Aécio avisa que nada entende de economia ao indicar um preposto, por J. Carlos de Assis

Um candidato a Presidente que nomeia antecipadamente seu ministro da Fazenda está sinalizando para a sociedade que vai delegar a um tecnocrata não eleito decisões vitais para a coletividade e para o país. “Olha, gente –  parece estar dizendo -, não entendo muito de economia mas tenho aqui um craque na coisa que vai tomar as decisões por mim. Fiquem tranquilos, portanto, minha ignorância na matéria não vai prejudicar ninguém.”

Se alguém duvida que esta é a motivação de Aécio Neves para pré-nomear Armínio Fraga como seu ministro da Fazenda, consulte qualquer pessoa ligeiramente informada sobre o que aconteceu com ele no governo de Minas. Enquanto ele se entregava a farras homéricas na Zona Sul do Rio, Anastasia, agora senador, governava de fato. Parece até que governou bem, pois foi eleito governador e agora senador. Mas Aécio perdeu a eleição em seu Estado.

Ser governado por Armindo Fraga, cujo principal currículo é ser um especialista em especulação financeira, é muito mais grave que ser governado por Anastasia. Decididamente não estava nos meus prognósticos nessa altura da vida. O Brasil tem o desafio de encontrar um ponto de apoio na economia real para literalmente inventar um novo ciclo de expansão da economia, sem o qual seguiremos a estagnação europeia e americana. O que de menos precisamos é um especulador no comando.

Se acham que estou exagerando, busquem na internet a entrevista conjunta de Armínio e do ministro Guido Mantega na Globonews. Naquilo que parecia ser um arranjo para colocar Mantega na parece, tendo em vista a presença de Miriam Leitão como mediadora, tornou-se um verdadeiro massacre do pseudo-futuro ministro de Aécio pelo ministro de Dilma. Foi um banho, e a exibição crua do despreparo de Armínio em termos de economia real.

Diga-se que tenho grandes restrições à política macroeconômica de Mantega. Quando soube que o debate iria ocorrer, protestei contra a irresponsabilidade da campanha de Dilma ao expor o ministro em exercício como vidraça de um interlocutor supostamente superior e que não tinha nada a perder, e tudo a prometer. Errei. A coisa toda funcionou ao contrário do arranjo. Armínio tem uma grande virtude, a sinceridade. Não é uma virtude política. É uma virtude humana. Graças a ela sabemos do que ele está pensando. E o que está pensando é um horror.

Ele recorre a jargões eleitoreiros recorrentes, como reformas microeconômicas, reforma tributária, transparência, ou outros mantras da terminologia ideológica neoliberal, para esconder o propósito fundamental de submeter a economia brasileira ao rito da arquitetura financeira criminosa que levou à crise de 2008, e ainda perdura, sabendo-se que sua especialidade é justamente nos aproximar cada vez mais da globalização financeira, que na Europa e mesmo nos Estados Unidos está liquidando a economia e a sociedade real.

Antonio, no debate, cometeu a insensatez de dizer que a economia europeia está se recuperando, enquanto a do Brasil cai. Não sei de onde ele tirou os dados. A economia da zona do euro terá crescimento zero este ano, se não for menor. A americana está tremulando. O Japão continua em crise de crescimento. Em uma palavra, os países industrializados avançados estão estagnados ou em baixíssimo crescimento. Nós fomos arrastados para baixo, conforme Mantega argumentou. Para sair dessa encrenca não serve um especulador. É preciso ter um Presidente da República com visão estratégica para forjar um novo ciclo produtivo. Certamente que um guarda-livros da especulação não serve para isso.

*Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB. 

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o subestimado Guido Mantega

    Não assisti a entrevista em foco porque me recuso a assistir a globonews, ainda mais com mediação de Miriam Leitão. Entretanto já assisti muitas entrevistas de Guido Mantega, em particular uma longa entrevista na TV Brasil ,onde o entrevistador ,Paulo Moreira Leite, explorou várias facetas técnicas e francamente não vejo ,no Brasil, ninguem melhor preparado para levar adiante o projeto desenvolvimentista. Guido demonstra sólido conhecimento economico que associado a larga experiência o torna quase um coringa. Acho que Dilma se precipitou em anunciar sua saída, deveria providenciar retaguarda politica para Mantega.

    1. Subestimado e maltratado

      Eééé, e o Nassif aqui pedindo a cabeça dele ha uns dois anos, no minimo ?! Também achava que o Mantega era subestimado e que a banca la era mais pesada do que sabiamos aqui. Vi parte da entrevista e continuo achando o Arminio Fraga um horror. Imagine dois horrores juntos ? Aécio + Arminio… 

  2. O mercado é que secuperou desde 2009

    Na verdade o mercado que acho nunca esteve mal, sacou alguns trilhões de doláres para “sanear”os coitaods dos bancos. Este dinheiro foi tirado dos paises que depauperados pediram este mesmo dinheiro emprestado a estes mesmos bancos a juros bem alto, crise é crise.

    Os paises estão com problemas, desmprego, fome e corte de aposentadorias, mas o mercado está ótimo. Assumiu até o comando político destes paises para garantir o pagamento “sacrado” a estes mesmos bancos.

    O mercado está ótimo e ainda se “recuparou” mais ainda desde 2009. Isto é que o armindo sabe e gosta.

    Para isto é que eles contam com os votos decisivos do youssef e do costa. Deram a eles votos privilegiados ao extremo, decidir uma eleição.

  3. sinceramente, acho que o

    sinceramente, acho que o momento é o de unir forças, e sinceramente, os artigos do sr. jose carlos assis mais tiram votos de Dilma do que o contrário, o fato de “pré-indicar” um ministro mostra a direção que será tomada, senão nenhum presidente deveria ter um ministro da fazenda por este raciocínio… estes posts dão gás ao adversário

    1. Até que enfim alguém percebeu o óbvio

      Pessoal, o Mantega já era. Aquele debate foi péssimo p/governo, independentemente do Armínio, não adianta chutar cachorro morto. É isso que o Mantega é nesse momento. Aliás, a campanha da Dilma é fraquíssima, essa polarização Dilma x FHC não está na cabeça do eleitorado. Aqui no RJ a base do funcionalismo federal está “rachada”. Não se trata de mero egoísmo, qq servidor sabe que o Aécio é muito pior para os interesses pessoais do que a Dilma. A questão é que o atual governo simplesmente não dá nenhum rumo do que será o futuro com mais 4 anos de Dilma. As pessoas estão dispostas a arriscar uma mudança ao invés de confirmar o que não deu certo.

      Aqui no blog do Nassif não se enxerga nenhum motivo para retornar o voto do pessoal de 2010 que mudou de opinião, é só pregação aos convertidos o tempo todo. Se o principal problema do governo Dilma é econômico (falta de crescimento) então já passou da hora de anunciar a Equipe. Por que não coloca o tal do Nelson Barbosa de uma vez? Parece ser um moderado que diagnosticou corretamente os problemas dos últimos 4 anos.

      Não se pode acusá-la de ser indecisa, fez o diagnóstico errado, está mantendo sua opinião e será derrotada por ela. E por derrotada não me refiro propriamente aos resultados eleitorais, mas sim a total perda de apoio do setor mais produtivo do país (tanto público quanto privado). O Aécio já ganhou, sendo eleito ou não. Aliás, talvez p cenário futuro dele seja até melhor não ser eleito, porque daqui a 4 anos a situação estará muito pior se a Dilma não corrigir o rumo…

  4. Quando fala de P.I.B. o

    Quando fala de P.I.B. o candidato a ministro do pódidato do PSDB refere-se à Pilhagem Indiscriminada do Brasil que lhe renderá uma gorda comissão. Ele quer menos emprego e menos salário… para os pobres. Para si ele não deseja menos do que tudo o que é nosso. 

  5. Entrevista

    Assisti a entrevista no youtube e achei que o ministro Mantega foi bem, apesar das tentativas da urubóloga e tirá-lo do centro.

    Armínio pareceu-me totalmente despreparado para o cargo, não dando simplemente nenhum alternativa para saída desta crise e jogando dados comparativos infundados na entrevista.

    Uma coisa é certa. Caso Arrocho seja eleito, mergulharemos num momento extremamente negro para o país. Falo e re-falo isto a quem quiser. As alternativas apontadas pelo PSDB para a economia brasileira fatalmente levarão ao desemprego gerando problemas sociais gravíssimos.

    Só não vê quem não quer.

  6. Nassif… no fora de pauta tem um comentário interessante…

    Pobre Brasil: após anos com um ministro da fazenda italiano, Guido Mantega, parece-me que o próximo será U.S. Citizen… Mr. Fraga. O pior é que isto é coisa antiga e ninguém comentava, embora não fosse um segredo. Até a extrema direita americana sabia quando o Armínio estava no BC. Este artigo de 1999 está lá no site do LaRouche…  http://www.larouchepub.com/eiw/public/1999/eirv26n10-19990305/eirv26n10-19990305_008-the_imf_and_brazils_government_g.pdf

  7. Em 2010 os tucanos vazaram a

    Em 2010 os tucanos vazaram a Ficha Criminal falsa de Dilma Rousseff.

    Este ano o Wikileakes vai vazar a verdadeira Ficha Médica de Aécio Neves? 

    Tucanos desesperados cortando os pulsos em 4,3,2,1…

  8. pior nao hah
    Se declarou um testa de ferro da banca.
    Falta nomear para comunicacao o Marinho.
    Mais o incrivel desta eleicao eh ele se poe como candidato a presidente para outro governar na economia. Ou seja presidente e o outro eh o presidente de fato e direito. Independe de saber ou nao como foi o caso do Lula, mais Lula sabia o que queria Aecio nem sabe o que quer, outro sabe por ele uma grande armacao.

    1. A crise so acabou para o bem informado Arminio

      Hoje conversei com uma contabilista, que foi tesoureira de uma grande empresa e esta ha mais de um ano procurando trabalho e necas de petibiriba. Ja me falou que pensa em começar a procurar fora da França, mas como gostaria de ficar na Europa, não sabe nem por onde começar porque para todo lado que olha, esta tudo parado.

  9. Desde pequenininho aprendi

    Desde pequenininho aprendi que com meu Nono que “Só a poupança fomenta a prosperidade”.

    O sistema de turbinar o consumo interno para escapar da crise internacional foi inteligentíssimo, assim também o fora anacionalização da dívida externa quando o Dolar estava na casas dos R$ 3 / 1 U$. Mas tudo tem limite. Continuar apostando na mesma tática você exaure o mercado. Não aduanta revitalizar o crédito se a população está com endividamento pesado. A artimanha foi útil mas agora é onerosa e inóquoa. E infelizmente, o Guido não é das pessoas mais brilhantes nem em política nem em economia para propor novas opções e sair dessa sinuca. Continuar apostando no consumo interno como solução é fria. É fundamental se retornar ao sistema de poupança interna como fonte de investimentos para não se desequilibrar as contas públicas. E Mantega não tem nada de criativo como solução. É semelhante ao medíocre Mailson de “deixa como está para ver como é que fica”. Armínio pode até ser especulador e rentista, mas é super criativo. Só por essa ótica a mudança é bem vinda. A própria Dilma já entendeu isso tanto que já divulgou que mudará o ministro. Só os ideologicamente cegos e que não enxergam que a mudança é mais que necessária.

  10. Li em comentário no viomundo

    Li em comentário no viomundo que ontem o Fantástico mostrou a adesão  ao Aécio pela Marina e pela viúva do Eduardo Campos. Logo em seguida uma reportagem com o “acidente que abalou o Brasil”, com direito até a gravação da voz do piloto e a torre de controle.  Serão que vão usar de novo o defunto pra provocar nova onda de comoção? Se for, podem estar entrando no terreno da “esperteza demais que engole o esperto”.  Ou será que funciona o esquema dois candidatos e um só defunto?

  11. Como foi a sessão que indicou Armínio Fraga para o Banco CentraL

     

     

    Qual é a opinião hoje sobre Armínio Fraga Neto, de seus algozes na indicação para presidente do Banco Central do Brail em 1999.Atualmente alguns estão empenhados em eleger Aécio Neves, que disse que num eventual governo será seu ministro da fazenda?

    Na sessão da Comissão de Economia do Senador Federal de 26 de fevereiro de 1999, que durou 9 horas para sabatinar Armínio Fraga para a presidência do Banco Central, indicação do presidente Fernando Cardoso.

    Esta Casa quer saber a opinião de Vossa Excelência sobre a ética”, afirmou a líder do PT, senadora Marina Silva (AC), depois de frisar que Fraga deve ter “uma ética para o interesse público e outra para o interesse privado”. 

    O senador Lauro Campos (PT-DF) disse que a nomeação do economista para o Banco Central pode ser vista de três maneiras: “Um vampiro vai presidir um banco de sangue, a raposa vai tomar conta do galinheiro e, ainda, vão continuar amarrando cachorro com linguiça”. Fraga não levantou a voz nenhuma vez durante a sabatina. 

    Para o senador, a pátria de Fraga “é onde estiver o dinheiro”. Exaltado, Campos afirmou que George Soros, “que além de megaespeculador é megalomaníaco”, é o “patrão” de Fraga.

    Matéria de: Raquel Ulhoa – Agência Folha

    Oposição bombardeia Fraga

    Raquel Ulhôa
    Da Agência Folha – Brasília

    O economista Armínio Fraga sofreu um verdadeiro bombardeio dos senadores do bloco de oposição (PT, PDT, PPS e PSB). Foi chamado de “gênio do mal” por Saturnino Braga (PSB-RJ) e teve sua presença na presidência do Banco Central comparada, por Lauro Campos (PT-DF), à de um “vampiro cuidando de um banco de sangue”.

    Saturnino tachou Armínio de “homem de resultados”, com um caráter marcado pela “elasticidade ética”. Roberto Freire (PPS-PE), em uma intervenção exaltada, acusou Armínio de não ter “reputação ilibada” para ocupar a presidência do Banco Central, por sua relação com o mercado financeiro.

    “Não se pode jogar pôquer honesto conhecendo o jogo do adversário”, disse Saturnino. Freire chamou de “promiscuidade” a relação de Armínio com o mercado de investimentos e cobrou explicações sobre as suspeitas de que ele teria dado informações privilegiadas ao megainvestidor George Soros, seu ex-patrão.

    “Bata duro”, aconselhou o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que permaneceu ao lado de Armínio durante toda a arguição.

    “Não sou gênio. Mas sou do bem. Quero declarar minha indignação com as tentativas de me rotular como especulador e jogador. Não fazem justiça com a minha carreira profissional”, respondeu o economista.

    “Me senti ofendido”, disse Armínio, respondendo a Freire. “Vejo aqui uma tendência ao prejulgamento através (sic) de rótulos. Gostaria que o senhor procurasse se informar a meu respeito, para ter a tranquilidade de saber que está falando com uma pessoa de bem”, continuou.

    O economista, que manteve a calma durante todo a arguição, disse que, por não ser político, se sentia “acanhado” diante da “eloquência” de Freire. “A oposição foi grosseira”, disse ACM mais tarde.

    “Ser agressiva era obrigação da oposição. Há um clamor nacional contra essa política do governo de abrir o país à especulação. E ele (Armínio) representa isso. Estamos interpretando esse sentimento de indignação”, disse Saturnino.

    José Eduardo Dutra (PT-SE) comparou a uma “fábula” a versão do economista, que negou ter tido acesso a informações privilegiadas antes de sua indicação, durante jantar com o presidente Fernando Henrique Cardoso.

    Para Jefferson Peres (PDT-AM), Armínio não foi ético ao se empregar no fundo de investimentos privado de George Soros, depois que deixou a diretoria do Banco Central, no governo Collor.

    Pedro Simon (PMDB-RS) também contribuiu para o constrangimento de Armínio. Questionou o fato de ele ter deixado uma remuneração alta, trabalhando no setor financeiro privado, para vir ganhar um “salariozinho” como presidente do Banco Central.

    “Vossa excelência deu a entender que cansou de ganhar dinheiro. Pergunto: por quanto tempo? Vossa excelência conviveu com um homem amoral (Soros), que reconheceu em uma entrevista que sua atividade é amoral. Vossa excelência rompeu com esse homem?”, perguntou.

    A oposição obteve uma vitória no início da sessão, com a ajuda dos senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Pedro Simon (PMDB-RS). Eles conseguiram impedir que a arguição de Armínio fosse feita em conjunto com os outros cinco diretores indicados para o BC.

    Requião tentou, sem sucesso, adiar a arguição, pedindo diligências a respeito de processos do TCU (Tribunal de Contas da União) contra Armínio. Simon tentou adiar a votação da indicação em plenário. Queria aguardar a votação do projeto de lei que exige quarentena de membros da diretoria do Banco Central.

     

    VOTOS – O placar da votação secreta deixa em dúvida apenas um dos votos contrários à indicação de Fraga à presidência do BC. Cinco deles têm donos: os senadores do PT Eduardo Suplicy (SP), Lauro Campos (DF) e José Eduardo Dutra (SE), além de Roberto Saturnino (PSB-RJ) e Jefferson Péres (PDT-AM), do bloco da oposição. A supeita, inclusive de ACM, é que o outro voto seja do senador Pedro Simon (PMDB-RS), da base governista. 

    Simon não quis dizer como votou. Ele afirmou que, se fosse Fraga, não teria aceitado o convite para o cargo e tampouco o teria convidado se fosse o presidente Fernando Henrique Cardoso. Os 21 votos favoráveis partiram de senadores de partidos aliados ao governo. 

    Protesto — Galinhas, baldes e vassouras integraram a manifestação feita ontem em frente à sede do Banco Central contra a indicação de Armínio Fraga. O ato público “A raposa tomou conta do galinheiro” foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), estudantes e partidos de esquerda. Reuniu pouco mais de 400 pessoas, para um policiamento com cerca de 170 homens, incluindo a Polícia Florestal. 

    Carregando galinhas, os manifestantes lavaram a entrada do prédio, gritando frases contra o FMI. 

    Fonte:http://zip.net/bgpTNk, acessado em, 12 julho de 2014.

  12. como todo preposto, nauFraqga

    como todo preposto, nauFraqga é capataz

    da especulação-financeirização da economia

    que derroca países pelo mundo

    – na espanha 60 dos jovens não conseguem

    emprego por causa dessa política economica

    neonlibera  que o aéco tb quer.

  13. Não importa.

    Não importa o que digamos aqui ou nas redes sociais ou Dilma na televisão ou em um debate, a verdade é que houve um trabalho árduo de Armínio Fraga para chegar exatamente nesta posição e neste momento mundial. Em abril de 2006 começou sua atividades de fato para chegar ao que se apresenta através da criação do Instituto Millenium. Foi um trabalho meticuloso que envolveu a criação de todo um ambiente que englobasse a mídia e o empresariado. Ledo engano achar que se forjou a partir de 2010, começou antes do Mensalão. Existe uma equipe altamente especializada em redes sociais agindo a muito tempo. Foram criados diversos factóides e paulatinamente usando de PNL, introduzido na mente de milhões que hoje estão absolutamente doutrinados quando houvem a palavra corrupção que é imediatamente associada ao PT. Além de tudo em um movimento síncrono tomaram várias bandeiras dos blogueiros progressistas e tornaram suas. Eles aprenderam com os erros a cada eleição, a cada escândalo, não deviam ter sidos subestimados pelo PT e governo. O PT e o governo vão pagar o preço. Infelizmente.

    Armínio nunca esteve a frente de nada, só agora, porque? Porque este é o momento esta é a hora dele, quem realmente vai governar o “Brazil” é ele!

    Dois anos para Aécio, é o tempo máximo que vai ficar o “netinho”, ai entra o Aloysio, simples…lembra alguma coisa? Itamar, FHC?

     

    1. Tô contigo…

      Fecho muito com esse teu raciocínio Alberto… Teoria da conspiração o escambau, os movimentos foram cirurgicos e pensados…

      Ainda dá tempo de reverter o quadro eleitoral, mas está difícil, pois eles “inventaram” um discurso, que embora seja mentiroso, é palatável ao nosso “burrico de televisão”, que ve novela e Jornal Nacional. Esse discurso aparentemente está “colando” em uma grande parte do eleitorado, junto ao discurso pseudo moralista. Quem é medianamente informado sabe que se o Armínio disser realmente o que pensa e vai fazer, o Aécio perde a eleição, mas o verdadeiro programa não será dito e a grande mídia nunca perguntará.

      Um abraço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador