Barbosa vê risco de Bolsonaro presidente ou de golpe dos militares e Temer

Foto DCM

Jornal GGN – O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa disse em entrevista a Lauro Jardim, n’O Globo de terça (8), que nunca teve certeza de que queria disputar a presidência da República pelo PSB e resolveu desistir agora, antes que as próximas pesquisas de opinião apontassem eventual crescimento e fosse ainda mais difícil abrir mão da candidatura.

“Fiquei receoso que as próximas pesquisas mostrassem que eu estava subindo. Desistir mais tarde seria complicado em todos os sentidos. Acho que tomei a decisão no momento certo”, comentou Barbosa.

Na entrevista a Jardim, Barbosa disse que teme por três cenários que mantém no horizonte em relação à disputa eleitoral deste ano. Primeiro, ele acha que é possível que Jair Bolsonaro e seu discurso de extrema-direita seja eleito.

Um segundo cenário preocupante é a possibilidade de Michel Temer ser “maquiavélico” e articular “algo para continuar no poder, ou mesmo uma aliança que o eleja.”

Por fim, Barbosa disse que tem medo de que “haja espaço para um golpe militar.”

O ex-ministro deve repetir o que fez em 2014, quando viajou para Buenos Aires para ficar longe das eleições e não ser obrigado a apoiar um ou outro candidato. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Governo Bolsonaro ajudou a transportar só 6% do oxigênio que Manaus precisa por dia

14 comentários

  1. Assombração. Como se a

    Assombração. Como se a opinião dele tivesse alguma importancia depois de tudo que fez. Porque esse ditadorzinho não assume a culpa destruiu o sistema judicial com a teoria do dominio do fato e explica porque deixou o Daniel Dantas de fora da lava jato? Some pra Miami e vai ocupar o apartamento que ganhou para se submeter a ordens que ele deveria explicar de onde veio.

  2. Nenhuma novidade. Primeiro,

    Nenhuma novidade. Primeiro, as Forças Armadas, estão no golpe desde o início, não vê quem não quer., Os militares de pijama, e mesmo da ativa (menos) alimentam as redes sociais, nas páginas das viúvas da ditadura de 1964, em apoio das ações do atual golpe. Além, claro, dos serviços de inteligência. Por enquanto, o comando das ações golpistas está nas mãos do Judiciário, Com o Supremo Tribunal Federal, e suas frentes em Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro, incluídas as Procuradorias. Objetivo: impedir, afastar Lula da disputa pela Presidência em outubro próximo (já está preso, desde início de abril passado) e enfraquecer a participação do PT. Se mostrar que não vai dar certo, se nas Leis e na Constituição, mesmo destorcidas na aplicação não for possível, já está tudo armado para ocupar os Estados com tropas, para tanto a intervenção na segurança no Rio de Janeiro, que é modelo, e a criação e implantação, que está ocorrendo, do Ministério da Defesa. Tudo às claras. Bem possível os militares tentarem afastar o STF do comando do golpe. Segundo, quanto as ilações, as possibilidades que Joaquim Barbosa aponta de Bolsonaro chegar a Presidência, ou Temer continuar, nada com eleição, só no aprofundamento do golpe de 2016. No apoio das ações dos golpistas, a mídia, Rede Globo liderando.

     

     

  3. Pra que perder tempo com o

    Pra que perder tempo com o que este cara acha ou deixa de achar? Se aécio é um cadáver político, joaquim babosa já é assombração. Seu prazo de validade expirou quando terminou o farsesco julgamento do “mensalão”.

  4. Fugiu , ficou com medo

    porque não tem nada a dizer sobre nada.

    É simplesmente um babaca , um nada que só tem algum respaldo na grande mídia pelos serviços prestados contra o PT no período do mensalão. Só isso.

  5. STF acovardado e medíocre há

    STF acovardado e medíocre há muito tempo. A desistência desse tipinho aí

    comprova isso. Vade Retrum Barbosa!!

  6. Que cara de pau.Tudo que
    Que cara de pau.
    Tudo que ocorre de ruim hoje no país começou com ele.
    Esse babaca tem memoria curta. Por raiva deu início à destruição de um partido e o ódio que hoje se tem do PT.
    Vai te tacar ! Para não dizer outra coisa.

  7. Prezado Mouro
    Bom dia 
    Outro

    Prezado Mouro

    Bom dia 

    Outro cenario é ele, a globo e o milicos darem o golpe removendo o temeroso do tabuleiro.

    Ainda mais se a segunda turma do stf resolver ser garantista!

    PS.: porquê a entrevista ao LJ?

    Abração

  8. Joaquim Barbosa é a prova

    Joaquim Barbosa é a prova inconteste de que o Inferno está cheio de boas intenções. Lula o escolheu para começar a empoderar os negros, e o que Joaquim Barbosa fez foi servir aos senhores da Casa Grande e atrasar a ascensão dos seus iguais em mais 50 anos. Lula agiu certo, Joaquim Barbosa é que não estava à altura do papel que lhe cabia desempenhar na História do Brasil contemporâneo. 

  9. Começou o terrorismo

    Começou o terrorismo descarado.

    Diz Barbosa que tem medo que Bolsonaro (com seu discurso de extrema direita) seja eleito. Convenhamos, Bolsonazi tem um teto, do qual não passa nem a pau e é super rejeitado por qualquer criatura minimamente civilizada. Imagina quando suas ideias e feitos forem expostos?

    Alguns Ciristas estão dizendo que caso bolsonazi seja eleito a culpa é dos Lulistas!!

    Não, meu caro, essa culpa não é da esquerda, não. Jesse Souza definiu perfeitamente

    Bolsonaro é filho legítimo do casamento entre a Lava Jato e a Rede Globo

    O Poder Judiciário e a mídia convenceram a classe média da necessidade de fazer uma “limpeza social”, o que banalizou os discursos de violência e segregação.

    A Lava Jato criminalizou a bandeira da igualdade social.

    Cada um que assuma suas responsabilidades.

    Ta rolando também entre alguns jornalistas e comentaristas a ideia que somente Ciro, e talvez!, pudesse anistiar Lula. E que caso algum candidato da direita ganhe, não só Lula permaneceria indefinidamente preso, mas Gleise, Lindbergh, Wagner e outros petistas correriam o risco de ir pelo mesmo caminho. A minha pergunta a isso é: vamos aceitar esse fascismo judicial? Normalizar o abitrio e a barbarie?  Um sistema judicial que persegue desafetos politicos é típico de regimes fascistas! Isso não é aceitavel! Votar no Ciro por uma suposta anistia é, de certa forma, aceitar esse fascismo.

    Diz Mangabeira Unger (coordenador da campanha de Ciro) que é uma irresponsabilidade politica o Pt não apoiar Ciro. Faça-me o favor! Irresponsabilidade é ficar incensando a lava jato em Harvard. É fingir que o judiciario brasileiro faz justiça ou é imparcial.

    Saco cheio.

    Eu não legitimarei uma eleição fraudada, porque sem Lula (preso na maior farsa juridica da história!). Porque somente com candidatos com os mesmos projetos neoliberais que já se mostraram um fracasso no mundo todo: Reforma da previdencia nos moldes chilenos; privatizações a rodo; subserviencia ao poder economico e total abandono de causas sociais.

     

    É Lula e ponto.

    • Rede Globo? Prezado, a Globo

      Rede Globo? Prezado, a Globo é contra o Bolsonaro, basta ver que não fala um “a” dele. O Bolsonaro fala exatamente o que o povo pensa, especialmente quanto ao desarmamento da população.

      Infelizmente a população em geral não está nem aí pra democracia. Ou será que ia ter alguma reação se fosse fechado o Congresso, o STF e esse povo todo fosse preso ou banido. Eu penso que só ia ter aplauso.

      A culpa disso tudo é da esquerda em geral que roubou até não poder mais e traiu o povo.

      • Ricardo, pela sua resposta

        Ricardo, pela sua resposta fica claro que vc leu, mas não entendeu.

        A globo não apoiou ou apoia abertamente o bolsonaro, fato. Mas ao praticar um jornalismo manipulador e mentiroso, alimentando preconceitos, violencia, medo, ódio de classe, criminalizando a esquerda, os movimentos sociais, políticas sociais pipipi popopo, essa emissora golpista abriu espaço, legitimou, validou os absurdos que bolsonaro prega. E o que prega bolsonaro senão ódio, medo, violencia, preconceitos e intolerancia.

        A lava jato tambem criminalizou de forma fraudulenta a esquerda e qualquer politica nacionlista e soberana.  O sistema de justiça usado para perseguir desafetos políticos é típico de regimes fascistas.

        Esse caldo, de perseguição jurídica e manipulação midiadica gerou Bolsonaro, sim. Que não teria o menor espaço em uma sociedade minimamente civilizada.

        Quanto a Bolsonaro falar o que o povo pensa, fale por si. Eu discordo de absolutamente tudo!

  10. Agora vem com esse discurso

    Agora vem com esse discurso como se não tivesse contribuido para a implosão do país …

    Um pulha.

    Só deve ter desistido por medo dos podres serem revelados …

  11. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome