Amigo do ex-presidente há 38 anos, Jaques Wagner rechaça ‘volta Lula’

Jornal GGN – Uma das principais lideranças do PT, o governador da Bahia, Jaques Wagner, esteve em São Paulo num encontro do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) para falar do cenário das eleições deste ano. Amigo de Lula há 38 anos, Wagner rechaça a possibilidade de o partido lançar o ex-presidente no lugar de Dilma Rousseff.  

Está completamente superada a questão do ‘volta Lula’. Sempre fui muito franco ao dizer pra ele que uma democracia não pode só depender de um único nome. Eu reconheço a importância dele, mas a gente precisa de instituições fortes não de uma única pessoa que é a solução de tudo. A naturalidade é a reeleição dela, o Diretório Nacional já tomou essa decisão”, disse o governador.

Wagner rebateu as críticas direcionadas à índole da presidente e disse que desconhece algum candidato que tenha mais autoridade que ela no combate e intolerância à corrupção. “Muitas das críticas que fazem a ela são mais pelas suas qualidades. Essa tentativa de criminalizar a gestão da Dilma vai acabar tendo efeito bumerangue. O povo não é besta, ele sabe que não existe partido dos puros”.

Em sua defesa da candidatura da atual presidente, o governador baiano afirmou que o discurso de Dilma está totalmente alinhado com as reivindicações da sociedade. “Ela é uma pessoa muito rígida e tem urticária com relação aos malfeitos e isso gera um impacto na gestão. Portanto nesse aspecto, Dilma está em absoluta consonância com o grito que vem da sociedade de que cada centavo do dinheiro público seja melhor utilizado.”

Manifestações e Copa do Mundo

O governador da Bahia aproveitou a deixa para comentar as manifestações de junho e julho do ano passado e que, de certa forma, perduram até hoje, Ele considera que após anos de inclusão social, a sociedade ficou mais exigente como consumidora e cidadã com relação a serviços privados e públicos.

É telefone celular que não funciona, serviço de transporte público ineficiente. A qualidade de vida melhorou da porta de casa pra dentro, mas que da porta pra fora a vida ficou mais tensa. Há um clima de cobrança mais forte que eu não acho negativo.” Ressaltou Wagner, que, por outro lado, criticou a atuação de alguns grupos. “Revolucionário sem bandeira pra mim é baderneiro. Se não tiver bandeira, não tiver liderança, não estiver disposto a sentar numa mesa de negociação, fazer uma pauta, estabelecer um diálogo, é energia que vai embora.”

Para ele, o movimento ‘Não vai ter Copa’ é inválido e a ocorrência do evento tirou do papel projetos que há anos estavam em pauta e que estão sendo realizados em tempo recorde no País. “O estado da Bahia deve ter investido R$ 5 milhões em infraestrutura e teve retorno de R$ 80 milhões. Para a Bahia foi bom. Não dá ficar nessa hipocrisia, que você só pode fazer uma coisa quando você fizer outra. A gente tem que correr pra superar o atraso do País em várias áreas”, afirmou Jaques Wagner.

 Reforma Política

O petista lamentou o fato de o partido não ter conseguido emplacar em 12 anos de gestão uma de suas principais bandeiras, a Reforma Política. “Meu partido é devedor da Reforma Política, que não é o governo quem faz, mas tem peso pra puxar a discussão. Também não é uma questão de base de apoio governamental. Quando se fala de clausula de barreira, não há unidade na base. Mas se nós não mudarmos a máquina de fazer política nesse país, não adianta prender ninguém que nós vamos enxugar gelo.”

Wagner ressaltou que, independente de quem vença as eleições, é responsabilidade de todos os candidatos manterem a pressão pela Reforma Política já em 2015. “É o tipo de coisa que se faz no primeiro ano de gestão. Passado mais de 10 anos de inclusão social, a reforma política é um item fundamental, a presidenta Dilma colocou isso na pauta”, disse o governador, que não acredita que parlamentares votem para mudar a lógica política. “É possível se fazer uma eleição com prazo determinado de um congresso exclusivo pra votar uma reforma política. Isso é possível, já foi feita em outros países.”

Entre outros pontos, Jaques Wagner se mostrou a favor do financiamento público de campanha, que segundo ele dá transparência ao processo e acaba com a “relação promíscua entre público e privado” e defendeu o fim das eleições de dois em dois anos.

A cada dois anos, seis meses de paralisia por causa do processo eleitoral. Isso tá demais, custa caro. Eu defendo que a gente deveria ter eleições únicas, de vereador a presidente da república, com cinco anos de mandato sem direito a reeleição.” Comentou o governador da Bahia que encerra oito anos de gestão no estado no fim de 2014. “Estou terminando meu mandato. Dia 31 de dezembro eu estou desempregado”, finalizou. 

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif,
    Esse balão de ensaio

    Nassif,

    Esse balão de ensaio do Volta Lula é só uma pequena perversidade do PT para deixar a oposição de cabelo em pé não é? Que parece, parece.

    1. Muito pelo contrário. Quem

      Muito pelo contrário. Quem está insistindo com essa hipótese é a imprensa. Os mesmos pseudojornalistas que vivem atacando o PT e espalhando mentiras sobre o governo.

      A intenção é passar uma imagem de que Dilma não teria ido bem no governo (grossa mentira) e intrigar Lula contra Dilma, tentando gerer divisão entre a militância petista.

      É balão de ensaio da oposição dentro do modus operandi habitual deles, formado por mentiras, insídia e má-fé.

      Dilma será reeleita em 2014 e Lula eleito em 2018. Podem anotar isso e me cobrar depois, não vai dar outra.

      1. E Lula já deixou claríssimo que nao quer

        E que é a direita que anda espalhando isso, basta ver os trolls aqui defendendo isso. Caras que surgiram do nada, nao cadastrados, e vieram todos falando nisso. Acham que somos burros. 

      2. Está enganado. O volta lula

        Está enganado. O volta lula nasceu dentro do PT com grupos que temem que Dilma seja derrotada nas eleições. 

          1. É apenas um exemplo do bom e

            É apenas um exemplo do bom e velho pragmatismo político.

            A midia e oposição jamais correriam  o risco de criar esse balão de ensaio. Seria um tiro no pé. Haveria o perigo real de que Lula encampasse a idéia e então Aécio veria seu sonho de chegar à presidência ficar muito mais dificil de relizar. 

    2. A resposta.

      André, a resposta perfeita para você está no comentário do Ruy. É isso ai. Imprensa e chantagistas de Dilma inventaram essa, para demerecê-la. Não vá nessa onda!  

  2. Governador petista diz que partido deveria ter aperfeiçoado priv

    Se Dilma for realmente esperta mantém distância dessa Anta, o maior erro do PT da Bahia foi ter promovido esse ignobil a qualquer coisa, foi o principal cabo eleitoral de ACM Neto e esta trabalhando forte para acabar com o PT na Bahia.

    Governador petista diz que partido deveria ter aperfeiçoado privatizações de FHC

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-05-07/governador-petista-diz-que-partido-deveria-ter-aperfeicoado-privatizacoes-de-fhc.html

  3. Como se o Lula não tivesse,

    Como se o Lula não tivesse, em alto grau, o senso de Historia. O mesmo não se pode dizer desse governador. O Lula não sei onde aprendeu, este se sabia não aplicou em seu caso pessoal. Descuidou do governo da Bahia, da Bahia e de sua biografia.

  4. Se for o único caminho, Lula tem de voltar.

    Discordo de Wagner. Se for necessário para a continuidade do governo trabalhista, Lula tem de voltar. Até acho que a volta dele não é necessária, e só por isto ele não voltaria. Mas a bobagem de que ele não deveria voltar, pois um partido não deveria depender de uma só pessoa, mesmo que, não recorrendo a esta pessoa, perca as eleições não passa de … bobagem. Se for necessário para a manutenção do governo petista, Lula tem, sim, de voltar.

  5. “Não sou candidato, a minha candidata é a Dilma Rousseff” Lula

    Lembrem -se, e se perguntem o motivo, de Wagner ser o coordenador da campanha de Dilma.

    A melhor passsagem do texto:

    “Meu partido é devedor da Reforma Política, que não é o governo quem faz, mas tem peso pra puxar a discussão. Também não é uma questão de base de apoio governamental.

  6. Essa operação de desistencia

    Essa operação de desistencia da candidatura Dilma para abrir espaço para a candidatura Lula seria de altissimo risco.

    1.Depende totalmente da CONCORDANCIA DE BOM GRADO de Dilma, porque ela é Presidente da Republica até o dia 31 de dezembro de 2014, ela tem o poder e a caneta, mesmo que o PT a desfilie.

    2.O risco abissal é Lula perder e jogar todo o projeto PT no abismo. As ultimas três eleições mostraram que em otimas condições eleitorais o PT nunca ganhou folgadamente. Porque ganharia agora com um ambiente politico e economico muito mais complicado e  pessimista?

    3.Qual seria o discurso para descartar Dilma e entrar Lula, se foi Lula quem indicou Dilma? A troca significa implicitamente que Dilma foi um fracasso, como Lula se livra desse fracasso se ele é o padrinho de Dilma?

    4.As manifestações de junho de 2013 em diante demonstram um cansaço com a situação dos governos em que não escapam de uma má avaliação, o maior dos governos é o federal e isso reflete no PT.

    5.segundo todas as indicações de bastidores, Dilma não vê nenhuma razão para renunciar a sua candidatura.

  7. Gov,baiano, Dilma , reeleita e, a volra di Sapo Barbudo em 2018

    Caro Motta Araújo, não consigo vislumbrar aonde se encontra o fracasso na gestão Dilma.  Observe, contudo, atento, que ela, também, conduziu-se a contento, em situação internacional adversa, desfavorável e submersa em crise acentuada.  Muito oportuno, é que o sapo barbudo, por estratégia de mais sensata e profícua sabedoria, regresse, sim, em 2018, caro MOTTA,  para, aí, então, imprimir formatação definitiva, ao fechamento de um ciclo, rumando incontineti e célere ao ancoradouro do estado do bem estar social, KEYNESIANO e ROOSEVELTIANO,  estado, que foi, criminosa e propositadamente debilitado, fragilizado e, privatizado em um setor estratégico, como o é o da pelecomunicações, entregue à sanha das  mafiosas mãos de Daniel Dantas, naquilo, que foi, sem dúvida, a maior roubalheira e o mais profundo saque da História Brasileira.  Isto, após, o nosso ínclito ex-Príncipe dos Sociólogos, FHC, é, caro Mattos, ele, transmutou-se, apenas, em um acrônimo, uma sigla anátema e sem caráter, alcunhando-se-lhe, já, agora, hoje, o epíteto de , o Príncipe da Privataria.  Ademais, prezado MOTTA,  adepto do quanto pior melhor, pelo que se depreende de sua peroração,  não fossem os últimos tres mandatos progressistas, o Estado, indutor do desenvolvimento, e, a nosso, ver, inegociável, quanto a ceder certos setores básicos e fundamentamente prioritários à coletividade e população como um todo, tais, a saber, o transporte público de qualidade e gratuito, a Educação Pública gratuita e de altíssima qualidade, no mesmo diapasão, a  Saúde fortalecida por gestões fiscalizadas e supervisonadas com rigor, afora, mudança fundamental, a introdução de novos métodos pedagógicos, na formação dos médicos Brasileiros, suprimindo, de modo radical, a visão desumana do mercantilismo a presidir os procedimentos, e, mais importante,  o  atendimento, a relação médico-paciente.  O quarto nicho, inegociável  à entrda dos capitlalistas, por sua natureza egoística e  personalista, obcecados pelos lucros, e portanto, usurários e gananciosos, esta diante de nosso olhos estarrecidos, é o que nos exemplifica, paradigmaticamente, de modo cruel e nefasto, admistrativamente inepto,  a gloriosa   ” SABESP  “, que, trata a peso de ouro seus acionistas proporcionando-lhes dividendos estratosféricos,  conseguindo, ao agir asssim,  a proeza de expor a população alienada, desorganizada politicamente, pobre e fragilizada,  pasmem,  do estado mais rico da federação,  à um racionamneto perverso, constrangedor, pois, então, como será, caríssimo MOTTA,  na medida em que se intensifiquem as precariedades e mazelas do sistema cantareira, dizia, eu, como será, indago-lhe, preclaro MOTTA, que essa população lavará suas mãos limpas, eticamente puras, como  fará suas refeições e lavará seus talheres e pratos, além da necessidade óbvia, de, como é endogeno à natureza dos civilizados, pelo menos, algo, que imagino voçe devar se submeter a ele também,  um purificante banho ao dia e, ainda, a absoluta assepsia das privadas e das cloacas.   FHC, SERRA,  ROBSON MARINHO, ALOYSIO NUNES FERREIRA, o tresloucado e à deriva, ANDREÁ MATARRAZZO, envolvido até à medula no desvio bilionário do METRO que nunca vai adiante, e, demais tartufos, aúlicos, canalhas, maõs de penugem, que. é certo,  não serão submetidos à esse calvário.  Ao contrário, é muito bem provável, e, vindo desta gentalha ,desta súcia, tudo é possível, até mesmo o escárnio com que, imagine, venham a se refestelar, a dar risadas histriônicas, acantonados em belas, aconchegantes e assépticas saunas do Morumbi, de Higienópolis e da Oscar Freyre.  A usura e a ganância,  associadas à irreponsabilidade administrativa, no que concerne às escolhas prioritárias e urgentes do saneamento básico, composto pelo recolhimento e tratamento do esgosto, a assegurar a natureza da potalidade da água, a vir a ser consumida pela população, é algo, pelo menos para os não insanos de séria gravidade.  Por tudo isto, ilustre MATTOS,  eu lhe asseguro, que os FRIAS, OS MARINHOS, OS CIVITAS E os MESQUITAS e O RBS Sulista, golpistas desavergonhados,  exímios na trapaça, na insidiosidade e na dissimulação manipuladora da mentira,  já, podendo, reafirmo convicto, tirar o cavalo da chuva, ainda que façam as pesquisas mais pirotécnicas, bizarras, possíveis e inimagináveis, aceitando, calçarem as sandálias da humildade, bradadas por Nelson Ropdrigues desde agora, como irremediável, que perderam, e, ironia,  tendo confirmado a validade do aforisma ” O feitço contra o feiticeiro “,  pois,  ao subornar contingente expressivo de parlamentares criminosos, ao  ponto de criar uma PEC,  alterando  a constiuição e legalizando a reeleição, FHC, deve se lamentar e verter lágrima sde crocodilos, pois caminha a constatar a quarta e sucessiva vitória de seus opositores figadais…Saudações do Planta do Deserto,  a quem, basta, tão somente, o orvalho do alvorecer, no entretanto, afirmando compesar, que este orvalho será incapaz de evitar o sofrimento da pobre e desvalida população paulista, submetida ao embuste e ao engôdo,  de tucanos de plumagem tão reles e vil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador