Alckmin ganharia de todos os candidatos da oposição na disputa pelo governo de SP

Jornal GGN – O atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), lidera a corrida para o próximo mandato à frente do governo estadual, afirma uma pesquisa divulgada hoje pelo instituto Datafolha. Segundo o instituto, o tucano aparece com ampla vantagem em todos os cenários analisados, mesmo frente ao ex-presidente Lula, do PT.

Embora a candidatura de Lula seja improvável, afirma a Folha de S. Paulo, o ex- mandatário é o adversário que teria melhor desempenho contra o atual governador. O petista alcança 26% das intenções de voto na pesquisa estimulada, e Alckmin 42%. Lula nunca manifestou interesse em se candidatar.

Alckmin, que planeja a reeleição, está em seu terceiro mandato como governador do Estado, e conta com 52% de aprovação do seu mandato; segundo o Datafolha, menor do que no fim dos mandatos anteriores.

Paulo Skaf (PMBD), presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), aparece em terceiro lugar na pesquisa, com percentuais que variam entre 13% e 16%, de acordo com o candidato do PT apresentado. Skaf apareceu diversas vezes no horário nobre da televisão desde dezembro, em comerciais veiculados pela Fiesp para defender medidas tomadas pelo governo federal para reduzir o custo da energia elétrica e a MP dos portos.

O atual mandatário poderia vencer no primeiro turno frente a outros petistas, com variação de 50% e 52% frente ao ministro de Educação, Aloizio Mercadante, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e o favorito para a indicação do partido, Alexandre Padilha. Os petistas teriam 11%, 5% e 3% respectivamente.

Gilberto Kassab (PSD), que já expressou publicamente o interesse em se candidatar, alcançou de 6% a 9% das menções.

Na sondagem espontânea, em que os eleitores manifestam suas preferências sem que sejam apresentados nomes de possíveis candidatos, Alckmin alcança 19% das citações, seguido pelo ex-governador José Serra (PSDB), com 4%.

Lula, Mercadante, Marta Suplicy (PT), Celso Russomano (PRB), Paulo Maluf (PP) e Skaf aparecem com 1% das citações cada um. De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados não souberam mencionar nenhum candidato na pesquisa espontânea.

A pesquisa, que entrevistou 1.642 eleitores em 43 municípios do Estado, na quinta (6) e na sexta-feira (7) da semana passada,  tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador