Aécio desconversa sobre fim da reeleição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidenciável Aécio Neves (PSDB) desconversou sobre o compromisso de não tentar a reeleição caso vença o pleito de 26 de outubro contra Dilma Rousseff (PT). O fim da reeleição e o compromisso de não tentar se reeleger em 2018 foram bandeiras de Marina Silva (PSB), e se tornarão condicionantes para que a pessebista declare apoio à vitória de Aécio.

Questionado sobre a possibilidade de abrir mão de um segundo mandato, Aécio respondeu que não “morre de amores pela reeleição”, mas que é uma “questão para ser discutida”. “Essa proposta do fim da reeleição já está nas nossas diretrizes. Eu defendo há muito tempo. Vejo que há convergências importantes ente as propostas de governo da Marina e as nossas”, afirmou.

O tucano ressaltou, porém, que o fim da reeleição deve passar pelo Congresso, além de requerer consenso entre governadores e prefeitos para que os mandatos se estendam até, no máximo, por cinco anos, e para que todas as eleições aconteçam ao mesmo tempo.

“Defendo a coincidência dos mandatos. E isso, obviamente, envolve outras negociações, com prefeitos, parlamentares e governadores de estado. Não é uma decisão unilateral de um candidato à presidência da República”, completou.

A reeleição foi aprovada no final do primeiro mandato e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Aécio afirmou que um mandato único de cinco anos é tempo suficiente para cumprir as promessas de campanha. “Cinco anos é um bom tempo para o mandato. Eu já tinha muitas dúvidas sobre a questão da reeleição… Mas votamos a favor. Foi uma experiência que o Brasil viveu. Mas nada impede que você evolua. A minha posição é essa”, disse.

Em agenda pública ao lado de José Serra (PSDB), eleito para o Senado por São Paulo, e Geraldo Alckmin (PSDB), governador do Estado, Aécio começou a introduzir em seu discurso o famoso “marinês”. A ideia é propagar que ele também é a favor da nova política – bandeira de Marina –  e que seu programa de governo está aberto para sugestões de possíveis aliados.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Essa proposta do fim da

    “Essa proposta do fim da reeleição já está nas nossas diretrizes. Eu defendo há muito tempo. Vejo que há convergências importantes ente as propostas de governo da Marina e as nossas”:

    Traducao:  “mas nem morta, santa”.

  2. enrolador-mor das

    enrolador-mor das república.

    não diz nem sim nem não, muito pelo contrário.

    estamos aí mais uma vez para perder…

    seria um sina tucana?

  3. Programa de governo

    Nassif,

    Nenhuma novidade.

    Moleque é, e sempre será moleque. E com a mídia a ajudar, fica sempre mais fácil.

    Por isto é que não se deve dar importância a programas de governo em fase de eleição, pois não passa de papel pintado que o vencedor muda na hora em que bem entender. A toupeira acreana reolveu botar um programa na praça (ainda por cima, cheio de erros) e deu no que deu.  

  4. Conversa prá boi dormir e Marina aderir

    – Comprometo-me, sendo eleito, a consultar as bases do nosso partido e do partido da Marina sobre o assunto.

    – Quê?  Nosso partido não tem bases, só elite?  E a Marina tem bases, mas não tem partido?  Ah, tá …

    – Comprometo-me, sendo eleito, a consultar nossos correligionários, os astrólogos e os duendes.  Se houver toda a convergência que pressinto, não haveria problema em acabar.  Essa é minha posição clara, respeitar sempre a opinião dos outros.  Uma opção, para cumprir o compromisso com Marina, seria acabar com a reeleição e, em seguida, colocá-la em pauta no Congresso de novo, para podermos reviver aquele saudável momento da compra dos votos, em que todos terminamos felizes. 

    – Ah, se não for eleito?  Mas aí, dá Dilma.  Aí vou pro Senado exigir que acabem com essa excrescência de uma vez!

  5. Deixa que a Osmarina apoie o

    Deixa que a Osmarina apoie o Aécio, vai ser um abraço de afogados. Até parece que a Osmarina é dona dos votos dos eleitores que votaram nela, ela é dona apenas do seu próprio voto. Ela não é nem um Lula ou um Brizola para arrastar multidões. Muitas pessoas que conheço e votaram nela já disseram que votarão na Dilma. Quando é que o Malafaia vai declarar voto no Aécio?

  6. Ativista cearense responde a ataques por votarem em Dilma
    Ativista cearense responde a ataques a nordestinos por votarem em Dilma. Está no Blog da Cidadania http://www.blogdacidadania.com.br/2014/10/ativista-cearense-responde-a-ataques-a-nordestinos-por-votarem-em-dilma/ O poema declamado por ele transformou-se na música Nordeste Independente, cantada por Elba Ramalho, gravada há alguns anos. A música com Elba Ramalho: http://letras.mus.br/elba-ramalho/250731/ Tudo começou com a entrevista de FHC que teria estimulado ataques a nordestinos na internet. FHC não teria gostado da votação que a Dilma teve no Nordeste. Marinalva, de Fortaleza.

  7. Marina só precisava de um


    Marina só precisava de um único argumento para apoiar o Aécio.

    Mesmo que este argumento só valesse para ela mesmo.

    Então, acreditou no argumento e, deu apoio.

    Como diz amigo meu … Demorô!!!!

     

  8. O mineiro conhece Aécio melhor do que ninguém

    Resposta para a derrota de Aécio Neves em Minas Gerais, onde ele não fez o governador e perdeu para Dilma:

    O mineiro conhece mais do que ninguém as falcatruas cometidas pelo playboy carioca. 

    1. Nos mineiros demoramos a dar

      Nos mineiros demoramos a dar o braço a torcer. Mesmo assim, uns por bairrismo, outros por ignorância, muitos votam nesse embuste. Muito bem empacotado, diga-se de passagem.

  9. Marina II… A volta.

    Pois é Pessoal!

    O Aecin da dando uma de marina: “O que eu disse antes não vale, vale o que eu disse agora, ou não! Aliás, muito pelo contrário!!!”

    Tá no programa dele, né?

     

     

  10. Aécio: o sumiço da Câmara por três meses em 1991

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/10/biografia-secreta-de-aecio-o-sumico-da.html

    Biografia secreta de Aécio: o sumiço da Câmara por três meses em 1991.

    http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=96766&tipo=0A Dilma já teve sua vida devassada desde a última eleição. Todo mundo sabe sua biografia em detalhes. O jornalão Folha de São Paulo já publicou tudo sobre ela, até passou pelo vexame de publicar uma ficha falsa que “trolls” espalharam na internet em uma campanha de baixaria.

    Mas e o Aécio? O eleitor sabe quem é ele de fato, sem a maquiagem do marketing político? Sabe o que ele fez no verão passado? 

    Sabe do que ele vive? Só salário líquido de senador não dá para pagar o jatinho prefixo PT-GAF que o levava ao aeroporto de Cláudio para passear, nem para morar na Av. Vieira Souto, onde Aécio mora de frente para o mar no metro quadrado mais caro do Rio de Janeiro.

    Nem eu que acompanho o noticiário político sei coisas que precisaria saber, porque o tucano e a imprensa demotucana esconde a quatro chaves.

    Em 1991 Aécio era deputado federal, já na segunda legislatura. Neste período há um “apagão” de quase três meses em sua biografia.

    Está no site da Câmara dos Deputados: “Licenciou-se do mandato de Deputado Federal na legislatura 1991-1995, para tratar de interesses particulares, de 7 de julho a 25 setembro de 1991”.

    Que interesses particulares foram esses que justificariam deixar de lado o dever de cumprir um mandato popular?

    Há histórias escabrosas sobre maus hábitos de Aécio no passado, faladas nos bastidores de Brasília pelos próprios tucanos, e também em Belo Horizonte. Coisas que consideravam vulnerabilidade e colocavam em dúvida se ele era apto para ser candidato. Não vou alimentar campanhas de baixarias que já foram travadas em 2009 entre os tucanos paulistas e os tucanos mineiros, culminada com um artigo escrito no jornal Estadão por um jornalista ligado aos tucanos paulistas com o título nada sutil de“Pó pará, governador” dirigido a Aécio. 

    Mas um mandato popular de deputado é público e a ausência de três meses precisa ser explicada. 

    Penso que políticos honestos tem como explicar dramas do passado, mesmo os mais cabeludos, caso tenham se regenerado. Só é complicado tocar no assunto para quem não se regenera.

    No caso do aeroporto de Cláudio, Aécio reagiu muito mal. Passou uma semana se recusando a responder aos repórteres uma pergunta simples: pousou ou não pousou no aeroporto de Cláudio? No fim admitiu que pousou irregularmente, quando ia passear na sua fazenda, mesmo que o aeroporto ainda estivesse fechado ao uso público, aproveitando-se do fato das chaves ficarem guardadas com seus primos, em uma incrível mistura entre o público e o privado.

    O eleitor não pode conhecer o candidato só depois das eleições. Precisa conhecer antes e Aécio tem que explicar os pontos nebulosos de sua biografia.

     

  11. Aócio Marinou , voltou atrás , já sentou na cadeira, igual FHC
    aliança com Marina é desmoralização pros dois.
    Que bom se isso acontecer!
    O eleitor se sentirá ofendido!
    AOs dois são apologistas da mudança”de posição”.
    Não os levem a sério!
    Tudo que eles prometem de bom ja se realiza!
    Tudo que iriam fazer de ruim não vai mais acontecer!
    Aécio NEVER!

  12. AEROPORTO NA FAZENDA DO TIO. 

    AEROPORTO NA FAZENDA DO TIO.  AEROPORTO NA FAZENDA DO TIO.  AEROPORTO NA FAZENDA DO TIO.  AEROPORTO NA FAZENDA DO TIO.  AEROPORTO NA FAZENDA DO TIO.  AEROP…

  13. teleguiada

    A condição de fim da reeleição foi imposta pelo PSDB paulista, e a mídia repercute. E Marina leva o recado do guru FHC a Aécio: “Não obstrua o caminho de Alkimin 2018”.

     

  14. Discurso Eleitoreiro

    A proposta de Marina de acabar com a reeleição é mais autêntica. A proposta de Aécio é oportunista e eleitoreira e não será levada adiante, afinal, o PSDB pagou caro por essa reeleição. Claro que pode rolar um Vale Tudo nessas eleições, mas está na cara que é oportunismo eleitoreiro.

  15. É golpe na democracia!

    Querem o povo cada vez mais afastado da discussão política. 

    Não lhes basta 4 anos para entregar o que restou do Brasil depois do desgoverno FHC.Querem 5! POR QUE NÃO 10?

    E claro que o povo não tem condição de votar em 8 cargos num só pleito.

    Para os ”financiadores” é muito melhor . Afinal, quem não gosta de um abatimento, uma promoçãozinha?

    Como dizia o pessoal do Pasquim: ”Vão se roçar nas ostras!”

    1. Perfeito Zibboni

      Esta nova investida da canalha politica de direita associada à  #MidiaMilleniumBandida é esta. Aumentar mandatos para afastar o povo das decisões…

      eles são insaciáveis!!!

       

      Que país é este??

       

      :((

  16. Aécio desconversa sobre

    Aécio desconversa sobre economia, emprego, crescimento, distribuição de renda, Brasil, povo, etc, etc, etc!

    Acredito que todos os “adjetivos” dos aecistas (homofobia, racismo, separatismo, preconceito, discriminação racial, ódio, etc) irão COLAR no candidato e esse será uma arma contra sua própria candidatura.

    Sem falar ainda que fhc e marina já estão colados e isso só traz prejuízos eleitorais no Brasil inteiro!

    O Slogan “Fora FHC” retornará!

  17. AécioJK.50.5…já que DilmaJK50.5 faiou na teimosia sem conversa

    doutor aécio está certíssimo!

    este é o espiríto político da boa política de não se ser mero boneco ventriloquo político de marqueteiros goebbels de aluguel a peso d’ouro:

    conversa, desconversa, conversa de novo, faz roda de conversa, tergiversa [toma uns goró e esfrega as mãos], faz versos no repente emotivo da conversa e toca conversa tudo de novo…para depois desconversa um aparte meio de ladinho…

    1.   Se conversa (fiada) é o que

        Se conversa (fiada) é o que você quer, definitvamente Aécio é seu candidato. Mas não vote agora! Você ainda leva um FHC inteiramente grátis!!

  18. Rico não gosta da idéia dos

    Rico não gosta da idéia dos recursos do Pré-sal para saúde e educação pelo simples fato que ele pode pagar para ter saúde e educação, então quer os recursos para outras coisas…

    Não há uma idéia de NAÇÃO no Brasil, é cada um puxando a brasa para sua sardinha.

    Por isso estamos aqui, com um PASSIVO IMENSO DE VIOLÊNCIA, DE IGNORÃNCIA e salve-se quem puder ou melhor, para quem puder pagar por segurança privada e veículos blindados…

    Um embrião da idéia de NAÇÃO vi no ultimo video da DILMA nessa campanha!

    Todos queremos que sejamos um país das OPORTUNIDADES, DA BUSCA DA IGUALDADE, DA CAPACIDADE DE VENCER DESAFIOS ENQUANTO ESTAMOS JUNTOS!

    É PRECISO QUE OS RICOS ENTENDAM QUE ELES NÃO ENTENDERAM O BOLSA FAMILIA QUANDO ELE FOI LANÇADO e que saibam que cada 1 REAL INVESTIDO NO BOLSA FAMILIA RETORNOU 1,5 REAL.

    Um futuro sem violência para todos… 

    Para isso educação e saúde AGORA!

  19. Aecio tem que ser contra a

    Aecio tem que ser contra a reeleição por um motivo simples: se não se comprometer com serra e alckmin a deixar caminho livre para as pretensões de ambos em 2018 (ou 19…), leva uma rasteira dos dois. Pode ser até um compromisso sigiloso entre eles de que aecio não se candidate à reeleição.

  20. Se comprometeu a acabar com a

    Se comprometeu a acabar com a releição, mas duvido que valha para ele, afinal quem inventou isso foram os demotucanos, e pensam que não temos memoria, eram fortes as insinuações de um terceiro mandato para o fhc que só não se cumpriu por que ele saiou corrido, alias renovação só é preciso onde eles não governam, e aqui em sp?.

  21. O trabalhador tem que ficar

    O trabalhador tem que ficar esperto com esta turma:
    Armínio Fraga assessor econômico do Aécio já disse que o salário mínimo está muito alto e que o pleno emprego aumenta muito os salários.
    Em outras palavras, pregam arrocho econômico com desemprego e recessão.

  22. A cara do nosso concorrente

    O Aécio já sabemos quem é e o que “fez o verão passado”. Os seus apoiadores também sabem, apenas que torcendo o nariz.

    Não cometamos o erro de bater num boneco de papelão e foquemos o debate perante a ideologia anti-PT que está por trás. Temos coisas boas a mostrar e devemos reduzir a rejeição a Dilma e o PT.

    Mostrar que Dilma é melhor por sim, e não pela sus diferença relativa em relação a esse boneco de grife.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador