Apenas 5 países têm um só ministério para Meio Ambiente e Agricultura

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Brasil Debate

Apenas 5 países têm um só ministério para Meio Ambiente e Agricultura

Esta, sim, pode ser a verdadeira “jabuticaba”, e não o 13º salário, como disse antes da eleição o vice-presidente eleito Hamilton Mourão. Ou quase isso. A fusão das pastas do Meio Ambiente e Agricultura num único Ministério, anunciada pelo deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o futuro chefe da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PSL), só existe em cinco países no mundo (do total de 193, segundo a Organização das Nações Unidas – ONU).

São eles Andorra, Cabo Verde, Dominica (situada na região das Pequenas Antilhas, não confundir com República Dominicana), Liechtenstein e Tunísia, de longe o maior dessa lista, com população de cerca de 11,5 milhões de pessoas e território de 163.610 km².

A diferença entre esses países e o Brasil é, literalmente, continental. Mas não é só isso. O que torna essa decisão extremamente controversa é a enormidade do desafio ambiental que temos aqui no Brasil, cuja imensa riqueza de flora e fauna faz dele o país mais biodiverso de todos (com 20% do número total de espécies da Terra). São diferentes biomas, uma costa litorânea imensa e muitas espécies endêmicas.

Como se não bastasse, o território brasileiro contém cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Um enorme potencial hídrico capaz de prover um volume de água por pessoa 19 vezes superior ao mínimo estabelecido pela ONU, de 1.700 m³/s por habitante por ano, segundo dados do MMA.

Confira o mapa dos países que adotam a fusão entre essas duas pastas, Brasil incluído:

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A marina $ilva ja pode respirar aliviada
    A Marina $ilva estava preocupada com a fusao do Ministerio da Agricultura com o Ministerio do Meio Ambiente, pois tal fusao ia jogar bosta no ventilador do Agronegocio.
    Segundo a Marina $ilva, a eventual fusao entre os 2 ministerios antecitadaos passaria a ideia aos consumidores estrangeiros que o Agronegocio Brasileiro sobrevive gracas aa destuicao das florestas, sobretudo a Amazonia, e isso seria prjudicial para todos, pois atrairia a sanha das barreiras nao tarifarias.

    Para a Marina $ilva, o problema nao eh a destruicao das florestas em si mas a queimacao do filme do Agronegocio Brasileiro no exteriror.
    One man army, Sepultura

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador