Alckmin não consegue evitar CPIs do Metrô e Sabesp em ano eleitoral

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Há anos a oposição a Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo critica a mão de ferro do tucano em relação à Assembleia Legislativa do Estado. Com ampla maioria na Casa, o governador não teve, durante o primeiro mandato, dificuldades para aprovar projetos e, de quebra, também evitou a criação de qualquer CPI que pudesse colocar sua gestão em xeque.

Na Assembleia, o governador só perdeu o controle parcialmente uma única vez, quando saiu do papel a CPI dos Pedágios, este ano. Contornou a situação emplacando um exército de aliados para comandar os trabalhos.

Em plena campanha de reeleição, a equipe de Alckmin deve se preocupar mais com a instalação da CPI do Metrô no Congresso, e a CPI da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) na Câmara Municipal, lugares onde o tucano não possui tanto favoritismo assim e só pode exercer influência indireta.

A investigação sobre formação de cartel, fraude em licitações e pagamento de propina para favorecer empresas que atuaram em obras do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deu os primeiros passos essa semana. O senador Eduardo Suplicy (PT), membro mais velho da CPI, marcou para 2 de setembro a escolha do presidente e relator para que o núcleo possa, de fato, iniciar os trabalhos.

A preocupação do governo Alckmin com essa CPI foi alvo de uma coluna da Folha de S. Paulo. Em 5 de junho, o jornal publicou que um subsecretário de Comunicação e um representante da Corregedoria do Estado foram enviados a Brasília para traçar as estratégias que o PSDB deve adotar na CPI. A ordem é reduzir os impactos na campanha de Alckmin. As denúncias do caso Alstom/Siemens, como também é chamado o cartel dos trens paulistas, atravessam as gestões de Mário Covas, José Serra e do atual governador.

Já no caso da CPI da Sabesp, na Câmara Municipal, onde o prefeito Fernando Haddad (PT) tem apoio da maioria, os partidos têm 7 dias, a partir do dia 6 de agosto, para indicar um vereador para compôr o núcleo. 

Seguindo tradição da Casa, a presidência fica a cargo de Laércio Benko, do PHS, por ser o autor do pedido de CPI. PT, PSDB, PSD, bloco PR/DEM, PV, PTB, PMDB e Pros também participam com um vereador cada. No caso de alguma legenda obstruir essa etapa, o presidente da Câmara de São Paulo, José Américo, outro petista, fará as nomeações necessárias. 

Enquanto as CPIs tomam forma, os adversários de Alckmin exploram os assuntos em suas campanhas. A  falta de água na Região Metropolitana de São Paulo resultar numa CPI em São Paulo rende munição extra aos candidatos Alexandre Padilha (PT) e Paulo Skaf (PMDB).

Resta saber qual será o impacto das CPIs nas urnas. Por enquanto, Alckmin lidera isolado as pesquisas de intenção de voto, com indicações de que será reeleito no primeiro turno.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A coisa é tão vergonhosa e

    A coisa é tão vergonhosa e gravíssima que Alckimin desta vez não conseguiu segurar a boiada.

    A imprensa também pulou do barco (pular do barco em solo seco é fácil)

    Os próximos a acordarem serão os eleitores?

  2. A maior pressão vem da

    A maior pressão vem da Alemanha, França e Suiça. Que já admitiram e processaram seus representantes. E nesses países, não se pune pelo que não fizeram. Como negar aqui, como sempre fizeram, algo que já foi divulgado pelo mundo todo? Não tem PIG nem Gilmar que segure essa. A não ser que eliminem quem recebeu as propinas e testemunhas, e quantos seriam os líderes feridos à beira da estrada ninguém sabe. Ainda lhes resta a espectativa de severas penas: Prescrições.

  3. Suplicy vereador?

    Câmara Municipal? Em Brasília? Com Suplicy?

    Não é à toa que Alckmin não conseguiu evitar!

    E ainda há quem acredite que ele vai se reeleger…!

     

  4. Não existe

    Sem divulgação do PIG aquela CPI não existe, ninguém sabe, ninguém vai saber.

    É lamentável, mas os meios de comunicação não irão colaborar

    Se não deu na Globo, então não existe!

  5. Fique tranquilo Alckmin, hoje

    Fique tranquilo Alckmin, hoje no Bom dia Brasil a CPI foi notícia, mas não falaram em Alckmin… disseram que iam averiguar irregularidade no Metro sobre VERBAS FEDERAIS….rsrsrsrsrsrs

    Fizeram questão de colocar VERBAS FEDERAIS nas tramoias do PSDB de São Paulo.

    Vão dar um jeito de colocarem o nome de Dilma…

    1. Quintela
      Tu acha que acabaram

      Quintela

      Tu acha que acabaram com OSPB e Educação Moral e Cívica e inventaram a Progressão Continuada porque?

      Para culpar o governo federal de tudo

    1. Talvez não seja uma boa idéia

      Talvez não seja uma boa idéia.  O cascão é uma figurinha simpática.  Não seria melhor a imagem de um vírus da gripe ?!

  6. Mas vai impedir pra quê?

    Alckmin nem precisa fazer campanha, o paulista vota nele de olho fechado, faça ele o que fizer. Se Alckmin esbofetear uma idosa de 90 anos ao vivo em frente às câmeras de TV ele ainda se reelege no 1º turno!

    1. Os paulistas são um desafio à

      Os paulistas são um desafio à ciência política. Eita povinho pra gostar de sofrer. Parece q quanto mais o PSDB prejudica São Paulo, mais o povo de São Paulo se apega ao PSDB. Vai ser burro assim lá em sumpaulo.

  7. 2 de setembro?!

    “O senador Eduardo Suplicy, membro mais velho da CPI, marcou para 2 de setembro a escolha do presidente e relator para que o núcleo possa, de fato, iniciar os trabalhos.

    Ora, depois disto vai haver o relatório.

    Sabe quando isto vai começar, de fato?

    Depois das eleições.

    Ora bolas!

     

  8. CPI da chuva?

    Que processem São Pedro!!!!

    Quanto ao cartel, quem forma são os licitantes de uma licitação, que tem empresas. Nenhum governo estadual do Brasil tem empresas de trem ou metrô que eu saiba. O que tem que se investigar é se funcionário público recebeu propina prá fazer vista grossa, ou vazou documentos para os concorrentes ao estilo CPI da Petrobrás…..

    1. Mas que cartel, o que !?!

      Mas que cartel, o que !?! Deixa de ser abestado !! Tua acha que a cúpula do TUCANALHISMO não sabia e não era conivente com o tal ‘cartel’, sobretudo com as 1001 contas OFFSHORE de tucanos de alta plumagem, é ?!?! Então RELINCHE meu amigo !!

       

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE gloBBBo de SONEGAÇÂO – O que passa na REDE gloBBBo de SONEGAÇÂO é um braZil-Zil-Zil  para TOLOS” 

    2. Haja cara de pau!

      Para defender os desmandos dos tucanos. Tu tiveste essa mesma boa vontade com o chamado mensalão do PT? Ou pra ti foi uma compra de votos como proclamado pelós barbosas e mídias brasil a fora?

      E essa de quem forma cartel não cola, nem que tem que investigar funcionários. Tu sabes muito bem que o MP de São Paulo é aparelhado, que o alquimim bota a tropa de choque para barrar qualquer investigação, que a mídia é amiga dos tucanos, que o paulista prefere uma mentira contra o PT a uma verdade contra o PSDB. E por aí vai.

      Conta outra!

    3. Inocência

      Calvin,

      “Quanto ao cartel, quem forma são os licitantes de uma licitação, que tem empresas. Nenhum governo estadual do Brasil tem empresas de trem ou metrô que eu saiba.”

      Vou imaginar que você é de uma inocência ímpar.

      1. Sou não….

        Tanto não que sei que o mesmo cartel atuou na Bahia e no Rio Grande do Sul, e a solenidade de assinatura do contrato com a empresa vencedora contou com a presença de Dilma, do mesmo partido que esses governos estaduais.

        Se for investigar só São Paulo e DF, aí sim é muita inocência (ou esperteza na verdade….)

        1. Hummmm…

          Mais de 11 bilhões decretais foram roubados e o tucanato é inocente….,,se fossem petistas estaria valendo a tese do domínio de fato e todos seriam presos, mas são tucanos e estes tem carta branca para roubar no atacado, na casa do bilhão de reais, só a privataria tucana deu prejuízo de mais de 1 trilhão de reais aos cofres públicos, os grandes assaltos aos cofres públicos neste pais foram praticados por tucanos, em MG, GO, SP….e sempre aparece um tolo para por a na mão no fogo por esses ladròes do dinheiro público, um que surrupiou mais de 11 milhões de reais para asfaltar um aeroporto da família e grilou terras na condição de governador quer ser presidente….hummmm

    4. Uai, se foi só Cartel e não

      Uai, se foi só Cartel e não teve corrupção, então foi de uma incompetência monumental, pagando gato por lebre. 

    5. Sabe de nada, inocente…

        Se você fosse uma pessoa bem informada, saberia que a justiça da Suiça fez a denúncia de que a Siemens depositou  uss 1 milhão na conta secreta de Robson Marinho, político do PSDB muito próximo de Mario Covas e, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Ou seja, se a corrupção confirmada já não fosse suficiente, ela tem como seu principal envolvido o responsável pela sua fiscalização. É a raposa que toma conta do galinheiro, se isto não é motivo para CPI, o que será então?

  9. Só agora entendi porque é que

    Só agora entendi porque é que o ‘alckmintiroso’ está sempre com os lábios apertados contra os dentes e com essa cara de quem está fazendo força. O cara só faz cagada … E São Paulo é a sua PRIVADA.

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE gloBBBo de SONEGAÇÂO – O que pasas na REDE gloBBBo de sonegação é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  10. Que pesadelo !

    “Depois de tanto ver triunfar as nulidades”…

    Nenhuma frase, é tão bem aplicada à atual situação paulista, que esta, que define bem, o que ocorre no Estado, teoricamente mais culto, politicamente falando, que “sofre mas goza” como diria outro sábio, o José Simão.

    Gente ! o Governador paulista, remanescente e sucessor da cambada de ladrões que o antecederam, elimina toda e qualquer tentativa de CPIs contra seu governo, assim como tambem ocorreu, nos governos Montoro, Covas, Serra, e agora o Alckimin, e vão continuar rindo da cara dos paulistas, após fazerem a sucessão, mesmo tendo contra sí, todos os desmandos conhecidos como as negociatas do grupo Serra(sua filha cunhado e genro) e do grupo Alckimin(Robson Marinho/TCE, Alstom, Siemens, Metrô, Sabesp) e tudo ficará como antes, na terra de Abrantes.

  11. CPIs até que enfim

    Nassif,

    Aprendi que o embarreiramento de CPI é prática muito antiga na ALESP, o que facilita dramaticamente a prática de roubos por parte dos funcionários públicos, principalmente aqueles mais próximos do contratos e obras com $$$ por fora. Só mesmo a cereza da impunidade permitiria a compra de mais de100 imóveis na cidade de de SP, por parte do funcionário testa-de-ferro Aref, que, roubo que, por sinal, ficou por iso mesmo

    Estas CPIs estão muto rm cima da hora, mas pode ser que produzam resultados.

  12. Comentário.

    Entre a raiva e o fustigamento, um poema alemão fazia “apologia aos lobos” em relação aos cordeiros.

    No poema, vê-se que ao menos estão em alcateia.

    Ao contrário dos cordeiros, abraçados à covardia e estupidez. Não querendo conhecer coisa alguma. Muito menos a verdade.

    Se fosse paulista, daria no mesmo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador