Aécio, Lula e os indecisos – ou porquê o mineiro quer tanto o impeachment agora

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Leia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,tempo-e-o-senhor-da-eleicao,1719786
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwitterLeia Mais:http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,tempo-e-o-senhor-da-jORNAL GAssine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias

aaaJornal GGN –

Jornal GGN – A coluna do jornalista José Roberto de Toledo, no Estadão desta segunda-feira (6), traz um dado da última pesquisa Ibope que parece desanimador para o PT. Se Aécio Neves (PSDB) fosse hoje candidato em disputa, no segundo turno, contra o ex-presidente Lula, o tucano venceria com 15 pontos de vantagem: o placar seria 48% a 33%. Em um cenário com Geraldo Alckmin, Lula ficaria poucos pontos atrás, mais precisamente dentro do empate técnico em função da margem de erro: 40% a 39%.

Mas, segundo Toledo, quanto mais longe de uma eleição estiver a pesquisa, maiores as chances de ela dar erro. Além disso, mais do que a vantagem dos tucanos, o que o estudo aponta é uma larga parcela de indecisos ou insatisfeitos com a polarização PT x PSDB, que afirma que não votaria em nenhum dos dois postulantes. O caminho, então, fica aberto para um “outsider”, alguém da chamada “terceira via” – a mesma que fracassou na figura de Marina Silva (PSB) nas últimas duas corridas presidenciais.

De qualquer forma, os números explicam, em parte, porquê Aécio investe tanto no impeachment da presidente Dilma Rousseff. Hoje, o mineiro tem “recall” do eleitorado, e por isso a vantagem maior sobre Lula do que Alckmin. Se Dilma fosse deposta hoje, novas eleições seriam convocadas e Alckmin, muito provavelmente, não teria como discutir com Aécio. Já se a disputa ficar para 2018, Aécio corre o risco de ser ultrapassado pelo governador paulista, que trabalha para chegar a presidente em pouco mais de três anos.

Por José Roberto de Toledo

Tempo é o senhor da eleição
 
Do Estadão
 
Quinze a um. Essa é a vantagem atual de Aécio Neves sobre Geraldo Alckmin em uma eventual disputa de 2.º turno contra Lula, segundo pesquisa inédita do Ibope. Se o mineiro fosse hoje o candidato tucano contra o petista, ganharia por 48% a 33%. Ou seja, 15 pontos de diferença.Se o PSDB fosse de Alckmin, daria empate técnico: 40% a 39%. O ponto a mais do tucano é marginal.
 
A pesquisa foi a campo há duas semanas, bancada pelo próprio Ibope. As duas perguntas entraram em um sortido e mutante questionário que o instituto aplica mensalmente por encomenda de clientes diversos. Cada um paga por algumas perguntas e só tem acesso ao resultado delas. Por isso a pesquisa é chamada de “Bus”. Às vezes, o Ibope pega carona nesse ônibus e inclui cenários eleitorais, avalia governantes e políticas públicas.
 
Quem olha só para o 15 a 1 é tentado a concluir que a parada está decidida: Aécio é franco favorito e deve ser o candidato do PSDB a presidente. Não se fala mais nisso? Muito ao contrário. 
 
É excepcionalmente alta a taxa de votos inválidos nos dois cenários. Em Aécio 48% x 33% Lula, 19% ou anulariam ou não votariam em ninguém ou não sabem responder. A taxa de não válidos sobe para 21% no cenário Alckmin 40% x 39% Lula. Isso significa que ao menos um em cada cinco eleitores não gosta nem do petista nem do tucano, seja quem for o candidato do PSDB.
 
É campo fértil e arado para a terceira via – brotada com Ciro Gomes em 2002, e cultivada por Marina Silva em 2010 e 2014. A insatisfação é tanto maior quanto mais alta a escolaridade (chega a 26% entre os eleitores que fizeram faculdade). Esses desencantados são encontrados com maior frequência nas periferias das metrópoles e na região Sul do Brasil.
 
De que adianta falar da terceira via, se a segunda aparece com entre 40% e 48% das intenções de voto? Pesquisas feitas muito antes da eleição correm mais risco de passarem longe do resultado final – porque o eleitorado muda de opinião ao longo da campanha e boa parte só escolhe o candidato no dia de votar. Tudo favorece PT x PSDB hoje, mas e amanhã ou depois de amanhã?
 
De qualquer modo, é muito melhor sair na frente do que atrás. E Aécio tem 48% contra 40% de Alckmin. Por que essa vantagem? “Recall” é o jargão. Efeito memória pode ser a tradução. O mineiro disputou faz poucos meses uma acirrada eleição presidencial. Desde então, é a voz da oposição e aparece mais no noticiário do que o paulista. Por enquanto, é o mais conhecido.
 
Até 2018, essa vantagem pode diminuir se o mineiro não se mantiver em tanta evidência quanto está hoje e/ou se Alckmin for capaz de aumentar sua projeção. Logo, quanto antes for a eleição, melhor para Aécio. Daí ele flertar mais frequentemente com a ideia do impeachment de Dilma Rousseff do que Alckmin. Se ela e o vice, Michel Temer, fossem impedidos por ilegalidade no financiamento eleitoral da chapa em 2014 haveria nova eleição.
 
Se a eleição ocorrer só em 2018, como está previsto, Alckmin teria mais tempo de fazer frente a Aécio. E se houver impeachment da presidente e de seu vice, mas só depois da metade do mandato de Dilma? Aí não tem nova eleição. O próximo na linha sucessória, Eduardo Cunha, assume e completa o mandato. É o pior cenário para Aécio e Alckmin. Dá chance ao PMDB de Cunha lançar candidato próprio e virar terceira via.
 
E Lula? Ele perdeu capital até nas áreas mais pró­PT. Tem só metade dos votos numa região onde Dilma teve dois terços dos votos válidos em 2014. E no terço volúvel do Brasil, que ora é petista ora é tucano, Aécio teria hoje uma vantagem três vezes maior do que na época da eleição. Mais do que o tucanistão, essas duas regiões, que agregam três de cada quatro eleitores, derrotariam o ex­presidente – especialmente com Aécio de adversário. Isso, se a eleição fosse hoje. Se for em 2018, depende de como a economia vai ou não se recuperar.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A canalhada está aí de boca na sopa ou no caldo de galinha que

    o governo Dilma está oferecendo.

    Mas prudência também tem que se ter e não só o caldo de galinha, já dizia a mina avó.

  2. Não fui além do 1º parágrafo.

    Não fui além do 1º parágrafo. E por uma razão simples. As eeição presidencial não ocorrerá hoje, mas em 2018, se a normalidade democrática prevalecer e não se consumar o golpe de Estado. Não perderei meu tempo lendo colunista do Estadinho.

  3. O esgotamento da polarização PT X PSDB

    Vai dar na terceira via “…É campo fértil e arado para a terceira via – brotada com Ciro Gomes em 2002. 

    Ciro Gomes já enxergou isso há muito tempo, vai para o segundo turno em 2018. 

  4. Publicado em

    Publicado em 06/07/2015

    Delfim: “​h​á uma 
    conspiração em marcha”

    É uma loucura o PSDB achar que o impítim vai ser tranquilo !

    COMPARTILHE
      

     

    O Conversa Afiada reproduz entrevista do Delfim Netto à Band (ignore as inúteis intervenções de um tal de Pafúncio, que tenta interromper o raciocínio do Delfim…).

    Delfim deixa claro:

    – a conspiração para derrubar a Dilma está em marcha;

    – mas as instituições estão sólidas;

    – vão ter que provar que ela cometeu um crime;

    – estão (o PSDB) querendo um truque: a passagem de poder tranquilo, porque eles estão insatisfeitos e porque o Ibope dela está baixo;

    – a verdade é que ela não assumiu o protagonismo que o Executivo tem que ter (veja como o Daiello depõe ela numa entrevista e nada acontece – PHA)

    – o Legislativo se comporta como um Centro Acadêmico;

    – eles (o Aecím e o FHC) acham que a substituição da Dilma vai ser tranquila: ledo engano !

    (O pau vai comer e o desajuste econômico será brutal. Estão brincando com fogo – PHA).

    Paulo Henrique Amorim

     

  5. Discutindo sexo dos anjos.

    Se destituir Dilma é golpe. Apenas isto. Acaba-se a pseudo democracia brasileira. Vamos novamente entrar em uma aventura de ditadura midiática reacionária, igual a 64 só que sem apoio das forças armadas mas forças jurídicas. Sabemos o que deu 64. O que vai dar está? Se eu fosse otimista acharia que vai dar “M” e que vai sobrar para todos. Como sou pessimista acho que vai até faltar “M”. Mas ao menos saberemos do que o povo gosta. De ficar de 4 para a oligarquia brasileira? 

  6. “Se Dilma fosse deposta hoje,

    “Se Dilma fosse deposta hoje, novas eleições seriam convocadas e Alckmin, muito provavelmente, não teria como discutir com Aécio”:

    Isso eh de uma lunaticidade aa prova de bala de canhao!

    Aecio nem sequer sabe o significado de “discussao”!!!!!!!!!!!!!!!!

    Nao, a proxima sentenca no texto nao ajuda em nada.  So piora a situacao de Aecio por mostrar A ELEem hipotetico futuro o presente que todos nos ja sabemos, que com a paulistada do PSDB nao existe sombra de chance deles o escolherem ao invez de Alkmin.  So que eu ja cantei essa bola varias vezes aqui no blog!  Nao eh exatamente “novidade”.

    Presidente?  Nos quintos dos infernos, Aecio.  Aspire menos de vez em quando.

  7. Pondo os pingos nos iiissss

    LULA REBATE PSDB: DISCURSO ESTÁ FORA DA REALIDADE

    :

     

    Em resposta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que durante convenção do PSDB, neste domingo, afirmou que “o PT quebrou o Brasil”, ex-presidente Lula ressalta que “o discurso dos tucanos não está de acordo com a realidade dos resultados dos seus governos”; em sua página no Facebook, ele publicou gráficos que comparam a criação de empregos nos dois governos, assim como as reservas internacionais, dívida do setor público, investimento e crescimento econômico; “O Brasil antes e depois dos governos Lula e Dilma Rousseff apresenta muitas diferenças, mas são todas positivas”, destaca Lula

     

    6 DE JULHO DE 2015 ÀS 16:00

     

     

    247 – O ex-presidente Lula rebateu nesta segunda-feira 6, em suapágina no Facebook, o discurso feito ontem por seu antecessor, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante convenção do PSDB, em Brasília. Em sua fala, o tucano acusou o PT de “quebrar o Brasil”.

    “O PSDB diz que os governos do PT quebraram o país, mas o discurso dos tucanos não está de acordo com a realidade dos resultados dos seus governos. O Brasil antes e depois dos governos Lula e Dilma Rousseff apresenta muitas diferenças, mas são todas positivas”, rebateu Lula.

    O ex-presidente petista publicou três gráficos com dados relacionados à criação de empregos, reservas internacionais, dívida do setor público, investimentos no País e crescimento econômico (PIB), todos comparando as duas gestões, do PSDB e do PT. Confira abaixo:

     

  8. Aécio sabe que sua chance é

    Aécio sabe que sua chance é com o golpe! Se deixar para 2018 será defenestrado pelo PSDB de São Paulo e terá que deixar o osso para Alckmim ou Serra. Como tem muita água pra passar debaixo desta ponte, tudo pode acontecer. Inclusive a economia dar uma respirada e o cenário, hoje tão desfavorável ao PT, pode mudar e dar fôlego ao velhinho. Lula sabe falar para multidões, para os pobres epara aqueles que não acreditam nas ‘informações’ passadas pela mídia.

    1. “Aécio sabe que sua chance é

      “Aécio sabe que sua chance é com o golpe!”:

      LOGICO, Braga.  Mas Aecio precisa de uma “chance” pra escapar DO QUE?

      Chance pra presidencia eh o que ele NAO tem, nunca teve.  E voce sabe disso tanto quanto eu:  os paulistas nao o permitiriam como presidente, ponto final, e Janot finalmente entraria em cena.  Todo mundo sabe disso, entao…

      Mais uma vez:  o golpismo eh a chance definitiva de Aecio de escapar DO QUE?

  9. Presidencialismo de venda

    Não há mais limites.

    Surpresa, porém, nenhuma.

    Posso imaginar sem nenhuma dificuldade o que foi dito na convenção do PSDB neste domingo.

    Um partido que já teve Mario Covas e Franco Montoro e tem hoje como grandes nomes Carlos Sampaio, Aluysio Nunes, Cassio Cunha Lima e outros desse mesmo nível, permite isso sem que se faça o menor esforço.

    Mas algumas pérolas já foram divulgadas pela imprensa amiga, lá deles.

    Comecemos com pequenas doses, até como preparação para o que vem.

    Geraldo Alckmin, o homem que escondeu de maneira vergonhosa da população de São Paulo a crise da água, crise hídrica para o PSDB, e só aos poucos conhecida depois da eleição, disse que “o PT não gosta de pobre”.

    Fica assim mais clara ainda a histórica dedicação do PSDB ao povo pobre do Brasil.

    Não se pode negar, ninguém ousaria tanto, essa enorme ligação do PSDB com os pobres.

    Aécio Neves, o pequeno fascista até então desconhecido, ficou no mais do mesmo.

    Pequeno fascista porque nem estatura para ser um fascista verdadeiro ele tem.

    Pediu unidade e coragem ao partido.

    Pedir unidade ao partido é chavão em política.

    Pedir coragem aos outros é algo mais típico de gente como Aécio.

    Afinal, após convocar inúmeras manifestações e não ir a nenhuma delas, Aécio mostrou que quando não se tem algo, pede-se a alguém.

    Aécio pedir coragem, portanto, é perfeitamente compreensível.

    Não é à toa que foi chamado várias vezes de “cagão” pelos seus próprios seguidores.

    Mas coube ao mestre de cerimônias, e talvez não pudesse ser de outra forma, o grande momento.

    Você é testemunha de quantas vezes já chamei a atenção para o momento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

    Para um político como FHC, que sonha em passar para a história, existem duas mortes; a política e a física.

    Um dos exemplos mais notórios disso foi Antônio Carlos Magalhães.

    Toda a imprensa registrou que a vitória já no primeiro turno de Jaques Wagner sobre Paulo Souto para governador da Bahia decretou a morte do “carlismo”.

    Ao se convencer disso, não demorou muito a ocorrer a morte física do homem Antônio Carlos Magalhães.

    FHC já foi alcançado de forma irreversível pela primeira.

    Entretanto, mantido vivo na UTI da política por aparelhos que a imprensa lhe proporciona, o que ACM não teve, entre outras coisas pela sua reconhecida antipatia pessoal, FHC ainda alimenta a ilusão de reverter a sua morte política.

    Ainda que em vão, é isso que o faz viver.

    Apesar de achar que os seus 83 anos já deveriam ter-lhe dado um pouco de sabedoria, ao ler a manchete da fala de FHC na convenção do seu partido, fiquei convencido em definitivo de que o passar dos anos não é sinônimo de amadurecimento.

    Pior, convenci-me de que por vezes parece ocorrer o contrário.

    Aliás, a medicina registra isso.

    A senilidade faz com que alguns homens voltem a ter a “maturidade” da infância.

    Veja a manchete da fala do ex-presidente:

    – FHC eleva tom crítico e afirma que Dilma faz ‘presidencialismo de compra’ –

    Dizem que o brasileiro tem memória curta.

    Talvez seja verdade, não sei.

    Mas uma coisa eu sei.

    Não deve ser tão curta.

    O povo ainda lembra que FHC vendeu algumas grandes empresas brasileiras.

    O povo ainda lembra que FHC vendeu a telefonia brasileira.

    O povo ainda lembra que FHC vendeu a Vale do Rio Doce, hoje simplesmente Vale.

    Abro um parêntese no departamento de vendas.

    Talvez aí o povo cometa uma inverdade.

    Ele não vendeu a Vale, deu.

    O que você acha de uma empresa que foi vendida por R$ 3, 3 bilhões de reais quando o valor estimado na época do leilão era de R$ 92 bilhões de reais, ou seja, 28 vezes maior do que o que foi pago?

    Para se ter uma ideia, o valor pelo qual a Vale foi vendida significa menos do que o lucro da empresa em apenas três meses. No ano em que foi leiloada, o lucro líquido da empresa foi de R$ 12,5 bilhões, mais de três vezes o valor de sua venda.

    Mas Fernando Henrique Cardoso não só vendeu.

    Também comprou.

    Votos.

    Para sua reeleição.

    Comprou vários deputados, alguns dos quais confessaram depois.

    Com a compra dos deputados, conseguiu alterar a Constituição Brasileira, que não permitia a reeleição.

    E foi reeleito.

    Deixando de lado o presidencialismo de compra, voltemos ao vendedor

    O povo ainda lembra que FHC tentou vender o Banco do Brasil.

    O povo ainda lembra que FHC vendeu parte da Petrobras e se preparava para vender o restante, quando o próprio povo impediu.

    Foi aí que o povo percebeu que Fernando Henrique Cardoso fez um presidencialismo de venda.

    Do Brasil.

    O povo ainda lembra de FHC.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=jn-3YkILD4Y&feature=youtube_gdata ]

  10. Eu acho uma falta de respeito

    Eu acho uma falta de respeito muito grande essas pesquisas-micaretas eleitorais só para ver se incentiva o povo ao golpe, ainda mais de uma Presidente com 6 meses de mandato. Impedimento por quê? Porque a Dilma é uma Presidente honesta, leal, nunca roubou nada de ninguém e só tem batalhado peloi social e por este País?  Acham o quê? Que tiram a Dilma e o Temer, convocam eleição, elegem o Aécio, aquele que Deus não beneficiou com uma bela inteligência, e tudo bem, tudo certinho assim? Se isto acontecer, este País terá uma convulsão econômica e social, retrocederemos às trevas. E já vou avisando, a maioria deste País não aceitará uma nova ditadura. Isso que estão fazendo é um desrespeito à democracia, ao povo e às instituições. Nem pensem que vão esculhanbando o Brasil assim de barato, mas não vão mesmo!

  11. bananas e circo

    O impeachment é assunto do dia. A imprensa fala fala fala e este objeto passa a ser algo acima das discussões, é a verdade como nos assuntos da Fé.

    Da oposição circense nada melhor a esperar, assistimos até o zumbi fhc falar de quanto ele era o bom nos tempos dele, infelizmente agora a memória dele fatigada turva e doente não mais enxerga.

    Concordo sempre mais com o bordão do Mino, a casa grande nunca saiu do poder, o PT é um acidente de percurso depois de quinhentos anos. Presidenta e meia dúzia de ministro do PT não são obstáculos para uma mídia, judiciário e stf, burguesia encastelada nos poderes subalternos, PF de banana republic, empresariado chupins, parlamentares escorias e compatíveis com o dinheiro desta escolha, e assim por diante.  

    O poder real nunca escorregou das mãos destes senhores, tio Sam continuará governando com a chevron.

  12. A convenção tucana, o órgão

    A convenção tucana, o órgão máximo do país, já decidiu que Dilma será derrubada… falta, agora, escolher a tese que vai dar base ao golpe.

    Isso ficou a cargo do grande tribuno e impoluto político senador Caiado… tudo pelo bem do Brasil.

     hehehe…

  13. A VERDADEIRA PESQUISA
     
    Em

    A VERDADEIRA PESQUISA

     

    Em janeiro de 2019, a Presidenta Dilma estará devolvendo a faixa presidencial ao Presidente Lula. Lula juntamente com Haddad, Pimentel, Camilo entre outros grandes nomes do PT, iniciará um novo ciclo do PT na presidência do Brasil, para mais 5 mandatos até o início da década de 40.

     

    Alquém duvida ????

  14. Na verdade,  o Aécio não quer

    Na verdade,  o Aécio não quer o impeachment da Dilma, porque nesse caso só a presidente cai, o Temer assume e seria um candidato forte para derrotar Aécio em 2018.

    Portanto para Aécio não interessa tanto a rejeição das contas do governo pelo TCU.

    O que o Aécio quer é a cassação da chapa Dilma-Temer.  Para isso conta com o depoimento de Ricardo Pessoa em 14 de julho. Se ele tiver prova que a campanha da Dilma em 2014 recebeu dinheiro desviado da petrobrás….já era.

    Dilma cai, Temer cai junto.  Eduardo Cunha assume por 3 meses, o TSE convoca novas eleições e no rastro da onda anti-petista, Aécio vence a eleição.

     

    Impeachment não interessa a ele, ele quer a cassação.

  15. Pesquisa para Prefeitura?

    Não estou entendendo, esses picaretas obcecados e perdedores perderam mesmo o juízo e a vergonha na cara. As eleições já aconteceram e a vitória foi de Dilma e do PT. Bando de hipócritas sem noção!

     

  16. Aécio quer eleições agora,

    Aécio quer eleições agora, simplesmente porque o povo ainda está anestesiado pelo “Boa noite, Cinderela” que lhe foi aplicado pela mídia aecista desde as eleições. A droga não impediu o povo de, mesmo cambaleante, ainda conseguir chegar à cabine de votação e reeleger o maior projeto de desenvolvimento com justiça social e soberania que o país já teve. Mas depois das eleições o efeito da droga se intensificou. Aécio quer o golpe e nova votação já, enquanto o povo ainda está drogado e confundindo Jesus com Genésio. Depois que o povo se curar e acordar só lhe restará chorar a oportunidade perdida!

  17. A derrota, muito mais do que

    A derrota, muito mais do que a vitória, revela a verdadeira personalidade e caráter das pessoas. Este homem mostrou que não tem respeito pelos Brasil. O que vai acontecer, não sei, mas um sujeito destes nunca será presidente. Seu partido mesmo se encarregará de impedi-lo, não por terem os tucanos alguma noção de decência, mas porque existem outras pessoas do mesmo nível moral que ele pretendendo o cargo. Aécio vai levar uma rasteira, aconteça o que acontecer.

  18. (Morro de rir, mas não acho

    (Morro de rir, mas não acho graça dessas especulações que no fundo, lá bem no fundo, tem como objetivo,  através do uso da mensagem subliminar, fixar no subconsciente do eleitorado o determinismo, a não escapatória, do impedimento da presidente Dilma. Claro que as análises vem adornadas por penduricalhos estatísticos, projeções de cenários e iluminadas percepções de contextos).

    Aderindo ao joguinho: será que ninguém ainda parou para pensar que a emenda saia, ou sairia,  pior que o soneto? Ninguém tomando por referência aqueles que querem por querem forçar, ou criar condições, sejam respaldadas juridicamente ou não, para a defenestração de Dilma?

    Por que os “jênios” das ciências políticas e as aves de mau agouro fogem de uma pergunta que avalio como fundamental: será realmente melhor para o país a substituição do atual governo, seja nas pro-formas legais ou do jeitinho, por outro de oposição? O debate tomando por mote essa dúvida é tão ou mais importante para o país que o processo de ruptura em si.

    Aí entra o senador Aécio Neves. Salta aos olhos e faz tamborilar o coração a pequeneza de espírito, a mediocridade, a ausência de patriotismo contrastando com o excesso de ambição desse político brasileiro. A fixação de assumir o Poder do ex-derrotado é tamanha que chega a ser aviltante. Num país tão carente de lideranças o distinto hoje dispende todo o seu tempo e esforços para fazer a mais baixa e abjeta politicagem. 

    Será que um governo sem o respaldo majoritário das urnas, merce de legítimo se não houver “golpe branco”, patrocinado por uma ex-oposição raivosa, egressa de uma situação de antanho até hoje repudiada, e secundada por uma mídia ojerizada, teria condições de atenuar a “imensa” crise que eles fazem tanta questão de alardear para, exatamente, criar uma clima de intranquilidade?

    Teria, esse novo esquema liderado por Aécio, como evitar as concessões pela governabilidade? Formar e manter maiorias com base apenas na “morenice” do mineiro-carioca ou dos lábios sensuais de FHC? E no que se refere as denúncias de corrupção contra os próceres do PSDB, a começar pelo presidente empossado, qual o cenário? Na seara econômica como administrar os diversos gargalos sem evitar atritos com a “nova” base aliada e o desgaste junto a população? O PT, as esquerdas em geral e os movimentos sociais ficarão quietinhos, só assobiando e cantando o amor febril? Ou, o que é mais previsível, irão para uma oposição renhida, vigorosa.mas e principalmente, ressentida ao extremo por tantos anos de acusações e perseguições?

    Se por desgraça do destino tivermos que optar entre Aécio Neves ou Eduardo Cunha, restará uma última Índagação: vale morrer? Já se for Temer, a conformação:melhor isso que morrer.

     

     

     

    1. Haverá resistência armada, se

      Haverá resistência armada se a Dilma não acabar o mandato. Certamente não será uma repetição da resistência contra a ditadura militar, mas grupos se articularão para dar cabo dos participantes do golpe – sejam eles dos poderes judicial ou legislativo. Se toda aquela disposição de criar grupos guerrilheiros em Caparaó ou Araguaia, tivesse sido canalizada para seletivamente eliminar os golpistas e seus apoiadores, que ajudaram a consolidar a ditadura, ajudando a administração pública como ministros, governadores, senadores biônicos, prefeitos, membros da cúpula do Poder Judiciário, o Brasil seria hoje bem diferente.  

  19. Penso que antes de uma

    Penso que antes de uma eleição tem uma campanha eleitoral.

    Digamos que tirem a Dilma e tenha nova eleição.Se o Lula não for impedido de participar pelo Moro, teremos propaganda eleitoral, apresentação de programas de governo, debates, tempo de tv, etc…

    O Aécio pode acusar o PT de corrupto, mas o Lula pode acusar o PSDB e o Aécio das mesmas coisas. Provas contra o Aócio é o que não faltam. nem processos na justiça. nem delações do Youssef. nem vídeos de Aócio embriagado no youtube.

    O Lula poderá, inclusive mostrar à população a “isençao” praticada na lava jato onde doações dos mesmos empreiteiros são legais para o PSDB e corrupção para o PT. Como explicar isto se as doações estão na prestação de contas?

    Será que o Aócio resistiria? a mídia não teria como encobrir as merdas deste imbecil em um programa eleitoral nem nos debates.

    Se o Aócio tiver mesmo só isto de vantagem vai ser derrotado com certeza.

     

     

     

  20. Quem foi que disse que mesmo

    Quem foi que disse que mesmo as eleições sendo hoje esse idiota ganharia do Lula ?

    O Lula não é a Dilma.

    SP,PR,MG são “belos exemplos de gestão tucana”. Isso em propaganda eleitoral tem um efeito devastador entre os indecisos.

    E mais, se ganhar pode não assumir, se assumir pode não governar porque a esquerda na oposição vai transformar esse país num inferno, com a minha ajuda inclusive.

    Esse Aécio é um idiota. O MPF tem culpa dessa tentativa de golpe na medida que não denuncia esse mequetrefe, ladrão.

    O Lula com piso de 33% está excelente, são os petralhas unidos, agarradinhos, abraçadinhos.

    E tem um detalhe, em se tratando de IBOPE tenho minhas dúvidas nesses números dessa pesquisa.

    Esse idiota pensa que vai ficar barato a tentativa de golpe. Acredito que haverá derramamento de sangue.

    Tá bom, vai brincando com fogo !

     

  21. Dilma, por enquanto não viaje

    Dilma, enquanto a panela está fervendo, não abandone o seu posto. 

    Essa oposição e esses “aliados” são tão confiáveis como os de 64. Além do mais, tem muito avião fantasma caindo. 

    Dilma, deixa a fervura abaixar, retoma o emprego das pessoas, baixa um decreto para as pessoas trocarem de carro com incentivos, poe a juventude na universidade, arremata a Zelotes, Petrolão, Furnas, Trensalão…., força uma fiscalização nos pasquins e depois,  aí sim, vai atras do Brics. 

     

  22. Um debate na TV numa campanha

    Um debate na TV numa campanha política, entre Lula e Aécio, seria igual a um gigante contra um anão.

    A percentagem dada hoje no Ibope pro Aécio viraria pó.

  23. Quando o Lula mostra os

    Quando o Lula mostra os números comparativos entre o governo PT e o Tucanato, a gente vê quanta gente é, além de analfabeta em história e política, é totalmente tapada também em matemática, aliás aritmética.

    Os coxinhas não entendem nada, são burros para caramba!

    É de amargar.

  24. O Aécio desembestou pro lado

    O Aécio desembestou pro lado do golpismo porque perdeu o “aparelho” mineiro. A patota dele está desesperada e ele está tirando uma onda de líder. Alguém acha que tem lugar pra eles em São Paulo, Goiás ou Paraná?

    … Tudo, tudinho o que acusam nos outros… Não foi essa a tônica da declaração da convenção: que o PT, o PT, o PT está “aparelhando” o Estado?

    O PSDB sempre teve o mesmo “olho grande” no poder que acusam nos outros como algo sinistro e malévolo, sobretudo depois de terem experimentado o gostinho do poder central e perderem quatro eleições seguidas. Todos se lembram que se não fosse o Mario Covas antevendo o desastre que viria a ser o Collor a tucanada teria aderido na primeira hora…

    … E não duvido, não, que podem estar sendo chantageados a olvidarem as pretéritas e tão decantadas “convicções democráticas”. Afinal, só as “crianças grandes” não sabem o que eles “fizeram nos verões passados”; o que é deles está em todas as gavetas!

    Não duvido, também, que tomaram um acachapante “pito” no recente e mal explicado convescote nos EEUU…

    Até o momento tudo se encaixa.

  25. Ai, meu saco.

    Inventaram a eleição sem campanha.

    Se Aécio derrota Lula na pesquisa, para que perdermos tempo com a eleição?

    Dispensemos o TSE, o IBOPE decidirá quem é o novo presidente.

  26. O Aécinho está apressado. ?

    Claro que está . É sua última chance de ser presidente da república.

    Vamos que a presidente Dilma consiga reverter  a economia nos próximos 3 anos

    Vamos que ninguém mais aguente tanta mentira por parte da oposição e da mídia e comece a refletir.

    Vamos que o povo se esqueça dele.

    Vamos que o Janot mude de idéia e comece uma investigação séria s/ as suas estrepolias em MG, pois material ele tem de sobra, basta querer ou ser levado à isto.

    Vamos que a investigação s/ a FIFA, consiga pegar a rede Globo.

    E vamos que vamos !!!!

    1. Aóssinho está envolto numa

      Aóssinho está envolto numa meia de mulher, ou seria uma meia-calça (não sei qual é o nome certo dessa vestimenta). Logo fura e termina num rasgo, mostrando a pele frágil do playboi. Em todos esses anos de farra do boi, aproveitou-se a bel prazer do dinheiro do povo mineiro. Suas noitadas cariocas, regadas a sangue do povo-boi mineiro, ficarão na história de Minas. Mas o povo-boi deixou o boi de lado e virou um povo esperto, como sempre foi, tanto que o playboi perdeu as eleições em Minas. Seu aeroporto em terras de titio ficou à mostra, sua mesada em Furnas vazou, seus dedos no orçamento de Minas ficaram marcados, seu berrante entupiu.

      “E, ao meu macho rosado,

      carregado de algodão,

      preguntei: p’ra donde ia?

      P’ra rodar no mutirão.”

      (Velha cantiga solene da roça)

      (in Sagarana, de João Guimarães Rosa)

  27. Uma pesquisa Ibope hoje em

    Uma pesquisa Ibope hoje em dia é tão precisa quanto uma pedrinha lançada da atmosfera e para intenção de voto é tão imparcial quanto nazistas julgando um judeu. A intensão é clara; manipular o eleitorado para o caso de uma possivel convocação para novas eleições após o sucesso de um golpe judicial.

    1. Essa pesquisa em particular

      Essa pesquisa em particular ecoou no  vazio:  Aecio nao tem pra mostrar sequer UNZINHO projeto de sucesso emplacado em 30 anos de carreira.

  28. Realmente, surreal e absurdo.

    “… Se Dilma fosse deposta hoje, novas eleições seriam convocadas e Alckmin, muito provavelmente, não teria como discutir com Aécio. Já se a disputa ficar para 2018, Aécio corre o risco de ser ultrapassado pelo governador paulista, que trabalha para chegar a presidente em pouco mais de três anos.

    …”

    Então, considerando a necessidade política de Aécio Neves chegar ao poder e tapar todos os seus rastros que estão aparecendo em MG, um país deve ser dividido,  polarizado e levado quase à guerra civil. Ou seja, os eleitores que elegeram a presidente terão seus votos cassados, por que o “Doutô Coroné (zinho)” não concordou com a eleição ? Ele não tem nenhum pudor em jogar o nosso país em uma crise, que vai bater em cheio no pobre e no trabalhador, sabotando o conceito que o Brasil tem no exterior, justamente em uma hora de crise. Aécio está não somente sendo golpista, como também sabotar (ou terrorista. Vide a palhaçada na Venezuela). Temos que nos preocupar.

     

  29. Muito interessante……………….

    Estamos  precisamente há oito meses da eleição da Dilma, e os artigos na Rede, joprnais e televisão ainda dão margem que que estes oportunistas que perderam as eleições, fiquem ganhando espaços neste meios.

    Se a Dilma, Lula e o PT estão fragilizados, e por razões até validas, isto a meu ver não justifica esta sanha oportunista, muito embora não haveria como esperar outro comportamento desta oposição.

    É a corrupção, usada como desculpa, quando sabemos muito bem o que leva os entreguista a quererem a todo custo tomarem o poder. Querendo ao não, gostandol ou não, Lula e Dilma, capacitaram e estruturaram a PF para investigarem e isto, parece que o tiro saiu pela culatra. Não que fosse alguns membros do o PT, santos, mas todos nós sabemos de como agia a PF nos governos do psdb. O engavetador-mor daquela época, é prova mais que cabal.

    Na imprensa prostituta, vimos várias vezes as acusações dos engtreguistas e seus capachos, ldizerem que o PT estava aparelhando o estado, e agora não se fala mais istoo. Estgranho, muito estranho !!!!

    O povo, ou lumpen, como prefere o Mino Carta, como sempre, tal qual vaca a caminho do matadouro, pouco entende destas lutas pelo poder, e muito bem monitorada pela midia prostituta, fará o que ela determinar.

    Infelizmente, pela incompetência ou omissão de se fazer uma lei dos médios, tal qual determina a CF.

    Que se busque formulas de contornar tudo o que estão planejando, estes golpistas, pois do contrário, caberá somente a nós, os que se contrapõem a eles, lamentar, ou então ir à luta, o que é mais indicado !!!

    Eu disse à luta, literalmente !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  30. Conspiração as escâncaras

    Antes as conspirações eram escondidas e nos bastidores, a população só ficava sabendo do golpe no dia do golpe. Hoje os jornais, didaticamente, mostram como se daria caso a Dilma fosse derrubada hoje,  antes de dois anos ou, depois de passados dois anos de governo, quem assumiria e quem deixaria de assumir, quando ocorreria nova eleição e quando não ocorreria, não ocorrendo eleição quem assumiria, ocorrendo a eleição quem teria chance. Antes de dois anos, não assumindo o vice, o Aécio é que teria chances mas, se for depois, aí, a chances seriam do Cunha, presidente da Câmara. Como estão as coisas hoje dia!!! Só não comentou que o Cunha tem uma denúncia nas costas, pode cair, o Renan  também tem uma denúncia, pode cair, e aí,  a presidência vai cair no STF. Bem no judiciário!!!

  31. Paulistas e Mineiros fazem
    Paulistas e Mineiros fazem isso por tradição.
    Aprenderam com os Avós. É o que sempre fizeram para obter poder, nunca venceram UMA eleição!

    E quando alguém de outro Estado está lá, como agora teimam de criar nomes APENAS para SP e MG.

    Os outros não servem.

    A situação melhora ao afastar Paulistas.
    Só precisa fazer isso!

  32. Aécio é um Cyro Gomes com

    Aécio é um Cyro Gomes com mais cabelo e menos capacidade. Não vai ganhar nunca, ele não é protagonista. Está mais para um torcedor na beira do gramado xingando o Juiz. O PT já perdeu em 2018.  Resta saber o que vai fazer com isso até lá. Falta agilidade. O golpe ainda está em curso, tem franco-atiradores bem posicionados e cheios de munição, como o Moro e o Cunha. Se não neutralizá-los o golpe continua lento e inexorável como uma novela de baixo ibope, cujas manchetes não atraem mais ninguém. 

    Candidatos para 2018: Moro, Eduardo Paes, Marina, Lula…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador