Errata: Bolsonaro não disse que se alistaria no exército nazista “sem problema nenhum”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada em 12/10/2018, às 11h

Jornal GGN – O presidenciável Jair Bolsonaro NÃO disse ao programa CQC, veiculado em 2012, que se alistaria ao exército nazista “sem problema nenhum”. Sobre participar da segunda guerra mundial sob o comando central de Adolf Hitler, mesmo conhecendo a história hoje, o capitão da reserva respondeu que o alistamento era obrigatório, não opcional. O GGN corrige a informação publicada inicialmente após alertas enviados por nossos leitores.

No vídeo abaixo – que foi manipulado para excluir a resposta completa do deputado – Bolsonaro responde “sem problema nenhum” a Rafael Cortês, que perguntou, com a câmera desligada, se poderia questioná-lo sobre alistamento no exército de Hitler.

A pergunta foi antecipada nos bastidores por outro integrante da equipe do CQC, que quis saber de Bolsonaro: “Sabendo da história na segunda guerra mundial, se você fosse alemão, você se alistaria no exército nazista?”

Bolsonaro, então, responde aos jornalistas que eles poderiam fazer a pergunta com a câmera ligada, “sem problema nenhum”. “Inclusive”, ele teria uma “boa resposta” para isso.

O vídeo editado mostra apenas um trecho em que Bolsonaro responde que seu bisavô foi soldado do exército nazista e inclusive perdeu um membro na guerra. Depois, a edição pula para outra questão.  

Assista a partir dos 40s:

No vídeo correto, Bolsonaro responde que o alistamento é “automático”, ou seja, obrigatório, e não opcional.

Quando incitado a dizer o que faria se o alistamento fosse facultativo, ele tangenciou, afirmando que nenhum soldado gosta de ir para a guerra e que o ideal é que os governos adotem políticas que evitem esse tipo de confronto no âmbito externo ou interno.

Veja a partir dos 3 minutos do vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=b8FMVykW0go

 

*** 

Nota da redação:

O Jornal GGN é feito por uma equipe de profissionais qualificados e reafirma seu compromisso com a verdade factual. Agradecemos aos leitores pelos avisos e pedidos de correção quando há informações e dados equivocados.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Você acredita realmente que o

    Você acredita realmente que o general vai bater continência para um reles capitão? Se o Bozo ganhar quem governará o Brasil será o Mourão. Portanto, é necessário o general assumir o cargo de cabeça da chapa desde já. Ele poderia fazer isso indo aos debates, pois o mito está com medo de desmanchar na TV.

    Francamente, não sei dizer quem vai tomar posse e/ou governar. Sei em quem vou votar, sei em quem não quero que as outras pessoas votem, sei que tentarei convencer algumas delas a votar como eu. Mas o resultado da eleição é uma incógnita. De fato é possível até divagar.

    Com muito dinheiro tudo pode ser arranjado. Até uma cirurgia plástica para deixar o Coiso mais bonito e um cadáver para enterrar no lugar dele enquanto o ex-Coiso vai desfrutar uma fortuna na Itália com outro nome. Isso permitiria a Mourão virar uma espécie de Sarney fardado. No cenário paranóico-político que foi criado tudo é possível.

    1. Para dar seguimento ao script

      Para dar seguimento ao script do golpe de 64 – impedimento/cassação/morte de JK/Lula, por exemplo – o general fará papel de Castelo Branco dinossárico…..triste Brasil….

  2. O título não condiz com o vídeo.

    Boa noite, desejo que o GGn retire, se concordar com a minha observação, o vídeo do ar. Tenho profundas crítias ao Messias, mas isso tem que ser pautado pelas coisas que ele de fato já disse, e não foram poucas afrontas a direitos fundamentais. Mas, no vídeo, ele respondeu se o Rafael Cortez poderia fazer a mesma pergunta, então ele disse: lógico/pode, sem problema nenhum.

     

    O portal tem uma credibilidade a preservar, e materiais como esses podem, ao menos em parte, diminuir tal credibilidade.

     

    Att.

  3. Dois pesos e duas medidas

    O candidato recebeu uma facada e acredita ter sido vítima de um atentado “planejado” e “político”,

    O candidato ao comentar o assassinato por 12 facadas do Mestre de Capoeira afirmou que foi apenas um excesso.

    Lembrando que nos dois  casos os acusados  foram presos e alegaram motivação política.

    No caso do candidato a Polícia Federal depois de intensas investigações que incluíram quebra de sigilo financeiro e telefônico concluiu o acusado agiu sozinho e por motivação política.

    1. Mentira! O Baiano falou que

      Mentira! O Baiano falou que foi ofendido e não teve relação com política. Basta ver o vídeo dele na apresentação pela polícia. 

    2. No caso do capoerista o
      No caso do capoerista o próprio assassino desmentiu a imprensa ao dizer que o crime não teve em momento algum motivo político, cria vergonha na cara e para de querer manipular a população!

    3. Análises

      Roberto, é impressionante como você consegue errar 100% de suas análises. Saiu vídeo do assassino do mestre de capoeira… vai dar uma olhadinha, vai.

  4. Ouçam direito!
    O Rafael Cortez pergunta o bolsonaro se pode fazer a pergunta e o bolsonaro responde “Lógico, sem problema nenhum”. Por favor, Ouçam direito!

  5. chocado mas não surpreso.

    Pensando sobre os debates nao se justifica que os mesmos nao ocorram.

    Se ele nao pode ir a um estudio de tv, o studio pode ser montado em casa dele.

    O mesmo para o Hadad,

    Poderiam adequar o tempo as condicões fisicas. Poderiam participar os gurus economicos e os vices.

    (os modelos atuais estão desgastados,,, ninguém aguenta mais)

    Todos os dias são feitas transmissoes em diferentes cidades com otimo som e video.

    As emissoras de tv e os demais orgaos de comunicação deveriam cobrar isso dele.

     

  6. E o roteiro segue…

    ….tudo  a  ver  a  declaração atual  ” suspeitando  da  mídia  ”   com o  roteiro original do trumpetista..

  7. Ele se supera…
    Cada vez eu estou mais convencido de que o Bolsonaro é um teste para o eleitor brasileiro,tipo: “vamos botar o cara mais retardado o possível como candidato a presidente. Se votarem nele, é porque a democracia definitivamente não funciona…”

  8. As massas ignaras não querem

    As massas ignaras não querem o presidente que cuide de seus problemas e sim um palhaço que seja capaz de divertir as pessoas através de pregações como esta: do holocausto….cadê o STF que não faz valer a CF, que proibe esse tipo de propaganda nazi….

    JK/Lula acusados de terem apto e, como ouvi ontem da boca de uma doutora, Lula roubou trilhões de reais….ai fiquei matutando: engraçado, logo o Lula que pegou os 100 mil euros que recebeu de prêmio na Poônia e deu de presente para um país africano…..e mais: nos 500 anos antes do Lula, ninguém roubava mas o pais era quebrado e o povo no miserê e, com Lula, a roubalheira do PT era incessante mas o PIB bombou, a Petrobrás se tornou uma das maiores petroleiras do mundo, a Embraer se tornou a 3a no ranking mundial, a juventude teve acesso a saúde e a edcuação, inclusive no exterior, a gasolina com o preço lá embaixo mas a doutora põe culpa no PT pelo preço da gasolina em 5 reais….

    Ao fundo, o regime golpista culpando a esquerda e o povo acreditando….

    Naquela época as mulheres foram às ruas pedir anistia: agora foram às ruas pedir #elenao: mas agora tinha o WhatsApp para destruir, em poucas horas, o ato das mulheres….agora o WhatsApp, uma rede fragmentária e autônoma, onde o vizinho é o fromador de opinião, muda todo o quadro eleitoral a duas horas da votação……nem  conseguiu prever essa desgraça…nem Adoux Huxley que “través de uma sombria ficção científica, o escritor estabeleceu uma visão pessimista de uma futura sociedade tecnológico”, previu tamanha desgraça….aliás, a China sabe o quão é importante para um pais ter seu próprio Google, seu próprio WhatsApp, ou seja, controle sobre seus meios de comunição: e entenda controle, antes de tudo, como evitar que seus inimigos internos e externos tenham poder de verbalização e dominio sobre a fala e percepção da realidade pela  população…

    Temos saida

    ?????

    1. O erro nem deveria ter ocorrido

      Mas vacilar é mesmo com o GGN. A turma da retaguarda é fraquíssima.

      Já cantei a pedra: ACORDA, REDAÇÃO!

      Acorda porque a situação mudou.

      Ou vocês não perceberam?

  9. Jornalismo é isso

    Jornalismo é isso aí!

    Parabéns ao Luis Nassif e à equipe do GGN, escrevendo a história do jornalismo brasileiro em letras de ouro!

    1. Não estou certo ser de bom

      Não estou certo ser de bom alvitre trazer notícia má nesse errata tão elogiável mas me arrisco pelo contraste entre essa errata e “aquilo lá”: o editorial de hoje do OESP, no sentido oposto ao Jornalismo daqui, parece ter sido escrito pelo mais burro e tosco dos truculentos fascistas que a oligarquia brasileira das firmas de mídia estimula há décadas mas em especial desde a insurgência do PSDB contra a democracia – Aécio Neves, o “playboy” chorão que não sabe perder e Aloysio “quero-ver-Dilma-sangrar” Nunes Ferreira, o orientador da barbárie atual -, insurgência essa à qual adeririram de pronto oportunismo as pessoas do PMDB e que-tais.

      Dissesse que os diretores e os jornalistas empregados ou contratados por aquela firma não têm acesso aos processos e aos meandros do que tem sido o antipetismo de uns anos para cá, ainda ia. Perdoa-se facilmente os mendigos bêbados por suas ignorâncias. Mas o desfile de barbaridades e lugares-comuns visto no citado editorial não pode ser atribuído à ignorância das pessoas que o escreveram. Trata-se pura má-fé, muito além do que qualquer notícia falsa plantada por bolsonaristas. “Mensalão”, “petrolão”… contribuições à pobreza e à ignorância… “coisas” que me levam a lembrar de Pulitzer:

      “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.”

  10. Não diminui o resto..

    1) faz apologia de Hitler e do nazismo, o defende explicitamente;

    2) diz que o holocausto é… ‘história’? ambiguo, pode significar que ‘foi inventado, uma historinha’; sabemos o desprezo que ele e seus asseclas tem pela História (com H maiusculo). De qualquer forma não condenou explicitamente o holocausto, no minimo diminuiu sua importancia.

    3) afirma suas origens e com notavel orgulho que seu avo foi do exercito alemão. O fato de alguem vir de uma familia de nazista não a faz nazista, mas juntando com todos os fatos, declarações e atitudes do candidato, só fica em dúvida quem quiser.

  11. A crítica continua válida

    Milhões de alemães se recusaram a servir ao regime nazista mesmo com alistamento obrigatório. Vários pagaram com suas vidas e foram encaminhados às câmaras de gás junto com judeus, gays e ciganos.

    Há ainda os que conseguiram se unir a grupos de resistência e promoveram atos de sabotagem do regime nazista. Dizer que o alistamento era obrigatório não é desculpa. O Papa João Paulo II é um exemplo de quem driblou o alistamento obrigatório e foi para a resistência.

  12. Não adianta

    Quem vota em Bolsonaro, na maioria, vota contra o PT, o partido mais cínico de todos, que além de ser corrupto, ainda quer que chamemos seus corruptos de “guerreiros do povo brasileiro”. Ainda por cima, elogia o chavismo da Venezuela. Isto é pior que qualquer coisa que Bolsonaro possa ser.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador