Aumentam as chances de Fernando Haddad, por Luis Nassif

A divulgação da íntegra da pesquisa Datafolha desfaz alguns mitos da má interpretação da mídia. Divulgou-se que o IBOPE constatou 60% dos eleitores de Lula não apoiariam Haddad. Na verdade, a pesquisa se referia ao universo geral dos entrevistados – não especificamente aos que apoiam Lula.

A pesquisa Datafolha, com todos os eleitores, mostra o seguinte:

  1. Há equilíbrio entre os não-lulistas (48% que não votariam em candidatos indicados por ele) e lulistas (31% que votariam com certeza e 18% que talvez votariam).

  2. Do começo do ano até agora caiu em 5 pontos os que não votariam em qualquer candidato apoiado por Lula. E subiu 4 pontos os que votariam com certeza no candidato apontado por ele.

 

Da pesquisa Datafolha extrai-se o seguinte: na pergunta “Candidato que Lula deve apoiar caso não concorra à presidência”, em resposta espontânea, a menção a Fernando Haddad saltou de 2% na pesquisa de 11 a 13 de abril para 17 por cento na última pesquisa

 

 

 

Comprova nitidamente que a consolidação do nome de Haddad depende apenas do grau de informação do eleitor sobre o ungido de Lula.

Nas perguntas sobre o grau de conhecimento do eleitor sobre os candidatos, nota-se um amplo desconhecimento, ainda, sobre Haddad.

41% dos eleitores nunca ouviram falar dele e 27% só ouviram falar, contra 21%, 18% e 12% que nunca ouviram falar em Bolsonaro, Ciro e Alckmin.

 

 

 

Luis Nassif

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A vantagem do Bolsonaro para

    A vantagem do Bolsonaro para o Alkmim é o tempo na TV!

    Quero ver como o Alkmim vai explicar que ele é a continuidade do Temer em 5 minutos e ainda ganhar votos…

    Como explicar reforma da previdência, reforma trabalhista e PEC 55 é um bem para o povo?

    Só se tiver trouxa do outro lado da TV…

    Essa é a vantagem do Bolsonaro que por não ter tempo não vai ter que explicar nada e quanto menos aparecer melhor…

    Nem aos debates é vantajoso ir…

    A midia inventou o mito Bolsonaro para alavancar o Alkmim e ele agora fala que a mídia é contra ele…

    A midia e suas personalidades inventadas vai acabar fora do jogo…

  2. Boa notícia essa do GGN

    Boa notícia essa do GGN sobre a verdadeira arrancada do Hadad, originalmente encoberta pela folheca de São Paulo.

    Já na veja eletrônica de hoje, sob intervenção estadunidense, o esgoto noticioso diversionista, assim como na folheca, também correu solto:

    Fica a pergunta no ar sobre a Veja: as agências de fact checking novinhas em folha, especialmente preparadas para as eleições, o ministro Fux, o TSE ou algum outro “cidadão de bem” de nosso judiciário ou mesmo algum intrépido justiceiro do MP ou da DPF tomará alguma providência a respeito de mais essa cafagestada golpista? 

  3. Uma coisa ninguém pode

    Uma coisa ninguém pode negar

    HADDAD (o mais tucano dos petistas) já tinha sido UNGIDO substituto de LULA muito antes dos petistas

    ..que nojo ..tipo bode na sala  ..mas não temos opção

    ..a não ser continuarmos a cobrar pra que o JUSTO e correto seja feito, com LULA disputando a eleição

    ELEIÇÃO sem LULA é fraude

    e que ninguém duvide disso  ..nem o HADDAD

    1. Não vejo ele como Tucano….
      Vc precisa acompanhar mais a campanha antes d chamá-lo de Tucano. Ou Lula ou quem (e se) ele indicar. Ponto.

  4. Se 29% do eleitorado preferem o PT e o Haddad tem apenas 4%

    qua, 22/08/2018 – 09:01

    Se 29% do eleitorado prefere o PT e se, num cenário sem Lula, o Haddad pontua apenas 4%, isso significa que nas pesquisas de intenção de votos, não se informa ao eleitor entrevistado que o Haddad é o candidato do PT na hipótese do Lula ser declarado inelegível pelo judicibosta.

    Num cenário sem Lula, Haddad deveria pontuar 29%. Há algo de podre no reino dos institutos de pesquisa.

  5. O que é ter vantagem?
    Pesquisas são a la carte. Cada um enxerga o que quer, cruza dados e faz suas conclusões. Se fossem ciência exata teriam substituído há muito tempo as próprias eleições, para alivio dos que não querem o voto obrigatório. Vamos a alguns simples fatos: a) o publico em geral mergulhou no frenesi da campanha e pouco ou nenhum interesse há em se questionar o que os candidatos farão quando forem eleitos: quais seus programas de governo, metas, objetivos e, o principal, qual será sua “conduta” à frente do governo. O importante é o “vencer por vencer” o inimigo seja ele qual for.  b) sendo assim, ninguém se questionou se um governo Haddad seria ou não a reedição dos governos anteriores do PT, com seus erros e acertos. Questões cruciais como a conciliação com o grande capital, submissão aos interesses financeiros e especulativos dos investidores estrangeiros, só para dar dois exemplos, ficaram, por hora, esquecidos. Não se questionou o programa do PT e se de fato ele será aplicado. Se formos nos basearmos nas declarações de Rui Falcão à Folha, mês passado, será o retorno do consumismo desenfreado e a política de suporte as demandas do grande capital sem muitos questionamentos e isso é preocupante. c) ainda há o fato inegável que todos os candidatos do campo progressista, sejam ou não opositores declarados a Temer, se beneficiam, em um primeiro momento, com a ausência de Lula. O mais favorecido é Marina que alcança os 16%. Haddad não decolou ainda. Estacionado nos 4% há um mês se tanto não empolga setores mais pragmáticos do lulismo. d) poderíamos acrescentar, por fim, a questão da governabilidade. O preço alto pago pelo PT para impor sua estratégia de campanha presidencial. O risco alto da reeleição do governo de Minas, de senadores importantes como Lindenberg Farias, além de uma bancada isolada, mesmo que numerosa, no congresso nacional põem em xeque os planos petistas. Se, por ventura, Haddad não chegar ao segundo turno, qual será as perspectivas do PT em 2019? E caso as forças progressistas não vencerem as eleições de 2018, qual será a perspectiva da democracia no país, com o protagonismo de agentes conservadores como Doria/Skaff em São Paulo e Anastásia em MG sem uma oposição forte? Por isso eu me pergunto: vale a pena por 2019 de lado e apenas nos dedicarmos a “torcer” pela vitória de A ou B entre os candidatos de oposição apenas porque temos “simpatias” por um partido ou candidato em especial. A democracia não é um jogo e a eleição não deveria ser vista apenas como uma seleção de vencedores. Não é um mero concurso de personalidades.

    1. Se fosse considerado “coxinha” …

      Haddad ainda estaria como prefeito … Coxinha não constrói ciclovia em frente de colégio de 4 paus a mensalidade… Coxinha não fica fuçando  no controle de velocidade nas marginais etc … Haddad foi sim vítima do coxinhas paulistanos! Preferiram colocar lá o “prefake engomado fujão” do que um administração moderno como a de Haddad. 

  6. A História se repete

    “Vote no Brigadeiro, que ele é bonito e é solteiro!”, era o slogan do “vitorioso” candidato da direita na época. Mas ele mas caiu na asneira de afirmar em discurso, que foi adulterado quando publicado, que teria dito “Não preciso dos votos dos marmiteiros!”

    Naquele tempo não havia “a tal de Internet”, mas as fakenews sim e passavam de boca em boca.

    Rapidamente a “marmita” tornou-se o símbolo da campanha das forças políticas de esquerda.

    Getulio Vargas, exilado, não em Curitiba, mas em seu sítio, que não era em Atibaia, mas no interior do Rio Grande do Sul, mandou um “recado” para os eleitores do Partido Trabalhista que contaminou toda a população.

    “ELE disse: Vote em Dutra!”

    É lógico que Dutra ganhou a eleição.

    E como sempre, a HISTÓRIA SE REPETE e hoje existem as redes sociais. Instantaneamente, quando

    ELE disser: Vote no “Andrade”, isso irá se propagar e o PT pode ganhar até em primeiro turno, para o desespero dos golpistas.

    Provavelmente, aquela voz rouca que todos conhecem, tem isto gravado. E todo “marmiteiro” tem seu celular, usa o tal de zap-zap, o foice boca, o instagrão.

    Não querem deixar que ELE participe dos debates. Nem permitir que seu nome apareça na propaganda do PT. Nem precisa. Basta fazer a referência “ELE DISSE: VOTA NO ANDRADE”.

    De quebra, a “Manuela Grávida” irá pro Jaburu.

    @page { margin: 20mm }
    p { margin-bottom: 2.47mm; line-height: 115% }

  7. Tudo muito bonito, mas não

    Tudo muito bonito, mas não adianta o mercado pressionar, dizer de suas preferências, ter ilusão de obter fragislidades em outro nome, tudo menos o Presidente Lula, nem que essa posição seja transmitida por análises supostamente mais confiáveis e notícias em toda a mídia, Globo & cia. e até em muitas páginas sérias da blogosfera. Até que a situação eleitoral não se defina de todo, com ou sem as incertezas do mercado que quer uma direção, mesmo continuando seu apoio ao golpe, mas desejando uma nova “carta aos brasileiros” para orientar sua saída do barco golpista que nitidamente está a deriva, sem apoio para continuar e mesmo partir, sem riscos,  para o prenda e arrebenda, que implicaria na não realização da eleição para presidente. Não adianta o canto da sereia para iludir Haddad, que é vacinado em sua Luta no PT contra essas mesmas forças, que impediram a sua reeleição e São Paulo, depois de 4 anos de implacável perseguição diária, que se sentem ameaçadas por não saber exatamente como soprará o vento, na provável vitoria de Lula e do PT e aliados, nas próximas eleições de outubro vindouro. O candidato, com a definição de que o mercado possa estar desejoso, está preso e tende a ganhar a eleição no primeiro turno, que sabe muito bem os caminhos a seguir, caso eleito. É o Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Quem sabe, Lula livre, Lula, lá não abrirá essa caixinha, acabando as incerteza?. O Judiciário, que comanda o golpe,continua irredutível em segurir as Leis e a Consituição; as forças da repressão estão montadas no Ministério da Segurança Pública, com Forças Armadas e todas as polícias. Só falta o povo, cuja maioria está com o Presidente Lula.

  8. fact checking no meus zovo!

    Puta conversa pra boi chochilar. Só vão desmontar coisas que eles acham que vá prejudicar a campanha de Picolé e Ana Reio … Não acredito nesta gente, sinceramente. Imagine uma agência desta desmitindo algo que facilite a vida de Lula e Haddad! Uma coisinha aqui.. outra ali..simplezinhas, podem até meter os bedelhos. Notícias que podem fuder a campanha de Haddad, esqueça… Até desmentir já chegou o Carnaval! Tô muito negativo?

  9. :: * * * * 04:13 * * * * .:.

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários (!??!!!????) em que tudo está organizado de
    uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo… [consultado em 13-10-2016].)

    Poema(s) acróstico(s) para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : Luiz Inácio LULA da Silva :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
    N ascido do povo que muito o ama e admira,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( PoeTa anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM,
    tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  10. E Haddad venceu no primeiro turno

    Numa noite fria e cinzenta em Curitiba, no fundo de uma masmorra, ecoou uma voz rouca que se fez ouvir até nos cantos mais longínguos do Brasil que dizia:

    – Votem no Haddad!

    E este som rouco ficou impregnado nas almas dos humildes.

     

     

  11. Aumentam as chances de Fernando Haddad

    aumentem ou não as chance de Haddad, algo é certo: o novo poste de Lula já é uma catástrofe ainda mais devastadora do que Dilma.

    Haddad “golpe é uma palavra um pouco dura” tem quase todos os defeitos de Lula, sem possuir nenhuma de suas virtudes.

    em evento no BTG Pactual, o poste boa pinta defendeu “sem preconceitos” Alckmin, do qual nunca viu “nenhum empresário sequer sugerir uma conduta equivocada”.

    indagado sobre a descriminalização da maconha, num arroubo de coragem e sinceridade não hesitou: “Experimentei quando era jovem”.

    já sobre se Venezuela e Nicarágua deveriam ser definidos como ditaduras ou democracia, foi categórico: “Quando você está em conflito aberto, como está lá, não pode caracterizar como uma democracia. A sociedade não está conseguindo, por meios institucionais, chegar a um denominador comum.”

    sofremos um golpe de Estado. estamos numa ditadura. a rigor, a mesma ditadura iniciada em 1964. da qual o entulho autoritário jamais foi removido, com a pacata cumplicidade de 13 anos de governos Lulistas.

    e não será com nenhum Haddadinho Paz e Amor que conseguiremos sair deste abismo.

    muito sofrimento à frente. o Brasil escolheu, pela Direita e pela Esquerda, o caminho do sofrimento atroz. é o que todo teremos.

    p.s.: mais do que nunca, a cúpula do Lulismo está nestas Eleições de 2018 tomada por parlamentares profissionais, burocratas baba-ovo, assessores obesos e militantes remunerados, cujo principal interesse é renovar mais uma vez seus mandatos para garantir seus gordos salários, suas polpudas comissões e seus fartos patrocínios. seu único objetivo são os negócios.

    .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador