e de forma acelerada,olhos vidrados,ligeira agressividade,atitudes dissimulas…

  22. Ora, ora… Uma evangélica

    Ora, ora… Uma evangélica incentivando uma festa de origem pagã, o Natal… Depois o pastor taca-lhe uma twittada no meio da cara e ela chora… *rsrs

  23. ABANDONADA PELO PIG, marina

    ABANDONADA PELO PIG, marina corre risco de perder para luciana genro

    obs ao militao, dilma nao fez estadios e se teve caixa 2, como vc afirma, seria caso do gov de pernambuco com eduardo campos? e o tal paulo da petrobras se nao estou enganado falava do campos, alias, foi so dilma demiti lo que psb rompeu com governo, so coincidencia???? 

    Só um vereador do PSOL vai a carreata ‘envergonhada’ de Marina no Rio

    Guilherme Balza
    Do UOL, do Rio de Janeiro

    03/10/201416p2Compartilhe128551 Imprimir Comunicar erro

    Guilherme Balza/UOL

    Vereador do PSOL Jefferson Moura (de azul) no jipe ao lado de Marina Silva e Beto Albuquerque

    Vereador do PSOL Jefferson Moura (de azul) no jipe ao lado de Marina Silva e Beto Albuquerque

    A dois dias do primeiro turno das eleições, a candidata do PSB à Presidência,Marina Silva, participou de uma pequena carreata pelas ruas da Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira (3). Sem palanque no Estado, onde não apoia nenhum candidato a governador, a ex-senadora só esteve acompanhada do vereador Jefferson Moura, do PSOL, além de Beto Albuquerque, seu vice. 

    Não compareceram ao ato o deputado federal e candidato à reeleição Miro Teixeira (Pros), ligado à Rede Sustentabilidade, que cumpriu agenda em Petrópolis, na região serrana. Candidato ao Senado com grande possibilidade de eleger-se, Romário mais uma vez deixou de participar de um evento com Marina. O presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, que tem base no Rio, também não deu as caras. 

    Guilherme Balza/UOLHomem que agitava bandeiras durante carreata de Marina Silva no Rio trocou o nome da candidata: “Presidente é 40! Marina Lima”

     

    Marina circulou pelas ruas da Tijuca em um jipe, ao lado de Beto Albuquerque, durante uma hora. Pelo menos cinco veículos, sem considerar os da imprensa, acompanharam os candidatos, além de um carro de som. Por determinação da candidata, a campanha evitou tratar o evento como “carreata”.

    “A Marina não é a favor de impulsionar uma carreata porque não é algo sustentável”, afirmou Jefferson Moura, que deve migrar à Rede assim que o partido obtiver registro na Justiça Eleitoral.

    Durante o trajeto, o sindicalista Joílson Rodrigues, da Executiva nacional do PSB, disse ao microfone ligado ao carro de som que tratava-se de uma “andança”.

    A carreata de Marina foi confirmada após as 20h de ontem (2).

    Segundo Carlos Painel, porta-voz da Rede no Rio, a militância da organização e do PSB foram convocadas, mas poucos compareceram porque a atividade foi chamada em cima da hora.

    Sobre Romário, Painel afirmou que ele “tem a agenda muito concorrida”.

    O militante disse que a Rede possuía cerca de 900 militantes antes de Marina ser oficializada como candidata no lugar de Eduardo Campos. Hoje, diz ele, esse número subiu muito.

     

  24. Realmente,

    Ela tem razão quando diz que não foi uma sacada de última hora. Ou se foi uma sacada, não foi dela.

     

    Lindberg Faria promete criar 13º salário do Bolsa Família no RJ

    No fim da tarde, ele foi a São Gonçalo com a presidente Dilma Rousseff.
    ‘Programa que vai beneficiar mais de 800 mil famílias’, disse.

     

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2014/noticia/2014/09/lindberg-faria-promete-criar-13-salario-do-bolsa-familia-no-rj.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador