Agora se desculpando a católicos, Crivella já fez trilha de conflito com Universal

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Agora disputando a segunda maior metrópole do país, Marcelo Crivella (PRB) já pediu perdão por suas duras críticas ao catolicismo e religiões africanas e aos homossexuais, com o objetivo de angariar maior apoio da população do Rio de Janeiro. Mas diante das tentativas de rever todos seus ataques a outros grupos religiosos, Crivella criticou em uma música de sua autoria,”Um chute na heresia”, a adoração à Nossa Senhora Aparecida.
 
A canção lançada em 1998 faz referência a um dos maiores conflitos entre a Igreja Universal e a Católica: o episódio do bispo Sérgio von Helde chutar e socar a imagem da santa durante um programa de televisão. O CD “Como posso me calar?”, que traz a música, tem na capa uma foto do líder da igreja e seu tio preso, o bispo Edir Macedo.
 
Por Italo Nogueira
 
Música de Crivella ironiza reação a chute em santa
 
Da Folha de S. Paulo
 

O senador Marcelo Crivella (PRB), candidato à Prefeitura do Rio, ironizou em canção de sua autoria a reação ao episódio em que um bispo da Igreja Universal chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1995.

Na canção “Um chute na heresia” lançada em CD de 1998, Crivella, bispo licenciado da Universal, classifica como “idolatria” a adoração à santa, questiona o processo judicial movido após o episódio e conclui: “Se ela [Nossa Senhora] é Deus, ela mesmo me castiga”, canta o senador.

A música faz referência a um dos momentos de maior atrito entre a Universal, que critica a adoração a santos, e a Igreja Católica.

O bispo Sérgio von Helde deu chute e soco na imagem da santa durante o programa “Despertar da fé”, na TV Record, no dia 12 de outubro de 1995, feriado nacional em sua homenagem.

A composição integra o CD “Como posso me calar?”, uma espécie de desagravo contra o que considera perseguição à Universal. Ele tem estampado na capa uma foto do líder da igreja e seu tio, bispo Edir Macedo, preso.

“Na minha vida dei um chute na heresia / Houve tanta gritaria de quem ama a idolatria / Eu lhe respeito meu irmão, não quero briga / Se ela é Deus, ela mesmo me castiga”, diz a música.

“Aparecida, Guadalupe ou Maria / Tudo isso é idolatria de quem vive a se enganar / Mas não se ofenda meu irmão, não me persiga / Se ela é Deus, ela mesmo me castiga”, afirma outra estrofe.

Dias após a transmissão, em 1995, Macedo pediu desculpas aos católicos e criticou o colega. Em 1997, von Helde foi condenado por discriminação religiosa e vilipêndio de imagem religiosa.

A canção “Um chute na heresia” foi lançada um ano depois da condenação do bispo. Embora a Universal tenha pedido desculpas, Crivella fez provocações na composição.

“Por que mover processo na justiça? / Se ela é Deus, ela mesmo me castiga”, conclui.

O CD “Como posso me calar?” é o único que não está disponível no site do senador. As composições, porém, são encontradas em diferentes sites religiosos. A música que dá nome ao disco é, segundo sua contracapa, “inspirada na luta do bispo Macedo”.

“Se tantas perseguições / É o preço a pagar / Meu Jesus morreu na cruz / Perseguido por me amar”, diz a música.

Crivella nunca se posicionou diretamente sobre o episódio de chute na santa. ÀFolha, em 2007, afirmou que “talvez no passado os métodos [da Universal] de expressar a fé tenham excedido, por imaturidade, os limites da prudência que lhe fossem recomendados”.

Nesta campanha, ele já pediu perdão por trechos revelados pelo jornal “O Globo”do livro “Evangelizando na África”, no qual critica o catolicismo, as religiões africanas e os homossexuais.

Líder nas pesquisas, Crivella tem tentado se distanciar da imagem da Universal a fim de reduzir sua rejeição.

Ele buscou mostrar proximidade com a Igreja Católica divulgando material de campanha ao lado do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta. Os panfletos geraram ação judicial da Arquidiocese.

Crivella tem 27 anos de carreira como cantor. Há duas semanas, lançou seu 14º disco, “Deus vê”.

Em 1999, ele lançou o disco “O mensageiro da solidariedade”, que pode ser considerado seu lançamento político. O disco superou a marca de 1 milhão de cópias, e sua renda foi revertida para a Fazenda Canaã, projeto explorado em suas campanhas.

Em “Olhai por nós”, o agora candidato critica aquele que “governa sem fé”: “Quem governa sem fé / Pouco pode fazer / Precisamos de ti pra viver / Pra plantar e colher […] Quem governa sem fé / Nem consegue entender / Que dependemos de ti para viver / Pra plantar e colher”.

OUTRO LADO

O senador Marcelo Crivella, candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro pelo PRB, disse em nota divulgada por sua assessoria que a política o “ajudou a ter uma visão mais abrangente da vida”.

Ele não fez comentários sobre os trechos da música “Um chute na heresia”, que ironiza a reação ao episódio em que um bispo da Igreja Universal deu chute e soco numa imagem de Nossa Senhora da Aparecida, em 1995.

“Já fui intolerante e sofri muita intolerância. Se ofendi alguém, peço desculpas. A política me ajudou a ter uma visão mais abrangente da vida”, disse.

Na nota, ele afirma que seu “mandato tem sido exemplo de respeito à diversidade religiosa, de gênero e de orientação sexual”. “Eu amadureci, todo mundo deve amadurecer”, afirmou ele.

Folha enviou sete perguntas ao senador, nenhuma respondida.

A nota é semelhante à dada ao jornal “O Globo”, que revelou trechos de seu livro “Evangelizando na África” em que critica o catolicismo, as religiões africanas e o homossexualismo.

O candidato do PRB afirma na nota que “resgatar escritos e canções dos meus tempos de missionário, às vésperas da eleição, só tem um objetivo: prejudicar minha candidatura”.

CHUTE GEROU ONDA DE REPÚDIO

Os chutes do então bispo da Universal Sérgio von Helde em uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em 1995 causou onda de críticas à igreja.

Como denominação evangélica, a igreja, fundada em 1977, é contrária à veneração de santos e de Maria.

Von Helde atacou a imagem no programa “Despertar da Fé”, da TV Record. “Será que Deus, o criador do Universo, ele pode ser comparado a um boneco desse tão feio, tão horrível, tão desgraçado?”, afirmou.

Ele deixou o Brasil e foi condenado, em 1997, a dois anos de prisão por preconceito religioso, além de vilipêndio, mas não chegou a cumprir pena. Em 2014, rompido com a Universal, retornou ao Brasil como responsável pela Igreja da Restauração, fundada nos EUA.

*

Veja a letra da música de Crivella.

“Um Chute na Heresia”

Eu vou cortar o poste de baal
Atropelar a jezabel com meu cavalo
Lançar a pedra na cabeça do golias
E lutar a cada dia contra essa idolatria
Eu quero ver a babilônia despencar
E a fornalha não queimar
Aquele que só serve a Deus
O mar aberto, nosso povo a passar
Faraó a se afogar no meio do mar vermelho

Na minha vida dei um chute na heresia
Houve tanta gritaria de quem ama a idolatria
Eu lhe respeito meu irmão, não quero briga
Se ela é Deus, ela mesmo me castiga
Aparecida, guadalupe ou maria
Tudo isso é idolatria de quem vive a se enganar
Mas não se ofenda meu irmão, não me persiga
Se ela é Deus, ela mesmo me castiga

Por que mover processo na justiça?
Se ela é Deus, ela mesmo me castiga

 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Por que mover processo na

    “Por que mover processo na justiça?

    Se ela é Deus, ela mesmo me castiga”:

    E ninguem tentou enfiar uma estatua dessas no rabo dele ate hoje?!!!!

  2. bandidão esta crivella, estou

    bandidão esta crivella, estou vendo ele subir nas pesquisas depois da “prisão” do Cunha.

    Não presta nenhum nem outros citados na matéria, inclusive edir macedo.

  3. O que Freixo deve fazer é

    O que Freixo deve fazer é mostrar ao povo aquele vídeo em que, depois do chute da Santa na Record, a Globo divulgou. Quando Macedinho, ao lado de seus colegas de bandalheira, ensinava como os pastores devieriam roubar dos incautos. Tá no Youtube pra quem quiser ver.

    Tem também um vídeo mostrando a filha de Macedo debochando cruelmente de uma fiel, porque ela não acredita em Deus, como seu papai, mas gosta muito é de grana, e de gente pobre, mas somente para dele tirar seu dinheirinho suado.

  4. crivelladas

    Composta bem antes do Bispo Crivella se tornar aliado do PT, o blog Nassífico somente agora a “descobriu” a canção.

    Vamos aos fatos: depois da aliança, o Bispo Crivella viu a luz e redimiu-se de seus pecados. Tanto é que foi ministro do governo Dilma.

    Um blog lulopetista de respeito – como o Nassífico – não deveria ficar desencavando tais episódios.

    Com a palavra, Dilma e Lula:

    https://www.youtube.com/watch?v=LSSo7nhdy2g

    https://www.youtube.com/watch?v=T9B04pCyOjM

     https://www.youtube.com/watch?v=wYTxgukml9A

    O ingrato Bispo Crivella tem muito a agradecer a Lula & Cia.

    http://www.paulopes.com.br/2012/09/crivella-diz-que-lula-ajudou-universal-na-africa.html#.WAgHXvmlwdU

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador