As explicações do Instituto Sensus sobre a pesquisa IstoÉ

Caro Nassif,

Vejo algumas citações em relação à Sensus no seu prestigioso site, que tanto já divulgou anteriormente nossas pesquisas, e gostaria de ter a oportunidade de me manifestar, para clarificar melhor os itens que têm sido veiculados.

A Sensus é uma empresa no mercado há 27 anos, com clientes ao nível nacional e internacional, nas esferas públicas e privadas. 

Há 27 anos trabalhamos durante o período eleitoral para partidos políticos, candidatos e órgãos de imprensa, com significativo acerto em nossos resultados. Os trabalhos de Marcus Figueiredo, referência acadêmica na área de pesquisa, indicam o grau de acerto de nosso instituto, como da pesquisa nacional em geral.

Utilizamos o sistema amostral através dos setores censitários do IBGE, com as variáveis urbano/rural, sexo, idade, escolaridade e renda.

Utilizamos a técnica da lista alfabética de candidatos em nossas pesquisas há 27 anos, algumas vezes utilizando o sistema de disco para a comparabilidade das metodologias, ambas válidas, e utilizadas por institutos em todo o mundo, como o NORC – National Opinion Research Center da Universidade de Chicago e o Gallup, dentre outros.

É com esta técnica que previmos a vitória de Lula sobre Serra em 2002, de Lula sobre Alckmin em 2006, de Dilma sobre Serra em 2010, assim como agora detectamos o crescimento do candidato Aécio Neves neste período pré-eleitoral de 2014.

No nosso entender, a lista alfabética de candidatos oferece uma melhor visualização das escolhas do que o disco, e é por isso que sempre a utilizamos.

Interessante observar que Lula situava-se na lista de candidatos em 2002 após José Serra, e que Alckmin situava-se na lista de candidatos em 2006 antes de Lula, sem nenhuma influência na votação e nos resultados obtidos. E em 2010, quando Dilma situava-se antes de José Serra na lista de candidatos, fomos então questionados pelo PSDB, e hoje quando Aécio Neves situa-se à frente da lista o questionamento vem de outros setores.

Nossas pesquisas são tecnicamente isentas, e não propaganda política. Mas os efeitos de uma dada pesquisa podem desagradar a certos setores de uma sociedade, no que geram manifestações contrárias como se houvesse impropriedade dos métodos, o que não há.

A Sensus segue estritamente os melhores preceitos técnicos e científicos nacionais e internacionais de pesquisa de mercado e opinião, sendo a sua credibilidade o seu maior patrimônio.

Luis Nassif

33 Comentários

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  1. Vários motoristas de caminhão

    Vários motoristas de caminhão já relataram a aparição de uma mulher de branco nas rodovias brasileiras pela madruga, que desaparece tão misteriosamente quanto aparece. É tudo verdade.

  2. Nenhuma palavra sobre a

    Nenhuma palavra sobre a pergunta prejudicial a Dilma que fizeram antes de apresentar a lista de candidatos. Aí tem…

    1. Sensus sem disco

      Hansel,

      Ricardo Guedes parece ter optado por explicar apenas a não utilização do disco, pois argumentos inquestionáveis para ter usado a lista.

      Dois assuntos ficaram pendentes, aos quais o publicitário poderia esclarecer, a pergunta antes da lista e quem pagou $$$ pela referida pesquisa, uma importante referência no atual momento. Não foi o PT. 

       

  3. Como dizia o velho Ulysses

    Como dizia o velho Ulysses Guimarães, quando alguém começa a se explicar muito sobre alguma coisa, é porque algo não vai bem, algo cheira mal.

  4. Conheço a figura

    Em 2006, o jornal diário que eu editava em Alagoas encomendou ao Sensus uma pesquisa para o governo do Estado. Acho que foi dois meses antes da eleição. Por telefone, Ricardo Guedes disse a mim, no mesmo dia em que enviou o resultado e o relatório, que a eleição estava decidida e daria João Lyra no primeiro turno.

    De fato, a eleição teve um turno só. João Lyra perdeu feio para Teotonio Vilela Filho. 

  5.  
    O que são pesquisas?
     Vamos

     

    O que são pesquisas?

     Vamos medir pelo valor apostado?

      Uma semana atrás o Barcelona est va em crise.Até se cogitava o novo técnico.E pra azarar de x o Barça empata;Aí piorou.

    ) )   Depois de apenas uma rodada e ”meia”( jogo atrasado do Real) faltando apenas duas, o Barça depende de si própio pra ser campeão( pelos critérios de desempate na Espanha)

                Esclareço: Eu aposto em futebol em sites internacionais.Há  3rodadas passadas o Atletco de Madrid era FRANCO favorito( pra cada real apostado o lucro era de ,065) O Real madrid pagava 070 pra cada real e o Barça 3 pra cada real;

                 Hoje o Barça torna-se favorito .Com o Atletico em seu calcanhar.

                   Por que?

                    Porque tudo  leva a crer que a decisão será no último jogo;Barça e Atletico em Barcelona.Evidente que há uma rodada antes dessa suposta final. Só uma,aonde ambos são francos favoritos.

                    O empate de hoje do Real Madrid,em tese, selou a imposibilidade de disputar o campeonato(não derpende mais de si)

                     E o qe são pesquisas eleitorais? Por aí. Um favorto mediante um fato pode perder a eleição na última semana.

  6.  
    Como já escrevi:Não discuto

     

    Como já escrevi:Não discuto pesquisas do segundo escalão.

                      É BARRACO NA CERTA.

  7. É uma explicação, não restam
    É uma explicação, não restam dúvidas. Agora, que não tem nenhum senso essa pesquisa, não só por seus discutíveis resultados, como pelo dia de sua divulgação, logo após o encontro do PT. Falta senso ético, e clareza no que está envolvido nessa pesquisa e sua divulgação. Não é sensato aceitá-la, assim sem mais aquela, porque as evidências são muitas. Outras pesquisas virão, porque todas são utilizadas para influenciar os eleitores. Já foi assim nas eleições de 2002, 2006 e 2010. O máximo que alcançaram como prêmio foi levar o pleito para o segundo turno. Nesse turno decisivo, todos ficam de frente para o povão, aí não tem perdão: PSDB, DEM//PFL, e PPS por seu passado não têm a mínima chance de voltar a dirigir o país, caminhando todos para a extinção.

  8. Peraí! Custava mesmo mandar

    Peraí! Custava mesmo mandar imprimir uns círculos para evitar a desconfiança? Foi para economizar?

  9. Ou seja

    Traduzindo: Somos um negócio e precisamos nos manter rentáveis. Para isso, precisamos entregar o que o cliente nos encomendou, pela melhor técnica possível, no caso, a lista alfabética.

    Se o cliente se chamasse, digamos, Zé Serralho, a melhor técnica seria a lista alfabética invertida, e assim por diante.

  10. Nassif, muito bom abrir

    Nassif, muito bom abrir espaço para o contraditório, mas a principal critica que foram as perguntas preparatórias, não foi nem de longe veiculada na explicação.

    A Sensus pode perder sua credibilidade, como alias, datafolha e ibope, que se arrumam na pesquisa do dia da eleição e da boca de urna, e depois falam que acertam todas. Tá bom…

  11. Alguém parece que…

    Alguém parece que precisa aprender, urgentemente, o significado de desfaçatez, para não continuar praticando-a.

  12. Será que Ricardo Guedes explica essa

    Contradição nos numeros de indecisos/brancos/nulos.

    (Fonte: Zé Augusto do Blog “Os Amigos do Presidente Lula”)

    CENÁRIO COM 3 CANDIDATOS:
    Dilma Rousseff (PT) 35,0%
    Aécio Neves (PSDB) 23,7%
    Eduardo Campos (PSB) 11,0%
    INDECISOS/BRANCOS/NULOS 30,4%

    CENÁRIO COM 8 CANDIDATOS:
    Dilma Rousseff (PT) 34,0%
    Aécio Neves (PSDB) 19,9%
    Eduardo Campos (PSB) 8,3%
    Pastor Everaldo (PSC) 2,3%
    Randolfe Rodrigues (Psol) 1,0%
    Eymael (PDC) 0,4%
    Mauro Iasi (PCB) 0,3%
    Levy Fidelix (PRTB) 0,1%
    INDECISOS/BRANCOS/NULOS 33,9%

    No cenário com 8 candidatos o número de Indecisos/brancos/nulos é 33,9%. É claro que quem rejeita 8 candidatos continuaria rejeitando 3 deles, certo? Não na pesquisa Sensus. No cenário com 3 candidatos, os Indecisos/brancos/nulos inexplicavelmente cai para 30,4%.

    Na verdade o número de Indecisos/brancos/nulos tenderia a aumentar quando os candidatos são reduzidos de 8 para 3, pois haveria eleitores dos outros 5 candidatos que não votariam em nenhum.

     

  13. “Há 27 anos trabalhamos

    “Há 27 anos trabalhamos durante o período eleitoral para partidos políticos, candidatos e órgãos de imprensa, com significativo acerto em nossos resultados. Os trabalhos de Marcus Figueiredo, referência acadêmica na área de pesquisa, indicam o grau de acerto de nosso instituto, como da pesquisa nacional em geral.”

    Vamos a 2 recentes acertos:

    “14/10/2010 – 10p0

    Pesquisa CNT/Sensus aponta empate técnico entre Dilma e Serra”

    http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/10/14/cntsensus-dilma-tem-523-e-serra-477.jhtm

     

    23/11/09 – 11p7 – Atualizado em 23/11/09 – 17p1

    Serra lidera pesquisa para 2010, mas adversários crescem, diz CNT/Sensus”

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1388776-5601,00-SERRA+LIDERA+PESQUISA+PARA+MAS+ADVERSARIOS+CRESCEM+DIZ+CNTSENSUS.html

     

  14. Duvidas esclarecedoras

    Não comentou sobre a pergunta sobre a situação economica feita antes da pesquisa de intenção de votos

    Será que não tinha resposta sobre esta questão ??

  15. É… mas crescer cinquenta

    É… mas crescer cinquenta por cento de uma pesquisa para outra como o Aécio cresceu… nunca antes neste país. Então tá!

  16. e a perguntinha introdutorio

    e a perguntinha introdutorio ou “INDUZITORIA” contra governo

     

    vejamos 2010 

    14/10/2010 – 10p0

    Pesquisa CNT/Sensus aponta empate técnico entre Dilma e Serra

    SENSUS – DILMA   46.8    –   56.05 resultado final

    SENSUS – SERRA  42.70   –  43.95 resultado final 

  17. Como há muitos torcedores de

    Como há muitos torcedores de um lado e de outro, quando uma pesquisa os desaponta, fatalmente a culpa é do instituto de pesquisa.

  18. Infelizmente hoje em dia

    Infelizmente hoje em dia pesquisa nenhuma é totalmente confiável.

    Claro que nao vão fugir tanto, mas 100% nenhuma é, ja que estamos muito longe das eleições ainda.

    Quando for chegando as eleições, os resultados vão convergindo.

    Por enquanto fazem uso comercial de resultados para influenciar eleitores e principalmente doadores.

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