Depois de “não há milagre contra Fake News”, TSE mantém conteúdos falsos contra Haddad


Foto: Divulgação
 
Jornal GGN – Apesar de tanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) mostrarem algum grau de insatisfação com recentes medidas da campanha de Jair Bolsonaro (PSL), ainda carregam a disputa eleitoral sem a preocupação com os riscos que a candidatura do presidenciável vem trazendo.
 
De um lado, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, informou em coletiva de imprensa que está sendo investigada a denúncia contra o suposto caixa dois praticado pela campanha e financiamento ilícito de Bolsonaro, somados ao pagamento de agências para disparar Fake News contra a campanha de Fernando Haddad (PT).
 
Entretanto, Weber deixou claro que a preocupação maior do Tribunal não diz respeito às medidas ou possíveis ilícitos cometidos pelo presidenciável do PSL em si: a Fake News que preocupa a Justiça Eleitoral é a que diz respeito, estritamente, à credibilidade das urnas eletrônicas.
 
Na coletiva deste domingo (21), a ministra também mostrou que não tem forças para combater a disseminação das notícias falsas. “Gostaria imensamente que houvesse uma solução pronta e eficaz, mas, de fato, não temos”, afirmou, acrescentando que o problema é mundial e que não há “milagre” para combater.
 
Entretanto, em uma das ações que poderiam ser tomadas nesta segunda-feira (22) contra essas disseminações, o TSE se absteve. O ministro Luis Felipe Salomão negou alguns pedidos feitos pelas campanhas de Haddad para remover conteúdos da internet, como as publicações no Facebook que chamam o candidato do PT de “pedófilo”.
 
Até agora, diversos conteúdos foram retirados por ministros do Tribunal Eleitoral que divulgavam mentiras dos candidatos, muitas delas relacionadas à candidata a vice da chapa de Haddad, Manuela D’Ávila. Mas 83 postagens que chamavam Haddad de pedófilo não foram barradas.
 
Em sua decisão, Salomão justificou negar os pedidos com base na liberdade de expressão e defendendo que a interferência da Justiça Eleitoral nas campanhas deve ser a menor possível e que nos espaços de comentários os candidatos podem responder às mentiras.
 
“Postagens com falsidade grosseira e óbvia, percebidas naturalmente pelos usuários da rede social, como ocorre em algumas das matérias veiculadas nos autos, ou aquelas qualificadas pelo animus jocandi (tom de brincadeira), não ensejam a retirada, pois, com enfoque na Carta da República de 1988, prevalece a liberdade comunicativa (liberdade de pensamento, expressão e informação)”, entendeu o ministro.
 
Também na mesma linha, o ministro Carlos Horcach, do TSE, tomou outra medida, desta vez interferindo direta e claramente em posições políticas de movimentos e organizações. Horbach determinou que a União Nacional dos Estudantes (UNE) retire de seu site oficial um manifesto contra a candidatura de Bolsonaro.
 
O ministro atendeu a um pedido da campanha do presidenciável do PSL que afirmava que as publicações eram “ilegais e criminosas” porque se enquadrariam em propaganda eleitoral feita por pessoa jurídica, o que é vedado pelo Código Eleitoral.
 
Assim, o ministro entendeu que o manifesto ou carta aberta do movimento social que se posicionava contra a candidatura de Jair Bolsonaro seria propaganda eleitoral. 
 
Horbach pediu a exclusão dos textos “UNE, Ubes e ANPG assinam carta contra o ódio e saem em defesa da democracia” e “Motivos para não votar em Bolsonaro”, ambos removidos da página da UNE. Em um dos artigos, a presidente da entidade, Marianna Dias, escrevia que Bolsonaro não aceita que pessoas pensem diferente dele e que organizações se posicionem. 
 
 
 

21 comentários

  1. Ah, se fosse o Haddad…

    Contra Fake News não há milagre… Ou seja, não tem como impedir. Mas tem como RESPONSABILIZAR os difamadores que fazem isso em massa, profissionalmente, pagando milhões de reais a empresas para disparar milhões de Fake News deliberadamente.

    Não se trata apenas de crime eleitoral, mas também de crime de difamação.

    Essa ministra baba-ovo teve a coragem de intimar Dilma para explicar por que ela disse que o “impeachment” era um golpe, depois voltou atrás.

    Agora não tem CORAGEM de agir contra o apologista da tortura e nem contra seu filho protótipo de ditador.

    Judiciário GOLPISTA! Golpista e suicida, pois estão alimentando e afagando o animal raivoso que irá devorar as instituições dessa república de bananas.

     

  2. O General tem razão: é uma

    O General tem razão: é uma vagabunda.

    Não esperem nada do TSE. Este antro é o principal fiador do golpe.

    Se necessário estarão prontos para roubar votos em favor do odioso.

    Creio que já fizeram isto nas eleições para a câmara e o senado.

  3. O FASCISMO DESNUDADO

    Constitui desfaçatez despudorada e temerária esta impostura do TSE, pois disseminar noticias falsas constitui prática criminosa, ainda mais grave quando envolve calúnias divulgadas para causar danos eleitorais. A distribuição massiva de fake news nada tem a ver com a livre circulação de idéias e informações, pois caracteriza delito de deliberada indução a erro e, portanto, não pode jamais ser acobertada sob o manto da liberdade de expressão. Portanto, o TSE tem o dever de reformar a esdrúxula decisão contrária ao pedido de retirada de páginas da internet que contém graves mentiras e ofensas contra Haddad, visto que autorizar a disseminação de informações falsas e caluniosas viola as garantias constitucionais de proteção à dignidade humana e ao princípio da boa fé — incompatível com a fraude eleitoral caracterizada.

  4. A única preocupação da

    A única preocupação da ministra e responder ao bolsonaro, que “vive” pondo em dúvida as urnas eletrônicas. O resto, prá ela está tudo certo. Ahh, será que se essas fake news dirigidas ao Hadad, fossem contra algum dos ministros do ste, também seriam liberdade de expressão????

  5. Enviei email à ministra Weber e à mídia sobre “milagre”

    Milagre não há, mas solução eficaz para combater fake news e outros lixos na Rede, há. Espero quue leiam, apoiem e divulguem.

    Ela pode promover a adoção da proposta pelo Whatsapp, Facebook, Tweeter, Google, Youtube e similares começando um combate mundial a partir do Brasil.

    O único milagre que espero acontecer é que o Brasil se desintoxique eleitoralmente até domingo.da idolatria e fanatice de personalidade de um “mito” auto declarado como despreparado, que nada fez de relevante além de polêmicas e agressões.

    Abaixo os links para as 2 petições com explicação da proposta no AVAAZ: e no CHANGE.ORG:

    https://secure.avaaz.org/po/petition/Humanidade_na_rede_mundial_Solucao_para_desmascarar_fake_news/?cGwzomb

    https://www.change.org/p/facebook-solu%C3%A7%C3%A3o-automatizada-para-ajudar-a-desmascarar-fake-news?recruiter=48424928&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

  6. Essa história de 

    Essa história de  credibilidade das urnas eletrônicas já tá pegando mal. Tá parecendo aquele caô das instituições estarem funcionando, normalmente… se falarem mais uma vez dessa porra dessa urna vou fazer coro com o Bozo. o país pegando fogo, Coronel xingando todos os ministros, candidato ameaçando deportar ou prender adversários, deputado querendo fechar a corte, denúncias de fraude eleitoral mundo afora , o TSE dá uma entrevista coletiva pra ministra mostrar o lenço novo; depois manda uma carta pra gente e, agora esse papo de urna…. Tô achando que não deu pra colocar os votos do bozo na urna e tão com medo de faltar voto na apuração e o bicho pegar.

    Tenho medo do Bozo ganhar mas tenho medo ao quadrado dele perder …. Vai incendiar Pindorama cum nóixtudo dentro. Se, se ganhar vai “prender e arrebentar” quem tiver na área, “magina” se perder…

    Num quero nem saber…

    • O BozoFilho prometeu dar uma

      O BozoFilho prometeu dar uma surra de relho nesses sinistros ministros caso ousem mexer com o BozoPai…..pais bizarro esse nosso….aliás, se isso ocorrer, estarei fazendo o inimiginável: aplaudindo a Família Bozo porque, neste caso, esses sinistros ministros estarão vivenciando a lei da ação e reação: quem com ferro fere, com ferro será ferido….

      *** pelo menos a gente consegue rir dessa tragédia ….rsss

  7. Trágico ou Triste?

    Nassif: hipócritas seriam se mandessem tirar. Pô, se o trio doÇupremu apoia o daBala, seria um contrasensu mandar tirar da mídia mentiras e boatos sinistros lançados contra o dasArábias. Rosinha (minha canoa) e seu fiel escudeiro, o Fuxiqueiro daGamboa jamais permitiriam que seu candidato venha a ser admoestado na CorteSuperiorEleitoreira. E Barrosão assina em baixo. Portanto, não há nada de novo, no front…

  8. Que eram medíocres isso

    Que eram medíocres isso sempre ficou claro. Mas nunca pensei que fossem tão covardes.

    E eu, no lugar de TSE, STF e porcarias parecidas ficaria esperto. …. Os nazistas costumam fazerem o que falam. Se o Bolsobaby disse que iam fechar essas m**** eu levaria muito a sério. Afinal? Servem pra quê mesmo?

    Isso sem falar que quem manda dessa joça são os generais, que já disseram o que farão com a Constituição. Então esses tribunais se tornam peças inúteis.

    Mas o que esperar não é mesmo? Por convicção, burrice, covardia ou puro interesses o STF foi protagonista do golpe. Se for cuspido fora também não sera novidade. Nos golpes é papel que toca aos idiotas úteis.

     

  9. Certa tarde no Çupremo

    Pam Pam Pam.. ( batem fortemente na porta )

     Rosinha Webber – Ministrário Gilmar ,  veja o que é …

    Ministrário Gilmar –  tem um cabo e um soldado , com a ordem de fechamento do çupremo..

    Rosinha Weber – Pede pra segurar um pouco, estou escolhendo o lenço que mais combina com a cor dos óculos.. Veja se o Barroso consegue algo na literatura jurídica pra que possamos ao menos sair pela porta da frente..

    Ministrário Gilmar – Barrosa já  está em Miami…Tem o Barbosa lá já faz tempo !

    Rosinha – e a Carminha ? O Fux ….

    Ministrário – esqueça…  Ela só quer saber da Alcione e da Raquel,  disse que  as instituiçóes estao funcionando e que o cala boca já morreu…O Fux tá ajeitando a peruca , quer sair bem na foto…

    Rosinha –   Entao veja se o Moro consegue algo pra nós…

    Ministrário –  Já falei…..ele disse que…..náo vem ao caso !

     

     

  10. E se eu chamar o pai do Ministro de pedófilo…

    … ele entenderia que eu estaria apenas exercendo minha liberdade de expressão?

    As pessoas são livres para expressar verdades e dúvidas, não mentiras, calúnias, injúrias e difamações.

    A Raquel Dodge está processando um internauta que a chamou de cachorra. Isso é uma postagem com falsidade grosseira e óbvia, percebida naturalmente por usuários com inteligência mediana. Em sendo assim, isso não autorizaria a Procuradora Geral da República processar o internauta. Autorizaria as cadelas a processá-lo.

    Pimenta nos olhos dos outros, é refresco nos olhos desses cachorros.

  11. Os Ministros do T$E são absolutamente incorruptíveis

    “Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis. Ninguém consegue induzí-los a fazer justiça”.

    Bertolt Brecht

  12. À espera de um milagre, Ro$a Weber joga a toalha

    o T$E jogou a toalha. Enquanto isso, Ro$a Weber continua à espera que um milagre aconteça antes que o soldado e o cabo apareçam nos Tribunais $uperiores.

  13. …prá que mesmo servem essas

    …prá que mesmo servem essas parasistas sanguessugas a não ser para fraudar a democracia: por isso no mundo civilizado não exite a tal “justissa” eleitoral: para evitar que uma panelinha de iluminados tomem o lugar de 200 milhões de cidadãos e cidadãs…..não dão contaa sequer de cadastrar os eleitores….lixo!

  14. Ministro, acorda..

    Animus jocandi, ministro? Sério?

    Acorda, Ministro, Ninguém está mais com ânimo para brincadeiras. Não há animus jocandi, há animus fudendi. E esse animus não vai poupar os tribunais. Um cabo e um soldado…

    • Aposto que um ministro

      Aposto que um ministro desses, caso o Bolsonazi seja eleito, levar uma surra de um grupo de fascistas, vai por a culpa no PT.

  15. Reforma no Judíciario

    Para um Brasil mais justo, deveria ocorrer uma reforma geral no judiciário. Demitir todos os juízes de todos os tribunais. Reunir pessoas ligadas ao Direito e montar uma estrutura onde o povo tenha voz! Seria interessante ver todos esses ministros demitidos sem direito a nada!

    • Você quer lançar ao fogo o joio juntamente com o trigo?

      Não é bem assim, tem juízes imparciais. Apesar de serem raras e honrosas exceções, eles não merecem ser lançados ao fogo juntamente com o joio

  16. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome