Alvo de investigações, Alckmin diz que “ninguém está acima da lei” sobre liminar a Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Futura Press
 
Jornal GGN – Alvo de inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com base nas delações da Odebrecht, em desdobramento da Operação Lava Jato, além de denúncias da Camargo Corrêa por cartéis em obras públicas no estado, e novamente arrolado por denúncia do ex-diretor da Dersa, Paulo Preto, Geraldo Alckmin disse: “Ninguém está acima da lei”, sobre a liminar dada ao ex-presidente Lula.
 
O governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB tentou criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (22), que concedeu uma liminar impedindo a prisão de Lula até que seja julgado o seu Habeas Corpus preventivo.
 
Após estar presente no lançamento da Campanha do Agasalho de 2018, já como atividade para divulgar sua imagem em ano eleitoral, o tucano manteve esperanças de que o Judiciário ainda tome alguma decisão contra o ex-presidente, seu adversário no pleito ao Planalto. “Não é uma decisão definitiva, cabe aguardar”, disse, esperançoso. “Ninguém está acima da lei, a lei é para todos na República e o Judiciário é um poder independente e autônomo”, continuou.
 
Mas ao ser questionado se espera uma campanha para outubro de 2018 sem a disputa com o número um das pesquisas eleitorais para a Presidência, negou, afirmando que quem escolherá seu adversário é “a Justiça e o PT”. “Não escolhemos adversário. O PT será nosso adversário, pode ser Lula, pode ser outro, quem decide é a Justiça e o PT”, afirmou.
 
As falas do governador, entretanto, são contraditórias ao considerar que o próprio tucano é alvo de inquérito, aceito pelo STJ, em novembro do ano passado. A acusação é de uso de caixa dois durantes as campanhas de 2010 e 2014, tendo recebido mais de R$ 10 milhões sem declarar à Justiça.
 
O processo tramita, desde então, em segredo de Justiça. Mas tem como base delações da Odebrecht. O que se sabe, de acordo com o superintendente da construtora em São Paulo, Carlos Armando Paschoal, o governardor participou diretamente de uma reunião com Aluízio de Araujo, conselheiro da Odebrecht, falecido em 2014, para negociar propinas.
 
A reunião teria ocorrido em julho de 2010. Apesar de ter chegado à reunião após a conversa entre os dois, o delator disse que Alckmin passou a ele no encontro o cartão de contato de seu cunhado, para “combinar” com ele. Entre os meses de julho a outubro daquele ano, narrou Paschoal, ele se reuniu com o irmão da esposa de Alckmin, Adhemar Ribeiro, para fazer repasses em lugares escolhidos por ele.
 
Apenas neste caso, seriam um totla de R$ 2 milhões o caixa dois acumulado pelo cunhado para a campanha de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo, em 2010.
 
Já a Camargo Corrêa, em depoimento, foi mais ampla: denunciou o cartel de empresas para obras públicas no estado, entre 2004 e 2015. Teriam sido formados carteis para as licitações das linhas 2 e 5 do Metrô, além da estrada do Rodoanel.
 
Não concluindo aí as miras contra o governador e pré-candidato, Alckmin não é réu, mas foi arrolado e mencionado na denúncia contra o engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto, ex-diretor da Dersa, estatal paulista, durante os governos de José Serra (PSDB) e Geraldo Alckmin. Ele é o apontado como a chave para as denúncias contra os tucanos: teria sido o operador dos esquemas ilícitos envolvendo as gestões do PSDB no Estado.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. santo

    Esse governador dos paulistas é um santo. Santo sem compostura que deseja o mal dos outros.

    Há que se fiscalizar muito para que as eleições de governador sejam honestas.

    Minha mãe diria que é um “santo do pau oco”.

    Santo do pau oco é uma expressão popular utilizada no Brasil para designar pessoas dissimuladas, cuja origem mítica é derivada de aspectos históricos. Segundo o imaginário popular, o santo do pau oco era, nas regiões mineradoras brasileiras e durante o período colonial, um símbolo do contrabando do ouro

  2. só entende dos que estão nas gavetas…

    ou nos braços acolhedores das leis, quando interpretadas por tucanóides

    e vem com esta de que ninguém está acima da lei

    1. então que os novos ares da justiça…

      lhe reserve a agonia de todo dia de um petista, Lula

      na maioria das vezes sem nada que justifique esta marcação cerrada

      o que não acredito que aconteça, a não ser que emperrem o mecanismo da Globo

  3. Caro Nassif
    É o Alkmin

    Caro Nassif

    É o Alkmin tirando um sarro da gente.

    É muita ironia em cima do povo.

    É mais um canalha.

    Saudações

  4. Até tu santo?

    Até o Santo está fugindo do que diz a biblia…

       9 – Por que vês tu, pois, o argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho? Ou como dizes a teu irmão: Deixa-me tirar-te do teu olho o argueiro, quando tens no teu uma trave? Hipócrita, tira primeira a trave do teu olho, e então verás como hás de tirar o argueiro do olho de teu irmão. (Mateus, VII: 3-5).

     

  5. Esse senhor é antes de mais

    Esse senhor é antes de mais nada um cínico. Será que o pessoal do PSDB não tem espelho em casa? Ele e seus colegas de quadrilha, quero dizer, de partido estão não só acima da lei como boiam na superfície da impunidade.

    Como candidato a presidente que é, deveria ser menos cínico. Gente como ele, está tornando o apís insuportável… e perigoso.

  6. Deve ser a continuidade

    Deve ser a continuidade do filme da Globo contra o Lula, o A Lei é para Todos (exceto para Tucanos)

    Ele tá fazendo uma pontinha no filme da Globo contra o Lula…

    De repente o STF deu na telha de estragar o filme da Globo

    A coisa desandou, então a Globo mandou seus capos darem declarações deste tipo: Ninguém está acima da Lei, desde que isso  não se aplique a tucanos de bico grande tipo Efeagácê, Luciano Huck, Serra, Aécio, Aloisio Nunes, Azeredo…a lista éde inimputáveis por serem tucanos é interminável…

    1. as…..

      TODOS esperam que Lula não concorrá para tererm alguma chance. Mas onde estão os Projetos, as Idéias, depois de 40 anos redemocráticos, inclusive de Lula? Era isto? E como acreditar nesta Justiça tão célere em querer conndenar Lula, enquanto caduca e engaveta Serra, Azeredo, Monteiro Barros, FHC,…Arrasta por décadas Picolé, Paulo Preto, Mensalão Tucano, Trensalão Tucano, Merendão Tucano? Que Justiça é está STF? Que Justiça é está TRF 4? O Brasil é de muito fácil explicação.   

  7. Ninguém está acima da lei,

    Ninguém está acima da lei, exceto os tucanos. Toda regra tem exceções, afinal! Ninguém está abaixo da lei, exceto Lula e os petistas. Incrível como tem tanta gente que ainda cai na lábia desta gente.

  8. Lei? Que Lei?

    Não havia na ocasião nenhum repórter para perguntar ao tucano: Que lei? Se a decisão do STF de 2016 sobre a prisão depois do julgamento na segunda instância sequer transitou em julgado, estando muito ainda muito distante disso, faltando ainda o julgamento dos embargos de declaração e, depois, dos embargos infringentes! Além disso, lei é lei, decisão judicial é outra coisa! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador