‘PT demonizou privatizações’, diz Aécio, que pretende Superministério da Agricultura

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – “O aprendizado do PT no governo custou muito caro, demonizando privatizações, afastando investidores”, disse o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), durante a sabatina realizada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura). Os ataques à atual gestão foram a centralidade do discurso do tucano, que tratou de desviar respostas e intenções objetivas para criticar Dilma Rousseff (PT).

Se eleito, o seu primeiro dia de governo já está com a agenda cheia. Duas promessas de assuntos trabalhosos, por exemplo, estão na lista de Aécio para a data: a criação de um Superministério da Agricultura e a mudança na política externa do comércio. Para este último, o candidato não explicou de que forma o fará: “sobre o mercado externo, eu faço uma garantia ao senhores, a partir do 1º dia, política externa é comércio, é pragmatismo, e não mais ideologia”.

Sobre o fortalecimento da pasta, Aécio Neves atacou a gestão atual: “criarei no 1º dia um super Ministério da Agricultura, vou incluir a Pesca novamente, vou discutir outras ações, que terá igualdade de condições do Ministério da Fazenda e Planejamento. No meu governo, o Ministério da Agricultura não será subordinado à Fazenda e, sobretudo, ao Banco do Brasil, como ocorre em determinados governos”.

Para a pasta a ser potencializada, Aécio defende que também caberá a decisão de políticas de logística e infraestrutura, como a criação de marcos regulatórios, para fortalecer, por exemplo, hidrovias e ferrovias. Também ao novo Superministério será destinada a discussão dos “principais eixos de desenvolvimento para a produtividade no Brasil” e será responsável por “destravar investimentos sempre anunciados”, o que atualmente, segundo o candidato, nunca são efetivados.

A centralização da força desse Superministério também é destacada: “a estratégia da Agricultura e Pecuária será eu (*sic) [minha]. Os ministros, executores dessa política”, disse Aécio Neves.

Em meio a uma ampla agenda do agronegócio, o candidato tucano apresentou propostas para temas específicos, mas de maneira generalizada, sem explicar os caminhos ou as formas de viabilizar tais demandas.

Levantou que a cabotagem no Brasil deve se tornar mais competitiva; que a burocracia da política agrícola deve ser simplificada, com “uma abordagem cada vez mais integrada”; o seguro rural “adequado” será “tratado com absoluta prioridade”; avançar na legislação que regulamenta a terceirização, superando “entraves que geram insegurança e custos adicionais a quem trabalha” e dando “ao projeto clareza” e, para a lista de melhorias de Aécio, mais uma vez atacando o governo, as “agências reguladoras sairão da cota dos amigos e das amigas”.

Já em pautas relacionadas à proteção dos indígenas e ocupações em assentamentos, Aécio Neves apontou sua frágil flexibilidade.

“No meu governo, farei cumprir a lei, em todas as suas dimensões. As fazendas invadidas não serão desapropriadas por um prazo de dois anos. Respeitamos o direito de propriedade. Não podemos deixar que instabilidade de assentamentos mal conduzidos possa gerar instabilidade a quem está no campo produzindo”, defendeu.

Mostrando relativa preocupação, afora aquele público ouvinte de produtores rurais e proprietários de terras, com os movimentos sociais de habitação e reforma agrária, o candidato tucano indicou que tais medidas também favoreceriam esses grupos. Fazer cumprir a lei, “para que os assentamentos que ocorreram, e os que vierem a ocorrer, possam ser geradores de renda”.

Além da segurança jurídica aos grandes produtores, a demarcação de terras indígenas está nas definições de Aécio: “o governo não pode continuar omisso”. Para ele, é preciso “fazer cumprir a Constituição, que define o que são áreas indígenas”. “A FUNAI sempre tem papel relevante, mas não poderá ser a única e solitária voz a decidir por todas essas vozes”. Defende que “os estados também possam decidir” sobre as questões de territórios indígenas.

Ao responder uma pergunta pedindo que o candidato aprofundasse esse tema, Aécio precisou usar a “cola” das anotações do papel, e ainda gaguejou ao falar o nome Raposa Serra do Sol. Na ocasião, tentava comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a terra indígena situada em Roraima. Sobre o prazo de 5 anos estabelecido na legislação para a demarcação dessas terras, ele falou que “nem precisaria de tanto”.

Para concluir essa pergunta, Aécio Neves disse: “o presidente vai oferecer o que falta no Brasil: autoridade e liderança”.

Ao final, o candidato tucano encerrou anunciando que também está na sua lista de prioridades “resgatar definitivamente a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] como o mais vigoroso instrumento de pesquisa do Brasil”. A sua proposta é criar plataformas de pesquisa aprofundadas nos biomas nacionais: cerrado, mata atlântica, caatinga, pantanal e pampa.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Para a pasta a ser

    “Para a pasta a ser potencializada, Aécio defende que também caberá a decisão de políticas de logística e infraestrutura, como a criação de marcos regulatórios, para fortalecer, por exemplo, hidrovias e ferrovias”:

    E AEROPORTOS.

    Pronto, falei.

  2. Um extrato da biografia

    Um extrato da biografia “profissional” do candidato Aécio Neves:
    – Se mudou para o Rio de Janeiro AOS DEZ ANOS de idade para morar com os pais.Ou seja, é um “mineca”, mistura de mineiro com carioca ou um “carineiro”, mistura de carioca com mineiro. 
    – Teve a primeira experiência profissional no CADE do Ministério da Justiça, no RIO DE JANEIRO(emprego público sem concurso). 
    – Em 1981 participa da campanha do avô, Tancredo Neves, para o governo de Minas.
    – Com a eleição de Tancredo em 1982, passou a exercer o cargo(público) de Secretário particular do avô(cargo de confiança sem concurso).
    – Acompanhou o avô em várias viagens internacionais(sinecuras): EUA, França, Itália, França e o Papa. Tudo ás custas do erário; do povo.
    – Após eleito presidente da República, o avô o nomeou Secretário Especial da Presidência da República.
    – Com a morte do avô, pede demissão de secretário especial, mas em seguida é nomeado, com 24 ANOS, Diretor da Caixa Econômica Federal(emprego público sem concurso) onde ficou até ser eleito deputado federal.
    – Em 1986 foi eleito deputado federal e reeleito mais quatro vezes.
    – Foi presidente da Câmara dos Deputados de fevereiro de 2001 a dezembro de 2002.
    – Governador de Minas no período de 2003 a 2010.
    – Em 2010, após levar uma “pernada” de José Serra na vaga de candidato do PSDB à eleição presidencial daquele ano, concorre e ganha uma cadeira no senado onde está até hoje. 
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9cio_Neves
    Como se atesta, o atual postulante à presidência da República nunca deu um dia de serviço na iniciativa privada. Pior: os cargos que exerceu foram por indicações políticas(aspone) e não por competência. Destaque também para a influência do avô, sem o qual ele nunca teria saído do anonimato.
    Também é estranho essa obsessão dele em reduzir o tamanho do Estado, o que implica na prática no tal “enxugamento” de quadros e arrocho nos salários dos servidores públicos. Quando era para ele, aí tudo bem.

    1. E, uma dúvida me

      E, uma dúvida me inquieta: Porque “cargas d’água” o Histórico Acadêmico do menino do Rio é tão inexpugnável. Ninguém consegue ter acesso a ele. É mantido como se fosse, assim, uma espécie de QUARTO SEGREDO DE FÁTIMA. E, talvez, quem sabe, residisse aí a solução para milhares de brasileiros que gostariam de saber como um sujeito pode morar no Rio e se formar por um curso superior(PRESENCIAL, registre-se) em Belo Horizonte. Será que o Baladeiro do Baixo Leblon conseguiria nos apresentar três colegas que o tenham acompanhado durante o curso?

    2. Esse é perfil de 11 entre 10

      Esse é perfil de 11 entre 10 dos porta-vozes do neoliberalismo no Brasil.

      Pegue o pessoal do Instituto Millenium, ou é sustentado por verbas públicas, ou nunca trabalhou na vida. Mas isso não os impede de exaltar diariamente as virtudes da iniciativa privada e a necessidade de cidadãos produtivos.

    3. [  Acompanhou o avô em várias

      [  Acompanhou o avô em várias viagens internacionais(sinecuras): EUA, França, Itália, França e o Papa. Tudo ás custas do erário; do povo]      isso não é discussão para se levar, pois governador  tem direito  até mandar sogra ir passear no exterior e no avião presidencial pode viajar quem esse quiser. Vamos procurar o seja mesmo importante discutir

  3. Antençao industria da Pesca!

    Atenção industriais da pesca, cooperativas, pequenos pescadores e pesqueiros; O Aético fai ferrar voces. Se com um ministério à disposição, já tá difícil ter uma política de incentivo ao consumo de pescado, imagina esse setor sendo pulverizado em um super ministerios da Agricultura e Pecuária. Onde é que vão parar?

    1. Ora, deixe de pessimismo.

      Ora, deixe de pessimismo.  Ele vai levar a pesca para o ministério da agricultura para incentivar o plantio de peixes.

  4. Tudo ao mesmo tempo agora

    Aécio parece aquele aluno que 30 minutos antes da prova recebe um resumo e o lê alucinadamente.

    A definição de prioridade, no singular, é a de caber apenas uma medida. Quando diz ‘outra prioridade’ o candidato está apenas enumerando itens que foram separados por assessores e os repetindo, como uma receita de bolo.

    Aécio desconhece os números da agricultura e a realidade brasileira do setor. O Brasil quase dobrou a produção de grãos em 12 anos. O fez com auxílio da Embrapa também, o fez com auxílio dos empréstimos oficiais. Foram criados instrumentos de financiamento privado também, basta querer se informar.

    Aécio é igual a qualquer político tradicional que evita falar de água em casa de afogado.

    Pega temas ao acaso e os coloca para o ganho de aplausos fáceis. Não se aprofunda. Repete chavões. Fora comunistas, Cuba não vai mandar no Brasil. Os sem-terra não vão ditar a política agrícola. Vou garantir a propriedade privada, Vou enfatizar a logística. A agropecuária vai bem da porteira pra dentro…

    Qual o maior custo por exemplo, para um produtor de Ribeirão Preto que usa caminhões para levar sua produção ao Porto de Santos ? Ele gasta R$ 1.000,00 ( ida e volta ) em pedágios que cobram agora, por eixo suspenso nas estradas paulistas, ou seja, mesmo descarregado e retornando de uma entrega, os caminhões pagam.

    R$ 1.000,00 é um custo bem alto, ainda se considerando qualquer que seja o valor da carga. Estes valores são cobrados por concessionários que compraram o benefício das tarifas, em prejuízo à eficiência do estado de Sâo Paulo todo.

    Poderiam ter feito editais de licitação de estradas em que, os caminhões seriam isentos de cobrança, afinal, privilegiaria nossa produção. Mas, ao se buscar mair receita arrecadatória em 2 momentos – na venda da concessão e nos tributos sobre a receita das estradas – o governo do estado de São Paulo demonstra como funciona sua visão de eficiência.

    Estas coisas, Aécio não mencioa. Da porteira para fora, como é que vai ficar a cobrança dos pedágios aviltantes ? E a segurança visto que outro custo alto nas cargas é a necessidade de escoltas armadas para garantir a chegada dos cominhões, sem serem assaltados como o são na Anhanguera, por exemplo ?

    E a padronização de pallets para diminuir desperdícios ? E a redução do tempo de espera nos Portos ? E a construção de ferrovias?

    O simplismo de Aécio é o mesmo que o PSDB mostra há 3 eleições presidenciais. Para eles, basta dizer: ‘Não somoso o PT’, que parte do eleitorado deslumbrado já está garantido.

    Mas para angariar a maioria dos votos, este discurso se perde na superficialidade. Na falta de propostas concretas e que encontrem eco no lado da platéia. É muito pouco o que ele apresenta, além de ter que responder pelos 8 anos do governo do FHC onde, o setor foi tão abandonado, que o valor das terras atingiu o patamar mais baixo da história, justamente nos anos dourados do FHC…

     

    1. [Aécio parece aquele aluno

      [Aécio parece aquele aluno que 30 minutos antes da prova recebe um resumo e o lê alucinadamente] a salvação no Brasil de mais de 95% dos nossos estudante é precisar mesmo de apenas isso para passar de ano e até fazer doutorado. E se Aécio  fosse capaz disto imagina quem iria ganhar. Mas não são, Lula bate de chinelo nessa turma cheia  de diploma que só coloca titica na cabeça.

      ============

       

      ¨Em sua última edição (Outubro de 2012), na página 37, a renomada revista Scientific American publicou um artigo com dados sobre os ‘Melhores Países na Ciência’. Nele, me chamou atenção que o Brasil está situado na sétima posição em número de doutores formados, na frente de países tradicionalmente reconhecidos nesta área como Canadá, Espanha, Austrália, Suécia, Suíça (12º lugar), Polônia, Holanda (14º lugar), Áustria, Bélgica, Finlândia e Dinamarca (24º lugar).

       

      NASSAR, N., ESTATÍSTICAS CIENTÍFICAS ALARMANTES, JC e-mail 4614,  3011 2012,

      http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=84791

  5. Parece que Aécio encontrou o

    Parece que Aécio encontrou o meio de transporte perfeito. Não precisa de habilitação, bafômetro e muito menos de aeroporto…

  6. Mais uma vez ele falou o que pretende (fala Quireza) …

    … e mais uma vez um texto no blog procura afirmar que ele inconsistente e não fala nada.

    a partir do 1º dia, política externa é comércio, é pragmatismo, e não mais ideologia

    Mercosul tem que ser a favor do Brasil. Comércio com os EUA tb. Entendo isso como colocar os interesses do povo brasileiro acima de quaisquer outros. Se ele é safado e não vai fazer isso, é outra história.

    caberá a decisão de políticas de logística e infraestrutura, como a criação de marcos regulatórios, para fortalecer, por exemplo, hidrovias e ferrovias.

    Alguém aqui é contra isso? Se ele é safado e não vai fazer isso, outra história.

    as “agências reguladoras sairão da cota dos amigos e das amigas”.

    Alguém aqui vai dizer que elas não estão atualmente na cota dos amigos? Se ele é safado, não vai mudar as agências, isso é outra história.

    Aécio precisou usar a “cola” das anotações do papel, e ainda gaguejou ao falar o nome Raposa Serra do Sol.

    Se pegar os discursos mais confusos dos outros dois candidatos, pelo amor de Deus, é páreo duríssimo, vejam os discursos sem noção da nossa Presidente no youtube.

    Continuo esperando alguém com argumentos consistentes que provem que ele será pior do que o que temos agora.

    PS: O Quireza (se não me engano) elegiou o tal do Anastasia. Qual é a desse cara? Isso seria uma informação muito importante. Fala aí Quireza…

    1. Bom que faremos tudo o que os EUA querem de nós

      isso tenho certeza. Mas pelo que eu me lembro dos anos do psdb no poder federal (1995-2002) acaba dando tudo errado.

      Quanto ao comercio exterior, o que cresce é o que vai e vem de fora da OCDE.

      Mas tudo bem, cada um é livre de achar que os mesmos atos vão provocar resultados totalmente diferentes desta vez…

    2. Dos males o pior?

      “a partir do 1º dia, política externa é comércio, é pragmatismo, e não mais ideologia” – venderei armas para Israel ou até mesmo para as FARC

      “agências reguladoras sairão da cota dos amigos e das amigas” – Chamarei petistas para administrarem algumas agências

      “caberá a decisão de políticas de logística e infraestrutura, como a criação de marcos regulatórios, para fortalecer, por exemplo, hidrovias e ferrovias” – diferente do que fiz em Minas Gerais (priorizando aeroportos…)

      “Aécio precisou usar a “cola” das anotações do papel, e ainda gaguejou ao falar o nome Raposa Serra do Sol” – gaguejou porque tem problemas em pronunciar a palavra “Serra”.

      A questão não é o que se diz, já que certamente estas coisas estarão sempre ligadas ao senso comum (dependendo, é claro, do nível alcoólico, quando então se fala desbragadamente bobagens), mas como isto se coaduna com a história do sujeito. Por estas razões se lhe imputa falar coisas inconsistentes.

      Pó que passarinho não bebe….

      1. Perfeito!
        Só um adendo. “”a partir do 1º dia, política externa é comércio, é pragmatismo, e não mais ideologia” – venderei armas para Israel ou até mesmo para as FARC e rasgarei todos os contratos existentes com a comunista China e a Rússia!

    3. LC repete mantras

      Entidade destaca avanços na relação com os EUA no governo Dilma

      Câmera Americana de Comércio diz que relações entre os dois países nunca foram tão boas quanto nos últimos três anos

      Os principais presidenciáveis de oposição, o tucano Aécio Neves e o pessebista Eduardo Campos, têm defendido uma maior aproximação do Brasil com os Estados Unidos, principalmente na área econômica. O discurso, no entanto, não parece baseado na realidade.

      Leia mais em:
      http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-07-31/entidade-destaca-avan

  7. Se o Aécio for eleito, nem

    Se o Aécio for eleito, nem Deus há de deixar, vai fazer TUDO no primeiro dia e depois vai pô praia descansar por quatro anos que ninguém é de ferro.

    Uma peguntinha que não quer calar: como é que o Aécio morando no Rio se formou em Minas? Álguém já teve acesso ao “estórico” escolar dele?

  8. Isto Aécio Neves. Ataque

    Isto Aécio Neves. Ataque bastante Dilma Rousseff enquanto você pode, pois sua hospedagem gratuita na Papuda já está quase garantida a partir de janeiro de 2015. Nada de celular no quarto, viu. Bebidas alcoólicas também serão proibidas durante sua estadia no hotel-presídio. Ha, ha, ha… E então como vai ser? Apostei 100 merréis que você foge antes, mas estou torcendo para perder a aposta. Você algemado dando entrada na Papula valerá bem mais que isto para o povo brasileiro.

  9. Quer dizer que o Aécio além

    Quer dizer que o Aécio além de ser surfista, piloto de quadriciclo também pratica montaria! Eu digo que ele é “pózinho” (antes que me acusem de maldosa ou confisquem meu computador quero deixar claro que pózinho é sinônimo de playboy na região onde moro).

    Falando em agronegócio a família dele tem duas fazendas com aeroporto. Infraestrutura pronta.

  10. A inconsistência do PSDB é

    A inconsistência do PSDB é tão grande que no programa (excelente) da Globo News sobre eleições apresentado por Mônica Waldvogel, no capítulo sobre infraestrutura, a repórter deu um puxão de orelha no representante de Aécio Neves, Adriano Pires, afirmando exatamente que ele não estava apresentando propostas e sim ataques a Dilma, representada no programa por  Miriam Belchior.

  11. Aécio Neves

    Prezado Luis Nassif

     

    Sou mineiro e me orgulhava dos políticos do meu estado, da direita ou da esquerda, eles viam a política como o meio de melhorar o pais. Hoje entretanto, não vemos nenhum que tenha uma boa atuação, nem mais as tiradas folclóricas ocorrem.  Exceto a nossa presidenta, com uma atuação política muito discreta, sem uma boa leitura dos momentos, o que sobra no Lula, nenhum outro, nem mesmo o Aécio Neves aparece no horizonte. É tristre ver o Aécio ser teleguiado, fazendo papel de boneco de ventríloco. Tristemente vejo os nossos políticos aceitarem a importação do Pimenta da Veiga para ser o candidato a governador do PSDB, embora eu não seja tucano, é muita humilhação. Ele tratou seus pares ditatorialmente, impediu que surgisse um novo lider. Vejo nossa terra das Minas Gerais, arrasada nesta área, sem a mínima chanche de crescimento e progresso. Quanto ao PT, o qual sou partidário o partido também não renova, o discurso é o mesmo. Hoje já se passaram 12 anos,  é necessário interpretar os anseios populares, vide as manifestações, sabemos que os governos podem fazer e fazer bem feito mas….não fazem. O nosso candidato a governador, Pimentel, é de longe muito melhor do que o outro. Espero que ele seja mais ousado, mais próximo do povo, mais próximo dos empresários, no bom sentido, pois queiramos ou não, eles levam o pais a frente. O sistema financeiro me parece dominou tudo, lucros altíssimos, nenhum interesse em progredir o país. A tarefa no meu estado esta muito grande.      

  12. Oposição quer destruir modelo distributivo: Lucro para rentistas

    Crescimento brasileiro em perspectiva comparada

     

    Pedro Rossi *

    Com a expectativa de baixo crescimento em 2014, formou-se a conjuntura propicia para um amplo debate sobre modelo macroeconômico adotado, sobre o papel do Estado na economia e sobre o papel das transferências sociais e dos ajustes de salário mínimo. Em particular, essa desaceleração parece legitimar no debate público as propostas de “reformas econômicas”que visam uma redução da atuação do Estado na economia. Nesse contexto, o baixo crescimento tornou-se a base para odiscurso do “esgotamento do modelo de distribuição de renda brasileiro”, cujo colapso é inescapável, e cuja saída passa pela contenção dos aumentos de salários mínimos, pela redução das transferências públicas (inclusive das políticas sociais) e pela mudança de postura das empresas estatais (inclusive dos bancos públicos). Mas o baixo crescimento é mesmo decorrente de um esgotamento desse modelo? O que dizer do cenário externo e do crescimento de outros países? 

    Evidentemente, há fatores domésticos que explicam o baixo crescimento, dentre eles o aumento recente da taxa de juros,que tende a reduzir o investimento produtivo e o consumo, os entraves ao investimento público e o vazamento da demanda doméstica para o exterior que resulta em déficits em transação corrente. Contudo, devem-se considerar os fatores externos à economia brasileira, cuja importância é grande, e cuja análise impede qualquer conclusão precipitada que associe o baixo crescimento brasileiro exclusivamente a políticas domésticas equivocadas ou ao esgotamento de um modelo de distribuição de renda.  

    Crescimento de economias em desenvolvimento entre 2003 e 2014

              Crescimento de economias em desenvolvimento entre 2003 e 2014

    O gráfico mostra o crescimento de economias em desenvolvimento entre 2003 e 2014, segundo dados do World Economic Outlook. Nota-se claramente uma trajetória de crescimento similar, e definitivamente não se pode concluir que o caso brasileiro é exceção no período recente.Há especificidades nessas trajetórias tais como a desaceleração menor do Brasil em 2009, por conta da crise financeira, e uma recuperação mais forte em 2010. Por outro lado, a Rússia apresentou um crescimento mais forte antes da crise, inflado pelos preços de petróleo, em compensação foi mais impactada pelos efeitos da crise. O ponto mais importante, por detrás dessas trajetórias similares de crescimento, é que o crescimento brasileiro foi acompanhado de distribuição de renda e de melhorias no mercado de trabalho, ao contrário de outros países.É isso que deve ser preservado (e aprofundado), independente dos ajustes que podem (e devem) ser feitos ao modelo econômico. Mas para isso, não se deve cair no “discurso do esgotamento” cuja finalidade é sacrificar um modelo distributivo em prol de um suposto crescimento maior. 

    * Professor do Instituto de Economia da Unicamp

  13. Otimismo

    A gente fica acusando a oposição, que se confunde com o pig, de pessimistas, mas não são. Quem votar no aécio é porque é muito, mas muito otimista. Quem não tem nada feito se propõe a fazer tudo na primeira semana de governo, é o escolhido deles. Estonteante!

    Acho que o nassif deve barrar comentários de baixo nível. Eu os denunciei.

  14. “No meu governo, o Ministério

    “No meu governo, o Ministério da Agricultura não será subordinado à Fazenda e, sobretudo, ao Banco do Brasil, como ocorre em determinados governos”. 

    Agricultores e congêneres, abram bem os olhos e ouvidos, com o Aecio na presidencia acabou a mamata dos jurinhos de pai prá filho do Banco do Brasil. preparem-se para fazer seus financiamentos no Itau ou quem sabe no “Satãnder”… rss.

    1. Ministério da Agricultura

      Ministério da Agricultura subordinado ao Banco do Brasil?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!? Não, eu recuso acreditar que o candidato tucano falou uma peróla dessas!!!!!

  15. Pedindo desculpas

    Pedindo desculpas antecipadas, devo começar dizendo que no assunto do agronegócio, neste blog, tenho de falar para iniciantes. Quem não entendeu Aécio está tão mal informado sobre a questão agrícola brasileira que só pode eventualmente entender se lhes for desenhado, como costumam dizer os sabidões deste espaçoem resposta a quem os questione.

    Primeiro, qualquer mudança que um opositor propuser tem obviamente de fazer referência à situação atual. Mas citar a situação atual é considerado ataque à Dilma, tese única do post.

    Estão claras três coisas:

    1 – A turma hard desse blog nada entende de agricultura.

    2- Também não conhece a história da Embrapa.

    3 – Idem, não são informados sobre a nossa reforma agrária e dos resultados objetiivos e factuais dos assentamentos feitos tanto por FHC quanto pelos governos do PT.

    Vamos por item.

    1 – A agricultura que se vê hoje no Brasil teve início em 1973, quando se criou a Embrapa e Alysson Paulinelli foi empossado no MAPA. Suas missões eram claras. Primeiro, tornar a Embrapa tão convincente que os agricultores a sustentariam contra qualquer decisão de extngui-la. Segundo, impedir que a presidência da Embrapa jamais fosse matéria de negociatas políticas; o presidente teria de ser escolhido por critérios técnicos. Terceiro, criar tecnologias de exploração economicamente viáveis do nosso cerrado. Quem tiver interesse em ver como isso foi arquitetado, sugiro ver o chamado LIvro Preto da Embrapa, que reúne as memórias das reuniões do grupo que projetou a Embrapa. Preto porque foi redigido em um desses cadernos pretos de atas. Aé hoje, um único presidente da Embrapa foi escolhido por negociatas políticas, mas ele só ficou seis meses no cargo.

    Quando a Embrapa foi criada, o Brasil patnava na produção de 50 miilhões de toneladas de grãos. Soja era em artigo ainda exótico. Sob a liderança de Paulinelli, as coisas mudaram rapidamente. Partindo de pesquisas anteriores da Univ. Fed. de Viçosa, desenvolveu-se uma variedade de soja (Santa Rosa) que deu o arranque inicial na nossa aventura nesse campo.

    Sabendo que não tínhamos competência suficiente na área agrícola, foram enviados 1300 agrônomos para fazer pós-graduação no exterior. Bons alunos para universidadesde ponta, esse foi a regra meritocrática usada nesse programa. O MAPA passou à Embrapa os recursos para bancar esse avanço em recursos humanos.

    Partindo de conhecimentos desenvolvidos nos EUA e na Europa, a Embrapa desenvolveu o método de plantio direto, que dispensa aração da terra. Esse método demonstrou ser inviável nos locais em que foi inicialmente pensado, mas excelente para o Brasil, pois o nosso clima tropical acabou formandosolos muito porosos ( o chamado solo franco), o que é indispensável para o plantio direto. Ademais, não precisamos da aração para eliminar o gelo que resta no solo quando entra a primavera. Por sorte, o cerrado é o solo mais propício, em todo o mundo, para o plantio direto, pois é tão poroso que há vida bateriana atá a profundidade de 4 metros. Descobriu-se rapidamente que com deposição de calcáreo dolomita e fosfato, o cerrado se tornava quimicamente apropriado para agricultura.

    2 – A Embrapa foi muito bem financiada até o início do governo petista. Depois disso, houve um decaimento porque a base petista fazia sérias restrições ao agronegócio. A Embrapa tem 38 centros de pesquisa, todos eles com mais de 12 anos e quase com o mesmo quadro técnico.  O orçamento tem sido contido. Com isso, embora a empresa ainda tenha excelente desempenho, foi impossível fazer novos avanços. Exemplos: ela pouco contribuiu para avanços da tecnologia da cana de açucar, principalmente para  desenvolvimento de variedades mais apropriadas para o cerrado. Seu orçamernto tem sido insuficiente para o desenvolvimento de variedades de sementes de milho e de soja competititivos com as produzidas por empresas como Monsanto e Cargill, o que levou os agicultores a optarem por sementes desenvolvidas por essas empresas.

    O orçamento da Embrapa deveria ser no mínimo duplicado.

    3 – Os assentamentos agrícolas, baseados nas condições pensadas impostas pelo MST, têm sido uma calamidade. Quem conhece esses assentamentos, save muito bem disso. Conheço, por inspeção in loco, pelo menos dez deles. Fazer um assentamento bem sucedido requer gastos bem maiores do que os que têm sido empregados. Além disso, há que usar a mais rigorosa meritocracia ao selecionar as famílias a serem assentadas. Quem se dispôs a ficar anos em acampamentos em beiras de estradas, vivendo de ajudas diversas, quase sempre já está desqualificado para receber esse tipo de ajuda governamental, pelo se o critério for viabilidade econômica. Além do mais, os nichos para a reforma agrária estão rigidamente estabelecidos. Eles se restringem a setores menos mecanizados,como friticultura e horticultura. O cultico de grãos tornou-se tão mecanizado que a profissão de trabalhador rural nesses campos está ameçada de extinção. Cada máquina faz o trabalho de 400 trabalhadores e é operada por um técnico muito bem preparado e muito bem pago. A Dilma sabe muito bem disso, e não é outra a razão pela qual fez menos assentamentos que qualquer governo nas últimas décadas. Mas não tem discernimento para ver que nos setores de frutas, hortas e granjas há um espaço magnífico para a empresa familiar, desde que tudo seja bem planejado e executado, e que as famílias tenham acesso à melhor assistência técnica.

     

     

     

     

  16. Se o cara não tem propostas,

    Se o cara não tem propostas, o que lhe resta é atacar o PT,  falar um monte de merda e depois ir para o bar encher a cara de goró.

    Cuidado para não cair do cavalo, literalmente.

    1. Se eu nao tivesse propostas

      Se eu nao tivesse propostas eu tambem montaria um cavalo de rassa.  So que Aecio, dado as “propostas” dele, ta mais com cara de cavalo do que de cavaleiro.

  17. Tem certeza que quem fica

    Tem certeza que quem fica atacando é o Aécio???? Em tudo que tenho acompanhado só vejo a Dilma e sua equipe do PT fazendo ataques à oposição, não vejo propostas. Hoje acompanhei pela internet a participação dos dois candidatos, a Dilma parecia que queria enrolar o máximo que desse para não sobrar muito tempo para ela falar, pq visivelmente não tinha nada para falar!!! E mais, acreditar que o atual governo vai apresentar mudanças é coisa de quem passou os últimos 12 anos dormindo. 

    1. O fato, Otávio,é que sempre

      O fato, Otávio,é que sempre que Aécio fala o governo e seus apoiadores entram em pânico. Ainda mais sobre o setor agrícola, pois o Aécio é assessorado pelo Paulinelli, o melhor ministro da agricultra que o país já teve.

      1. Ora, poderia dizer também que

        Ora, poderia dizer também que ele tem experiência própria, com as fazendas do titio, do vovô, da vovó, enfim, ele deve ter alguma experiência comprovada nesta área.  Resumindo: ele sabe muito bem em que fazenda aterrissar, caso ocorram ocupações de terra.

    1. Cara Sta.Catarina,com certeza

      Cara Sta.Catarina,com certeza é o de cima,repare que o de baixo tem elegância,equilíbrio,classe enfim é um gentleman.Mas,não tenha dúvidas o de cima com toda justiça,deveria estar embaixo.

  18. Matéria tendenciosa essa

    Matéria tendenciosa essa hein? Pois a própria matéria se contradiz, listando todas as propostas sensatas que Aécio fez para o agronegócio, me diga onde estão as propostas de Dilma? Ela só sabe fazer terrorismo.

  19. Quem faz essa pressão

    Quem faz essa pressão psicologica no povo brasileiro é o PT, a crítica ao atual governo é totalmente pertinente, porém Aécio sempre as contrapõe com novas propostas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador