Aliança Marina-Campos promete mudanças no tabuleiro da política

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A aliança Marina-Eduardo muda o quadro eleitoral de 2014

A aliança Marina-Eduardo muda o quadro eleitoral de 2014.

A inesperada aliança ocorrida no dia de ontem promete mudanças no tabuleiro da política e torna mais apimentadas as expectativas dos próximos lances das candidaturas.

A diminuição do número de candidatos à presidência da República anima a possibilidade de uma reeleição de Dilma logo no primeiro turno, aciona o sinal de alerta das oposições o que poderá provocar a alteração dos candidatos no tabuleiro.

O primeiro impacto de tal aliança é o enfraquecimento da já abalada candidatura de Aécio Neves o que reacende as esperanças de Serra para que o PSDB, mais uma vez, consagre o seu nome como postulante à presidência da República. Á candidatura de Aécio se mostrou fragilizada desde o seu início quando em todas as pesquisas o seu nome ficou atrás de Dilma e de Marina.

Serra se diverte e sabe que tanto a maior fragilização do nome de Aécio quanto a aliança Campos/Marina que desagrada ao PPS levará as forças da direita a exigir um candidato “mais aguerrido”, além do que voltará a ser lembrada a importância de uma candidatura do PSDB originária de São Paulo que detém 25% do eleitorado brasileiro.

O segundo impacto é que Campos ganha com a entrada de Marina na sua chapa presidencial um discurso mais palatável à classe média. Se antes o seu discurso neoliberal de gestão e enxugamento da máquina pública agregava alguns setores, estes são ampliados com o discurso “ecoliberal”, de “desenvolvimento sustentável”, de Marina tão agradável aos ouvidos nos jovens da classe média.

Em um mundo onde faltam ideologias claras este discurso da chapa Campos/Marina tem a possibilidade de agregar amplos espectros da política, tanto à esquerda, quanto à direita, passando pelo centro. Essa falta de clareza é o que possibilita o surgimento da chamada “terceira via”, estranha figura concebida pelo “mainstream” para capturar de volta o Estado quando este se encontra governado por forças que inserem parte da população esquecida nos ditames democráticos e amplo apoio da população.

É esse maquiavélico discurso da “terceira via” que possibilita a união de esquerda e direita para tentar ganhar eleições frente à governos de amplo apoio popular de  implantações de mais direitos e amparos sociais.

Portanto, a união de Campos/Marina forma uma forte chapa para 2014, tanto do ponto de vista do marketing, quanto por procurar representar a juventude num quadro de esgotamento da polarização PT/PSDB.

Mesmo com todas essas possibilidades candidatura Dilma tem reais chances de vitória no primeiro turno. Já era assim, conforme pesquisas recentes, quando Marina ainda aparecia como possível candidata. O que ainda falta para consolidar definitivamente esta tendência de vitória esmagadora é um programa mais ousado, que enfatize mais a mudança que a continuidade.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dilma esta acordando

    Enfim foi preciso esta “surra” das ruas para a senhora presidnte sair do casulo.Que exerce um cargo politico e que alem de alem de administrar,ela tem que ouvir e falar.Parecia um trem desem automático,sem paradas.Bom que antes tarde,alias nem foi tão tarde assim,graças.Ela agora vai ouvir,conversar e podera extrair novos nortes,atacar as areas de maior sensibilidade.O mais medicos que no começo o proprio ministro estava titubente,ao que perece levou uma pressão e ele aconteceu,a médio prazo ja veremos o retorno desta medida na popularidade da presidnte Dilma,Enquanto forças se mobilizam neste estreito desfiladeiro da oposição,o governo ,PT,como citou o Assis,se mexer as peças certas,liquida esta fatura em primeiro turno.liquida politicamente a oposição,ja acordou para as indicações ao judiciario.A oposição,so leva se o pais estiver mal economicamente,mas mal de verdade,não os prognosticos furados da grande mídia,que ao que indica,o povo ja esta ficando “vacinado”.

  2. Tio Sam esta de olho….

    Uma coisa é certa,…se a dupla Campos & Marina passar ao segundo turno das eleições,… o psdb/demo implodirá por falta de grana,…. a grana das multinacionais e do sistema bancário que privilegia os rentistas se orienta pelas    preferências do Tio Sam, que é pragmático,  portanto abandorá o  psdb/demo e vai procurar cooptar as novas lideranças… Faltando grana,…. debandada geral nas hostes demo/tucanas…

  3. Digamos que esta proposta

    Digamos que esta proposta persiga uma mudança, como diz o texto. Mudança do que? Políticas de mercado? Estancar produção de energias “poluidoras”? Acabar com os planos de bolsa? Ou simplesmente vão cair na balela direitista de nbão corrupção? Lembremos que a Marina tem apoio certo do banco Itaú. Como aprendi que quem financia manda, qual o pensamento do Itaú? A Marina já deu a senha: contra o PTChavismo. O que seria isto? Seu rumo à direita? Acho mais um desespero patético que tem seus seguidores e apoiadores. Uma proposta real seria Pró e não anti qualquer coisa.

    1. Idéias do Itaú!

      Qual são as ideias do Itau? Recessão, desemprego, aumento real do juros para lá de 2 dígitos. Assumido segundo declarações dos próprios. É isto que apoia a Marina, a nova anti-chavista. Tem algum doido querendo votar nisto? 

  4. Calma lá  Nassif.
    A

    Calma lá  Nassif.

    A candidatura do pernambucano ainda não decolou, ele tem enormes dificuldades no sul/sudeste e no país não chega a 10%; se até março, ele não decolar, adivinha quem será o candidato do psb, sua “suposta vice”…!!!…???…

    E se as oposições estiverem minguando como estão, todos a apoiarão, pode ter certeza disso.

    O Campos, o pig e a Marina não são tão bestas como pensamos e estão se articulando…..

  5. Quem prega diálogo não vara madrugada e pari ao amanhecer

    Quem prega “dialogo com a sociedade civil ” não VARA A MADRUGADA E PARI AO AMANHECER.

    Quem exige mudanças não aceita surpresas e nem

    quer MAIS DO MESMO ou igual a TUDO QUE JÁ TÁ AÍ.

    Onde estam as propostas!

    Foi um show de AMBIGUIDADES.

    Os pobres Jornalistas saíram com mãos vazias , acho que pela primeira vez no mundo

    uma entrevista de lançamento de  aliança para a corrida presidencial os Jornalistas 

    saíram com MAIS DÚVIDAS QUE CERTEZAS.

  6. Me decifras ou te devoro

    A mídia antipetista desembarca de uma candidatura tucana e abraça a quimera Eduardo/Marina. Vão enlouquecer os eleitores tentando provar por todas as letras do alfabeto que Eduardo e Marina são antipetistas. A dobradinha do gordinho com a magrinha se coloca mais a esquerda que a dupla centro/esquerda do PT/PMDB. Com a imprensa voltando suas antenas para o PSB, a direita fica isolada num cantinho do espectro político brasileiro. Só por isso a opçnao da Marina deve ser cantada em versos.

  7. Digo e repito: É aliança de

    Digo e repito: É aliança de SOMA ZÉÉRO Marina afasta Ruralistas e o resto da direita e o Oportunismo de Eduardo Campos afasta a  ala esquerda.

    História: O PSB surfou muito bem na aliança com o PT. Foi o partido que colheu os melhores frutos, mas como um mau companheiro se acha forte o suficiente para desdenhar, desqualificar  e tratar com indiferença seu antigo parceiro o PT.

    Eles , erradamente ., desprezam os frutos dessa alianças a se acham os tais .

    Isso acontece a toda ora em sociedade:.

    Quem fizer aliança com eles já sabem como são , então eles só encontrarão parceiros A ALTURA, do mesmo naipe.

     

  8. Definitivamente, tentar se

    Definitivamente, tentar se caracterizar, como um sábio supremo, ao afirmar que “A Gerentona de quinta categoria” leva vantagem nas eleiçães de 2014 revela uma enorme miopia política; porque por, um lado, equivale a ignorar os efeitos dos movimentos e cartazes de Junho de 2013; por outro lado demonstra uma falta de sensibilidade quanto à perspectiva do que acontecerá durante a copa do mundo [ o “segundo tempo” das exigências de Padrão FIFA de serviços reinvidicados por quem nunca pagou tanto imposto imposto na historia deste pais] de 2014 contextualizando a abertura da campanha eleitoral via TV. Pense Diferente, pois “O Monstro Vai Para as Ruas Novamente” e reorienitará as tendências de preferências dos eleitores! 

  9. Aposto um creme dental de que

    Aposto um creme dental de que o candidato do psdb será Serra, Aécio só existe em Minas, e ainda por cima com ressalvas, é visto com desconfiança pelas classes mais esclarecidas da sociedade mineira.

    1. advinha pra cima de quem ele vai?

      Fulvia, advinha pra cima de quem Serra vai com tudo para ganhar votos? Campos e Marina ( nomes bem ecológicos)  serão ” serrados” sem dó…que ironia…

  10. Mais do mesmo…..

    Prá quando mesmo teremos uma reforma política decente?  Até lá é esperar o cenário se definir minimamente, definir em que voltar de forma mais pragmática e menos dolorosa possível e depois, se o dia tiver sol, ir curtí-lo nas praias, rios e psicinas da vida.Triste o mesmo nhem nhem nhem da nossa política representativa, balizada por suas regras e leis eleitorais exdrúxulas.

  11. Só não concordei com o

    Só não concordei com o “inesperada” , quem conhece Marina já tinha i calculado  isso faz tempo.Quanto ao

    Eduardo…pobre Marina e seus demônios.

  12. Terceira via

    Essa coisa de terceira via é pura embromação da mdida e de cientistas politicos comprometido com o pensamanto conservador .. não existe isso em nehuma demcracia consolidada no mundo, Nem nos Estado unidos, Iglaterra. França. Espanha, Alemanha, Japão, e mais aind a na América do sul, nem na Argentina, Uruguai até mesmo no Paraguai.. porque haveria de ter aqui.. no fim Vai dar PT e PSDB como sempre na reta final da eleição.

     

     

  13. PIG

    a única coisa relevante nessa chapa eduardo & marina é o partido que representam:

    PIG. (proba imprensa gloriosa, também conhecido como partido da imprensa golpista).

    sem a força do partido, esses dois não “arrumam” nem 5% de coxinhas.

    plim plim.

  14. Itaú e Marina.

    É o primeiro caso que vejo de um banco financiar campanha de vice numa chapa que o candidato tem apenas 4% de votos. 

    A velha mídia faz questão de sempre mostrar a dona do Itaú com Marina. Sinalizando para o mercado pedindo contribuições e ao mesmo tempo dizendo que Marina está controlada?

    Marina disse no Twitter: 

    “@silva_marina

    Nós, da Rede, anunciamos hoje a formação de uma coligação política e eleitoral com o PSB – http://bit.ly/GFfAMk  https://twitter.com/silva_marina/status/386571373092421632  Como é possível a coligação da Rede com o PSB se a Rede não existe. Por que ela não diz que teve que se filiar ao PSB para vir como vice de Campos? Acredito que a partir de amanhã, após a inevitável  reportagem de vários minutos no Fantástico de hoje, convites de Ana Maria Braga, Faustão, Bial, Groismann, começarão as pesquisas. Ainda acho que Serra será o candidato do PSDB. Globo e Itaú não querem Marinana presidência. Querem levar a eleição para o segundo turno.  

     

     

     

    1. As pesquisas serão o fermento do Eduardo

      Eduardo só tem 4%, mas comparado com Aécio, Marina e Serra ele é uma figura nova, portanto não tem rejeição atrelada nem desgaste. Algumas pesquisas são suficientes pra torná-lo um candidato competitivo. Veremos se em breve a mídia fará auê em cima dele.

  15. Quem gosta de Lula / Dilma é voto certo…

    Assis, concordo com você! Dilma tem chances reais de levar no primeiro turno, ou passar para um segundo turno, com 20 pontos a mais que o segundo colocado, ou seja, vitória praticamente garantida…

    O povo tem simpatia / empatia com o projeto de governo que no imaginário popular, nem é do PT, é “do Lula”, e vê em Dilma a continuação desse projeto, o Estado presente, o social tendo importância, a luta agora, pelos juros mais baixos, o financiamento de casas populares, a continuação de pró-uni, fies, etc. etc.

    Salvo uma catástrofe, uma economia estaganada, muito mal, não vejo como a grande mídia possa influenciar a população a deixar um projeto que vem dando certo, o Brasil melhorou como um todo, é “fato demais” para se negar.

     

  16. QUEM NÃO TEM REDE PESCA COM MUNZUÁ

     

    E, se ao final, após a criança vir à luz a mãe que emprestou a barriga encafifar, e quiser ficar com o dejeto, digo, ficar com o feto, ops! Queria dizer, com o rebento, a criança gerada em conjunto com os netos eleitorais.

    Isso vai acabar nas telas da rede. Não! Essa já era, virou tarrafa da pescadora de almas. Me refiro à “ong” dos Marinhos. Como dizia, isso vai terminar virando tema pra novela das oito, da rede Bobo.

    Orlando

  17. Chapa forte, mas dilma pode levar no 1º turno?

    Titia não entende…aliás, neste debate sobre o novo casal “a pomba na rede”, titia olha, lê, ouve, e entende cada vez menos…

    Vamos lá:

    Alguém já avaliou o efeito (CONCRETO) de Lula andando por Pernambuco e pelo resto do Nordeste fazendo campanha? Ou será que os analistas torcem pelo efeito-câncer?

    Alguém já avaliou que parte do sucesso dos olhos azuis dos guararapes foi conseguida à custa do apoio do governo central, e em uma campanha, não dá para esconder isto, sob pena de ser identificado como um traidor, ou despeitado?

    Será que todo o clima paz e amor do PE vai ser mantido assim, agora que o psb desembarcou do governo central…O PT do PE vai continuar nesta indigência anêmica de dar dó?

    Alguém já mencionou por aqui que é urna não é calculadora, e a soma de votos nem sempre é aritmética, então…

    O eleitor, no fim das contas, é quem decide, apesar de todas as mediações que sofre, e de todas as interpretações nossas (dos “analistas”)…Não me parece que haja algo novo que empurre o eleitor para algum tipo de aventura ou aposta, ou há?

    Falta emprego? Não…Falta salário? Muito menos…Falta percepção da capacidade do governo de enfrentar problemas ou crises? De jeito nenhum…Há um cenário ruim pela frente? Só na cabeça dos mervais, jaboures e outros débeis mentais que comentam por aí…

    Por outro lado, o que os “candidatos” concorrentes oferecem? Discurso…e só…

    Santo deus, se com o circo mensalão, 28 horas diárias de ataque do PIG, manifestações do fascismo juvenil nas ruas, e até o auxílio dos jornalistas de coleira do exterior (à mando dos patrões da banca internacional), o governo (que não é um “luxo”) se mantém quase intacto, eu lhes pergunto, vocês imaginam que uma candidata do tipo eco-antônio conselheiro, com um collor mais esclarecido poderá alterar, sensivelmente, o quadro?

    Quando é que vice garantiu ou influenciou fortemente o resultado das urnas? Só quando é para derrotar, pela má escolha…Para ganhar, titia não lembra…

    Contem outra…

    Titia não crê no que tem lido e ouvido…

    Então, lembremos o bruxo do Catete, meu amigo Gegê: “vamos-deixar-como-está-para-ver-como-é-que-fica” 

  18. “.. promete mudanças no

    “.. promete mudanças no tabuleiro da política e torna mais apimentadas…”

    A velha e linda canção diz que no tabuleiro da baiana tem vatapá cururu, mugunzá, umbu… .E no tabuleiro da acreana o que é que tem ? A  obra prima de Caymmi mosra algumas pistas como: sedução, ilusão e um amor fulgáz e enganador.  No tabuleiro da moça, certamente, não tem cangerê, Senhor do Bonfim ou Candomblé.

    O “ioiô” Eduardo fez  tudo para conseguir o amor de “iaiá” Marina, mas creio que não vai dar liga. A contrário das iguarias descritas pelo gênio baiano, nessa relação falta pimenta. Se juntarmos a essa mistura o “insosso” Aécio,aí é que Dilma janta todos de uma só vez, numa única refeição.

    No tabuleiro da (?)candidata(?) não faltam rancor, mágoa e, até, inveja. A recusa da justiça em validar o seu partido, desnudou, ao vivo e a cores no horário nobre, o carater político da senhora Silva. Num ato falho mostrou  sua maior  motivação na vida: vingar a saída do partido que a tirou do nada e a lançou no estrelato. No fundo, no fundo, Marina queria estar no lugar de Dilma indicada por Lula.

    Até então, Marna estava se exibindo como a inovadora no tabuleiro de xadrez da polítca brasileira. Com o ato de ontem, mostrou que é apenas uma operadora do antigo “jogo da velha” política tupiniquim. Vai ficar pelo caminho, perdeu o bonde da história.

  19. Dilma ganha com essa união.

    Vou copiar aqui meu comentário do texto do Nassif.

    Penso que a Dilma sai ganhando nessa união de Campos (candidato a presidente) e Marina (candidata a vice).  Dilma e Campos são gestores (eu prefiro a primeira), logo esse é o campo em que a presidenta joga melhor. A Marina por outro lado seria uma candidata mais difícil, porque tem um discurso difuso, hora é conservador (religião, aborto), hora é moderno (meio ambiente, sustentabilidade), fica evidente que não tem compromisso com a lógica e a razão.  Como o PSB é do Campos e a Marina é a vice, o primeiro deve se sobrepor a última. Melhor pra Dilma. Espero ótimos debates se isso se confirmar. 

    1. Dilma e Campos são

      Dilma e Campos são gestores?

      São políticos como outros…

      Dilma era secretária de energia do RS e deu a sorte de chover no RS no ano que não choveu no Brasil.

      Grande gestora…de São Pedro.

      O resto é propaganda pra eleição…

      E esse Governo peca justamente neste ponto, gestão. O que tem de advogado gerindo projetos que não vão sair do papel… Se quiser podemos fazer uma lista aqui de projetos do Governo Dilma que não vão sair do Papel por absoluta falta de gestão competente.

       

      Voto nela porque:

      1- Não é do PSDB

      2- Não é fanática religiosa

      3- Não existem outras opções

      PONTO

       

      Mas daí a dizer maravilhas sobre ela tem um oceano no meio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador