Aécio: Se vencer em 2018, PSDB vai propor parlamentarismo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: George Gianni/PSDB
 
 
Jornal GGN – O senador Aécio Neves disse nesta terça (15) que se o próximo presidente da República for do PSDB, uma das “primeiras iniciativas” que ele vai propôr é a implementação do parlamentarismo em substituição ao sistema presidencialista. 
 
“Se for um presidente do PSDB, ele em suas primeiras iniciativas estará propondo alteração do sistema de governo do presidencialismo para o parlamentarismo”, declarou Aécio segundo O Globo.
 
O projeto vem sendo encampado pela ala tucana desde que Michel Temer chegou ao poder. José Serra é um dos principais defensores.
 
Para o tucano, o parlamentarismo é uma “consequência natural” mas não pode funcionar como uma solução ao sabor da crise política. “O momento certo de propor esse novo sistema, de acordo com o tucano, seria em 2018, no próximo mandato presidencial”, publicou o jornal.
 
Aécio ainda disse que o Congresso deverá discutir melhor o chamado distritão, pois há risco de que esse sistema seja aprovado pela Câmara sem compromisso com a transição para o voto distrital misto. 
 
“Tememos que haja movimentação para que seja mantido indefinidamente (o distritão). Por isso, estamos condicionando uma eventual transição pelo distritão à aprovação do distrital misto. E não descartamos, se não houver a maioria de 308 votos para essa alternativa na Câmara, que seja feita pelo modelo atual, pelas novas regras da nossa PEC (que prevê cláusula de barreira e fim da coligação proporcional”, disse Aécio.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Manipulações, para que tudo nasça e morra em Brasília.

    A reforma política é agora o principal mote, pois dela depende a manutenção desta curriola toda no poder. O tal mercado esta temeroso, de que as tais reformas seja desimplementadas no próximo ano.  A mídia sequer confessa que o aumento no déficit do orçamento, é maior pedalada  fiscal já que vai violar a lei de orçamento que eles mesmos acabaram de aprovar. O judiciáiro ea PGR, já romperam com a PEC do orçamento, obtendo um aumento muito maior do que a inflação. A liberação do refis, perdoar 200 bilhões de dívidas com a previdência, as emendas parlamentares, que se tornaram impositivas, para argolar o governo do PT. Tudo isto para continuar , precisa desta mesma câmara. Tudo que agora fazem é para no fundo manter o centrão em Brasília.  Tudo que precisam é alijar definitivamente o povo das decisões. E sempre virão com o velho discurso, de que este é um país pobre que necessita de remédios amargos. E o pior é que mesmo os 12 milhões que estavam empregados durante os governos petistas, irão aceitar a idéia de que o país ṕrecisa de remédios amargos. E tome REFIS.

    Para manter isto precisam da Reforma, ou então elegerão Alckmin, que já mostrou em que irá transformar a polícia.

  2. Testando

    Essas aparições do senador ,acredito eu, tem por objetivo testar como está sua figura perante o partido e opinião pública, caso não ocorram manifetações muito intensas em blogs ou em qualquer outra mídia social ficará entendido que o pior já passou para o Senador e infelizmente acho que ele está começando a ficar tranquilo pois tenho visto pouca ou nenhuma manifestação nas vezes em que ele se posicionou sobre qualquer assunto publicamente. Realmente esse país é de deixar qualquer um de cabelo em pé!!!!!!

  3. Ditado antigo

    Minha tia-avó, quando nos queria repreender, dizia em tom ditatorial:

    Santa Catarina, São Humberto Lameu,

    quem não tem vergonha todo o mundo é seu.

    A gente se recolhia humilhado e procurava agir com a dignidade possível para uma criança.

    Depois de muitos anos voltei a pensar no assunto e finalmente, meditar sobre ele.

    E meditando concluí:

    Realmente, quem não tem vergonha, todo o mundo é seu.

    O sem vergonha conquista o mundo.

    São os dórias, os aécios, os temers, os malufs, que de nada se envergonham.

    Agora eu entendi o ditado e desautorizei minha tia.

    Ela não tinha entendido.

  4. Um suposto presidente do PSDB

    Um suposto presidente do PSDB iria propor uma mudança de regime que iria retirar os seus poderes, transferindo-os para outra pessoa, que ocuparia o cargo de primeiro ministro.

    Esse Aécio está no ramo errado. Ele deveria tentar o stand up.

  5. mídia

    O safado aparece como se nem fosse com ele.

    Ou a rede esgoto ou o Brasil.

    Ainda dá tempo?

    Com certeza passou do tempo. Too late.

    Biafra é aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador